Deck Gruul Dragões - Feedback e recomendações |
Kaylxrd
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Postado em: 07/07/23 16:02 |
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Recentemente dei uma olhada em comunidades de decks abaixo de $5, e achei um deck bem interessante Gruul de dragões da conta 5dollarMTG no tappedout, peguei a lista dele e dei umas alteradas e acabou ficando assim: Gruul Dragão
Gostei de como ficou, apesar de que vejo problemas relacionadas a proteção, apesar de ter adicionado a lista o Regente do Ataque Fulminante. E vejo problemas em relação a comprar cartas, o que me recomendariam alterar pra adicionar formas de comprar cartas no deck ?
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Blitkun
Urso
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Postado em: 10/07/23 12:32 |
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Recentemente dei uma olhada em comunidades de decks abaixo de $5, e achei um deck bem interessante Gruul de dragões da conta 5dollarMTG no tappedout, peguei a lista dele e dei umas alteradas e acabou ficando assim: Gruul Dragão
Gostei de como ficou, apesar de que vejo problemas relacionadas a proteção, apesar de ter adicionado a lista o Regente do Ataque Fulminante. E vejo problemas em relação a comprar cartas, o que me recomendariam alterar pra adicionar formas de comprar cartas no deck ?
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Eu fiz um deck parecido para a minha esposa já. Essa lista parece legal para usar como base, só precisamos levar algumas coisas em consideração.
Efeitos de redução de custo de mana como Dragonlord Servant são melhor implementados em decks que farão mais de uma mágica daquele tipo por turno. Isso porque, se você for fazer apenas um dragão, ele tem o mesmo efeito de uma mágica de acelerar mana (seja o Elfos de Llanowar ou um Rampant Growth), só que apenas para mágicas de dragão e com a vulnerabilidade de ser uma criatura. Caso você consiga consistentemente fazer 2 mágicas de dragão por turno ele estaria "gerando" 2 manas, o que faz ele ser melhor. Mas a menos que seja esse o caso eu desaconselho utilizar essa carta. O Dragonspeaker Shaman, mesmo custando 1 mana a mais, vale mais a pena por reduzir o custo em 2, o que impacta muito mais o jogo do que o Servant, e ainda assim fico com o pé atrás com ele.
Grosso modo, acho que cartas que restringem como você pode usar a mana acelerada são um pouco de uma armadilha por limitarem suas opções. Especialmente se o topo de curva do deck tiver cartas que não sejam dragões, como o Sarkhan.
24 terrenos parece legal pelo tanto do deck, só acho que seria bom fazer uma escolha: terrenos virados ou desvirados.
Usar terrenos virados sai mais barato, lógico, mas eles bagunçam um pouco a curva de mana. Por exemplo, se você abrir com Floresta + Llanowar e no turno seguinte tiver que fazer um terreno virado você acelerou E desacelerou sua mana. Isso significa que você perdeu o benefício principal dos Elfos em um turno (que é pular da curva 1 para a 3 direto, acelerando seu jogo). Não é diferente de você ter aberto com o terreno virado e seguido de floresta: pois no turno 2 você tem apenas 2 manas do mesmo jeito. Claro que isso muda de figura no turno 3 (pois os Elfos produzirão a 4ª mana se você baixar mais um terreno básico), mas para isso você precisa que os Elfos sobrevivam E que você acerte mais um terreno.
Se você planejar seu deck para abrir sempre com os terrenos virados no primeiro turno, vale a pena substituir os Elfos por algum acelerador de mana de turno 2 mais resiliente que te faça saltar da curva 2 para a 4 direto e seja menos exposto a remoção. Isso é interessante porque seus dragões ofensivos já começam na curva 4, especialmente se você conseguir um gerador de mana que também adicione mana vermelha. Minhas sugestões:
Ilysian Caryatid te acelera ainda mais depois do primeiro dragão com poder 4+
Paradise Druid não toma remoção enquanto estiver desvirada
Wose Pathfinder te dá uma habilidade ativada no lategame
Llanowar Loamspeaker
Armored Scrapgorger e Channeler Initiate te ajudam com mana cedo e atacam mais tarde
Sylvan Caryatid é minha favorita por bloquear bem e não tomar removal, mas ela subiu bastante de preço
Rattleclaw Mystic te dá a opção de baixar por morph e depois dar uma explosão de mana pois você paga {2} para ele adicionar {G}{U}{R} e ainda vira ele no turno, acelerando 2, mas não gosto tanto dele assim
Ou, para não depender de mais criaturas em campo, acelerar a mana de outras maneiras como:
Rampant Growth
Sakura-Tribe Elder
Fertile Ground
Wolfwillow Haven
Como a curva 1 proativa sairia do deck daria até para acrescentar mais 1 ou 2 terrenos dual que entram virados como Raging Ravine, que te dá uma criatura pra bater lategame ou Temple of Abandon que te ajuda um pouquinho com o scry.
Dito isso, a outra opção é cortar os terrenos que entram virados para ter mais consistentemente 3 manas no turno 2 e te dar vantagem mais cedo. Para isso, trocaria os guildgates por uma combinação de Game Trail, Rootbound Crag e Cinder Glade com bastante básica para entrar de pé. Daí nisso focaria em ter 1-drops apenas verdes para te auxiliar a no turno 1 fazer Floresta e na curva 3 ter acesso a outros ramps como Cultivate, por exemplo. Acrescentaria uns 2 Elvish Mystic no deck para mais consistência.
Com uma manabase certinha assim você fica focado em acelerar no turno 1 e no turno 2 fazer Ovo ou outro ramp que te faça fazer dragões o quanto antes. Birds of Paradise seria ideal, mas subiu muito de preço. Para fazer turno 2, além do Draconic Disciple você pode usar:
Cultivate / Kodama's Reach
Grow from the Ashes
Blighted Burgeoning
Search for Tomorrow pode ser suspensa turno 1 ou feita turno 2 com aceleração
Enfim, isso tudo aqui tá pensado para te ajudar no seguinte passo a passo:
1- acelerar
2- fazer dragões pequenos (cmc 4)
3- setup para dragões grandes (cmc 6+)
Dito tudo isso, também me ocorreu que Bushwhack é uma boa carta para esse tipo de deck porque alivia um pouco a carga de removal enquanto te ajuda a acertar terrenos cedo se necessário.
Quanto a opções para comprar cartas realmente é um pouco limitante pelas cores, mas para se recuperar ou consistentemente acessar cartas ao longo do jogo temos várias opções
Elemental Bond, Colossal Majesty, Lifecraft's Bestiary, Tribute to the World Tree e Garruk's Uprising são alguns exemplos de cartas que te dão acesso a mais cartas conforme o jogo passa. O ruim delas é que para fazê-las você não vai baixar uma ameaça num turno importante
Eu gosto muito mesmo de Evolutionary Leap como jeito de responder a remoções ou trocar criaturas pequenas por outras em jogos longos. Além disso, sinergiza legal com os Ovos
Harmonize é um clássico e não tem erro
Into the Fire é uma adição recente e bem versátil que embora não compre muitas cartas pode compensar bastante
Return of the Wildspeaker, Rishkar's Expertise e o -3 do Garruk, Primal Hunter exigem que você tenha uma criatura na mesa já, mas geralmente valem a pena
Shamanic Revelation é legal se o deck fizer várias criaturas, mas talvez valha o teste
Into the WIlds te permite acessar várias cartas por um tempo limitado
Chandra, Fire Artisan e Chandra, Pyromaster são legais por te darem acesso a mais uma carta por turno, e sinergizam com o Sarkhan
Outpost Siege
Valakut Exploration
Agora, queria sugerir mais alguns dragões para você. Acho que os que você escolheu já estão legais, mas vai que você não conhecia alguns desses:
Atsushi, the Blazing Sky
Avaricious Dragon
Dragonborn Champion
Glorybringer
Stormbreath Dragon
Dragon Broodmother
Preyseizer Dragon
Savage Ventmaw
Por fim, no que diz respeito a proteção, eu não usaria muitos efeitos assim mas tem várias mágicas que dão hexproof/indestrutível para suas criaturas no verde. Mas talvez valha um slot ou dois.
Gosto muito de Tyvar's Stand porque pode ser proteção por G ou um jeito fácil de bater letal com sua mana extra
Snakeskin Veil, Tamiyo's Safekeeping e Blossoming Defense são outras opções legais
Ufa, acho que isso cobre tudo.
«Moderador da Seção Casual»
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Kaylxrd
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Postado em: 11/07/23 01:10 |
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Recentemente dei uma olhada em comunidades de decks abaixo de $5, e achei um deck bem interessante Gruul de dragões da conta 5dollarMTG no tappedout, peguei a lista dele e dei umas alteradas e acabou ficando assim: Gruul Dragão
Gostei de como ficou, apesar de que vejo problemas relacionadas a proteção, apesar de ter adicionado a lista o Regente do Ataque Fulminante. E vejo problemas em relação a comprar cartas, o que me recomendariam alterar pra adicionar formas de comprar cartas no deck ?
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Eu fiz um deck parecido para a minha esposa já. Essa lista parece legal para usar como base, só precisamos levar algumas coisas em consideração.
Efeitos de redução de custo de mana como Dragonlord Servant são melhor implementados em decks que farão mais de uma mágica daquele tipo por turno. Isso porque, se você for fazer apenas um dragão, ele tem o mesmo efeito de uma mágica de acelerar mana (seja o Elfos de Llanowar ou um Rampant Growth), só que apenas para mágicas de dragão e com a vulnerabilidade de ser uma criatura. Caso você consiga consistentemente fazer 2 mágicas de dragão por turno ele estaria "gerando" 2 manas, o que faz ele ser melhor. Mas a menos que seja esse o caso eu desaconselho utilizar essa carta. O Dragonspeaker Shaman, mesmo custando 1 mana a mais, vale mais a pena por reduzir o custo em 2, o que impacta muito mais o jogo do que o Servant, e ainda assim fico com o pé atrás com ele.
Grosso modo, acho que cartas que restringem como você pode usar a mana acelerada são um pouco de uma armadilha por limitarem suas opções. Especialmente se o topo de curva do deck tiver cartas que não sejam dragões, como o Sarkhan.
24 terrenos parece legal pelo tanto do deck, só acho que seria bom fazer uma escolha: terrenos virados ou desvirados.
Usar terrenos virados sai mais barato, lógico, mas eles bagunçam um pouco a curva de mana. Por exemplo, se você abrir com Floresta + Llanowar e no turno seguinte tiver que fazer um terreno virado você acelerou E desacelerou sua mana. Isso significa que você perdeu o benefício principal dos Elfos em um turno (que é pular da curva 1 para a 3 direto, acelerando seu jogo). Não é diferente de você ter aberto com o terreno virado e seguido de floresta: pois no turno 2 você tem apenas 2 manas do mesmo jeito. Claro que isso muda de figura no turno 3 (pois os Elfos produzirão a 4ª mana se você baixar mais um terreno básico), mas para isso você precisa que os Elfos sobrevivam E que você acerte mais um terreno.
Se você planejar seu deck para abrir sempre com os terrenos virados no primeiro turno, vale a pena substituir os Elfos por algum acelerador de mana de turno 2 mais resiliente que te faça saltar da curva 2 para a 4 direto e seja menos exposto a remoção. Isso é interessante porque seus dragões ofensivos já começam na curva 4, especialmente se você conseguir um gerador de mana que também adicione mana vermelha. Minhas sugestões:
Ilysian Caryatid te acelera ainda mais depois do primeiro dragão com poder 4+
Paradise Druid não toma remoção enquanto estiver desvirada
Wose Pathfinder te dá uma habilidade ativada no lategame
Llanowar Loamspeaker
Armored Scrapgorger e Channeler Initiate te ajudam com mana cedo e atacam mais tarde
Sylvan Caryatid é minha favorita por bloquear bem e não tomar removal, mas ela subiu bastante de preço
Rattleclaw Mystic te dá a opção de baixar por morph e depois dar uma explosão de mana pois você paga {2} para ele adicionar {G}{U}{R} e ainda vira ele no turno, acelerando 2, mas não gosto tanto dele assim
Ou, para não depender de mais criaturas em campo, acelerar a mana de outras maneiras como:
Rampant Growth
Sakura-Tribe Elder
Fertile Ground
Wolfwillow Haven
Como a curva 1 proativa sairia do deck daria até para acrescentar mais 1 ou 2 terrenos dual que entram virados como Raging Ravine, que te dá uma criatura pra bater lategame ou Temple of Abandon que te ajuda um pouquinho com o scry.
Dito isso, a outra opção é cortar os terrenos que entram virados para ter mais consistentemente 3 manas no turno 2 e te dar vantagem mais cedo. Para isso, trocaria os guildgates por uma combinação de Game Trail, Rootbound Crag e Cinder Glade com bastante básica para entrar de pé. Daí nisso focaria em ter 1-drops apenas verdes para te auxiliar a no turno 1 fazer Floresta e na curva 3 ter acesso a outros ramps como Cultivate, por exemplo. Acrescentaria uns 2 Elvish Mystic no deck para mais consistência.
Com uma manabase certinha assim você fica focado em acelerar no turno 1 e no turno 2 fazer Ovo ou outro ramp que te faça fazer dragões o quanto antes. Birds of Paradise seria ideal, mas subiu muito de preço. Para fazer turno 2, além do Draconic Disciple você pode usar:
Cultivate / Kodama's Reach
Grow from the Ashes
Blighted Burgeoning
Search for Tomorrow pode ser suspensa turno 1 ou feita turno 2 com aceleração
Enfim, isso tudo aqui tá pensado para te ajudar no seguinte passo a passo:
1- acelerar
2- fazer dragões pequenos (cmc 4)
3- setup para dragões grandes (cmc 6+)
Dito tudo isso, também me ocorreu que Bushwhack é uma boa carta para esse tipo de deck porque alivia um pouco a carga de removal enquanto te ajuda a acertar terrenos cedo se necessário.
Quanto a opções para comprar cartas realmente é um pouco limitante pelas cores, mas para se recuperar ou consistentemente acessar cartas ao longo do jogo temos várias opções
Elemental Bond, Colossal Majesty, Lifecraft's Bestiary, Tribute to the World Tree e Garruk's Uprising são alguns exemplos de cartas que te dão acesso a mais cartas conforme o jogo passa. O ruim delas é que para fazê-las você não vai baixar uma ameaça num turno importante
Eu gosto muito mesmo de Evolutionary Leap como jeito de responder a remoções ou trocar criaturas pequenas por outras em jogos longos. Além disso, sinergiza legal com os Ovos
Harmonize é um clássico e não tem erro
Into the Fire é uma adição recente e bem versátil que embora não compre muitas cartas pode compensar bastante
Return of the Wildspeaker, Rishkar's Expertise e o -3 do Garruk, Primal Hunter exigem que você tenha uma criatura na mesa já, mas geralmente valem a pena
Shamanic Revelation é legal se o deck fizer várias criaturas, mas talvez valha o teste
Into the WIlds te permite acessar várias cartas por um tempo limitado
Chandra, Fire Artisan e Chandra, Pyromaster são legais por te darem acesso a mais uma carta por turno, e sinergizam com o Sarkhan
Outpost Siege
Valakut Exploration
Agora, queria sugerir mais alguns dragões para você. Acho que os que você escolheu já estão legais, mas vai que você não conhecia alguns desses:
Atsushi, the Blazing Sky
Avaricious Dragon
Dragonborn Champion
Glorybringer
Stormbreath Dragon
Dragon Broodmother
Preyseizer Dragon
Savage Ventmaw
Por fim, no que diz respeito a proteção, eu não usaria muitos efeitos assim mas tem várias mágicas que dão hexproof/indestrutível para suas criaturas no verde. Mas talvez valha um slot ou dois.
Gosto muito de Tyvar's Stand porque pode ser proteção por G ou um jeito fácil de bater letal com sua mana extra
Snakeskin Veil, Tamiyo's Safekeeping e Blossoming Defense são outras opções legais
Ufa, acho que isso cobre tudo. |
Muito obrigado, dei uma modificada mais cara (mas talvez saia um pouco do orçamenento e faça uma versão alternativas com tap lands mesmo) e ficou assim:
Gruul Dragon - No tap lands
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Blitkun
Urso
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Postado em: 11/07/23 10:22 |
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Recentemente dei uma olhada em comunidades de decks abaixo de $5, e achei um deck bem interessante Gruul de dragões da conta 5dollarMTG no tappedout, peguei a lista dele e dei umas alteradas e acabou ficando assim: Gruul Dragão
Gostei de como ficou, apesar de que vejo problemas relacionadas a proteção, apesar de ter adicionado a lista o Regente do Ataque Fulminante. E vejo problemas em relação a comprar cartas, o que me recomendariam alterar pra adicionar formas de comprar cartas no deck ?
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Eu fiz um deck parecido para a minha esposa já. Essa lista parece legal para usar como base, só precisamos levar algumas coisas em consideração.
Efeitos de redução de custo de mana como Dragonlord Servant são melhor implementados em decks que farão mais de uma mágica daquele tipo por turno. Isso porque, se você for fazer apenas um dragão, ele tem o mesmo efeito de uma mágica de acelerar mana (seja o Elfos de Llanowar ou um Rampant Growth), só que apenas para mágicas de dragão e com a vulnerabilidade de ser uma criatura. Caso você consiga consistentemente fazer 2 mágicas de dragão por turno ele estaria "gerando" 2 manas, o que faz ele ser melhor. Mas a menos que seja esse o caso eu desaconselho utilizar essa carta. O Dragonspeaker Shaman, mesmo custando 1 mana a mais, vale mais a pena por reduzir o custo em 2, o que impacta muito mais o jogo do que o Servant, e ainda assim fico com o pé atrás com ele.
Grosso modo, acho que cartas que restringem como você pode usar a mana acelerada são um pouco de uma armadilha por limitarem suas opções. Especialmente se o topo de curva do deck tiver cartas que não sejam dragões, como o Sarkhan.
24 terrenos parece legal pelo tanto do deck, só acho que seria bom fazer uma escolha: terrenos virados ou desvirados.
Usar terrenos virados sai mais barato, lógico, mas eles bagunçam um pouco a curva de mana. Por exemplo, se você abrir com Floresta + Llanowar e no turno seguinte tiver que fazer um terreno virado você acelerou E desacelerou sua mana. Isso significa que você perdeu o benefício principal dos Elfos em um turno (que é pular da curva 1 para a 3 direto, acelerando seu jogo). Não é diferente de você ter aberto com o terreno virado e seguido de floresta: pois no turno 2 você tem apenas 2 manas do mesmo jeito. Claro que isso muda de figura no turno 3 (pois os Elfos produzirão a 4ª mana se você baixar mais um terreno básico), mas para isso você precisa que os Elfos sobrevivam E que você acerte mais um terreno.
Se você planejar seu deck para abrir sempre com os terrenos virados no primeiro turno, vale a pena substituir os Elfos por algum acelerador de mana de turno 2 mais resiliente que te faça saltar da curva 2 para a 4 direto e seja menos exposto a remoção. Isso é interessante porque seus dragões ofensivos já começam na curva 4, especialmente se você conseguir um gerador de mana que também adicione mana vermelha. Minhas sugestões:
Ilysian Caryatid te acelera ainda mais depois do primeiro dragão com poder 4+
Paradise Druid não toma remoção enquanto estiver desvirada
Wose Pathfinder te dá uma habilidade ativada no lategame
Llanowar Loamspeaker
Armored Scrapgorger e Channeler Initiate te ajudam com mana cedo e atacam mais tarde
Sylvan Caryatid é minha favorita por bloquear bem e não tomar removal, mas ela subiu bastante de preço
Rattleclaw Mystic te dá a opção de baixar por morph e depois dar uma explosão de mana pois você paga {2} para ele adicionar {G}{U}{R} e ainda vira ele no turno, acelerando 2, mas não gosto tanto dele assim
Ou, para não depender de mais criaturas em campo, acelerar a mana de outras maneiras como:
Rampant Growth
Sakura-Tribe Elder
Fertile Ground
Wolfwillow Haven
Como a curva 1 proativa sairia do deck daria até para acrescentar mais 1 ou 2 terrenos dual que entram virados como Raging Ravine, que te dá uma criatura pra bater lategame ou Temple of Abandon que te ajuda um pouquinho com o scry.
Dito isso, a outra opção é cortar os terrenos que entram virados para ter mais consistentemente 3 manas no turno 2 e te dar vantagem mais cedo. Para isso, trocaria os guildgates por uma combinação de Game Trail, Rootbound Crag e Cinder Glade com bastante básica para entrar de pé. Daí nisso focaria em ter 1-drops apenas verdes para te auxiliar a no turno 1 fazer Floresta e na curva 3 ter acesso a outros ramps como Cultivate, por exemplo. Acrescentaria uns 2 Elvish Mystic no deck para mais consistência.
Com uma manabase certinha assim você fica focado em acelerar no turno 1 e no turno 2 fazer Ovo ou outro ramp que te faça fazer dragões o quanto antes. Birds of Paradise seria ideal, mas subiu muito de preço. Para fazer turno 2, além do Draconic Disciple você pode usar:
Cultivate / Kodama's Reach
Grow from the Ashes
Blighted Burgeoning
Search for Tomorrow pode ser suspensa turno 1 ou feita turno 2 com aceleração
Enfim, isso tudo aqui tá pensado para te ajudar no seguinte passo a passo:
1- acelerar
2- fazer dragões pequenos (cmc 4)
3- setup para dragões grandes (cmc 6+)
Dito tudo isso, também me ocorreu que Bushwhack é uma boa carta para esse tipo de deck porque alivia um pouco a carga de removal enquanto te ajuda a acertar terrenos cedo se necessário.
Quanto a opções para comprar cartas realmente é um pouco limitante pelas cores, mas para se recuperar ou consistentemente acessar cartas ao longo do jogo temos várias opções
Elemental Bond, Colossal Majesty, Lifecraft's Bestiary, Tribute to the World Tree e Garruk's Uprising são alguns exemplos de cartas que te dão acesso a mais cartas conforme o jogo passa. O ruim delas é que para fazê-las você não vai baixar uma ameaça num turno importante
Eu gosto muito mesmo de Evolutionary Leap como jeito de responder a remoções ou trocar criaturas pequenas por outras em jogos longos. Além disso, sinergiza legal com os Ovos
Harmonize é um clássico e não tem erro
Into the Fire é uma adição recente e bem versátil que embora não compre muitas cartas pode compensar bastante
Return of the Wildspeaker, Rishkar's Expertise e o -3 do Garruk, Primal Hunter exigem que você tenha uma criatura na mesa já, mas geralmente valem a pena
Shamanic Revelation é legal se o deck fizer várias criaturas, mas talvez valha o teste
Into the WIlds te permite acessar várias cartas por um tempo limitado
Chandra, Fire Artisan e Chandra, Pyromaster são legais por te darem acesso a mais uma carta por turno, e sinergizam com o Sarkhan
Outpost Siege
Valakut Exploration
Agora, queria sugerir mais alguns dragões para você. Acho que os que você escolheu já estão legais, mas vai que você não conhecia alguns desses:
Atsushi, the Blazing Sky
Avaricious Dragon
Dragonborn Champion
Glorybringer
Stormbreath Dragon
Dragon Broodmother
Preyseizer Dragon
Savage Ventmaw
Por fim, no que diz respeito a proteção, eu não usaria muitos efeitos assim mas tem várias mágicas que dão hexproof/indestrutível para suas criaturas no verde. Mas talvez valha um slot ou dois.
Gosto muito de Tyvar's Stand porque pode ser proteção por G ou um jeito fácil de bater letal com sua mana extra
Snakeskin Veil, Tamiyo's Safekeeping e Blossoming Defense são outras opções legais
Ufa, acho que isso cobre tudo. |
Muito obrigado, dei uma modificada mais cara (mas talvez saia um pouco do orçamenento e faça uma versão alternativas com tap lands mesmo) e ficou assim:
Gruul Dragon - No tap lands
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No meu ver, para a manabase funcionar você precisaria de 4 Game Trail e pelo menos 2 Cinder Glade. Afinal, você quer sempre ter G no primeiro turno, mas quer RR no terceiro. A proporção de Montanhas e Florestas também precisa ser ajustada para sempre ter mana verde na mão inicial. Testar inicialmente algo como:
4 Game Trail
2 Cinder Glade
9 Florestas
9 Montanhas
Substituir alguns dos Flame Slash por Bushwhack também te ajuda a acessar RR cedo sem abrir mão de slot de remoção.
Do jeito que está o deck parece estar com um problema sério de cores de mana, pois os Elfos não ajudarem com mana vermelha pode te prejudicar bastante. Daí a importância das dual no turno 1 e 2, ou de fazer uma mágica que busque terrenos. Insisto no Cultivate/Kodama's Reach por permitirem buscar 2 básicas, então mesmo quando você abrir com 2 Florestas + Elfos você consegue buscar 2 Montanhas para descer dragão imediatamente no turno 3.
«Moderador da Seção Casual»
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Kaylxrd
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Postado em: 15/07/23 01:50 |
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Recentemente dei uma olhada em comunidades de decks abaixo de $5, e achei um deck bem interessante Gruul de dragões da conta 5dollarMTG no tappedout, peguei a lista dele e dei umas alteradas e acabou ficando assim: Gruul Dragão
Gostei de como ficou, apesar de que vejo problemas relacionadas a proteção, apesar de ter adicionado a lista o Regente do Ataque Fulminante. E vejo problemas em relação a comprar cartas, o que me recomendariam alterar pra adicionar formas de comprar cartas no deck ?
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Eu fiz um deck parecido para a minha esposa já. Essa lista parece legal para usar como base, só precisamos levar algumas coisas em consideração.
Efeitos de redução de custo de mana como Dragonlord Servant são melhor implementados em decks que farão mais de uma mágica daquele tipo por turno. Isso porque, se você for fazer apenas um dragão, ele tem o mesmo efeito de uma mágica de acelerar mana (seja o Elfos de Llanowar ou um Rampant Growth), só que apenas para mágicas de dragão e com a vulnerabilidade de ser uma criatura. Caso você consiga consistentemente fazer 2 mágicas de dragão por turno ele estaria "gerando" 2 manas, o que faz ele ser melhor. Mas a menos que seja esse o caso eu desaconselho utilizar essa carta. O Dragonspeaker Shaman, mesmo custando 1 mana a mais, vale mais a pena por reduzir o custo em 2, o que impacta muito mais o jogo do que o Servant, e ainda assim fico com o pé atrás com ele.
Grosso modo, acho que cartas que restringem como você pode usar a mana acelerada são um pouco de uma armadilha por limitarem suas opções. Especialmente se o topo de curva do deck tiver cartas que não sejam dragões, como o Sarkhan.
24 terrenos parece legal pelo tanto do deck, só acho que seria bom fazer uma escolha: terrenos virados ou desvirados.
Usar terrenos virados sai mais barato, lógico, mas eles bagunçam um pouco a curva de mana. Por exemplo, se você abrir com Floresta + Llanowar e no turno seguinte tiver que fazer um terreno virado você acelerou E desacelerou sua mana. Isso significa que você perdeu o benefício principal dos Elfos em um turno (que é pular da curva 1 para a 3 direto, acelerando seu jogo). Não é diferente de você ter aberto com o terreno virado e seguido de floresta: pois no turno 2 você tem apenas 2 manas do mesmo jeito. Claro que isso muda de figura no turno 3 (pois os Elfos produzirão a 4ª mana se você baixar mais um terreno básico), mas para isso você precisa que os Elfos sobrevivam E que você acerte mais um terreno.
Se você planejar seu deck para abrir sempre com os terrenos virados no primeiro turno, vale a pena substituir os Elfos por algum acelerador de mana de turno 2 mais resiliente que te faça saltar da curva 2 para a 4 direto e seja menos exposto a remoção. Isso é interessante porque seus dragões ofensivos já começam na curva 4, especialmente se você conseguir um gerador de mana que também adicione mana vermelha. Minhas sugestões:
Ilysian Caryatid te acelera ainda mais depois do primeiro dragão com poder 4+
Paradise Druid não toma remoção enquanto estiver desvirada
Wose Pathfinder te dá uma habilidade ativada no lategame
Llanowar Loamspeaker
Armored Scrapgorger e Channeler Initiate te ajudam com mana cedo e atacam mais tarde
Sylvan Caryatid é minha favorita por bloquear bem e não tomar removal, mas ela subiu bastante de preço
Rattleclaw Mystic te dá a opção de baixar por morph e depois dar uma explosão de mana pois você paga {2} para ele adicionar {G}{U}{R} e ainda vira ele no turno, acelerando 2, mas não gosto tanto dele assim
Ou, para não depender de mais criaturas em campo, acelerar a mana de outras maneiras como:
Rampant Growth
Sakura-Tribe Elder
Fertile Ground
Wolfwillow Haven
Como a curva 1 proativa sairia do deck daria até para acrescentar mais 1 ou 2 terrenos dual que entram virados como Raging Ravine, que te dá uma criatura pra bater lategame ou Temple of Abandon que te ajuda um pouquinho com o scry.
Dito isso, a outra opção é cortar os terrenos que entram virados para ter mais consistentemente 3 manas no turno 2 e te dar vantagem mais cedo. Para isso, trocaria os guildgates por uma combinação de Game Trail, Rootbound Crag e Cinder Glade com bastante básica para entrar de pé. Daí nisso focaria em ter 1-drops apenas verdes para te auxiliar a no turno 1 fazer Floresta e na curva 3 ter acesso a outros ramps como Cultivate, por exemplo. Acrescentaria uns 2 Elvish Mystic no deck para mais consistência.
Com uma manabase certinha assim você fica focado em acelerar no turno 1 e no turno 2 fazer Ovo ou outro ramp que te faça fazer dragões o quanto antes. Birds of Paradise seria ideal, mas subiu muito de preço. Para fazer turno 2, além do Draconic Disciple você pode usar:
Cultivate / Kodama's Reach
Grow from the Ashes
Blighted Burgeoning
Search for Tomorrow pode ser suspensa turno 1 ou feita turno 2 com aceleração
Enfim, isso tudo aqui tá pensado para te ajudar no seguinte passo a passo:
1- acelerar
2- fazer dragões pequenos (cmc 4)
3- setup para dragões grandes (cmc 6+)
Dito tudo isso, também me ocorreu que Bushwhack é uma boa carta para esse tipo de deck porque alivia um pouco a carga de removal enquanto te ajuda a acertar terrenos cedo se necessário.
Quanto a opções para comprar cartas realmente é um pouco limitante pelas cores, mas para se recuperar ou consistentemente acessar cartas ao longo do jogo temos várias opções
Elemental Bond, Colossal Majesty, Lifecraft's Bestiary, Tribute to the World Tree e Garruk's Uprising são alguns exemplos de cartas que te dão acesso a mais cartas conforme o jogo passa. O ruim delas é que para fazê-las você não vai baixar uma ameaça num turno importante
Eu gosto muito mesmo de Evolutionary Leap como jeito de responder a remoções ou trocar criaturas pequenas por outras em jogos longos. Além disso, sinergiza legal com os Ovos
Harmonize é um clássico e não tem erro
Into the Fire é uma adição recente e bem versátil que embora não compre muitas cartas pode compensar bastante
Return of the Wildspeaker, Rishkar's Expertise e o -3 do Garruk, Primal Hunter exigem que você tenha uma criatura na mesa já, mas geralmente valem a pena
Shamanic Revelation é legal se o deck fizer várias criaturas, mas talvez valha o teste
Into the WIlds te permite acessar várias cartas por um tempo limitado
Chandra, Fire Artisan e Chandra, Pyromaster são legais por te darem acesso a mais uma carta por turno, e sinergizam com o Sarkhan
Outpost Siege
Valakut Exploration
Agora, queria sugerir mais alguns dragões para você. Acho que os que você escolheu já estão legais, mas vai que você não conhecia alguns desses:
Atsushi, the Blazing Sky
Avaricious Dragon
Dragonborn Champion
Glorybringer
Stormbreath Dragon
Dragon Broodmother
Preyseizer Dragon
Savage Ventmaw
Por fim, no que diz respeito a proteção, eu não usaria muitos efeitos assim mas tem várias mágicas que dão hexproof/indestrutível para suas criaturas no verde. Mas talvez valha um slot ou dois.
Gosto muito de Tyvar's Stand porque pode ser proteção por G ou um jeito fácil de bater letal com sua mana extra
Snakeskin Veil, Tamiyo's Safekeeping e Blossoming Defense são outras opções legais
Ufa, acho que isso cobre tudo. |
Muito obrigado, dei uma modificada mais cara (mas talvez saia um pouco do orçamenento e faça uma versão alternativas com tap lands mesmo) e ficou assim:
Gruul Dragon - No tap lands
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No meu ver, para a manabase funcionar você precisaria de 4 Game Trail e pelo menos 2 Cinder Glade. Afinal, você quer sempre ter G no primeiro turno, mas quer RR no terceiro. A proporção de Montanhas e Florestas também precisa ser ajustada para sempre ter mana verde na mão inicial. Testar inicialmente algo como:
4 Game Trail
2 Cinder Glade
9 Florestas
9 Montanhas
Substituir alguns dos Flame Slash por Bushwhack também te ajuda a acessar RR cedo sem abrir mão de slot de remoção.
Do jeito que está o deck parece estar com um problema sério de cores de mana, pois os Elfos não ajudarem com mana vermelha pode te prejudicar bastante. Daí a importância das dual no turno 1 e 2, ou de fazer uma mágica que busque terrenos. Insisto no Cultivate/Kodama's Reach por permitirem buscar 2 básicas, então mesmo quando você abrir com 2 Florestas + Elfos você consegue buscar 2 Montanhas para descer dragão imediatamente no turno 3. |
Muito obrigado pela ajuda ! Dei mais uma modificada, se puder dar uma olhada:
Gruul Dragon Deck
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Blitkun
Urso
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Postado em: 17/07/23 09:53 |
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Recentemente dei uma olhada em comunidades de decks abaixo de $5, e achei um deck bem interessante Gruul de dragões da conta 5dollarMTG no tappedout, peguei a lista dele e dei umas alteradas e acabou ficando assim: Gruul Dragão
Gostei de como ficou, apesar de que vejo problemas relacionadas a proteção, apesar de ter adicionado a lista o Regente do Ataque Fulminante. E vejo problemas em relação a comprar cartas, o que me recomendariam alterar pra adicionar formas de comprar cartas no deck ?
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Eu fiz um deck parecido para a minha esposa já. Essa lista parece legal para usar como base, só precisamos levar algumas coisas em consideração.
Efeitos de redução de custo de mana como Dragonlord Servant são melhor implementados em decks que farão mais de uma mágica daquele tipo por turno. Isso porque, se você for fazer apenas um dragão, ele tem o mesmo efeito de uma mágica de acelerar mana (seja o Elfos de Llanowar ou um Rampant Growth), só que apenas para mágicas de dragão e com a vulnerabilidade de ser uma criatura. Caso você consiga consistentemente fazer 2 mágicas de dragão por turno ele estaria "gerando" 2 manas, o que faz ele ser melhor. Mas a menos que seja esse o caso eu desaconselho utilizar essa carta. O Dragonspeaker Shaman, mesmo custando 1 mana a mais, vale mais a pena por reduzir o custo em 2, o que impacta muito mais o jogo do que o Servant, e ainda assim fico com o pé atrás com ele.
Grosso modo, acho que cartas que restringem como você pode usar a mana acelerada são um pouco de uma armadilha por limitarem suas opções. Especialmente se o topo de curva do deck tiver cartas que não sejam dragões, como o Sarkhan.
24 terrenos parece legal pelo tanto do deck, só acho que seria bom fazer uma escolha: terrenos virados ou desvirados.
Usar terrenos virados sai mais barato, lógico, mas eles bagunçam um pouco a curva de mana. Por exemplo, se você abrir com Floresta + Llanowar e no turno seguinte tiver que fazer um terreno virado você acelerou E desacelerou sua mana. Isso significa que você perdeu o benefício principal dos Elfos em um turno (que é pular da curva 1 para a 3 direto, acelerando seu jogo). Não é diferente de você ter aberto com o terreno virado e seguido de floresta: pois no turno 2 você tem apenas 2 manas do mesmo jeito. Claro que isso muda de figura no turno 3 (pois os Elfos produzirão a 4ª mana se você baixar mais um terreno básico), mas para isso você precisa que os Elfos sobrevivam E que você acerte mais um terreno.
Se você planejar seu deck para abrir sempre com os terrenos virados no primeiro turno, vale a pena substituir os Elfos por algum acelerador de mana de turno 2 mais resiliente que te faça saltar da curva 2 para a 4 direto e seja menos exposto a remoção. Isso é interessante porque seus dragões ofensivos já começam na curva 4, especialmente se você conseguir um gerador de mana que também adicione mana vermelha. Minhas sugestões:
Ilysian Caryatid te acelera ainda mais depois do primeiro dragão com poder 4+
Paradise Druid não toma remoção enquanto estiver desvirada
Wose Pathfinder te dá uma habilidade ativada no lategame
Llanowar Loamspeaker
Armored Scrapgorger e Channeler Initiate te ajudam com mana cedo e atacam mais tarde
Sylvan Caryatid é minha favorita por bloquear bem e não tomar removal, mas ela subiu bastante de preço
Rattleclaw Mystic te dá a opção de baixar por morph e depois dar uma explosão de mana pois você paga {2} para ele adicionar {G}{U}{R} e ainda vira ele no turno, acelerando 2, mas não gosto tanto dele assim
Ou, para não depender de mais criaturas em campo, acelerar a mana de outras maneiras como:
Rampant Growth
Sakura-Tribe Elder
Fertile Ground
Wolfwillow Haven
Como a curva 1 proativa sairia do deck daria até para acrescentar mais 1 ou 2 terrenos dual que entram virados como Raging Ravine, que te dá uma criatura pra bater lategame ou Temple of Abandon que te ajuda um pouquinho com o scry.
Dito isso, a outra opção é cortar os terrenos que entram virados para ter mais consistentemente 3 manas no turno 2 e te dar vantagem mais cedo. Para isso, trocaria os guildgates por uma combinação de Game Trail, Rootbound Crag e Cinder Glade com bastante básica para entrar de pé. Daí nisso focaria em ter 1-drops apenas verdes para te auxiliar a no turno 1 fazer Floresta e na curva 3 ter acesso a outros ramps como Cultivate, por exemplo. Acrescentaria uns 2 Elvish Mystic no deck para mais consistência.
Com uma manabase certinha assim você fica focado em acelerar no turno 1 e no turno 2 fazer Ovo ou outro ramp que te faça fazer dragões o quanto antes. Birds of Paradise seria ideal, mas subiu muito de preço. Para fazer turno 2, além do Draconic Disciple você pode usar:
Cultivate / Kodama's Reach
Grow from the Ashes
Blighted Burgeoning
Search for Tomorrow pode ser suspensa turno 1 ou feita turno 2 com aceleração
Enfim, isso tudo aqui tá pensado para te ajudar no seguinte passo a passo:
1- acelerar
2- fazer dragões pequenos (cmc 4)
3- setup para dragões grandes (cmc 6+)
Dito tudo isso, também me ocorreu que Bushwhack é uma boa carta para esse tipo de deck porque alivia um pouco a carga de removal enquanto te ajuda a acertar terrenos cedo se necessário.
Quanto a opções para comprar cartas realmente é um pouco limitante pelas cores, mas para se recuperar ou consistentemente acessar cartas ao longo do jogo temos várias opções
Elemental Bond, Colossal Majesty, Lifecraft's Bestiary, Tribute to the World Tree e Garruk's Uprising são alguns exemplos de cartas que te dão acesso a mais cartas conforme o jogo passa. O ruim delas é que para fazê-las você não vai baixar uma ameaça num turno importante
Eu gosto muito mesmo de Evolutionary Leap como jeito de responder a remoções ou trocar criaturas pequenas por outras em jogos longos. Além disso, sinergiza legal com os Ovos
Harmonize é um clássico e não tem erro
Into the Fire é uma adição recente e bem versátil que embora não compre muitas cartas pode compensar bastante
Return of the Wildspeaker, Rishkar's Expertise e o -3 do Garruk, Primal Hunter exigem que você tenha uma criatura na mesa já, mas geralmente valem a pena
Shamanic Revelation é legal se o deck fizer várias criaturas, mas talvez valha o teste
Into the WIlds te permite acessar várias cartas por um tempo limitado
Chandra, Fire Artisan e Chandra, Pyromaster são legais por te darem acesso a mais uma carta por turno, e sinergizam com o Sarkhan
Outpost Siege
Valakut Exploration
Agora, queria sugerir mais alguns dragões para você. Acho que os que você escolheu já estão legais, mas vai que você não conhecia alguns desses:
Atsushi, the Blazing Sky
Avaricious Dragon
Dragonborn Champion
Glorybringer
Stormbreath Dragon
Dragon Broodmother
Preyseizer Dragon
Savage Ventmaw
Por fim, no que diz respeito a proteção, eu não usaria muitos efeitos assim mas tem várias mágicas que dão hexproof/indestrutível para suas criaturas no verde. Mas talvez valha um slot ou dois.
Gosto muito de Tyvar's Stand porque pode ser proteção por G ou um jeito fácil de bater letal com sua mana extra
Snakeskin Veil, Tamiyo's Safekeeping e Blossoming Defense são outras opções legais
Ufa, acho que isso cobre tudo. |
Muito obrigado, dei uma modificada mais cara (mas talvez saia um pouco do orçamenento e faça uma versão alternativas com tap lands mesmo) e ficou assim:
Gruul Dragon - No tap lands
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No meu ver, para a manabase funcionar você precisaria de 4 Game Trail e pelo menos 2 Cinder Glade. Afinal, você quer sempre ter G no primeiro turno, mas quer RR no terceiro. A proporção de Montanhas e Florestas também precisa ser ajustada para sempre ter mana verde na mão inicial. Testar inicialmente algo como:
4 Game Trail
2 Cinder Glade
9 Florestas
9 Montanhas
Substituir alguns dos Flame Slash por Bushwhack também te ajuda a acessar RR cedo sem abrir mão de slot de remoção.
Do jeito que está o deck parece estar com um problema sério de cores de mana, pois os Elfos não ajudarem com mana vermelha pode te prejudicar bastante. Daí a importância das dual no turno 1 e 2, ou de fazer uma mágica que busque terrenos. Insisto no Cultivate/Kodama's Reach por permitirem buscar 2 básicas, então mesmo quando você abrir com 2 Florestas + Elfos você consegue buscar 2 Montanhas para descer dragão imediatamente no turno 3. |
Muito obrigado pela ajuda ! Dei mais uma modificada, se puder dar uma olhada:
Gruul Dragon Deck
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O deck não ficou marcado como público, não consegui abrir aqui!
«Moderador da Seção Casual»
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Kaylxrd
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Postado em: 17/07/23 11:21 |
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Recentemente dei uma olhada em comunidades de decks abaixo de $5, e achei um deck bem interessante Gruul de dragões da conta 5dollarMTG no tappedout, peguei a lista dele e dei umas alteradas e acabou ficando assim: Gruul Dragão
Gostei de como ficou, apesar de que vejo problemas relacionadas a proteção, apesar de ter adicionado a lista o Regente do Ataque Fulminante. E vejo problemas em relação a comprar cartas, o que me recomendariam alterar pra adicionar formas de comprar cartas no deck ?
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Eu fiz um deck parecido para a minha esposa já. Essa lista parece legal para usar como base, só precisamos levar algumas coisas em consideração.
Efeitos de redução de custo de mana como Dragonlord Servant são melhor implementados em decks que farão mais de uma mágica daquele tipo por turno. Isso porque, se você for fazer apenas um dragão, ele tem o mesmo efeito de uma mágica de acelerar mana (seja o Elfos de Llanowar ou um Rampant Growth), só que apenas para mágicas de dragão e com a vulnerabilidade de ser uma criatura. Caso você consiga consistentemente fazer 2 mágicas de dragão por turno ele estaria "gerando" 2 manas, o que faz ele ser melhor. Mas a menos que seja esse o caso eu desaconselho utilizar essa carta. O Dragonspeaker Shaman, mesmo custando 1 mana a mais, vale mais a pena por reduzir o custo em 2, o que impacta muito mais o jogo do que o Servant, e ainda assim fico com o pé atrás com ele.
Grosso modo, acho que cartas que restringem como você pode usar a mana acelerada são um pouco de uma armadilha por limitarem suas opções. Especialmente se o topo de curva do deck tiver cartas que não sejam dragões, como o Sarkhan.
24 terrenos parece legal pelo tanto do deck, só acho que seria bom fazer uma escolha: terrenos virados ou desvirados.
Usar terrenos virados sai mais barato, lógico, mas eles bagunçam um pouco a curva de mana. Por exemplo, se você abrir com Floresta + Llanowar e no turno seguinte tiver que fazer um terreno virado você acelerou E desacelerou sua mana. Isso significa que você perdeu o benefício principal dos Elfos em um turno (que é pular da curva 1 para a 3 direto, acelerando seu jogo). Não é diferente de você ter aberto com o terreno virado e seguido de floresta: pois no turno 2 você tem apenas 2 manas do mesmo jeito. Claro que isso muda de figura no turno 3 (pois os Elfos produzirão a 4ª mana se você baixar mais um terreno básico), mas para isso você precisa que os Elfos sobrevivam E que você acerte mais um terreno.
Se você planejar seu deck para abrir sempre com os terrenos virados no primeiro turno, vale a pena substituir os Elfos por algum acelerador de mana de turno 2 mais resiliente que te faça saltar da curva 2 para a 4 direto e seja menos exposto a remoção. Isso é interessante porque seus dragões ofensivos já começam na curva 4, especialmente se você conseguir um gerador de mana que também adicione mana vermelha. Minhas sugestões:
Ilysian Caryatid te acelera ainda mais depois do primeiro dragão com poder 4+
Paradise Druid não toma remoção enquanto estiver desvirada
Wose Pathfinder te dá uma habilidade ativada no lategame
Llanowar Loamspeaker
Armored Scrapgorger e Channeler Initiate te ajudam com mana cedo e atacam mais tarde
Sylvan Caryatid é minha favorita por bloquear bem e não tomar removal, mas ela subiu bastante de preço
Rattleclaw Mystic te dá a opção de baixar por morph e depois dar uma explosão de mana pois você paga {2} para ele adicionar {G}{U}{R} e ainda vira ele no turno, acelerando 2, mas não gosto tanto dele assim
Ou, para não depender de mais criaturas em campo, acelerar a mana de outras maneiras como:
Rampant Growth
Sakura-Tribe Elder
Fertile Ground
Wolfwillow Haven
Como a curva 1 proativa sairia do deck daria até para acrescentar mais 1 ou 2 terrenos dual que entram virados como Raging Ravine, que te dá uma criatura pra bater lategame ou Temple of Abandon que te ajuda um pouquinho com o scry.
Dito isso, a outra opção é cortar os terrenos que entram virados para ter mais consistentemente 3 manas no turno 2 e te dar vantagem mais cedo. Para isso, trocaria os guildgates por uma combinação de Game Trail, Rootbound Crag e Cinder Glade com bastante básica para entrar de pé. Daí nisso focaria em ter 1-drops apenas verdes para te auxiliar a no turno 1 fazer Floresta e na curva 3 ter acesso a outros ramps como Cultivate, por exemplo. Acrescentaria uns 2 Elvish Mystic no deck para mais consistência.
Com uma manabase certinha assim você fica focado em acelerar no turno 1 e no turno 2 fazer Ovo ou outro ramp que te faça fazer dragões o quanto antes. Birds of Paradise seria ideal, mas subiu muito de preço. Para fazer turno 2, além do Draconic Disciple você pode usar:
Cultivate / Kodama's Reach
Grow from the Ashes
Blighted Burgeoning
Search for Tomorrow pode ser suspensa turno 1 ou feita turno 2 com aceleração
Enfim, isso tudo aqui tá pensado para te ajudar no seguinte passo a passo:
1- acelerar
2- fazer dragões pequenos (cmc 4)
3- setup para dragões grandes (cmc 6+)
Dito tudo isso, também me ocorreu que Bushwhack é uma boa carta para esse tipo de deck porque alivia um pouco a carga de removal enquanto te ajuda a acertar terrenos cedo se necessário.
Quanto a opções para comprar cartas realmente é um pouco limitante pelas cores, mas para se recuperar ou consistentemente acessar cartas ao longo do jogo temos várias opções
Elemental Bond, Colossal Majesty, Lifecraft's Bestiary, Tribute to the World Tree e Garruk's Uprising são alguns exemplos de cartas que te dão acesso a mais cartas conforme o jogo passa. O ruim delas é que para fazê-las você não vai baixar uma ameaça num turno importante
Eu gosto muito mesmo de Evolutionary Leap como jeito de responder a remoções ou trocar criaturas pequenas por outras em jogos longos. Além disso, sinergiza legal com os Ovos
Harmonize é um clássico e não tem erro
Into the Fire é uma adição recente e bem versátil que embora não compre muitas cartas pode compensar bastante
Return of the Wildspeaker, Rishkar's Expertise e o -3 do Garruk, Primal Hunter exigem que você tenha uma criatura na mesa já, mas geralmente valem a pena
Shamanic Revelation é legal se o deck fizer várias criaturas, mas talvez valha o teste
Into the WIlds te permite acessar várias cartas por um tempo limitado
Chandra, Fire Artisan e Chandra, Pyromaster são legais por te darem acesso a mais uma carta por turno, e sinergizam com o Sarkhan
Outpost Siege
Valakut Exploration
Agora, queria sugerir mais alguns dragões para você. Acho que os que você escolheu já estão legais, mas vai que você não conhecia alguns desses:
Atsushi, the Blazing Sky
Avaricious Dragon
Dragonborn Champion
Glorybringer
Stormbreath Dragon
Dragon Broodmother
Preyseizer Dragon
Savage Ventmaw
Por fim, no que diz respeito a proteção, eu não usaria muitos efeitos assim mas tem várias mágicas que dão hexproof/indestrutível para suas criaturas no verde. Mas talvez valha um slot ou dois.
Gosto muito de Tyvar's Stand porque pode ser proteção por G ou um jeito fácil de bater letal com sua mana extra
Snakeskin Veil, Tamiyo's Safekeeping e Blossoming Defense são outras opções legais
Ufa, acho que isso cobre tudo. |
Muito obrigado, dei uma modificada mais cara (mas talvez saia um pouco do orçamenento e faça uma versão alternativas com tap lands mesmo) e ficou assim:
Gruul Dragon - No tap lands
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No meu ver, para a manabase funcionar você precisaria de 4 Game Trail e pelo menos 2 Cinder Glade. Afinal, você quer sempre ter G no primeiro turno, mas quer RR no terceiro. A proporção de Montanhas e Florestas também precisa ser ajustada para sempre ter mana verde na mão inicial. Testar inicialmente algo como:
4 Game Trail
2 Cinder Glade
9 Florestas
9 Montanhas
Substituir alguns dos Flame Slash por Bushwhack também te ajuda a acessar RR cedo sem abrir mão de slot de remoção.
Do jeito que está o deck parece estar com um problema sério de cores de mana, pois os Elfos não ajudarem com mana vermelha pode te prejudicar bastante. Daí a importância das dual no turno 1 e 2, ou de fazer uma mágica que busque terrenos. Insisto no Cultivate/Kodama's Reach por permitirem buscar 2 básicas, então mesmo quando você abrir com 2 Florestas + Elfos você consegue buscar 2 Montanhas para descer dragão imediatamente no turno 3. |
Muito obrigado pela ajuda ! Dei mais uma modificada, se puder dar uma olhada:
Gruul Dragon Deck
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O deck não ficou marcado como público, não consegui abrir aqui! |
Vacilei haha, coloquei como público agora.
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Blitkun
Urso
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Postado em: 18/07/23 05:41 |
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Fiz alguns testes de mão inicial aqui e sugiro os seguintes ajustes:
-1 Floresta
-1 Montanha
+1 Cultivar
+1 Trilhar
Com os Trilhar dá pra abaixar a contagem de terrenos do deck tranquilamente. 22 terrenos com 6 elfos e jeitos de buscar/rampar terrenos é tranquilo. A maioria das mãos tinha remoção para o começo do jogo e dragões para fazer mesa. Algumas vezes os dragões pesados demorariam muito para entrar, mas não foi sempre o caso.
Achei muita diferença entre as mãos que abrem de elfo+cultivar e as que vão mais lentas. Não gosto muito do Ovo de Dragão, então até diminuiria uns 2 dele para acrescentar 2 Sakura-Tribe Elder que também ajudam a fazer dragão de 4 manas turno 3.
-2 Ovo de Dragão
+2 Sakura-Tribe Elder
Uma coisa que senti um pouco falta para versatilidade do deck foi um jeito de lidar com artefatos/encantamentos/permanentes que não sejam criaturas. Talvez seja material para sideboard mesmo, depende de como você prefere jogar. Existem opções gerais como Beast WIthin, que pega tudo (e um 3/3 não é problemático para o deck lidar) e são facilmente colocadas no maindeck, ou Cankerbloom/Thrashing Brontodon que são bichos que você sacrifica se precisar. No caso de usar sideboard dá pra ter coisas mais focadas para subir quando necessário como Destructive Revelry, Return to Nature ou similar. Wilt é legal porque você consegue trocar por um draw quando não precisar, e cartas como Abrade também valem a pena pena verstatilidade.
Minha sugestão de sideboard é ter cartas que te ajudem nas seguintes situações:
- contra deck com muitas remoções
- contra decks mais rápidos que o seu
- contra anulações
- contra artefatos/encantamentos problemáticos
- contra estratégias de cemitério
Tenho sugestões para cada uma dessas coisas, mas vai de você querer usar sideboard ou não. Caso não queira, seguem as recomendações finais:
-1 Floresta
-1 Montanha
-1 Rugido Dracônico
-3 Ovo de Dragão
-1 dos dragões de 7 manas ou mais
+1 Cultivar
+2 Sakura-Tribe Elder
+2 Abrade
+2 Thrashing Brontodon
Caso queira usar sideboard:
-2 Abrade
+1 Ovo de Dragão
+1 Trilhar ou Rugido
e se monta o sideboard
«Moderador da Seção Casual»
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