[PRIMER] [COMPETITIVO] Mono Red Prison
 [PRIMER] [COMPETITIVO] Mono Red Prison
HAB_0013

Rebelde
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Registro: 31/01/08

Postado em: 09/02/19 15:46
Bem vindos ao Mono Red Prison

Regras do deck:

Gerar três manas no turno 1;
Terrenos não básicos são montanhas;
Todas as mágicas agora custam no mínimo 3.

Brincadeiras a parte, bora estudar essa máquina.

O Mono Red Prison é um deck que aproveitou um conceito antigo de base de mana e se adaptou ao metagame atual usado cartas recentemente lançadas que o levou a enfrentar, os já consagrados tiers do formato, de igual pra igual.

A premissa básica do baralho é punir seu oponente por jogar com uma base de mana gananciosa, jogar magias econômicas ou free-spells e ganhar vantagem do estado da mesa por meio da aceleração de mana.

O plano de jogo com o Red Prison é muito flexível, podendo adotar uma conduta aggro ou control desde o inicio da partida. Usando sol lands, mox de cromo e simian spirit guide, o plano principal do deck é gerar 3 manas no turno 1, seguido de uma destas peças da prisão: blood moon, magus of the moon, trinisfera ou cálice do vácuo com um marcador, esse é o plano caso consiga gerar somente dois manas no turno um, porém em muitos casos o cálice com um marcador vence o jogo sozinho, com estas aberturas o jogador adota uma linha control. Caso conheça o deck do oponente ou se preferir, pode descer um de seus bichos que geram tokens e adotar um mesa agressiva que pode levar o oponente a zero de vida em poucos turnos.

Como plano secundário, no desenvolver do jogo, em algumas versões descer uma ponte traiçoeira e vencer com as habilidades disponíveis de Pia e Kiran Nalaar, Hazoret a Fervorosa ou Chandra, torch of defiance garantem uma bela vitória caso o lock esteja fortemente estabelecido.

Mono Red Prison é um baralho único no fato de que, dependendo da sua mão de abertura, pode-se seguir 2 linhas de jogo muito diferentes já que a maioria dos outros decks existe somente uma linha de conduta que é quase sempre imutável.

O que o Red Prison exige para pilotar mais do que qualquer outro deck é um conhecimento do formato devido a sua linha mutável de conduta. O que o Red Prison precisa de você é uma compreensão de quais partes da prisão são pertinentes e a sequência com a qual elas serão reproduzidas. Se você tem o conhecimento necessário do meta, e uma compreensão de quais peças de bloqueio são necessárias para paralisar o baralho de seu oponente naquela match, o Red Prison lhe dará as ferramentas com as quais fazer isso, basta saber usar seus recursos com sabedoria.

II-A evolução do deck e como ganhou o GP:

O conceito do deck nasceu do extinto Dragon Storm, onde a aceleração de mana era conceito básico para se chegar a nove manas e jogar a carta que dava nome ao deck pegando vários dragões do deck, devido ao efeito rajada, e colocando em jogo.

A ideia de aceleração de mana foi a principal herança que o Red Prison recebeu, porém não com o plano de muitas manas para chegar ao combo, e sim o suficiente no turno 1 para que pudesse desenvolver um jogo hard control (Garry Campbell GP Birminghan 2018) ou agressivo (Kageyama Hiroki- The Last Sun 2018) e posteriormente (-Nicolo- MTGO)

Em maio de 2018 aconteceu o GP Birminghan onde o escocês Garry Campbell sagrou-se campeão pilotando a lista que até hoje é usada por vários jogadores que animados com um deck Legacy sem DUAL LANDs, viram o potencial destruidor em um meta hora enfestado de Grixis Delver com DRS (que ferva na lava escaldante do banimento para sempre) ainda válido no formato. Meses depois o pró player Andrea Mengucci postou um vídeo no youtbe com a lista idêntica onde conseguiu fazer um 5x0 no MTGO League competitive legacy.

https://www.youtube.com/watch?v=-lQzpyAD_KY

Red Prison 2018-05-12 - Grand Prix Birmingham 2018 Garry Campbell
 
09/02/2019
R$ 9.126,87
R$ 19.878,34
R$ 68.548,06
 
09/02/2019
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (15)
  
2,00
  
3,76
  
53,91
  
7,50
   
0,19
Planeswalkers (4)
   
5,50
 
14,32
Mágicas (4)
   
1,81
Artefatos (14)
  
159,99
 
328,50
 
55,35
2  
 
224,10
Encantamentos (4)
  
46,75
Terrenos (19)
1.099,63
11  
0,00
389,00
60 cards total

Sideboard (15)
 
9,29
2  
  
0,13
 
0,08
   
0,59
   
12,80
  
1,89


Desde então, o deck recrutou muitos adeptos pelo mundo e com a chegada da edicão Guilds of Ravnica o deck ganhou um novo reforço e mudou um pouco sua postura e o player Kageyama Hiroki no champ The Last Sun 2018 extraiu todo o potencial de uma carta trazida por esta edição, Goblin warboss e levando o Red Prison ao Top 3 deste campeonato com 190 players

Red Prison The Last Sun 2018 kageyama Hiroki
 
09/02/2019
R$ 8.637,57
R$ 18.947,41
R$ 67.023,82
 
09/02/2019
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (16)
  
2,70
  
2,00
  
3,76
  
53,91
  
7,50
   
0,19
Planeswalkers (6)
   
5,50
   
1,20
 
14,32
Mágicas (3)
   
1,81
Artefatos (11)
  
159,99
 
328,50
 
55,35
2  
 
224,10
Encantamentos (4)
  
46,75
Terrenos (20)
1.099,63
6  
0,00
0,00
389,00
60 cards total

Sideboard (15)
 
0,08
   
0,59
  
0,10
 
55,35
2  
  
1,46
  
15,92


E pra fechar nossa evolução, o user do MTGO (Magic The Gathering Online) -Nicolo- sagrou-se campeão do challenge do dia 21/01/2019. Aqui o deck toma uma forma ainda mais agressiva jogando sem Ponte traiçoeira e acreditando em uma mesa robusta devido as fichas geradas por seus goblins e também pela carta Hanweir Garrison adicionada a lista.

Red Prison MTGO Challenge 21/01/19 -Nicolo-
 
09/02/2019
R$ 9.319,25
R$ 20.520,79
R$ 72.940,86
 
09/02/2019
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (20)
  
2,70
  
2,00
  
3,76
  
6,64
  
53,91
  
7,50
   
0,19
Planeswalkers (4)
   
5,50
Mágicas (2)
   
1,81
Artefatos (12)
  
159,99
 
328,50
 
55,92
2  
 
224,10
Encantamentos (4)
  
46,75
Terrenos (18)
1.099,63
10  
0,00
389,00
60 cards total

Sideboard (15)
 
10,03
1  
  
0,13
   
0,59
 
55,35
1  
 
224,10
   
1,81
2  
  
1,46
   
4,05


Cards fixos do deck

4 blood moon
4 mox de cromo
3-4 espírito guia símio
2-4 magus da lua
2-4 trinesfera
4 cálice do vácuo
10 montanhas
4 Cidade de traidores
4 Tumba antiga
2-4 Chadra, torch of defiance
2-4 fiery confluence

III: Escolhendo os cards

Como você deve ter notado nas várias listas de deck, a seleção de cartas tem pouca variação. O baralho executa uma lista muito restrita de cartas necessárias para que funcione. Vamos analisar o valor de cada carta a seguir:

Pedaços da Prisão:

Blood Moon / Magus da Lua : Os efeitos moon são a sua passagem para travar T1 no blind. A grande maioria do formato opera em uma base de mana gananciosa e frágil. Empurrando um efeito moon no T1 contra muitos decks é GG. Mesmo que não seja o fim do jogo, muitas vezes é o suficiente para jogar tranquilo por vários turnos com o qual a vitória será certa. Sem falar que oportunamente, Magus da Lua é um corpo 2/2 que te auxilia muito em determinados matchs.

Cálice do vácuo : Cálice do vácuo é frequentemente parecido com o efeito moon, tanto quanto. Magicas com um CMC de 1 e 2 compõem uma parte impressionante do metagame. O Red Prison é capaz de fazer cálice com 1 e com 2 marcadores facilmente, nosso deck é projetado para funcionar com a curva três e quatro em diante, não sendo afetado, e em contra partida para muitos decks se tiver dois cálices na mesa para 1 e 2 não existe condições deste deck seguir com o jogo, GG.

Ensnaring Bridge / Trinisphere : Estas são as nossas peças de travamento tanto para inicio de jogo como para backup. Ao contrário dos efeitos de cálice e moon, essas peças de bloqueio não são quebradores de jogo na maioria das vezes, mas na circunstância certa, elas podem ser. Essas peças de bloqueio geralmente são mais projetadas para você executar seus planos ao longo do jogo. No entanto, já existem jogadores apostando mais no efeito trinesfera T1 seguido de um gerador de tokens no T2 para desestabilizar o oponente com uma corrida desleal, e quando conseguir fazer sua primeira mágica em regra será tarde demais.

Ameaças:

Goblin Rabblemaster / Legion Warboss / Hanweir Garrison Essas cartas são muito semelhantes no efeito. Muitas vezes, por conta própria, essas criaturas não são suficientes para explodir um jogo. Mas quando estão atrás de vários elementos da prisão protegendo-os, essas criaturas podem gerar uma pressão significativa e fechar o jogo rapidamente.

Chandra, Tourch of defiance : esta é uma das suas cartas mais poderosas no baralho. Ela pode lhe dar a versatilidade para cavar através de seu deck e encontrar mais peças de bloqueio e ameaças. Ela pode lhe dar a remoção de criaturas irritantes que seu oponente conseguiu resolver ao redor de suas peças de bloqueio. Também pode terminar os jogos atrás da sua ponte e outras peças enviando dano no andar de cima, de 2 em 2 com sua habilidade ou 5 de cada vez em seu emblema.

Hazoret a fervorosa /Pia e Kiran Nalaar : estas são suas criaturas situacionais e de versatilidade. Hazoret pode entrar e já bater 5 de cada vez, ou ela pode se sentar atrás de uma ponte e subir no andar de cima mandando 2 de cada vez. Pia é uma boa mistura de remoção, dano e corpos. Quando você está em um jogo longo, Pia é uma peça fantástica pela sua versatilidade, entra e coloca dois corpos 1/1 voar, causa dano sem bater e caso preciso acelerar ela tira a ponte traiçoeira do caminho para que todo mundo possa agredir o oponente. Ela é a melhor carta late game disparado.

Fiery Confluence: : Esta é provavelmente a melhor carta no baralho. Uma vez que você tenha um plano de jogo em ação, este card pode ser usado para limpar o tabuleiro de criaturas, remover artefatos problemáticos ou apenas enviar 6 para o andar de cima. Normalmente ela decidirá a maioria de seus jogos ou será peça fundamental para sair de uma situação problemática.

Terrenos:

Cidade de traidores /Ancient Tomb : sol lands deveriam se chamar soul lands neste deck, pois a definição de uma boa mão inicial é ter ao menos uma delas presente.

Mox de cromo/ Pétala de Lotus : como acima, estas cartas são críticas para gerar 3 manas no turno 1, mas a um custo muito real na forma da vantagem que o lock baixado irá lhe oferecer. Deve-se tomar cuidado com a decisão da primeira peça, se o jogador equivocar-se pode ficar no prejuízo e ter seu jogo estagnado por falta de visão e consequência direta do efeito da peça da prisão que foi baixada.

Simian spirit guide: da mesma forma das cartas acima, é essencial para ajudar a gerar a terceira mana do turno 1 e pode ser um corpo 2/2 que bloqueará ameaças letais até que você compre a carta certa.

Side board:

Faerie Macabre: Esta é uma carta muito importante. Ao lidar com baralhos que usam um plano de jogo de cemitério, como dredge, reanimator, loam, lands ou all spells para citar alguns. Você precisa ter uma resposta para rebater essas estratégias e ela dribla a taxa do Chanceler do anexo caso o reanimator queira trazer o capetão no g2 no turno 1 à mesa.

Ponte de traiçoeira: Para os decks com os quais esse card fornece valor, mesmo que mínimo, como Reanimator, OmniTell, etc, você vai querer ter acesso a mais cópias dela para o G2 dependendo da linha de main deck que o jogador escolheu. Além disso, você terá partidas onde os efeitos moon têm pouco valor devido ao uso de uma base de mana pautada em terrenos básicos. Portanto, ter cartas com valor baixo é melhor do que ter peças sem valor. Gradativamente ela tem saído do main deck de várias listas e ocupado apenas ligar no side devido a postura muito agressiva que recentemente os jogadores tem tomado com o deck colocando 10 criaturas que geram fichas, como já falamos anteriormente.

Sulphur Elemental/ Retorno Kozilek / Volcanic fallout : UW e UWr Miracles e DnT são combinações muito ruins para você. Essas cartas fornecem uma resposta muito real para esses problemas. O Sulphur Elemental apaga metade das criaturas que o DnT joga, e com flash aliado ao split second torna esta carta uma verdadeira cólera de Deus contra mesas com monges 1/1 prowes geradas pelo Mentor do monastério que é a principal kill do miracles atualmente ou Thalia acompanhada de Madre das Runas ou qualquer bixo x/1 do D&T. O retorno de Kozilek e volcanic fallout fornece varreduras que não são tão valiosas nessas partidas específicas, mas tem uma aplicação mais ampla a outros decks no formato como maverick, goblins, grixis piromancer no caso de volcanic fallout pelo fato de não pode ser anulada.
Fato é que a escolha de sulfur elemental é certa, definir qual dos dois varredores de mesa vai escolher fica a critério do metagame local.

Luneta enfeitiçada: uma carta que lançada recentemente que foi uma adição muito significativa ao Legacy. Pode ser uma aliada forte contra vários matchs, inclusive contra planeswalkers fortes como JTMS e Teferi.

Scab-Clan Berserker: uma opção contra storm e decks control, também pode ser usada em matchs onde blood moon se torna inútil, deixando o deck ainda mais agressivo.

Vidente do nó do pensamento: a versatilidade do custo e o corpo 4/4 aliado a um efeito que pode atrasar muito o jogo do oponente, esse alienígena nos auxilia em nossos piores matchs, como miracles e Show and tells da vida.

Karn, rebento de Uza: . Ele pode ser usado para gerar uma grande vantagem de cartas para ajudá-lo a escavar peças da prisão caso a linha seguida foi control, disputa lugar no mais deck em muitas lista com a Chandra, porém seu uso está cada vez menos frequente já que a Chandra mostrou-se mais efetiva em matchs como stoneblade e D&T fazendo com que jogadores mudassem suas listas de 2 de cada para apenas 4 Chandras.

Linha de força do vácuo: o anti grave mais querido de todos, mesmo com a sua condicionante para entrar em jogo ela pode facilmente substituir a fada macabra, já que o Red Prison é um deck que Mulliga muito bem até 4 podendo se recuperar no jogo enquanto leyline garante ao menos mais dois turnos para uma nova peça da prisão possa ser baixada.

Extração cirúrgica: usada por alguns players para burlar da taxa do Chanceler do anexo ou até mesmo garantir mais uma arma contra reanimator em um possível G3 seu uso se restringe a apenas uma cópia já que um dos planos contra decks que usam o cemitério é sempre cálice com um marcador.

Jaula do escavador de túmulos: muito efetiva no G2 tendo mais uma arma contra storm/reanimator/dregde evitando mulligans agressivos para encontrar uma trinesfera ou cálice do vácuo, seu uso também se limita a uma cópia.

Boil: Recentemente vários jogadores tem aderido a uma ou duas cópias para tentar equilibrar a chances contra UW, grande problema é ser inútil contra tells deck da vida.

Abrade: uma das melhores cartas lançadas recentemente, sua versatilidade para lidar com agulha medular ou Delver of Secrets é fantátisca. Ela foi mais usada quando DRS ainda era válido no formato, mesmo assim é um plus em matchs problemáticos com D&T.

Koth of the hammer: pouco presente nas listas atuais, apesar de ser muito bom contra matchs control, seu uso se restringe a uma cópia e a maioria dos jogadores já não cogita nem a possibilidade de uso.

IV: Posição no formato

Good Matchs:

RUG
Storm
Goblins
Merfolks
loam
Eldrazi
Infect
Death shadow
Turbo Derpths
Enchantress


Matchs justos: (50/50)

Reanimator
Burn
Maverick
dredge
Stoneblade
Painter's

Bad matchs:


Sneak Show
Show and tell
D&T
UW/UWr Control


Espero que tenham gostado do post e que ele possa ser uma luz para trazer novos adeptos ao deck, já que o custo beneficio é realmente compensador.

Pra finalizar, o que aprendi fazendo isso?

1- Escrever sobre magic é demorado e necessita um mínimo de pesquisa;
2- Nunca mais vou criticar um post, se eu soubesse o trabalho que é fazer isso nem tinha começado esse meu primeiro e último primer;
3- Aprendi muito sobre o deck, mesmo jogando com ele a quase um ano.

O que tenho a dizer a quem vai montar o deck?

1- Acredite no deck, eu acreditei e me surpreendi com os resultados;
2- Não deixe o buy out que Cidade de Traidores sofreu recentemente atrapalhar seus planos;
3- Este deck é um camaleão, pode ser aggro, control ou os dois ao mesmo tempo, então deixe seu estilo falar por você;

O que espero do leitor?

1- Feedback positivo ou negativo;
2- Sugestões para atualização do post;
3- Comentários sobre resultados obtidos com o deck para construção futura de um side in/out.

Pensamento:

"Magic é uma doença e gostar de foils é o estado terminal!"


Um forte abraço.

Hamilton

(Jogodar de cartinhas do satan a quase 20 anos, doente por foils, apaixonado por legacy.) :)

PS: erros de grafia e concordância podem ser escritos nos comentários que arrumarei oportunamente nas atualizações do post.

Fontes:

Mono Red Prison Discord;

Channel Fireball;

Pleasant Kenobi;

Mono Red Prison MTGSALVATION by VickVega.



Editada em: 09-02-19 16:13:29 por HAB_0013.
 
Kobold00

Esquilo
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Posts: 25
Registro: 27/06/17

Postado em: 28/02/19 00:54
Muito bom o primer, sintetizou tudo que um player necessita saber do deck! Parabéns!
 
HAB_0013

Rebelde
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Posts: 390
Registro: 31/01/08

Postado em: 28/02/19 09:54

Na próxima semana atualizarei, o material já está quase pronto.

Lembrando que temos um grupo de whats app dedicado ao deck, as regras para entrada são simples, só chamar no no whats app que adiciono ao grupo
(35) 9-9967-0292.

 
Mari_Mariz

Esquilo
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Posts: 3
Registro: 12/11/17

Postado em: 05/05/19 09:43
Excelente artigo;
Continue!
Gosto muito do deck!
 
HAB_0013

Rebelde
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Registro: 31/01/08

Postado em: 07/05/19 10:47

Que bom!!! Eu também sou fã do deck, vou tentar atualizar o post essa semana.

Abraços!!!!

 
vicoraio

Esquilo
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Registro: 01/02/15

Postado em: 03/12/21 16:03
esse conteúdo foi crucial para eu montar meu deck ha alguns anos, gostaria de ver como seria uma releitura desse primer para os dias atuais.

Editada em: 03-12-21 16:03:31 por vicoraio.