Como posso melhorar meu deck?
 Como posso melhorar meu deck?
uxmagic

Assassino
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Postado em: 16/02/24 23:47
Meu deck: https://lig.ae/d/6394206

Sou novo no magic (jogo a 3 meses) e montei esse deck montei do zero com 2 meses de jogo, pensando que gosto de decks com arquétipo tempo, então a ideia era como primeira estratégia baixar a carta portal do santuário e ficar virando, devolvendo ou anulando mágicas e/ou destruindo criaturas (visto que as criaturas ativam efeito assim que entram em campo) mas algumas vezes nem preciso dessa estratégia para ganhar. O deck dessa lista não é o original eu que fui incrementando meu deck com outras cartas com um deck Dimir ladinos que eu já tinha aqui depois de jogar algumas vezes com a versão original que eu tinha montado, mas mesmo assim não mudei muita coisa não, o deck está praticamente original.

O deck é muito bom, contra meus amigos aqui estou com uns 85% de vitória, então o deck desempenha muito bem...mas eu queria dar uma melhorada para o deck ficar mais consistente colocando cartas como Graveyard Trespasser, Inspetora Rigorosa para controlar melhor o oponente, ou fazer ou reanimator, não sei por qual caminho ir.

Se poderem da uma olhada, dizer oque eu errei ou certei e como posso melhorar, eu agradeceria!!
 
Blitkun

Urso
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Postado em: 17/02/24 13:22

Esse seu deck tá bem legal como ponto de partida, e fico feliz em saber que você tem se divertido com ele.

Acho que tá rolando um pouco de confusão com relação ao termo "tempo". Um deck tempo é um deck que tem como estratégia fazer uma ameaça cedo, fechando o jogo rapidamente protegendo-a enquanto atrapalha o desenvolvimento de jogo dos seus oponentes. Do jeito que seu deck está ele me parece mais um tipo de "midrange", que é um deck que quer um equilíbrio entre fazer ameaças e controlar a partida, com foco em obter vantagens ao longo dos turnos. Todo modo, a nomenclatura do deck não é um problema.

Quais são as maiores dificuldades que você enfrenta com ele?

Porque assim, uma das maneiras "fáceis" de melhorar o deck é socar cartas mais potentes (como o Trespasser que você citou), mas isso não resolve suas deficiências e não necessariamente vai fazer o deck chegar onde você quer. Uma das coisas que me chamou atenção é a base de mana do deck. Quão frequente tem sido você perder turno por não ter as manas corretas? Acho que uma maneira simples de melhorar muito o deck é ajustando um pouco a base de mana para te dar as cores corretas nos turnos devidos.

Contra que decks você joga normalmente? Tem algum formato específico de jogo ou vale tudo?

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uxmagic

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Postado em: 17/02/24 23:14
Ah sim, agora eu entendi melhor o conceito de tempo, obrigado! Eu acreditava que era tempo por conta de atrasar o desenvolvimento do oponente voltando carta pra mão, virando as cartas e etc. mas agora ficou mais claro.

Então as vezes realmente fico com problema na mana, mas é por conta de precisar ter mais mana para jogar as criaturas e continuar com mana aberta para anular alguma coisa talvez. Mas como disse antes minha taxa de vitória com esse deck é muito alta jogando contra mono red aggro, azorius espiritos, mono black mid range, Gruul dinossauros e mais uns 2 que não to lembrando. Mas as vezes eu to perdendo pra gruul por falta de mana, ou alguma remoção, ou as vezes precisava de uma anulação e não vem kkk ou não tenho mana aberta por isso pensei na Inspetora Rigorosa pq tem muita coisa que entra no campo desencadeando habilidade. Pro mono black é basicamente a mesma coisa só que volta muita coisa do cemitério por isso pensei na Graveyard Trespasser. E as vezes apanho pro mono red também que é bem forte pq é muito rápido a rotatividade de deck aggro, mas só quando não vem as cartas mesmo.

Mas no geral as vezes que perdi foi só para esses decks por enquanto. Vi até de colocar umas outras cartas como a Raffine, Vidente Ardilosa e outras também mas como to começando agora resolvi perguntar pra não fazer besteira haha e temos um combinado entre nós que só jogamos com cartas do pioneer.

Editada em: 17-02-24 23:16:42 por uxmagic.

Editada em: 18-02-24 00:32:34 por uxmagic.
 
Blitkun

Urso
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Postado em: 18/02/24 15:46

A Raffine é uma carta muito poderosa e ao redor da qual se constroem decks bem interessantes. No Standard tem um arquétipo inteiro que é baseado nela. Uma lista exemplo que peguei desse artigo do Rudá:

Esper midrange, por David1987
Por Ruda
 
03/01/2024
R$ 2.569,82
R$ 5.037,91
R$ 13.760,78
 
03/01/2024
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (22)
  
112,34
  
0,45
   
58,50
  
14,87
  
24,95
   
13,28
   
4,50
   
399,89
Mágicas (10)
1  
 
16,00
  
2,82
  
9,29
  
1,00
Artefatos (3)
  
1,78
Terrenos (25)
9,99
2,00
18,00
39,10
1  
0,00
15,98
127,93
31,28
8,49
13,99
55,00
53,90
60 cards total

Sideboard (15)
2  
 
16,00
  
9,29
  
0,05
1  
  
0,05
  
18,44
  
14,87
  
40,41
   
69,75
   
5,52


Dá pra pegar como base o que você já tem e tentar chegar numa coisa Pioneer que funcione similar a como esse deck roda no Standard. Ele funciona batendo com as criaturas, comprando cartas com a Raffine e achando coisas para não deixar seus oponentes lidarem com sua mesa. O importante é não meter o louco e sair comprando tudo, darmos uma analisada no que fazer, pensar e então decidir como se faz.

Com base nos problemas que você descreveu eu acho que só de ter uma base de mana mais ajeitadinha já te ajudaria muito. Acontece que seu deck tem a seguinte dificuldade: ele quer muitas cores de mana específicas em momentos específicos para fazer o que você quer. Só de analisar os custos de mana das cartas já se percebe dois pontos principais:
1- O deck possui muitos custos que exigem duas manas brancas (W) ou duas manas pretas (B), além de uma carta com duas azuis (U)
2- O deck quer U e B cedo, quer W e a segunda fonte B logo em seguida e ter acesso fácil a WW enquanto deixa U aberta para as anulações.

Enquanto isso, seus terrenos não trabalham muito bem juntos com os custos que você quer. 14 dos 24 terrenos entram virados, sendo que só o primeiro terreno do jogo ser virado realmente faz sentido com sua curva. O deck quer muito fazer algo no segundo turno e no terceiro para colocar pressão, e dali em diante ter acesso ao máximo possível de mana para poder progredir o jogo enquanto guarda respostas. Com tantos terrenos entrando virados você compromete demais o desenvolvimento do seu jogo.

Dito isso, existem duas opções:
1- usar terrenos que possam entrar em jogo de pé, substituindo:
4 Angra Tranquila por Hallowed Fountain, Glacial Fortress, Deserted Beach, Adarkar Wastes ou Port Town, dependendo
4 Santuário Abandonado por Godless Shrine, Isolated Chapel , Shattered Sanctum , Caves of Koilos ou Shineshadow Snarl, dependendo
4 Templo do Engano por Watery Grave, Drowned Catacomb, Shipwreck Marsh, Underground River ou Choked Estuary, dependendo

2- modificar as cartas do deck para simplificar a base de mana, focando-a em uma cor central (por exemplo, preto) e usando as outras duas como splashes em cartas específicas que peçam UM símbolo das outras duas cores. Isso faz com que a base de mana fique mais barata e mais consistente principalmente por poder rodar com mais pântanos básicos enquanto as outras duas cores podem ficar em terrenos específicos. Inclusive, usando mais básicas a própria Prairie Stream fica muito melhor, entrando desvirada com mais consistência.

Quanto à Graveyard Trespasser, é uma carta incrível e que vale completamente a inclusão sim.

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uxmagic

Assassino
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Postado em: 18/02/24 19:00
Muito obrigado pelas explicações, ajudou muito. Eu até refiz meu deck aqui, se puder dar uma olhada.

Deck: https://lig.ae/d/6404656

Eu tentei fazer como tu explicou: colocar os terrenos certos e acrescentar cartas que façam sentido com o estilo mid range. Adicionei Inspetora Rigorosa,
Invasora do Cemitério
, Raffine, Vidente Ardilosa, Queza, Áugure das Agonias e Lier, Discípulo dos Afogados. Esse último adicionei para minhas magicas não serem anuladas e ganhar recapitular para ligar com mais coisas; o Queza, adicionei para combar com a Raffine; tirei o morcego que tinha para colocar a Dissolução do Pensamento já que com ela eu ganho vigiar, então não preciso do morcego já que adicionei a Invasora pra ganhar vida e por último coloquei a carta Perfurar Mágica para ter mais cartas custo 1 e se o Lier estiver na mesa ela não pode ser anulada.

Foram esses meus pensamentos, se puder me falar se errei ou se precisa melhorar algo eu agradeço, de qualquer forma tu já me ajudou muito, obrigado mesmo, to começando a entender como montar melhor um deck agora haha.
 
Blitkun

Urso
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Postado em: 19/02/24 10:47

Então, a Lier não impede apenas as suas mágicas de serem anuladas: ela impede que você anule as mágicas dos seus oponentes também! Não funciona muito bem com anulações no mesmo deck.

Também não tiraria o morcego. A Raffine quer muito que você coloque criaturas nos turnos 1 e 2 para quando baixá-la no turno 3 você já estar atacando. O morcego é uma ótima criatura por, além de atrapalhar o oponente, bater com voar e vínculo com a vida. A Raffine também consegue fazer ele ficar grande bem rápido. Já perdi muito jogo pra esse morcego batendo 4/4 dolorido.

Acho importante notar que a Inspetora também se aplica às suas habilidades desencadeadas. Acho que isso diminui muito o potencial dela no seu deck.

Segue minha sugestão:

Sugestão Esper Raffine
 
19/02/2024
R$ 535,70
R$ 2.237,71
R$ 13.527,38
 
19/02/2024
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (20)
  
0,45
  
0,06
  
5,90
  
1,47
   
0,23
   
13,28
   
4,50
Mágicas (15)
1  
 
16,00
 
0,15
  
2,82
  
0,08
  
1,00
  
0,50
   
0,07
Artefatos (2)
  
1,78
Terrenos (23)
9,99
1,95
29,90
4  
0,00
4  
0,00
1  
0,00
24,95
42,00
53,90
60 cards total

Sideboard (15)
2  
 
0,04
2  
 
16,00
  
9,29
3  
  
0,05
   
0,07
2  
   
2,66
   
4,17

Maybeboard (7)
 
39,49
  
9,26
* Cards do Maybeboard não são utilizados no cálculo do preço do deck.


No Maybeboard coloquei os descartes e remoções que usaria no lugar.

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uxmagic

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Postado em: 19/02/24 15:17
Ah sim, não sabia que o Lier e a inspetora também aplicava os efeitos pra mim.

Pelo que entendi nessa nova estratégia que tu fez, eu vou ficar vendo a mão do oponente na maior parte do tempo e fechar o jogo crescendo meu bichos e batendo certo?

Eu poderia colocar um drop 1? tipo o Cavaleiro da Legião de Ébano ou outro, não sei se ficaria mais curvado o deck ou se não faria diferença. E eu poderia colocar a estratégia do portal do santuário pra ficar voltando um mago refletor ou o erta pra sempre ter uma remoção com o ertai ou não vale a pena?
 
Blitkun

Urso
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Postado em: 19/02/24 17:20

Eu acho o Portal muito lento, mas o deck é seu, você que tem que curtir jogar com ele! Isso é o mais importante.

Quanto a 1-drop eu sugeriria:
Faerie Dreamthief, por ter evasão, te dar um pouquinho de seleção e depois no cemitério ainda ter alguma utilidade
Judge's Familiar, por poder entrar cedo pra bater (e crescer com a Raffine) ou servir de anulação soft (efetivamente deixando mágicas dos seus oponentes 1 mana mais caras pela ameaça de sacrificá-lo)

Aliás, um caminho que o deck pode seguir também é ir atrás de mais cartas com surveil e usar Dimir Spybug como mais um bicho que cresce bem.

Só idéias.

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uxmagic

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Postado em: 20/02/24 18:05
Deck: https://lig.ae/d/6411359

Gostei da ideia e tentei balancear o deck, eu acho que ficou legal mas talvez eu só tiraria o Salvador Altruísta e colocaria mais um terreno, mas gostei muito da estratégia, agora é só ter dinheiro pra comprar esses terrenos que são o olho da cara haha.

Muito obrigado pela ajuda, aprendi bastante. Só não se conseguiria montar outro deck do zero pq to começando agora, mas já aprendi muito!
 
Blitkun

Urso
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Postado em: 21/02/24 10:11

Daria para pensar em uma base de mana mais barata, se você quiser. Mas ela não será tão eficiente quanto essa.

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uxmagic

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Postado em: 21/02/24 12:35
Eu tava pensando naquelas lands que tem frente e verso que é mais barato haha e ai pegar menos das lands caras. Mas o deck ficou bem balanceado?
 
Blitkun

Urso
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Postado em: 21/02/24 12:54

É, elas podem ajudar a baratear a base de mana sim.
Então, o deck me parece funcional sim, mas pra ter certeza só testando.

Uma coisa que me ocorreu que você gostava do Portal é que daria pra adaptar a estratégia usando cartas como Hallowed Respite, channel de Touch the Spirit Realm, Flicker of Fate, Thassa, Deep-Dwelling, Teleportation Circle e similares. Daí seria um deck bem diferente: talvez sem Raffine, e com mais foco em habilidades de quando entra/sai do campo de batalha.

O problema do Portal ser lento é justamente você voltar para a sua mão e ter que baixar a criatura de novo depois - com efeitos assim (Thassa, Teleportation Circle) você consegue ter os efeitos da criatura entrando todo turno.

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uxmagic

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Postado em: 21/02/24 14:04
Beleza, vou tentar balancear minha mana com base nisso.

Tava pensando em manter o deck assim e colocar um Portal do Justiciar porque é uma mágica instantânea e ainda da ímpeto, então para o meu mago refletor e principalmente para o ertai acredito que pode ajudar. O que pensei foi o seguinte: ta no turno do oponente e ele joga uma mágica, pode ser de matar minha criatura, eu poderia usar o portal para voltar o ertai pra minha mão e anular a mágica.. Ta certo essa linha de pensamento? ou tem também o Fluxo de Essência que pode fazer a mesma coisa (pq não tenho espíritos no deck) por 1 mana.

Editada em: 21-02-24 14:11:17 por uxmagic.
 
Blitkun

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Postado em: 21/02/24 14:31

Então, o Portal do Santuário só pode ser ativado no seu turno. Esse que é o problema.

Para essa finalidade o Fluxo é melhor mesmo, segurar 1 mana de pé é muito mais fácil que 2, além de já ser azul como suas anulações, então fica mais difícil de "ler" da perspectiva do oponente.

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uxmagic

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Postado em: 21/02/24 15:04
Não seria o Portal do santuário, seria o Justiciar's Portal, que é instantânea e dá ímpeto, só que custa 2 mana. Mas realmente acho que é melhor manter uma mana azul abdicando do ímpeto mesmo.

Editada em: 21-02-24 15:05:01 por uxmagic.
 
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Postado em: 21/02/24 20:49
Deck: https://lig.ae/d/6422688

Tentei dar uma barateada no custo de mana e adicionei a carta Chega de mentiras. Acho que agora ficou um pouco melhor talvez...e mais barato hahaha. Oq tu acha?
 
Blitkun

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Postado em: 22/02/24 14:43

Acho que tá legal sim. Não sei se o Chega de Mentiras vai forçar muito a mão na mana, mas vai testando.

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