Emerson-1
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Postado em: 21/03/23 18:34 |
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Ola pessoal tudo bem ? Jogo Magic faz um tempinho, tenho um Deck Monored aggro, um Boros Cycling e um Dimir Mill. E todos eles foram baseados em listas que vi de youtubers e jogadores, estou pra montar um GOLGARI MIDRANGE, porem dessa vez, quero partir da ideia da minha cabeça, e gostaria de algumas dicas e sugestoes se puderem sobre a lista que eu vou passar aqui.
Levando em consideraçao que eu nao curto colocar 4 copias de tudo, acho bacana ter variedade , remocoes de criaturas, encantamentos, artefatos, ganhar vida, draw, cartas que geram mana, enfim. O meu aggro so bate, o boros so reclica e o mill so milla, depois de algumas partidas fica meio chato, e ter um Deck mais aberto a possibilidades a partida dura mais e fica mais divertida.
https://deckstats.net/decks/227324/2959623-golgari-mid , esta ai o link, quem puder dar uma olhadinha e uma critica ficaria muito agradecido Valeeu
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Blitkun
Urso
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Postado em: 22/03/23 11:54 |
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Ola pessoal tudo bem ? Jogo Magic faz um tempinho, tenho um Deck Monored aggro, um Boros Cycling e um Dimir Mill. E todos eles foram baseados em listas que vi de youtubers e jogadores, estou pra montar um GOLGARI MIDRANGE, porem dessa vez, quero partir da ideia da minha cabeça, e gostaria de algumas dicas e sugestoes se puderem sobre a lista que eu vou passar aqui.
Levando em consideraçao que eu nao curto colocar 4 copias de tudo, acho bacana ter variedade , remocoes de criaturas, encantamentos, artefatos, ganhar vida, draw, cartas que geram mana, enfim. O meu aggro so bate, o boros so reclica e o mill so milla, depois de algumas partidas fica meio chato, e ter um Deck mais aberto a possibilidades a partida dura mais e fica mais divertida.
https://deckstats.net/decks/227324/2959623-golgari-mid , esta ai o link, quem puder dar uma olhadinha e uma critica ficaria muito agradecido Valeeu |
Partir para um deck mais flexível e adaptável de acordo com a partida é realmente divertido e pode te trazer muita variedade de jogo. A única questão que acho importante comentar antes é que um deck midrange antes de mais nada é um deck que possui elementos de controle e elementos de aggro que pode se comportar como aggro ou controle dependendo de como a partida rolar.
O principal ponto de pressão em montar uma lista midrange é encontrar cartas que funcionem tanto ofensivamente quanto defensivamente, em diferentes estados de jogo (na vantagem, na desvantagem, no board stall, na abertura) e medir sua eficiência.
Quando se trata de um midrange casual, ainda, é necessário pensar em que tipo de ameaça e resposta se pretende ter.
Pensando nisso, algumas cartas me chamaram a atenção em sua lista por não terem função muito versátil, como Colossification, por exemplo. As cartas de aceleração de mana também são, virtualmente, "perdidas" por serem apenas isso. Não é um problema ter aceleração num midrange, mas é importante repensar a utilidade de cada carta individualmente em cada tipo de partida: se você quer acelerar sua mana, talvez seja melhor dedicar mais slots a isso e jogar com um plano mais proativo, por exemplo.
Quanto mais versatilidade, melhor. Binding the Old Gods é um exemplo de carta muito interessante por ser uma remoção que te traz um recurso e ajuda a empurrar dano. Nem sempre todos os efeitos serão otimizados, mas você quase sempre vai ter algo que queira remover do oponente, pegar uma floresta do deck não é ruim e, no máximo, o terceiro efeito passa em branco.
Criaturas com efeitos quando entram e morrem são excelentes em midrange por serem um 2:1 natural - você ganha um efeito e faz um pouco de mesa. Ravenous Chupacabra é um excelente indicador do que precisamos ir atrás, assim como o Kura.
Planeswalkers são muito versáteis e, no mínimo, te ganham vida virtualmente absorvendo ataques. Entretanto, daria preferência a planeswalkers capazes de se defender sozinhos, seja com uma habilidade que crie bloqueadores ou que tenha uma remoção embutida. Vraska the Unseen é um bom exemplo por desencorajar ataques no +1 e ter uma ótima remoção no -3. Ob Nixilis Reignited, Liliana, Death's Majesty, Garruk, Primal Hunter, Garruk Relentless, Vraska, Golgari Queen e Garruk Wildspeaker são alguns exemplos. Esses tendem a ser muito bons num board vazio, controlam o board se houverem poucas criaturas e, no mínimo, levam embora uma ameaça e te ganham um pouco de vida na desvantagem.
Dito isso, vou fazer mais algumas sugestões de cartas para você ver o que vai te interessando. Lembra de ir substituindo as cartas que fazem "só uma coisa" por cartas que fazem "mais do que uma" para ter um deck mais abrangente. Sobre curva de mana, também não recomendo usar coisas com cmc muito alto... Como disse antes, a menos que você queira ser proativo sempre, aceleração de mana acaba sendo meio desperdiçada. Existem algumas exceções notáveis como Sakura-Tribe Elder, que te ganha tempo bloqueando e rampa um terreno, ou Deathrite Shaman que tem aceleração junto de outras habilidades que são relevantes ao longo do jogo, ou no mínimo que te acelerem e dêem alguma vantagem junto.
Algumas sugestões tiradas dessa pesquisa:
Callous Bloodmage
Eternal WItness
Plaguecrafter
Jadelight Ranger
Nissa, Vastwood Seer
Lembra de focar em criaturas que entrem cedo e te tragam vantagens, mesmo que pequenas - e quanto mais versáteis, melhor. Evite cartas que "só ganhem vida" ou "só exilem cemitério", busque as que façam mais de uma coisa.
Quanto a remoções, experimente o mesmo. Quanto mais versáteis, melhor (aí óbvio que vão aparecer as mais caras), mas existem algumas ótimas opções com preços bem acessíveis por aí. Maesltrom Pulse tá absurdamente barata hoje em dia, e é uma remoção maravilhosa, apesar de ser sorcery. Dá pra parear com algumas instants como Putrefy ou Mortality Spear para cobrir os outros casos. Experimenta também alguns sweepers, sempre é bom. Gosto muito de Phyrexian Scriptures também.
Descartes variam muito de potência de acordo com o tipo de jogo. Quanto mais rápido o formato, mais importantes os descartes - mas se for algo mais relax não precisa esquentar tanto com eles. Todo modo, se não quiser torrar grana em Thoughtseize dá pra pegar Pilfer, Duress, Inquisition of Kozilek. Gosto muito de Elspeth's Nightmare também nisso, mesmo que seja um descarte mais demorado. Não exagere nos efeitos de descarte - o ideal é poder abrir o jogo com um desses para desarmar seu oponente ou atrapalhar seu sequencing e saber contra o que você tá jogando, mas achar muitos deles ao longo do jogo tende a ser ruim.
Em jogos mais longos, além de planeswalkers, você pode achar interessante usar coisas tipo Phyrexian Arena para se manter achando recursos. Existem algumas boas alternativas por aí.
Me diz o que você vai achando e continuamos conversando aqui!
«Moderador da Seção Casual»
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Emerson-1
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Postado em: 22/03/23 17:02 |
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Blitkun , entendi todos os pontos sim, vou analisar todas as cartas que voce me passou, e fazer algumas trocas e ver como se comporta, agradeço desde ja a atencao.
Minha intencao nas criaturas com Deathtouch me ajudam a segurar um pouco o ataque inimigo, varias delas tem lifelink, que me ajuda a ganhar um respiro.
A COLOSSIFICATION eu coloquei so pelo Meme, seria legal equipar um bicho com lifelink, com sorte ela me faria ganhar o jogo tambem , dependendo da criatura equipada.
Vou analisar a troca de uma VIVIEN por algum outro Planeswalker que voce indicou, pra ter mais opcoes, colocar um que faz alguns tokens, pra crescer a mesa ou ter sempre algum block , talvez o Garruk, Primal Hunter cria uns 3/3 bacanas.
As cartas que exilam o cemiterio eu deixariam em standby inicialmente ja que tentaria intencao em usar a Liliana Vess, o -8 dela e bom demais.
Gostei da ideia da Phyrexian Arena, que me faz comprar mais uma carta por turno, aliada com os artefatos que ganho vida, eu praticamente compro dois cards sem perder vida.
Agora sobre os titan e mamutes , sim tem um custo elevado, a kura e os elfos me ajudariam a Rampar, e eu seguro a mesa destruindo as criaturas, e com as Deathtouch enquanto eles nao vem.
Enfim, vamos conversando se tiver disponibilidade , Muito obrigado amigo.
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