PAUPER - Agora é um Formato Oficial (ATUALIZADO)
 PAUPER - Agora é um Formato Oficial (ATUALIZADO)
gelcila

Esquilo
0 Referências
Posts: 5206
Registro: 28/10/07

Postado em: 28/06/19 05:19
Bom dia, galera Pauperosa. :)
Estou trazendo mais uma novidade para todos vocês. Uma senhora novidade.

*** IMPORTANTE ***
Pessoal, este tópico está sendo atualizado constantemente com novas informações. São muitos cards para analisar e é um pouco difícil não deixar nada passar. Neste momento eu creio já ter citado aqui todos os cards com potencial para entrar no formato. Mesmo assim novas atualizações podem ser necessárias.
Cada atualização vai ter uma postagem no final deste tópico e no corpo principal, as alterações feitas depois do tópico original, estarão destacadas como [EDIT] ou [ERRATA].

+ * + ÍNDICE + * +

1. *** Pauper Chega ao Papel ***

2. *** Minhas Considerações ***

3. *** Muito Mais Munição para o Pauper ***

4. *** Nova Lista de Banidas ***

5. *** TOP 10 Melhores Cards Novos do Pauper ***

6. *** Falando Sobre Desbanimentos ***

7. *** Especulação e Preços ***

8. *** Concluindo ***


Obs: Você pode usar a busca do navegador para ir direto ao assunto que desejar.



*** Pauper Chega ao Papel ***


O dia que muitos esperavam (e outros duvidavam) chegou. Enfim, a espera acabou. O não-formato mais querido de todos agora é oficial também no papel.
Não sei por onde começar. Essa notícia pegou todo mundo de surpresa, tanto é que a primeira coisa que eu corri para conferir foi a data, com medo de ser primeiro de abril. XD
Nem o mais otimista de todos poderia achar que a Wizards oficializaria o Pauper agora, mesmo ela recentemente dando sinais que estava trabalhando bastante para isso.
No link abaixo você pode conferir o anúncio oficial da Wizards:
-*-*-*-PAUPER COMES TO PAPER-*-*-*-

O comunicado diz que nas próximas semanas haverá suporte oficial aos torneios Pauper e que eles ainda estão trabalhando para unificar as comuns exclusivas no papel e online.
Será que teremos em breve o lançamento de todos os cards (pelo menos os comuns) que ainda não existem no Magic Online, para zerar essa diferença?

A oficialização do formato forçou a Wizards a fazer alguns ajustes:

* O Pauper será listado como um formato em nosso site. (No site oficial da Wizards, no link que tem informações sobre os formatos)

* O Wizards Event Reporter permitirá que eventos do formato Pauper sejam sancionados em lojas locais e para grandes torneios.

* O Gatherer apoiará oficialmente a busca pela legalidade Pauper em 9 de julho deste ano.

* A definição de legalidade do Pauper está se expandindo para incluir qualquer card comum impresso no papel ou comum num set digital. Se o card estiver listado como comum no Gatherer de qualquer set, ele é legal no Pauper. Isso adicionará cards ao formato que anteriormente não eram legais no Magic Online.

Os cards abaixo farão parte da lista de banidas do Pauper.

* Hymn to Tourach

* Sinkhole

* High Tide

Eles vão acompanhar agora de perto o desenvolvimento do formato e farão as mudanças necessárias nos futuros anúncios de banidas e restritas.
Aqui eles já deixam claro que a possibilidade de novos banimentos é muito real, mas cautelosamente eles vão colher os dados antes para saber se realmente é necessário e quem será a bola da vez.
Eles também dizem estar empolgados com o que os jogadores vão trazer de novidades para o meta a partir de agora.

O Magic Online implementará o novo Pauper com a atualização do Core Set 2020 e lançará novas ligas com o novo formato a partir de 2 de julho. Ótima novidade para jogadores do MTGO. :)


*** Minhas Considerações ***


Bem, é isso pessoal.
Vou dizer o que acho sobre o ocorrido.
A Wizards acertou fazendo esse anúncio agora, aproveitando o crescimento que o Pauper está tendo já a alguns anos.
Ao contrário do que eu achava, a Wizards não eliminou as diferenças entre as comuns impressas e online para poder oficializar o Pauper. Na verdade, esse comunicado nos faz crer que isso vai começar a ser feito agora.
Ela simplesmente unificou todas as comuns e agora qualquer comum é válida. Parece que as lojas que já jogavam dessa forma estavam prevendo o futuro.
O formato deve ter um crescimento absurdo agora. Creio que muitos players que só jogam outros formatos vão começar a montar seus decks Pauper.
Em lojas de pequeno porte o Pauper tem potencial para facilmente ser o formato mais jogado, se já não era antes disso.
Espero que a minha previsão apocalíptica sobre o aumento de preço das staples Pauper também esteja errada. A procura deve aumentar bastante agora, mas como a Wizards adotou a algum tempo uma política de reprint massiva, mesmo que os preços subam um pouco agora, mais cedo ou mais tarde deverão voltar ao normal.
EDIT - O que estourou de preço foram alguns dos melhores cards novos. Ainda bem que praticamente todos os cards antigos permaneceram com o mesmo valor ou tiveram levíssimas alterações.

Analisando os novos cards que entrarão para a lista de banidas do Pauper, dá para ver que eles foram bem coerentes.
Hymn to Tourach poderia deixar qualquer versão de Mono Black com uma vantagem absurda sobre os demais arquétipos. Muitos que jogavam pela raridade do papel (o Pauper IRL) podem até discordar deste banimento, apesar dele já ser esperado.
Particularmente gosto muito desse card e acho que poderia ficar em teste por um tempo, pelo menos até o próximo anúncio de banidas e restritas, mas eles devem ter um bom motivo para bani-lo logo de cara.

Sobre o Sinkhole, não tem muito do que reclamar. Também gosto bastante do card, mas um land destruction de custo 2 e sem drawback é algo um pouco fora da curva. Em outros formatos ele é, digamos, menos injusto. Mas no Pauper o desequilíbrio que ele causaria possivelmente o faria ser banido já no primeiro anúncio de banidas e restritas após essa grande mudança no formato que estamos presenciando.
Infelizmente nunca teremos disponível no Pauper a melhor mágica de destruição de terrenos que já existiu. :(

High Tide vai de encontro com a política recente de anti-combo da Wizards para o Pauper.
Não quero nem imaginar os decks que surgiriam. Um card fortíssimo que fatalmente nos traria pelo menos 1 deck dominante, como aconteceu com o UR Drake/Tron Drake e o UB One Drops/UB Delver.

Em 2015 eu postei um tópico aqui mesmo no fórum Pauper sobre as diferenças das comuns no papel e online. Inclusive vou fazer uma última atualização nele assim que puder. (Avisarei aqui mesmo quando o fizer)
O tópico a que me refiro é o seguinte:
-*-*-*-PAUPER - Diferenças entre MTGO e Papel-*-*-*-

Foram alguns anos acompanhando com todos vocês a evolução e crescimento do formato, comemorando a cada vez que a diferença de comuns entre papel e online diminuía, só esperando ansioso o dia que finalmente o Pauper passaria a ser um formato oficial fora do ambiente online.
Comemoramos também todas as conquistas que o Pauper teve em aspecto nacional e mundial, como Pauper em grandes GPs, Nacional Pauper, e o visível cuidado que a Wizards mostrou recentemente estar tendo com o formato, apesar de não parecer ser o ideal ainda.
Felizmente estamos aqui, agora, comemorando mais essa vitória e ansiosos pelo que a Wizards vai fazer pelo formato daqui pra frente.

[EDIT] Confiram abaixo os links que o Scryfall liberou para facilitar a nossa busca de cards pauper.
Novas Comuns Adicionadas ao Formato Pauper - 413 cards
Todos os Cards Atualmente Disponíveis no Pauper - 7,082 cards


*** Muito Mais Munição para o Pauper ***

Fui atrás de ver o que o Pauper ganhou de reforço e abaixo você pode conferir quais as novidades que temos de melhor, na minha opinião.

--- Branco ---

*False Defeat e Breath of Life
Agora podemos ter um Reanimator mais consistente, apesar de mais lento do que as versões BR e UB.
Resurrection (que recentemente se tornou Pauper) é um card com o mesmo efeito, mas seu custo o torna um pouco pior do que essas duas num deck que não é apenas branco.
Será que rola um Reanimator de 3 cores?
Será que um BW Reanimator pode surgir?
São cards muito fortes que podem ver jogo mesmo em um deck sem temática de reanimar, mas que tenha alguma interação até mesmo que ainda não foi explorada no Pauper.

*Festival of Trokin
Branco, além de verde e vermelho, é a cor das fichas. Criaturas que se multiplicam a cada turno com muita facilidade. Mágicas e mais mágicas que proliferam criaturas criando uma horda que parece sem fim.
Esse card pode ser uma resposta contra decks muito rápidos, como o Burn, RDW, Affinity e Stompy.

[EDIT] *False Peace
Card interessante que pode ser usado contra agros e também com o objetivo de não perder o Monarca.
É um card praticamente com "efeito Fog", mas pode ser melhor dependendo da estratégia por que as criaturas nem chegam a atacar.

[EDIT] *Equinox
Novos decks e mecânicas de destruição de terrenos podem surgir a qualquer momento. Já temos o Mono Black LD, Ponza decks e mais recentemente um UR LD. Mono Red LD e Mono Green LD também são possíveis decks que tem potencial para se dar bem no novo meta.
Equinox é uma boa resposta com um efeito único no branco para este tipo de mecânica.

[EDIT] *Remove Enchantments
Esse card tem um texto um pouco confuso que demorei para entender, mas é uma alternativa muito boa contra decks de Aura, como o Bogles e o Mono White Heroic, podendo ser usado até por esses mesmos decks.

--- Azul ---

*Sage of Lat-Nam
Card com um bom efeito e que de todas as raridades só não foi lançado como mítico até agora.
Draw é sempre bom, e com a possibilidade de explorar efeitos de artefatos quando morrem ou quando deixam o campo de batalha, é melhor ainda.
Não dá para imaginar muito bem se esse card jogará ou não, mas tem um bom potencial para rodar.

*Anti-Magic Aura
Esse é interessante. Uma proteção azul que não cessa no final do turno e que cai bem em criaturas que não dependem de ser alvo para funcionarem.
Como exemplo temos o Atog, Elusive Spellfist, Burning Prophet, etc.
Diferente dos outros cards, não tenho muita confiança que Anti-Magic Aura será usado, mas de toda forma é bom estarmos cientes da existência de um card com esse efeito na cor azul.

*Sunken City
Rapaz... será que é o fim do medo que o Mono Blue Delver/UR Skred tem de cards como Electrickery e Shrivel?
O "Crusade azul" coloca as queridas fadinhas em outro patamar, podendo enfrentar de igual para igual decks com fichas que voam, Glint Hawk e Kor Skyfisher.
Quem sabe também não é um reforço para o esquecido Blue Weenie tornar-se definitivamente um deck meta?

*Blue Elemental Blast
É quase "mais do mesmo", mas não exatamente. Apesar de ser relativamente pior do que Hydroblast, é uma boa alternativa para quem tem dificuldades de encontrá-la.
Vou explicar a diferença entre Blue Elemental Blast e Hydroblast. :)
Enquanto Blue Elemental Blast diz para você anular uma mágica vermelha ou destruir uma permanente vermelha, Hydroblast diz para você anular uma mágica se ela for vermelha, ou destruir uma permanente se ela for vermelha.
Sendo assim, Hydroblast pode ter como alvo mágicas ou permanentes de qualquer cor ou até mesmo sem cor alguma, mas só vai anular ou destruir se a permanente for vermelha.
Isso implica que, em situações bastante específicas, você pode fazer jogadas com Hydroblast que não poderia fazer com Blue Elemental Blast.
Eu posso dar de cabeça três exemplos de jogadas que mostram como Hydroblast é melhor que Blue Elemental Blast.
1. Você pode dar alvo em um Phantasmal Bear e criaturas com efeitos semelhantes, mesmo que são sejam vermelhas.
2. Você pode usar como resposta a habilidade do Chittering Rats, para não se atrasar na partida. (Só serve se for o único card na sua mão)
3. Você pode usar de munição para o Kiln Fiend, conjurando o Hydroblast tendo como alvo um terreno qualquer por exemplo, só para aumentar o seu poder e com isso causar um dano maior, podendo até mesmo vencer a partida com isso.
Podem existir algumas outras boas jogadas, mas vocês entenderam por que um é melhor do que a outro.
Toda essa explicação acima também vale para Red Elemental Blast e Pyroblast.

*High Tide - Banido
É uma pena que a Wizards não deixou a gente brincar um pouco com ela. :P

*Unstable Mutation
Desde os primórdios eu imagino esse card no Infect.
Não vejo outro deck sendo tão beneficiado quanto o Infect com esse card.
Será que alguém se atreve a fazer uma versão para ver no que vai dar?

*Mystic Remora
Esse card é meio errado. Principalmente por que pode ser mais uma arma para decks de Tron.
Mystic Remora tem uma estratégia que combina com decks de Land Destruction, e já vimos um UR LD em um torneio recente no MOL.
Ele pode ser interessante também em decks de Mill. Quem sabe agora essa estratégia não apareça com mais força e novos decks além do Turbo Fog possam surgir?

*Canal Courier
Sinceramente, eu não sabia (ou não lembrava) que o "Monarca azul" não era válido no Pauper.
Só achava que não era usado pelo seu alto custo, mas certamente teremos hard controls (monoblue ou com azul e outra(s) cor(es) que não sejam preto e/ou branco) se aproveitando dele.
Não o vejo como um reforço para o Tron, já que com facilidade ele pode usar o Monarca branco, preto ou até mesmo o verde, mas não o faz.

*Zuran Enchanter
Pode ser um grande achado para controls UBs. Um descarte instantâneo parece tão errado quanto alguns dos cards que estão na lista de banidas do Pauper atualmente. Mas sua restrição de só poder usar a habilidade durante o seu turno e o fato de ser uma criatura com 1 de resistência, deixam as coisas mais aceitáveis. Zuran Enchanter pode ser fatal com alguma mecânica funcional de desvirar criaturas.
Esse card também combina com a mecânica de LD, já que isso faz com que dificilmente a mão do seu oponente se esvazie durante toda a partida.
Vamos ver se algo pode ser feito.

*Soul Barrier
Mais um card que combina com a estratégia de LD.
São tantas que dá até esperança de algum deck baseado nisso surgir em breve.
Tirando isso, ainda pode ser um bom card para se usar de side em decks azuis ou que tenham azul como uma de suas cores, contra decks com muitas criaturas.

*Omen
Mais um cantrip pra conta.
O Ponder de custo 2 tem potencial em decks que já usam o Ponder original e não serve olhar apenas dois cards com o Preordain e nem o Brainstorm seja tão funcional.

*Preemptive Strike
Já temos outros cards com o mesmo efeito, mas aqui há um diferencial. Preemptive Strike é feitiço, portanto não leva Dispel.
Pode aparecer uma cópia em algum Mono Blue, UR ou UB hard control.
[ERRATA] - Preemptive Strike foi atualizado no Gatherer (provavelmente a algum tempo já) como sendo mágica instantânea. Então desconsiderem o que eu falei sobre não levar Dispel. Mas ainda creio que pode ser usado nos decks que eu disse.
De qualquer forma, desculpem-me pelo erro. São muitos cards e detalhes para verificar. Sempre que eu encontrar algo que precise ser corrigido ou reiterado, volto aqui para fazê-lo.

[EDIT] *Merchant Scroll
Na correria, acabei esquecendo desse que deve ser um dos melhores cards que o Pauper ganhou com essa unificação.
Apesar da restrição de só poder buscar mágica instantânea azul, um tutor de custo tão baixo é um ganho muito forte para o Pauper.
Não consigo pensar agora em um deck específico que possa usá-lo, mas pode ser uma boa arma para Flicker decks que também usem Counterspell, Dispel e Echoing Truth.
Merchant Scroll pode surpreender demais e ser até um futuro candidato a banimento.

[EDIT] *Enchantment Alteration
A primeira coisa que eu pensei quando vi esse card foi no Acid Trip. Poder deslocar o Reality Acid ou o Spreading Seas para outra permanente parece ser algo bem funcional. Até mesmo em resposta a habilidade de uma Bounceland, por exemplo.
Pelo que entendi você pode trocar a permanente de lugar independentemente do controlador. Ou seja, contra um Bogles você pode pegar uma Etheral Armor e passar ela para o seu Kor Skyfisher, por exemplo. É quase um side dentro do maindeck. Achei muito forte. Vamos torcer para o Acid Trip se fazer presente nos próximos torneios do Magic Online. É um deck muito divertido e dá para fazer uma versão atualizada bem interessante.

[EDIT] *Psychic Purge
Esse card é bom e ao mesmo tempo não é. Se por um lado o azul pode sofrer um pouco contra descartes, por outro lado o efeito da mágica em si não é tão bom contra decks pretos. No MBC tradicional mesmo, 1 de dano não mata ninguém.
Levar um Duress ou um Wrench Mind com Psychic Purge na mão, de preferência sendo a única mágica não criatura, é muito bom. Mesmo assim são situações muito específicas. Esse card só está aqui praticamente por que o seu segundo efeito é muito bom mesmo. Ele não deve ver jogo em nada.
Apesar da cor preta estar bem presente atualmente com MBCs, Zumbis, BRs, BW e UBs, não acho que gastar slot do side com ele seja proveitoso.
Agora imagine esse card sendo vermelho. Aí a história muda.

[EDIT] *Vodalian Mage
Esse "Daze com pernas" parece ser muito bom. Seu custo benefício é justo. Acho que se tivéssemos alguns Magos mais decentes poderíamos ter um tribal com uma boa consistência.
Não parece que é um card que vá chegar a ser usado, mas fica o registro por ser uma criatura com uma habilidade muito forte.

[EDIT] *Déjà Vu e Sage's Knowledge
Dois cards com um bom efeito. É uma pena que não busque também mágicas instantâneas. Talvez seja uma alternativa interessante para um Reanimator.

--- Preto ---

*Swarm of Rats
Já ouvi falar mais de uma vez como seria legal um tribal de ratos no Pauper.
Temos disponíveis alguns ratos interessantes e com mais reforços de peso como Swarm of Rats, em breve essa ideia pode sair finalmente do papel.

*Ashes to Ashes
Apesar de boa, é bem suicida. Não sei se seu custo/benefício realmente compensa.
Eu sempre gostei desse card desde que comecei a jogar Magic, mas não creio que vá jogar. É só para ficar o registro de que agora ele será válido. É bom correr para providenciar um set, mesmo sendo um card com o futuro incerto.

*Hymn to Tourach - Banido
Como eu já disse, a Wizards acertou nesse banimento.
Apesar de não terem dados para analisar, pelo menos não na mesma proporção do Magic Online, Hymn to Tourach é visivelmente um card com power level muito acima do aceitável para o Pauper atual.

*Painful Memories
Um card legal de atraso de jogo. Também é mais um que eu sei que não vai jogar, mas fica o registro aqui principalmente por que são poucos os cards com esse tipo de efeito no Pauper. Que tal um deck com Chittering Rats e Painful Memories?

*Sinkhole - Banido
Esse é um que já "nasce" banido no Pauper. Mono Black LD com Sinkhole e Hymn to Tourach poderia sem dúvidas dominar o formato. Banimento acertado.

*Pestilence Rats
Olha aí o tribal de Ratos tomando forma. :)

*Darkness
O Fog preto pode ser uma alternativa interessante de side em decks agros, ou até mesmo em controles para evitar a perda do Monarca.

*Word of Binding
Muito bom para agros pretos (Ratos e Zumbis) contra outros agros.

[EDIT] *Transmutation
Posso estar viajando muito nos meus pensamentos loucos de deckbuilder, mas esse card me deu uma ideia louca de um BW Tireless.
O preto perde um pouco em draws, mas ganha armas secretas como Tainted Strike.
Tireless Tribe junto com Seeeker of the Way podem fazer um grande estrago numa versão BW.

[EDIT] *Norritt
Esse card é muito feio (não, não estou falando da ilustração), com custo muito alto e muito fácil de lidar. Porém, a sua habilidade é muito forte.
Forçar a criatura que você quer do oponente a atacar, pode ser muito bom.
De toda forma, é mais outro card que está aqui apenas para registro e por ser bem diferente do que estamos acostumados.

--- Vermelho ---

*Orcish Mechanics
O seu efeito é muito forte, mas infelizmente é uma criatura muito fácil de lidar.
Quem sabe num deck de controle vermelho e talvez mais outra(s) core(s) e alguns artefatos com efeitos legais?

*Fireball
A lendária Bola de Fogo agora é Pauper. Apesar de já termos cards melhores, fica aqui o registro.

*Red Elemental Blast
Se você leu tudo até agora, viu toda a explicação acerca da Blue Elemental Blast e Hydroblast.
Então é basicamente a mesma coisa.
Red Elemental Blast é um bom reforço e dá a possibilidade de usar 8 cards com o mesmo efeito.
Mas eu acho difícil que alguém queira cometer esse exagero. :D

*Goblin Grenade
Um dos melhores cards que o Pauper ganhou nessa leva.
O deck de Goblins e o Red Deck Wins podem ter uma crescente relevância no meta daqui pra frente. Vamos torcer para isso. :)
Decks como o Goblin Storm ou que usem Impact Tremors, também podem se proveitar de Goblin Grenade.

*Guerrilla Tactics
Uma resposta muito boa do Burn contra descartes. :)

*Mountain Goat
O lendário Cabrito Montês, um dos cards mais poderosos de Magic, agora é Pauper.
Sem dúvidas vai dominar o formato e muitos decks baseados nele surgirão. Meu medo é que seja banido.

*Crown-Hunter Hireling
O Monarca vermelho deve ser o pior dos 5.
Esse eu também não sabia que não era válido ainda. Interessante pensar que exatamente os 3 melhores Monarcas eram válidos no Pauper.
Ainda falta um Monarca artefato. Que vacilo, Wizards. :P

[EDIT] *Forked Bolt
Mais um card que deixei passar, mas aqui está ele.
O poder desse card é incrível. É outro que deve impactar o formato e aparecer rapidamente em algumas listas.
Um deck que ele parece encaixar bem é o Boros Monarca, mas decks como o UR Skred ou algum UR Control mais tradicional também podem se aproveitar de sua versatilidade.

[EDIT] *Disintegrate e Lava Burst
São outras alternativas ao Fireball. Mesmo assim acho difícil alguém usar algo diferente de Rolling Thunder.

--- Verde ---

*Gaea's Touch
Um ramp interessante. Não tenho a mínima ideia do que fazer com isso, mas parece ser um bom card.

*Spore Cloud
Spore Cloud é um bom reforço para o Turbo Fog.

*Avoid Fate
Apesar de muito específico, é um card bem interessante e bom de se ter guardado.
Pode vir a ser um bom candidato a side.

*Venom
Quando comecei a jogar, ouvi falar de um "combo" com Venom+Taunting Elf.
Bem, essa jogada agora é possível no Pauper. :)
Com efeito parecido ao Taunting Elf, ainda temos o Shinen of Life's Roar.

[EDIT] *Brown Ouphe
O Pauper ganhou muita coisa com efeito inédito no formato. Anular habilidades é uma delas.
Conseguem imaginar em que deck esse card pode ser muito bom, e por quê? Não?
Qualquer deck de Tortured Existence, que também use a cor verde, ganhou um reforço incrível aqui, ainda mais com a chegada da Tormod's Cript ao formato. Alguns BGs com arquétipos diferentes também pode se aproveitar da sua habilidade.

[EDIT] *Rust
A mesma coisa da anterior, mas sendo mágica instantânea.
Se tiver espaço para o verde em algum Reanimator, esse aqui seria uma boa adição.
Tem um deck BG que Rust encaixa muito bem. Não lembro o nome do arquétipo, mas ele usa Gurmag Angler, Hooting Mandrills e Grisly Salvage.

--- Multicolorido ---

[EDIT] *Dark Heart of the Wood
Para não dizer que o Pauper não ganhou nenhum card multicolorido bom nessa leva, está aí.
Seu efeito é muito interessante, talvez até num BG Tortured. Sabemos que temos cards pretos e verdes que conseguem recuperar terrenos do cemitério. Alguma coisa interessante pode sair aqui.

--- Artefato ---

*Ashnod's Altar
Esse card cheira a combo.
É outro que tem potencial para ser banido. Espero não me assustar com o que possivelmente está por vir.

*Feldon's Cane
Esse sem dúvidas é um bom side contra decks Mill.
Faz tempo que eu imagino Feldon's Cane no Pauper. Chegou a hora então.

*Tormod's Crypt
Um dos cards mais antigos (se não o mais) com efeito de exilar o cemitério de um jogador.
Ótima alternativa ao lado de Relic of Progenitus e Nihil Spellbomb.
Pode ser até melhor em decks que tem muitos terrenos virados, para não perder a chance de baixar o hate logo no primeiro turno.
Mais um card para buscar com Trinket Mage ou ajudar a fazer o combo do Golem Foundry.

[EDIT] *Thought Vessel
Essa faltou na postagem original, mas foi por falta de competência mesmo.
Quando vi esse card enquanto estava analisando eu não consegui enxergar esse potencial todo. Mas o Caio Aguiar Dornelles puxou a minha orelha no Grupo Pauper Brasil, lá no Face. Valeu, man! :)
Pensando bem, é um card muito bom para decks que compram muito. Decks que usam Mulldrifter, por exemplo. Com talvez Ghostly Flicker... E ainda quem sabe uma ou outra Menmonic Wall perdida. É, isso mesmo que você está pensando aí. Mais um card que pode deixar o Tron ainda mais forte.
Já imaginou que legal um Tron com 10~15 cards na mão na maior parte do jogo?
Thought Vessel também parece combinar muito bem com a mecânica de Monarca.

[EDIT] *Cursed Rack
Por favor, não leiam essa parte, podem pular...
Infelizmente pode ser mais uma arma fortíssima do Tron contra decks de controle. Faz uma combinação mortal junto com Thought Vessel, ganhando mão "infinita" e deixando o oponente com a mão limitada.
Espero que ninguém tenha essa ideia.

--- Terreno ---

*Desert
Ótimo card. Sem dúvidas um dos grandes destaques que temos aqui. Alguns controles devem usar. Por um lado é pouco melhor do que Quicksand, mas no geral é muito superior por não precisar sacrificar e ainda causar dano a voadores.
Decks de fada devem encontrar um problema difícil de ser resolvido agora.
Decks de Elfos e Goblins também podem sofrer, mas neste caso temos aqui duas cores que conseguem lidar bem com terrenos.
White Weenies (tradicionais, não o Heroic) que aparecem uma vez a cada eclipse solar, também serão prejudicados.


[EDIT] - *** Nova Lista de Banidas ***

Aqui você confere o link oficial dos cards banidos no Pauper: -*-*-*-BANNED CARDS-*-*-*-

Revisado: 28 de junho de 2019
As seguintes cartas são banidas neste formato:

Cloud of Faeries

Cloudpost

Cranial Plating

Daze

Empty the Warrens

Frantic Search

Gitaxian Probe

Grapeshot

Gush

Invigorate

Peregrine Drake

Temporal Fissure

Treasure Cruise

High Tide

Hymn to Tourach

Sinkhole


[EDIT] - *** TOP 10 Melhores Cards Novos do Pauper ***


Eu realmente não costumo fazer um ranking dos melhores quando analiso alguns cards, mesmo achando que isso é algo bastante empolgante de se ver.
Vou tentar dar explicações convincentes para mostrar o por quê esses 10 cards serem os melhores. Vamos ver como me saio, então.




10º - Feldon's Cane - Começando com uma aposta. Feldon's Cane pode ser bom tanto de maindeck quanto de side. Na questão de tê-la no sideboard, no momento não é tão atrativo. Porém, sempre há uma possibilidade de decks Mill aparecerem. Com essa grande leva de cards novos chegando eu não ficaria admirado se um ou mais decks Mill ganhassem força para se tornar tier em pouco tempo.
Me veio à mente agora que Feldon's Cane pode ser um fortíssimo anti-exílio de cemitério. Um Mono Black se prejudica muito, um Tortured nem se fala e ainda mais um Reanimate.
Se bem que o Tortured tem agora duas ótimas opções para se livrar de remoção de cemitério. Brown Ouphe e Rust. E ainda tem Gilded Light para se livrar do efeito do Bojuka Bog. (Valei pelas dicas, Lucas)
Esses e outros decks podem usar Feldon's Cane de side como uma alternativa bastante viável de mecânica anti-side. Afinal, é melhor ter o seu cemitério de volta ao seu grimório do que perdê-lo para sempre.
Você pode estar imaginando em que estratégia usar Feldon's Cane de maindeck seria proveitoso. Eu creio que novos decks com a premissa de comprar muitos e muitos cards possam surgir. Feldon's Cane + Thought Vessel + muitos e muitos draws e alguma estratégia louca, parece ser interessante. E para aproveitar mais ainda essa quantidade de draws você pode colocar a melhor geração de mana de todos os terrenos que existem no Pauper, os lands de Urza.
O único deck que já existe e acho que Feldon's Cane até combina com a sua estratégia, é o UR Puzzle.




9º - Forked Bolt - Agora em nono lugar um card que certamente vai entrar com uma ou duas cópias de maindeck em alguns decks já consolidados no formato. Boros Monarca, Boros Bully (esse tenho menos certeza), BR Control (praticamente qualquer versão), UR Skred (creio que alguns jogadores vão testar por um tempo, mas ela não vai permanecer) e talvez o novo Snow Boros. Também pode ser um bom card para um UR Control mais tradicional.
Forked Bolt é bom sozinho, mas combinado com Electrickery pode ser ainda melhor, pois lhe dá a possibilidade de destruir duas criaturas com 2 de resistência, além do estrago que o Electrickery já fez.







8º - Blue Elemental Blast e Red Elemental Blast - Em oitavo lugar temos uma dupla bem conhecida por todos.
Eu só vi até agora um Top 10, que foi o do Canal Stompy (estou evitando ver Tops antes de concluir o meu) e lá eles juntaram esses dois cards. (Recomendo que assistam esse vídeo. Ficou muito bom)
Mesmo que eu não tivesse assistido é algo natural colocá-las juntas. Creio que isso vai ser unanimidade em todos os Tops nacionais e internacionais.
A minha previsão é que sejam usadas em todos os sides com azul e/ou vermelho. Exceto no Izzet Blitz, por motivos que já foram explicados aqui.
O principal motivo é que são mais fáceis de achar e bem mais baratas que a Hydroblast e a Pyroblast, e depois, por que uma quinta/sexta cópia (ou até mais, quem sabe) certamente pode entrar em alguns decks. Parece exagero, mas usando a mesma lógica que Mono Blacks costumam ter mais do que 4 descartes em seu side, não seria de estranhar que acontecesse o mesmo com elas.




7º - Sunken City - Em sétimo temos uma boa surpresa que pode ser um grande reforço para alguns poucos decks. Há uma real possibilidade de Sunken City entrar no side do Mono Blue Delver e do UR Skred. Eles podem usar algumas cópias até mesmo no maindeck como reforço para finalizar a partida mais rapidamente, principalmente no caso do Mono Blue Delver que pode deixar de usar o Spire Golen nesse caso.
Também pode surgir um novo Blue Weenie mais voltado para as fadas, aproveitando-se da recém chegada Faerie Seer. Já que não temos mais Gush o nosso querido amigo Fathom Seer, o "Gush com pernas", pode marcar presença também.




6º - Goblin Grenade - Em sexto temos um card bastante óbvio, portanto pouco falarei sobre ele.
Para a alegria de muitos, Goblin Grenade pode ser o card que vai colocar de vez o Red Deck Wins e o deck de Goblins em posições privilegiadas no meta. É um card que se fosse possível, entrariam 8 no deck (e mais 4 no side). Outros decks com Kuldotha Rebirth (Boros ou Mono Red), ou até mesmo o Goblin Storm, também são propícios a usá-la, só que em menor quantidade.




5º - Tormod's Crypt - Em quinto temos um card que deve ser usado massivamente em decks muito rápidos no lugar de Relic of Progenitus. Decks rápidos demais não devem precisar da excelente habilidade de tirar 1 card do cemitério que a Relic of Progenitus tem. Além disso a Tormod's Crypt é perfeita para a velocidade desses decks, já que você não precisa pagar mana para conjurá-la, o que faz com que você não perca velocidade num dos momentos mais cruciais, que é o início da partida. Sendo assim, esse decks vão ficar ainda mais avassaladores.
Tormod's Crypt tem algumas desvantagens em relação à Relic of Progenitus e Nihil Spellbomb, por isso mesmo que não deve ser substituída em todos os decks.
Uma jogada que pode ser feita agora e que lembra muito o Vintage, é Duress e Tormod's Crypt. :)
Também há a possibilidade de vermos pela primeira vez dois artefatos com esse efeito presentes no mesmo deck. Um que isso pode acontecer é o UB Trinket. Aliás, conjurar um Trinket Mage e uma Tormod's Crypt no terceiro turno vai ser lindo demais.




4º - Mystic Remora - Em quarto, beirando a medalha de bronze, temos um card com grande potencial para criar novos decks.
Por enquanto é só especulação, mas sabemos do potencial que um card como esse tem.
Creio que não represente um perigo tão grande a ponto de ser banido, apesar de ser muito forte e encaixar como uma luva em algumas estratégias.
Em alguns cards é um pouco difícil imaginar o que combina com ele para uma nova estratégia se formar, e Mystic Remora é um deles.
Então não vou citar cards, jogadas ou decks que podem surgir. Isso seria um exercício bastante cansativo e talvez não tão recompensador. Vamos ver o que o pessoal tem a aprontar com essa belezinha.




3º - Desert - Finalmente chegamos ao Top 3. :)
O terceiro melhor card é o card que provavelmente será um dos mais usados de todos os novos.
Em geral muitos controles se beneficiarão. É uma boa alternativa para decks de Tron. BWs, MBC, BRs e qualquer outro hard control que use no máximo 2 cores.
Desert também vai fortalecer muitos decks com a mecânica de Monarca.
De longe, os mais prejudicados aqui são o Mono Blue Delver e o UR Skred. No caso do primeiro, é bem mais danoso e pode fazer o deck dar uma sumida do meta por um tempo. (Ou não, né? Sunken City tá aí também pra ser usada)




2º - Merchant Scroll - E em segundo lugar um card que pode desbalancear o formato.
Os tutores que já temos no Pauper já são bem apelões, mesmo tendo certas restrições. Ainda assim nenhum é danoso ao Pauper, mas Merchant Scroll já chega com o carimbo de banido na testa. É um card que pode facilmente desbalancear o formato. Vamos torcer para que não, pois quanto mais cards fortes, mais o Pauper tem a ganhar. Esse card também tem um potencial enorme de criar um novo arquétipo.
Merchant Scroll favorece muito decks de combo e controle, como vocês já podem ter notado. A primeira coisa que vem à cabeça são decks de Flicker, mas coisa muito pior pode surgir daqui pra frente.
Ele também pode ser usado no Mono Blue Delver, UR Skred, Mono Blue Control (hard control) e qualquer outro deck que sua maioria seja azul, que não seja tão focado no agro.
Os cards mais buscados devem ser Ghostly Flicker, Counterspell, Dispel, Hydroblast e Echoing Truth. Ter um card que pode buscar side é muito proveitoso. Deve entrar no Dimir Flicker também, pela versatilidade.




1º - Ashnod's Altar - E em merecidíssmo primeiríssimo lugar, um card que parece estar na raridade errada.
Mana infinita já é uma realidade.
Não vou me estender muito. Leia o card com atenção e reflita o quão isso pode ser errado no Pauper. (Não estou reclamando, apesar de parecer)
Vejam só essa combinação: Ashnod's Altar + Safehold Elite + Ivy Lane Denizen.
Eu realmente não pensei em mais nada além disso, mas acredito que muitas coisas incríveis podem ser feitas com Ashnod's Altar.
Apesar de artefato, é um card que também pode ver jogo fora do Tron.
Bem... acabei de pensar em mais uma coisa. Talvez possa surgir um deck com uma estratégia maluca de rampar, fabricar criaturas pequenas e sacrificá-las para conseguir baixar bichões com muita facilidade. Essa estratégia combina com o verde, onde há muitas criaturas que colocam fichas quando entram ou quando morrem, e criaturas que retornam ao campo quando morrem. Esse poderia vir a ser ser um deck divertido, forte e equilibrado, diferente de um combo que finalize o jogo na hora.
Apesar de tudo, por enquanto não passa de mais uma especulação que pode não vingar.
Ashnod's Altar, na minha limitada visão, depende de pelo menos dois outros cards, o que pode torná-lo inviável. (Do que eu estou falando? Existem jogadas altamente funcionais com três cards. Ghostly Flicker, Archaeomancer e Chittering Rats é um bom exemplo disso)

Trazer o Top 10 para esse tópico foi fácil em um aspecto e bem difícil em outro.
Escolher os cards foi bem fácil. Fiquei com poucas dúvidas. Por outro lado, ranqueá-los foi uma tarefa bem complicada. Nem eu mesmo sei direito que critério usei para fazer isso. :P
Criar esse Top 10 foi muito divertido. Futuramente tem mais. :)


[EDIT] - *** Falando Sobre Desbanimentos ***


Até agora alguns dos novos cards nos deram a quase certeza de que durarão pouco no Pauper, mas estamos esquecendo de que as mudanças podem forçar também um card a sair do banimento.
Eu acredito que o meta vai ficar tão diferente que pode até ser necessário o retorno de algum card.
Acho que se acontecer, será a primeira vez no formato Pauper.
Eu chuto que Daze e Gitaxian Probe tem grandes chances de retornarem.
Tudo indica que de agora em diante a Wizards vai fazer um trabalho mais minucioso de estudo sobre o formato e isso amenta muito as chances da lista de banimento sofrer alterações contrárias ao que estamos acostumados.
Daze é um card muito importante e pode ser necessário para segurar os novos decks que estão chegando por aí. Além disso quase 100% dos players acharam desnecessário o seu banimento.
Gitaxian Probe também segue o mesmo caminho, pois olhar a mão pode se tornar arma importante para se preparar contra as novas ameaças que estão por vir.
Ficaremos na torcida.


[EDIT] - *** Especulação e Preços ***


O maior medo da maioria dos jogadores ao imaginar o Pauper sendo sancionado era sem dúvidas os preços e a proporção catastrófica que isso poderia tomar. Eu era um propagador ferrenho de que se o Pauper fosse sancionado o set do Delver of Secrets passaria a custar no mínimo R$ 100,00. Eu nunca estive mais feliz na minha vida por estar enganado.
Mas o que levou a isso? Eu acho que, primeiramente, a política recente de reprints da Wizards tem feito um bom papel e contribui fortemente para a não-alteração de preços dos cards que já eram Pauper antes do sancionamento. E o segundo motivo foi a entrada de muitos novos cards, onde vários deles são fortes. Tanto é, que foram apenas os novos cards que tiveram os preços elevados.

Dos cards novos que tratamos aqui neste tópico, os que estão mais caros agora, são: (Atenção, o preço abaixo foi verificado no dia 01/07/2019 às 6:00hs)
1. Desert - R$ 79,95
2. Mystic Remora - R$ 49,49
3. Preemptive Strike - R$ 27,99
4. Darkness - R$ 22,50
5. Thought Vessel - R$ 19,00
6. Ashnod's Altar - R$ 18,00

Não precisamos mais ficar com medo, pessoal. Um deck Pauper não vai passar a custar mais de R$ 1000,00. (Pelo menos não até as próximas duas décadas)
Quanto às que subiram de preço, muitos desses cards só estão caros agora por conta da tiragem. Então nada que um ou dois reprints não possam resolver.


*** Concluindo ***


Ufa, finalmente terminei. hehehe
Ler em torno de mais de 400 cards e procurar os melhores dentre eles realmente é bastante cansativo. Wizards, nunca mais faça isso. :P
Com essa última big-atualização que fiz creio que todos os cards relevantes para o Pauper foram citados aqui. Mas isso não significa que vez ou outra eu precise fazer alguma atualização trazendo algo que passou batido.
Enquanto eu escrevia esse tópico, o Scryfall (antigo Magiccards.info) passou por uma manutenção e agora mostra todos os cards comuns exclusivos no papel como válidos no Pauper. :)

Tivemos muitas novidades recentes no Pauper que sacudiram o mundo de Magic e agora, com esse último anúncio, 2019 sagra-se como o ano que vai entrar para a história do formato. Definitivamente 2019 é o ano do Pauper.

O Pauper vai sofrer mais uma mudança radical no metagame agora. Vão ser meses para se estabilizar depois de tanta novidade.
Eu, junto com todos os produtores de conteúdo que dão visibilidade ao Pauper, estaremos sempre aqui para trazer as novidades sobre o formato, que se Deus quiser, estão apenas começando.
Será que é agora que teremos uma edição Pauper Masters? :P
É uma brincadeira que faço a muito tempo, mas que agora passa a ter uma certa lógica para se tornar realidade. A Wizards tem que dar um bom suporte para o seu mais novo formato oficial.

Obrigado por separar uma parte do seu tempo para ler esse tópico.
Estou muito agradecido pelo apoio de todos . :)
O que vocês acham que vai acontecer com o formato a partir de agora?
Deixem seus comentários. :)

Editada em: 01-07-19 06:28:39 por gelcila.
 
gelcila

Esquilo
0 Referências
Posts: 5206
Registro: 28/10/07

Postado em: 28/06/19 07:37
***ATUALIZADO***
Adicionado o card azul Merchant Scroll na lista dos novos cards Pauper.

"[EDIT] *Merchant Scroll
Na correria, acabei esquecendo desse que deve ser um dos melhores cards que o Pauper ganhou com essa unificação.
Apesar da restrição de só poder buscar mágica instantânea azul, um tutor de custo tão baixo é um ganho muito forte para o Pauper.
Não consigo pensar agora em um deck específico que possa usá-lo, mas pode ser uma boa arma para Flicker decks que também usem Counterspell, Dispel e Echoing Truth.
Merchant Scroll pode surpreender demais e ser até um futuro candidato a banimento."


Editada em: 01-07-19 00:42:14 por gelcila.
 
gelcila

Esquilo
0 Referências
Posts: 5206
Registro: 28/10/07

Postado em: 28/06/19 09:07
***ATUALIZADO***
Adicionado o card vermelho Forked Bolt na lista dos novos cards Pauper.

"[EDIT] *Forked Bolt
Mais um card que deixei passar, mas aqui está ele.
O poder desse card é incrível. É outro que deve impactar o formato e aparecer rapidamente em algumas listas.
Um deck que ele parece encaixar bem é o Boros Monarca, mas decks como o UR Skred ou algum UR Control mais tradicional também podem se aproveitar de sua versatilidade."


Editada em: 01-07-19 00:42:45 por gelcila.
 
jhormungard

Esquilo
0 Referências
Posts: 183
Registro: 02/05/16

Postado em: 28/06/19 10:25
Agent of stromgald - é basicamente um elfo vermelho
 
surfe

Esquilo
0 Referências
Posts: 714
Registro: 27/04/16

Postado em: 28/06/19 11:10
O bacana é poder jogar torneios e quem sabe algo até algo maior no formato.
A parte ruim serão os preços. Pra isso terão q lançar algum tipo de produto, seja deck pré-montado ou um "pauper masters"
 
HAB_0013

Rebelde
0 Referências
Posts: 390
Registro: 31/01/08

Postado em: 28/06/19 11:35
Ótima notícia, teve youtuber meia boca falando que isso NUNCA aconteceria, que o pauper era um formato 4FUN que não era pra ser levado a sério. Então esse dia chegou, queria ver a cara dos camaradas agora, GRANDES ENTENDEDORES de Magic. To rindo muito aqui,,,,,vida longa ao pauper!!!


Editada em: 28-06-19 11:36:58 por HAB_0013.
 
MaKabro

Esquilo
0 Referências
Posts: 16
Registro: 27/07/14

Postado em: 28/06/19 11:49
Parabéns pelo Textão!
Conteúdo pra iniciados e iniciantes.

Como falei um dos poucos com credibilidade pra falar sobre essa unificação. Mais um tópico pra se tornar referência.
(Quando chegamos era tudo mato e Gerson tava ali pitando e traduzindo conteúdo. rs)

obs: Agora utilizar a ligamagic pra verificar validade de card pauper não é mais roubada pra iniciante rsrs. Isso sim é ser visionário.

Abraçao!!
 
Gikiler

Esquilo
0 Referências
Posts: 386
Registro: 17/07/09

Postado em: 28/06/19 13:00
Parabéns pelo artigo e obrigado pelo trabalho de filtrar as cartas utilizáveis.
Ainda acho que deveriam ter soltado ou sinkhole ou o hymn to tourach (não os dois juntos) pra ver como ficaria o formato.
 
JoseBrayner

Esquilo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 445
Registro: 17/09/15

Postado em: 28/06/19 13:17
Showzeira! Muito bom o texto.
 
Ikaro

Esquilo
0 Referências
Posts: 44
Registro: 14/03/16

Postado em: 28/06/19 13:32
Parabéns pelas análises Gerson!
E PNC do Modern!
 
skull_emperor_

Esqueleto
0 Referências
Posts: 140
Registro: 02/01/12

Postado em: 28/06/19 19:52
Legal ver umas coisas antigas liberadas novamente!
 
gelcila

Esquilo
0 Referências
Posts: 5206
Registro: 28/10/07

Postado em: 29/06/19 01:59
***ATUALIZADO***
Correção sobre o card artefato Preemptive Strike.

"*Preemptive Strike
Já temos outros cards com o mesmo efeito, mas aqui há um diferencial. Preemptive Strike é feitiço, portanto não leva Dispel.
Pode aparecer uma cópia em algum Mono Blue, UR ou UB hard control.
[ERRATA] - Preemptive Strike foi atualizado no Gatherer (provavelmente a algum tempo já) como sendo mágica instantânea. Então desconsiderem o que eu falei sobre não levar Dispel. Mas ainda creio que pode ser usado nos decks que eu disse.
De qualquer forma, desculpem-me pelo erro. São muitos cards e detalhes para verificar. Sempre que eu encontrar algo que precise ser corrigido ou reiterado, volto aqui para fazê-lo."


Editada em: 01-07-19 00:43:41 por gelcila.
 
gelcila

Esquilo
0 Referências
Posts: 5206
Registro: 28/10/07

Postado em: 29/06/19 02:01

É uma carta interessante. Ela só entraria num deck específico, tipo o One Land Drops.


Eu imagino um aumento grande e imediato na quantidade de jogadores de outros formatos começando a jogar Pauper agora.
Gente até que nunca pensou que ia jogar o formato. kkkk
Sobre os preços, pelo que vi só as cartas que tem aumentos consideráveis são as cartas novas. Toda a pool que já era Pauper tiveram leves aumentos. Nada demais. O que foi muito bom. A tendência é que os preços baixem com o tempo até o meta estabilizar e a Wizards começar a lançar produtos para reprintar as mais caras.


Eu não entendo essa raiva que o pessoal tem do Pauper. Um formato que não faz nada com ninguém e não dita o preço das cartas, salvo pouquíssimas exceções.
Talvez o grupo dessas pessoas que jogavam outro formato se dissipou quando alguns resolveram migrar para o Pauper.
Acredito que muitos falam mal também, mas é apenas pela zoeira.


kkkkkkkkkk
Valeu, MaKabro. :)
A produção de conteúdo Pauper cresceu muito e temos um pessoal bem capacitado. Me inspiro em todos eles, seja os que fazem vídeos ou apenas artigos. Essa conquista é nossa. Todos nós trabalhando em conjunto conseguimos isso. Não só produtores de conteúdo, mas até as pessoas que comentam nas postagens e vídeos, participam dos torneios em sua loja local, ensinam um novato e recebe diversos jogadores de braços abertos ajudando como pode, seja emprestando deck ou cartas avulsas. Todo mundo tem crédito em tudo que conseguimos até agora. :)


Gikiler, muito obrigado.
Ainda faltam alguns ajustes. Devo ter passado batido em muitas cartas. Além disso vou disponibilizar um link que mostre todas as cartas para fácil acesso de qualquer pessoa e também fazer um top 10.
Espero conseguir fazer isso logo.


Valeu Brayner, muito obrigado cara. :)
E o meta agora, hein? Vai ser uma doideira só.


Valeu, Ikaro. Agradeço e fico muito feliz que muitos tenho gostado. :)
Que ódio é esse com o Modern? auhauhauahua


Muito bom mesmo, skull_emperor_.
O leque de opções é maior do que qualquer lançamento de uma nova edição que o Pauper já recebeu.
E isso citando só as cartas jogáveis.
Ansioso demais para ver como o meta vai ficar.


Obrigado pessoal. Agradeço muito a todo o apoio.
Vou fazer até o domingo uma atualização do tópico com um top 10 e postar um link que facilitará a todos verem as novas cartas em um só lugar. :)

 
gelcila

Esquilo
0 Referências
Posts: 5206
Registro: 28/10/07

Postado em: 29/06/19 06:56
***ATUALIZADO***
Adicionado o card artefato Thought Vessel na lista dos novos cards Pauper.

"[EDIT] *Thought Vessel
Essa faltou na postagem original, mas foi por falta de competência mesmo.
Quando vi esse card enquanto estava analisando eu não consegui enxergar esse potencial todo. Mas o Caio Aguiar Dornelles puxou a minha orelha no Grupo Pauper Brasil, lá no Face. Valeu, man! :)
Pensando bem, é um card muito bom para decks que compram muito. Decks que usam Mulldrifter, por exemplo. Com talvez Ghostly Flicker... E ainda quem sabe uma ou outra Menmonic Wall perdida. É, isso mesmo que você está pensando aí. Mais um card que pode deixar o Tron ainda mais forte.
Já imaginou que legal um Tron com 10~15 cards na mão na maior parte do jogo?
Thought Vessel também parece combinar muito bem com a mecânica de Monarca."


Editada em: 01-07-19 00:44:38 por gelcila.
 
gelcila

Esquilo
0 Referências
Posts: 5206
Registro: 28/10/07

Postado em: 01/07/19 00:47
***ATUALIZADO***
Adicionado dois links. Um com todos os 413 cards novos válidos no Pauper e outro com todos os 7082 cards existentes no formato até agora.

"[EDIT] Confiram abaixo os links que o Scryfall liberou para facilitar a nossa busca de cards pauper.
Novas Comuns Adicionadas ao Formato Pauper - 413 cards
Todos os Cards Atualmente Disponíveis no Pauper - 7,082 cards"


Editada em: 01-07-19 01:10:30 por gelcila.
 
gelcila

Esquilo
0 Referências
Posts: 5206
Registro: 28/10/07

Postado em: 01/07/19 00:54
***ATUALIZADO***
Adicionado o card branco False Peace na lista dos novos cards Pauper.
Adicionado o card branco Equinox na lista dos novos cards Pauper.
Adicionado o card branco Remove Enchantments na lista dos novos cards Pauper.
Adicionado o card azul Enchantment Alteration na lista dos novos cards Pauper.
Adicionado o card azul Psychic Purge na lista dos novos cards Pauper.
Adicionado o card azul Vodalian Mage na lista dos novos cards Pauper.
Adicionado o card azul Déjà Vu na lista dos novos cards Pauper.
Adicionado o card azul Sage's Knowledge na lista dos novos cards Pauper.
Adicionado o card preto Transmutation na lista dos novos cards Pauper.
Adicionado o card preto Norritt na lista dos novos cards Pauper.
Adicionado o card vermelho Disintegrate na lista dos novos cards Pauper.
Adicionado o card vermelho Lava Burst na lista dos novos cards Pauper.
Adicionado o card verde Brown Ouphe na lista dos novos cards Pauper.
Adicionado o card verde Rust na lista dos novos cards Pauper.
Adicionado o card multicolorido Dark Heart of the Wood na lista dos novos cards Pauper.
Adicionado o card artefato Cursed Rack na lista dos novos cards Pauper.

"[EDIT] *False Peace
Card interessante que pode ser usado contra agros e também com o objetivo de não perder o Monarca.
É um card praticamente com "efeito Fog", mas pode ser melhor dependendo da estratégia por que as criaturas nem chegam a atacar."


"[EDIT] *Equinox
Novos decks e mecânicas de destruição de terrenos podem surgir a qualquer momento. Já temos o Mono Black LD, Ponza decks e mais recentemente um UR LD. Mono Red LD e Mono Green LD também são possíveis decks que tem potencial para se dar bem no novo meta.
Equinox é uma boa resposta com um efeito único no branco para este tipo de mecânica."


"[EDIT] *Remove Enchantments
Esse card tem um texto um pouco confuso que demorei para entender, mas é uma alternativa muito boa contra decks de Aura, como o Bogles e o Mono White Heroic, podendo ser usado até por esses mesmos decks."


"[EDIT] *[EDIT] *Enchantment Alteration
A primeira coisa que eu pensei quando vi esse card foi no Acid Trip. Poder deslocar o Reality Acid ou o Spreading Seas para outra permanente parece ser algo bem funcional. Até mesmo em resposta a habilidade de uma Bounceland, por exemplo.
Pelo que entendi você pode trocar a permanente de lugar independentemente do controlador. Ou seja, contra um Bogles você pode pegar uma Etheral Armor e passar ela para o seu Kor Skyfisher, por exemplo. É quase um side dentro do maindeck. Achei muito forte. Vamos torcer para o Acid Trip se fazer presente nos próximos torneios do Magic Online. É um deck muito divertido e dá para fazer uma versão atualizada bem interessante."


"[EDIT] *Psychic Purge
Esse card é bom e ao mesmo tempo não é. Se por um lado o azul pode sofrer um pouco contra descartes, por outro lado o efeito da mágica em si não é tão bom contra decks pretos. No MBC tradicional mesmo, 1 de dano não mata ninguém.
Levar um Duress ou um Wrench Mind com Psychic Purge na mão, de preferência sendo a única mágica não criatura, é muito bom. Mesmo assim são situações muito específicas. Esse card só está aqui praticamente por que o seu segundo efeito é muito bom mesmo. Ele não deve ver jogo em nada.
Apesar da cor preta estar bem presente atualmente com MBCs, Zumbis, BRs, BW e UBs, não acho que gastar slot do side com ele seja proveitoso.
Agora imagine esse card sendo vermelho. Aí a história muda."


"[EDIT] *[EDIT] *Vodalian Mage
Esse "Daze com pernas" parece ser muito bom. Seu custo benefício é justo. Acho que se tivéssemos alguns Magos mais decentes poderíamos ter um tribal com uma boa consistência.
Não parece que é um card que vá chegar a ser usado, mas fica o registro por ser uma criatura com uma habilidade muito forte."


"[EDIT] *Déjà Vu e Sage's Knowledge
Dois cards com um bom efeito. É uma pena que não busque também mágicas instantâneas. Talvez seja uma alternativa interessante para um Reanimator."


"[EDIT] *Transmutation
Posso estar viajando muito nos meus pensamentos loucos de deckbuilder, mas esse card me deu uma ideia louca de um BW Tireless.
O preto perde um pouco em draws, mas ganha armas secretas como Tainted Strike.
Tireless Tribe junto com Seeeker of the Way podem fazer um grande estrago numa versão BW."


"[EDIT] *Norritt
Esse card é muito feio (não, não estou falando da ilustração), com custo muito alto e muito fácil de lidar. Porém, a sua habilidade é muito forte.
Forçar a criatura que você quer do oponente a atacar, pode ser muito bom.
De toda forma, é mais outro card que está aqui apenas para registro e por ser bem diferente do que estamos acostumados."


"[EDIT] *Disintegrate e Lava Burst
São outras alternativas ao Fireball. Mesmo assim acho difícil alguém usar algo diferente de Rolling Thunder."


"[EDIT] *Brown Ouphe
O Pauper ganhou muita coisa com efeito inédito no formato. Anular habilidades é uma delas.
Conseguem imaginar em que deck esse card pode ser muito bom, e por quê? Não?
Qualquer deck de Tortured Existence, que também use a cor verde, ganhou um reforço incrível aqui, ainda mais com a chegada da Tormod's Cript ao formato. Alguns BGs com arquétipos diferentes também pode se aproveitar da sua habilidade."


"[EDIT] *Rust
A mesma coisa da anterior, mas sendo mágica instantânea.
Se tiver espaço para o verde em algum Reanimator, esse aqui seria uma boa adição.
Tem um deck BG que Rust encaixa muito bem. Não lembro o nome do arquétipo, mas ele usa Gurmag Angler, Hooting Mandrills e Grisly Salvage."


"[EDIT] *Dark Heart of the Wood
Para não dizer que o Pauper não ganhou nenhum card multicolorido bom nessa leva, está aí.
Seu efeito é muito interessante, talvez até num BG Tortured. Sabemos que temos cards pretos e verdes que conseguem recuperar terrenos do cemitério. Alguma coisa interessante pode sair aqui."


"[EDIT] *Cursed Rack
Por favor, não leiam essa parte, podem pular...
Infelizmente pode ser mais uma arma fortíssima do Tron contra decks de controle. Faz uma combinação mortal junto com Thought Vessel, ganhando mão "infinita" e deixando o oponente com a mão limitada.
Espero que ninguém tenha essa ideia."
 
gelcila

Esquilo
0 Referências
Posts: 5206
Registro: 28/10/07

Postado em: 01/07/19 06:29
***ATUALIZADO***
Criação do + * + ÍNDICE + * +
Criação de mais quatro seções.

[EDIT] - *** Nova Lista de Banidas ***
[EDIT] - *** TOP 10 Melhores Cards Novos do Pauper ***
[EDIT] - *** Falando Sobre Desbanimentos ***
[EDIT] - *** Especulação e Preços ***
 
Rrhapsody

Esquilo
0 Referências
Posts: 213
Registro: 27/03/14

Postado em: 01/07/19 09:00
Parabéns pelo tópico.
 
JoaoAlves

Esquilo
0 Referências
Posts: 36
Registro: 18/05/18

Postado em: 01/07/19 15:59
Parabéns pelo tópico, com toda a certeza deu muito trabalho!

Como crítica construtiva mesmo, está chato essa defesa das cartas que foram banidas, desejando que elas voltem. E não, os "quase 100% dos jogadores" não desejam que essas duas cartas voltem. O meta mudou e mudou para melhor! Está visivelmente mais saudável do que era. Qualquer um é livre para argumentar o que for, porém há números expressivos que mostram que os banimentos foram benéficos para o formato.

Sinceramente, parece que há uma casta de jogadores são incapazes de jogar com qualquer coisa que não desbalanceie o jogo. Isto é extremamente chato e cansativo.

E digo mais, Snap é o próximo alvo. Snap não é uma carta que desbalanceia per se, mas há um forte precedente de cartas banidas que desviram ilhas, assim como há, também, o histórico de banimento de "free spells".

Enfim, saíram inúmeras cartas inéditas, e boas, para o azul nesses dois últimos lançamentos. Está na hora de se desapegar do antigo e breedar algo novo. Permita-se a ser criativo e montar algo novo, diferente. Assim como, está na hora, também, de largar esse conceito de "azul sempre foi a cor mais forte da história do Magic", para validar qualquer desbanimento ou justificativa para não banir algo. É um novo momento para o Pauper e, meus amigos, está muito melhor do que já foi!

Editada em: 01-07-19 16:00:47 por JoaoAlves.
 
gelcila

Esquilo
0 Referências
Posts: 5206
Registro: 28/10/07

Postado em: 02/07/19 01:48

Valeu, Rrhapsody. :)


Opa JoaoAlves, tranquilo?
Deu um trabalhão do caramba, mas acabei me divertindo durante o processo. Acho que só por isso que consegui concluir.

Eu confesso que choro bastante e ainda não absorvi muito bem o banimento de Daze. De todas eu sinto falta, mas sei que Gush é muito forte. Gitaxian Probe eu acho que pode voltar, pois o meta deve mudar muito e ela pode não ter a mesma força de antes.
Minha bronca mesmo é com Daze. Não me conformo, ela foi banida por tabela. :(

É um card muito forte. No momento em que o Familiar ficar mais forte, Snap pode ir pro saco também.
Mas acho que no Familiar deve entrar Merchant Scroll. Aí o deck pode se tornar muito mais problemático. O problema é que a Wizards pode banir cards que já estavam no formato e deixar o que "estragou" o formato, como fizeram com Foil. Longe dela ser o problema sozinha. Mas agora ela ficou e não serve pra praticamente nada.
Eu nem lembrei do Snap pra buscar com o Merchan Scroll. Absurdo...

O Pauper ganhou muito com o sancionamento e com os banimentos.
Eu tento montar decks de várias cores (alguns que não usam azul) e vi que o azul continua muito forte. Só que o meta vai mudar drasticamente.
Ainda estou esperando alguma carta pra dar fôlego aos agros. Granada Goblin já resolveu, em teoria, o problema de dois decks. Espero que mais coisas cheguem e até mesmo quem sabe que outra tribo surja.

Só um acréscimo sobre o Merchant Scroll, que eu não pensei também e faz dela mais forte ainda.
Ela também pode buscar cards como Soul Manipulation, Agony Warp, etc.

Ainda não caiu a ficha muito bem. A felicidade é tremenda.
Bora ver o que o povo vai aprontar. :)

Editada em: 22-07-19 04:58:05 por gelcila.