[Primer] - Merfolk Legacy 2.0
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GNemesis

Tritão
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Postado em: 30/11/14 12:20
Deck Merfolk Legacy


Lordes by GNemesis Merfolk, no Flickr

Olá jogadores de Tritão!

Sou Adepto do Deck Tritão desde Dezembro de 2013 quando voltei a jogar Magic, ao longo de 2014 em meus treinamentos cheguei a conhecer muitos jogadores do Deck, compartilhei experiências e técnicas, hoje em dia posso dizer que domino completamente o Deck.

Gostaria de compartilhar as atualizações do Deck, falando sobre a continuação da história do Merfolk em 2014, e gostaria que vocês ficassem à vontade em tirar dúvidas , postando vitórias para que sejam comemoradas, e derrotas para que sejam lamentadas e aperfeiçoadas para a futura vitória.

Consegui minha vaga para o Nacional Legacy em Setembro de 2014 com o Tritão, na Cards of Paradise no Rio de Janeiro.

Primeira Dual

Em Novembro participei com o Merfolk no Nacional Legacy, eu estava confiante que faria um bom resultado, mas infelizmente além do oponente Match não ter sido tão favorável, cometi alguns pequenos erros que me custaram a derrota. Mais tarde falarei sobre minha participação no Nacional.

Em Julho de 2015 fui Vice campeão do Nacional Modern, também usando o Deck Merfolk.

Vice Campeão do Nacional Modern



1.0 História inicial do Deck


Fish originado no Pro Tour Roma em 1998, onde Tritão ficou em segundo lugar. O nome 'Fish' era gíria para Tritão e evoluiu para descrever decks de controle de agressão Blue-base.

Tritão:

Nicholas Labarre, 2º Lugar, Pro Tour - Roma

Main Deck:

18 Island
4 Wasteland

4 Lord of Atlantis
4 Merfolk Raiders
4 Manta Riders
4 Suq'Ata Firewalker
4 Man-o'-War
3 Waterspout Djinn

4 Force of Will
4 Counterspell
2 Force Spike
3 Nevinyrral's Disk
2 Curiosity

Sideboard:
2 Phyrexian Furnace
2 Bottle Gnomes
2 Force Spike
2 Disrupt
4 Hydroblast
2 Serrated Arrows
1 Nevinyrral's Disk

Seguindo esta idéia o Deck veio sendo aperfeiçoado por anos e anos, travando o oponente com Wasteland e Anulas Mágica, enquanto descia criaturas que se interagiam e atacavam agressivamente o oponente.

_

Em 1º de Agosto de 2010, Tomoharu Saito conseguiu um incrível resultado, ficou em primeiro lugar vencendo 1296 participantes com esta lista:

Main Deck:

4 Mutavault
4 Wasteland
4 Underground Sea
2 Misty Rainforest
2 Flooded Strand
2 Scalding Tarn
2 Island
1 Polluted Delta

4 Lord of Atlantis
4 Merrow Reejerey
4 Cursecatcher
4 Coralhelm Commander
4 Silvergill Adept

4 Daze
4 Force of Will
3 Spell Pierce
4 Æther Vial
4 Standstill

Sideboard:

4 Engineered Plague
3 Tormod's Crypt
2 Umezawa's Jitte
2 Nature's Ruin
1 Perish
3 Submerge

Desde então listas como esta começaram a aparecer a rodo, utilizando a Standstill combinada com AEther Vial para a paralisação do oponente enquanto o Deck progredia com criaturas sinérgicas poderosas que seriam jogadas pelo AEther Vial ,além a utilização de Wastelands e Man-Lands.


1.1 História dos tritões


Este capítulo estará em constante construção, postarei fotos em meu Fotolog dos tritões de cada plano explicando um pouco de sua história, utilizando minha coleção pessoal de tritões, espero que gostem.

A ameaça Homárida

Império Vodaliano - Part I

Império Vodaliano - Part II

Império Vodaliano - Part III

A fusão das espécies

Profundezas de Rootwater

Recife Saprazziano

A lenda das Selkies

Conluio Simic

Tritões em Shandalar

Os Talassidos e a busca por monstros marinhos


2.0 História atual do Deck


True-Name Nemesis+Jitte+Phantasmal Image by GNemesis Merfolk, no Flickr

Lembrando que o Legacy está em constante evolução, os Decks e jogadores terão que acompanhar ou ficarão para trás.

Em 15 de Dezembro de 2013, Gregory Hatch apareceu com uma lista revolucionária com a chegada do True-Name Nemesis, num torneio de 299 participantes este ficou em Segundo Lugar, fazendo a utilização de Caverna das Almas no lugar das Wastelands e Cosi’s Trikster no Lugar de Pausas. A lista era bem mais agressiva, se preocupava em atacar o mais rapidamente e forte possível, anulando apenas o que realmente fosse atrapalhar o desempenho do Deck.

Main Deck:

4 Cavern of Souls
12 Island
4 Mutavault

3 Cosi's Trickster
4 Cursecatcher
4 Lord of Atlantis
4 Master of the Pearl Trident
3 Merrow Reejerey
3 Phantasmal Image
4 Silvergill Adept
4 True-Name Nemesis

3 Æther Vial
4 Daze
4 Force of Will

Sideboard:

1 Grafdigger's Cage
1 Llawan, Cephalid Empress
1 Pithing Needle
2 Relic of Progenitus
1 Spell Pierce
3 Submerge
4 Swan Song
1 Umezawa's Jitte
1 Vision Charm


Desde o surgimento desta lista, diversos jogadores fizeram bons resultados utilizando a substituição de Wasteland por Cavern of Souls, o objetivo era baixar o True-Name Nemesis o mais rápido possível sem ter que se preocupar com anulações, podendo copiá-lo com Phantasmal Image, sem ficar tão dependente do AEther Vial.

Report do Jogador

Vídeos do Torneio

_

Em 1º de Junho de 2014, Jonathan Aiken apareceu com outra lista surpreendente, mudando novamente o Deck trocando os AEther Vial por Chalice of The Void, ficou em 11º Lugar num torneio com 347 jogadores.

Sua principal idéia era que o AEther Vial e a Daze quando partiam para o Late game eram cartas mortas enquanto o Cálice do Vácuo continuava sendo aproveitado, o Cálice além de proteger os Tritões, atrapalhava completamente a maioria dos Decks Tiers Legacy. Lembrando que a Caverna das Almas não deixa os tritões serem anulados por Cálice do Vácuo.

Main Deck:

1 Mishra's Factory
4 Cavern of Souls
4 Mutavault
13 Island

1 Sygg, River Cutthroat
4 Cosi's Trickster
4 Cursecatcher
4 Lord of Atlantis
4 Master of the Pearl Trident
4 Phantasmal Image
4 Silvergill Adept
4 True-Name Nemesis

1 Counterspell
4 Force of Will
4 Chalice of the Void

Sideboard:

2 Grafdigger's Cage
1 Null Rod
1 Pithing Needle
2 Thorn of Amethyst
2 Tormod's Crypt
2 Dismember
2 Echoing Truth
1 Mindbreak Trap
2 Negate


Com o surgimento desta lista, muitos jogadores largaram a idéia de Wasteland, Vial, Daze , Pausa, e passaram a focar mais o novo ambiente, experimentando novas idéias para fazer a melhor introdução do True-Name Nemesis no formato. Muitos jogadores deixaram de utilizar Wasteland, pois é um prato cheio para o Deathrite Shaman. Porém contra alguns Decks existe a necessidade do uso de Wasteland, caso contrário é derrota na certa.

Report do Jogador

Vídeos do Torneio


3.0 Nacional Legacy 2014


Nacional Legacy 2014 by GNemesis Merfolk, no Flickr

Este foi meu primeiro Nacional Legacy, onde haviam 118 jogadores, além de mim eu conheci mais dois jogadores de Tritão que participaram, mas infelizmente não fomos bem, passarei um Report rápido de meus jogos e no final farei as considerações.

Main Deck:

4 Cavern of Souls
11 Island
3 Wasteland
2 Mutavault

4 True-Name Nemesis
4 Lord of Atlantis
4 Master of the Pearl Trident
4 Silvergill Adept
4 Cursecatcher
3 Phantasmal Image
3 Merrow Reejerey

4 Force of Will
4 AEther Vial
4 Chalice of the Void
1 Echoing Truth
1 Umezawa's Jitte

Sideboard:

1 Umezawa's Jitte
1 Echoing Truth
1 Relic of Progenitus
3 Submerge
1 Flusterstorm
2 Spell Pierce
2 Pithing Needle
1 Manriki-Gusari
1 Dismember
1 Grafdigger’s Cage
1 Misdirection

1º Jogo: 0X2 Goblins
2º Jogo: 0X2 Elfos

Para que eu passasse para o Top 8, eu só poderia perder dois jogos, então se eu perdesse mais um eu estaria fora e eram 7 rodadas no primeiro dia. Peguei de cara dois Tribais Bad Match, contra o goblins dois Bate-Estaca me causaram 20 de dano em um só turno e contra o Elfos o cara tirou três Abrupt Decay em dois Cálices e uma Jaula. Mas tomei forças e continuei a luta, afinal de contas era só eu vencer todos os outros jogos.

3º Jogo: 2X1 Burn
4º Jogo: 2X1 Maverick
5º Jogo: 2X0 Merfolk
6º Jogo: 2X1 Show and Tell

Finalmente estou 4X2 se eu vencer mais um jogo passarei a disputar o segundo dia, o Deck Merfolk é realmente muito forte contra Combos de magias e incrivelmente eu peguei quase todos os Matchs Agroo.

7º Jogo: 1X2 BUG Delver
Perdi, Bug Delver versus Merfolk o que manda é a race, quem acelerar mais rapidamente vencerá só que infelizmente ele usou um Treasure Cruise e comprou o Golgari Charm que me tirou dois True-Name Nemesis e perdi o Terceiro jogo.

Um jogador conseguiu passar para o segundo dia com 4X3, mas infelizmente não fui eu... kkk


3.1 Nacional Legacy 2015


Nacional Legacy 2015 by GNemesis, no Flickr

Finalmente chegou o Nacional Legacy 2015, infelizmente eu estava tão concentrado no Nacional Modern e no GP que não tive muito tempo para treinar o Legacy novamente, apesar dos tritões trabalharem juntos da mesma forma o modo de agir se diferencia em infinitas situações, então desta vez fui inicialmente com a intenção de somente me divertir...

Cheguei na Quinta-Feira para poder treinar e aproveitar os LCQs da Sexta Feira valendo o valor da Inscrição, venci dois 8-Men seguidos, ganhando dois Playmats do Nacional e mais R$225,00.

1º -8-Men

1º Jogo: 2X0 Reanimate
2º Jogo: 2X1 Dragon Stompy
3º Jogo: 2X0 Death and Taxes

2º -8-Men

1º Jogo: 2X1 UW Miracles
2º Jogo: 2X1 Elfos
3º Jogo: 2X1 Elfos

Admito que fiquei muito animado e confiante com esses resultados, porém com um pouco de medo de ter gasto minha sorte toda na Sexta-Feira, por isso resolvi parar enquanto ainda estava vencendo e me concentrar para o Sábado.

Resolvi fazer apenas algumas pequenas mudanças no Sideboard da lista por ter percebido um grande número de Elfos...


[DECK 251413 NOT FOUND]
Day1


Felizmente iniciei o torneio com Bye2, que me deixou bastante na vantagem me tirando da selva perigosa.

3º Jogo: 2X0 Elfos
4º Jogo: 2X1 Death and Taxes
5º Jogo: 1X1 Death and Taxes
6º Jogo: 2-0 BUG Delver
7º Jogo: 2-1 Elfos
8º Jogo: 2-1 Omnitell
9º Jogo: 1-1 Miracles

Com estes resultados, passei com um Placar de 7-0-2 em Terceiro Lugar para o Day2.


Day2


Passei a noite preocupado, pois o Day1 atrasou infinitamente e no Domingo eu teria que estar no avião 20:30H, dormi bem mal e pouco porém imaginei que isso não fosse influenciar no jogo. Mas me enganei...

10º Jogo: 0X2 UR Twin
11º Jogo: 0X2 UWR Delver
12º Jogo: 0X2 UWR Delver
13º Jogo: 2X0 BUG Delver

Finalizei o torneio em 17º Lugar com um placar de 8-3-2, sem dúvidas eu vacilei no Day2 perdendo o que eu havia conquistado no Day1. O que prova que minha lista sem dúvidas não está perfeita e que eu deveria ter treinado mais.


O Report detalhado do Nacional Legacy estará na página 20 do Tópico.


4.0 Cartas do Deck e suas Tricks:


Senhor da Atlântida by GNemesis Merfolk, no Flickr

Inventei uma mistura de Lands que achei muito proveitosa, Wasteland querendo ou não é uma carta necessária, ganhei do Merfolk só com elas, é essencial contra Decks como Eternal Gargen, Cloudpost, Goblins, Death and Taxes, Jund, combos e etc..

Ilha: 11 Ilhas, já que não utilizo Dazes, este número faz muito bem seu papel.

Caverna das Almas: é essencial a utilização, já que o Azul é predominante no Formato. Podendo nomear Tritão, Ilusão ou até Mago se sua lista utilizar Vendilion Clique.

Achei este número de criaturas muito bem balanceado,falarei sobre as criaturas do Main Deck e passarei algumas tricks interessantes:

Merrow Reejerey: O Lorde de 3 manas, muito bom no Main deck para utilizar o AEther Vial com três marcadores, juntamente com o True-Name Nemesis.

Se caso aconteça de você possuir dois Merrow Reejerey e suponhamos que você só tenha uma mana azul e duas incolores, se você jogar um Silvergill Adept ou um Cursecatcher, ou até mesmo um outro Merrow, triggerando a habilidade dos Merrow, você poderá dar alvo para desvirar sua ilha com um, deixar uma azul na Pool e depois mandar o outro desvirar a ilha novamente, assim gerará duas azuis podendo castar Lordes.

Outra é que se você possuir um vial com três marcadores você poderá descer o Merrow Reejerey, castar um tritão pelas lands e desvirar o Vial descendo outro tritão de custo três.

Phantasmal Image: Possui um milhão de Tricks pois cada criatura que você copiar pode fazer algum tipo de habilidade diferente. Considero esta carta 100% necessária no Deck. O Phantasmal image não poderá ser alvo de Stifle pois sua habilidade não é Triggerada.

Mutavault: é uma Man-Land que poderá se transformar em uma criatura 2/2 de todos os tipos, recebendo o Pump dos Tritões, esta carta é essencial no Deck pois bloqueará criaturas com proteção contra o Azul e deixará o Deck mais agressivo, além de gerar mana.

True-Name Nemesis: É o tritão mais poderoso do Deck, este tritão poderá vencer jogos sozinho, quando ele entrar em jogo lembre-se de nomear a proteção contra o oponente, então ele não poderá ser bloqueado e nem sofrer qualquer tipo de dano. O True-Name Nemesis não poderá se alvo de Stifle pois sua habilidade não é Triggerada.

Silvergill Adept: Esse é o melhor Draw do Merfolk, esse tritão ajudará a deszicar o Deck, já que com o Draw você poderá encontrar a segunda land azul.

Lord of Atlantis: +1+1 para todos tritões.

Master of The Pearl Trident:+1+1 para todos os tritões que você controla.

Cálice do Vácuo: Atrapalha completamente a maioria dos oponentes, só será ruim contra Death and Taxes, Goblins, Mud. De resto é razoável se não ótimo contra todos os outros Decks Tiers do formato.

Cursecatcher: Considero este o melhor tritão do Deck pois ele será seu melhor anula mágica, não podendo ser anulado pois já está em jogo.

Trick**

Se o oponente der alvo para destruí-lo, sacrifique-o e diga, anulo a menos que pague um, muitas vezes o oponente paga um, acreditem se quiser. kkk

AEther Vial: Carta Chave do Deck, ajuda a acelera-lo e protege suas criaturas contra anulas mágica, além de causar o elemento surpresa. Ainda faz com que seu Silvergill desça sem ter que pagar o custo adicional já que ele estará sendo colocado em jogo e não castado.

Trick**

Lembre-se de sempre perguntar ao oponente se existe resposta para ativação do Vial, pois a partir do momento que ele não respondeu, não existirá resposta para a criatura ser colocada em jogo. Como no caso do Phantasmal Image, se este foi descido pelo AEther vial, o oponente não poderá mais responde-lo destruindo alguma criatura, o Phantasmal Image já entrará como a criatura escolhida.
Sempre que possível, mesmo que você não possua criaturas na mão, ative seu AEther Vial para pescar Stifle e Containment Priest.

Daze: Fortíssimo no início do jogo, porém no late game poderá não ser tão bom.

Trick**

Você poderá utilizar da Daze como Pétala de Lótus em dois casos, digamos que você tenha:

1X Mutavault 1XIlha 1XCavern Of Souls

Jogando um Silvergill Adept virando um Mutavault e uma Caverna, você poderá jogar Daze tentando anulá-lo, porém ele não será anulado por causa da Caverna, você deixa-rá uma mana azul na pool e voltará a Ilha para a mão e se caso você ainda não tiver descido Ilha neste turno poderá baixa-la, e depois castar um Lord of Atlantis por exemplo.

O segundo caso é que se você possuir uma Ilha em jogo, uma Daze e um Cálice do Vácuo em sua mão, você poderá deixar uma mana na Pool, jogar o Cálice para zero, anulá-lo com a Daze retornando a Ilha para a mão e depois jogar a Ilha novamente adicionando a segunda mana na Pool.

Para aumentar o potencial da Daze, a utilização de wasteland é muito importante, por exemplo se o oponente tiver quatro manas, e jogar um Show and Tell com três sendo que a quarta é uma Fetch Land, você poderá utilizar a Wasteland dando alvo na Fetch Land e em resposta a ele ativar a habilidade para buscar o Land, você utilizará a Daze no Show and tell deixando o oponente sem manas para pagar.


4.2 Outras opções para o Main Deck:


Mishra's Factory: Esta será o 5º Mutavault, mais uma Man-Land que aumentará a agressividade do Deck.

Master of Waves: O 5º True-Name Nemesis contra UR-Delver, JUND, Goblins e Burn, caso ele entre em jogo estes Decks só poderão olhá-lo por ele ter proteção contra o vermelho e não poder tomar Abrupt Decay, e o melhor de tudo é que normalmente ele vem acompanhado com pelo menos uma Elemental 2/1. O Master of Waves também pumpa o Mutavault com +1+1.

Coralhelm Commander: Desde o surgimento do True-Name Nemesis, este foi substituído por ser o mais lento da família, mas ele tem a vantagem de poder voar e ser um tritão de peso, é de costume aparecer um exemplar em algumas listas.

Thassa, God of the Sea: A Deusa do Mar, muito forte contra Decks de Controle pois ela filtrará seus Draws, poderá deixar seus tritões imbloqueáveis e mais cedo ou mais tarde poderá se transformar em 5/5 Indestrutível, pode ser uma carta interessante no Deck.

Sygg, River Cutthroat: O Sygg mau, este tritão pode ser considerado o 5º Silvergill Adept, normalmente é jogado em listas que utilizam do Cálice do Vácuo para protege-lo, mais Mishra's Factory que pumpará o Mutavault batendo 3, e também Vendilion Clique.

Vendilion Clique: Top card azul, ótimo em geral, poderá tirar a carta chave de seu oponente ou então reciclar alguma carta ruim de sua mão, forte e voador, pode ser uma boa escolha caso esteja faltando algo no Deck.

Kira, Great Glass-Spinner: Carta essencial no Modern Tritão, porém no Legacy não é tão boa pois é extremamente lenta ,mas protegerá os tritões muito bem além de poder bloquear um Delver num momento oportuno.

Cosi's Trikster: A melhor opção de tritão de custo um depois do Cursecatcher, a maioria dos Decks Legacy vive embaralhando o Deck por causa das Fetch Lands, este é conhecido como o Mini-Tarmogoyf, use 4 dele contra um Maverick e você descobrirá o porquê disto. haha

Tidal Warrior: Mais um tritão de custo um, poderá te dar travessia, te deszicar e zicar o oponente transformando o terreno do oponente em ilha na manutenção.

Standstill: A tempos que não vejo o tritão jogar com este Encantamento, porém no Nacional Legacy havia um jogador de Tritão com estes ,mas ele não foi bem. Muito ruim contra Agroos mais rápidos como Delvers Decks, Decks que usam AEther Vial, e dará +1+1 para os Tarmogoyfs. Poderá te dar 3 cartas e ser boa contra combos ou control Decks. Mas ao meu ver esta carta está defasada no Deck.


4.3 Side:



Sideboard by GNemesis Merfolk, no Flickr


Umezawa's Jitte: Muitas vezes é a carta da vitória se combinada com True-Name Nemesis, este é o melhor Equipamento que se encaixa no Deck Merfolk, poderá ser utilizado facilmente no Main Deck.

Echoing Truth: Esta carta é muito versátil, é ótima contra Controls, Ur Delver, Dredge, Miracles, Enchantress, MUD, Painter, etc...

Trick**

Contra True-Name Nemesis se você der alvo no seu TNN os do Adversário também voltarão para a mão. E se você der alvo no seu tritão e tiver um Phantasmal Image sendo a mesma criatura, o Image não será sacrificado por não ser alvo.

Relic of Progenitus: Contra Reanimate, Ur-Delver, Miracles, RUG Delver, BUG, Eternal Garden, Jund, em geral é bom contra todos os Decks que estão utilizando Did Through Time pois servirá como cantrip tirando alguma carta que não será tão boa e atrasará o oponente, além de obviamente atrapalhar Shamans e Tarmogoyfs.

Trick**

Contra Tarmogoyfs, bloqueie e deixe sua criatura morrer, e antes do final do turno antes que o dano seja finalizado, exile a relíquia para que o oponente esqueça e não tenha mais respostas.

Submerge: Perfeito contra Elfos, e Delvers Deck como RUG, BUG, Jund, em geral Decks que utilizam de verde.

Trick**

Utilize em resposta ao oponente estourar uma Fetch Land, para que a criatura seja embaralhada no Deck.

Flusterstorm: Muito forte contra qualquer combo de Mágias, principalmente Storm.

Trick**

Você poderá usá-la mesmo possuindo o Cálice para um, só a primeira mágica é anulada, a habilidade do Storm resolverá normalmente.

Spell Pierce: Carta muito versátil também, é boa contra todos os Decks que as magias poderão te atrapalhar, melhor ainda se combinada com Wasteland, para que o oponente não possa pagar dois.

Pithing Nedlee: Outra carta super versátil, poderá nomear Liliana, Shaman, Sneak Attack, Kuldotha, Sword Fire and Ice,Aether Vial, Stoneforge e mais um milhão de possibilidades, dependerá de cada Deck para jogar com ela é necessário conhecer bem todos os Decks.

Manriki-Gusari: É um equipamento perfeito contra Decks Stoneforge e agroos que utilizam equipamentos como por exemplo o Affinity.

Trick**

Copie a Stoneforge com Phantasmal Image e busque-o no grimório.

Dismember: Ótimo side contra Agroos, principalmente por poder destruir criaturas com proteção contra o Azul.

Grafdigger’s Cage: Side perfeito contra Reanimate, Dredge e Elfos.

Misdirection: Devolver um Hymn To Tourach ou um Abrupt Decay na cara do JUND é lindo! Kk Ou então anular o anula do adversário. Muito forte contra Agroos e Combos.


4.4 Outras opções de Sides usuais:


Back to Basics: Side perfeito contra JUND, você deverá jogá-lo preferencialmente quando as lands do oponente estiverem viradas. Este Side é essencial se por acaso seu Deck não fizer a utilização de Wastelands, pois sem esta carta vencer Cloudpost e Eternal Garden ficará muito mais difícil. Use esta carta apenas se estiver utilizando 21 terrenos no Deck.

Blue Elemental Blast/Hydroblast: Side forte contra qualquer Deck que utilize a cor vermelha, existe uma pequena diferença entre as cartas que poderá ser importante em algumas situações, a Hydroblast poderá dar alvo em mágicas que não são da cor vermelha, porém só anulará ou destruirá mágicas da cor vermelha, já a Explosão Elemental do Azul só poderá dar alvo em mágicas vermelhas.

Chill: Side ótimo contra Goblins, combinado com Agulha Medular nomeando AEther Vial atrasará completamente o jogo dos Goblins, em muitos casos é vitórias na certa. Também é um side muito forte contra Ur Delver, Jund, Burn, e os demais que utilizam vermelho.

Divert: Tem o mesmo efeito que o Misdirection, muito forte contra decks Agroos que possuem muitos removes, porém também servirá contra combos podendo devolver a Force of Will anulando ela mesma.

Ensnare: Brilha contra decks que possuem muitas criaturas como Goblins, Elfos, Tritões, Death and Taxes e etc... O ideal será utilizá-la na fase de combate do oponente para te dar um turno e depois poder atacar com tudo se sem bloqueado. Use este side somente se utilizar 12 ilhas ou mais.

Masterwork of Ingenuity: Este está em minha fase de testes, ainda não apareceu em top lists, porém acredito que poderá ser um ótimo side contra Death and Taxes e os demais Decks que utilizam de Stoneforge. Jogando o Phantasmal Image copiando a Stoneforge, com uma mana você poderá ter uma Batterskull ou até mesmo uma Fogo e Gelo. O Manriki – Gusari tem a função de destruir o equipamento do oponente só que muitos oponentes já o esperam e o nomeiam com o Phyrexian Revoker no caso do Death and Taxes.

Surgical Extraction: Muito boa contra Combos que utilizam do cemitério e Decks que possuem cartas chaves, tome cuidado ao dar alvo em mágica instantânea pois o oponente poderá castá-la em resposta.

Swan Song: Anula Mágica completo, forte contra todos os combos e controls. Normalmente este não irá atrapalhá-lo pois na maioria dos casos você terá travessia de ilha, porém tome cuidado pois esta ficha pode ser traiçoeira e te matar.

Cursed Totem: Perfeito contra Elfos, Maverick, Death and Taxes e MUD.

Null Rod: Perfeito contra MUD, e decks que utilizam de Stoneforge. Poderá entrar contra combos também, pois ele trava Pétala de Lotus e os demais artefatos que geram mana.

Threads of Disloyalty: Este eu nunca testei, mas em geral parece ser muito bom, pode encantar mais de 90% de criaturas do formato e se o oponente não possuir remove ou anula, ele perde uma criatura e você ganha uma.

Hurkyl’s Recall: Fortíssimo contra MUD, Affinity e Tezzeret.

Llawan, Imperatriz Cefálida: Vence contra o Mirror, e pode ser usada contra Delvers Decks.

Curfew: Ótimo side contra combos como Reanimate e Show and Tell, como a mágica não da alvo faz como que o Emrakul, the Aeons Torn seja devolvido para a mão. E também serve muito bem contra controls como Stoneblade e Deathblade, pois por ser uma Instant irá salvar algum tritão da morte e ainda atrapalhará o oponente fazendo com que ele volte uma Batterskull ou um True-Name Nemesis de bobeira por exemplo.

Envelop: Anula Mágica mais especifico que os outros por só anular Feitiço, porém anulará praticamente todas as mágicas que atrapalham o Tritão, como Hymn to Tourach, Show and Tell, Glimpse of Nature, Natural Order, Green Sun's Zenith, Past in Flames, Infernal Tutor e etc... E isso sem dar uma ficha 2/2 para o oponente, ou dar ao oponente a oportunidade de anula-lo pagando algum custo.

Gut Shot: Carta de remoção em geral destrói quase todos os Elfos, Mother of Runes, Thalia, Guardian of Thraben, Flickerwisp, Phyrexian Revoker, Spirit of the Labyrinth, Delver, Goblin Lackey, Dark Confidant e etc...


5.0 Imagem Fantasmal e suas inúmeras faces.


Imagem Fantasmal by GNemesis Merfolk, no Flickr

Como eu já havia dito anteriormente, o Phantasmal Image é a carta mais tática do Deck Merfolk, se você souber utilizá-lo corretamente isso poderá ser a chave da vitória em suas mãos. Primeiramente vocês deverão entender que o Phantasmal Image copia todas as características da criatura escolhida, inclusive a cor, e já entrará como a criatura escolhida em jogo por este motivo ele desencadeará os efeitos da criatura escolhida.

Falarei sobre as cópias que considero mais interessantes do Phantasmal Image e que realmente farão diferença em certos combates:

PI = Mutavault: Se você copiar o Mutavault ou qualquer outra Man-Land com Phantasmal Image, ele se transformará em um Mutavault desativado, sendo assim contra um Miracles se você estiver atacando com um Mutavault e o oponente der um Terminus você poderá copiar o Mutavault pelo AEther Vial. E ele não irá para o fundo pois será apenas um terreno destransformado, e que você poderá ativá-lo quando pagar 1.

PI = True-Name Nemesis: Entrará como True-Name Nemesis e poderá escolher a proteção contra o oponente.

PI = Cursecatcher: Te ajudará muito contra combos.

PI = Silvergill: Te dará um Draw.

PI = Lordes: Pumpará os demais tritões.

PI = Stoneforge: Poderá buscar em seu Deck a Umezawa's Jitte, ou qualquer outro equipamento.

PI = Mother of Runes: Poderá dar proteção para seus tritões contra o branco, só não dê alvo para ela mesmo se não irá sacrificá-la. hehe

PI = Flickerwisp: Poderá tirar uma criatura ou equipamento dele da frente temporariamente para finalizar o jogo.

PI = Phyrexian Revoker: Poderá travar algum equipamento ou criatura.

PI = Brimaz, King of Oreskos: Poderá ser um bom bloque que atrapalhará a proteção da Mother of Runes.

PI = Siege-Gang Commander: Copiando este ou qualquer outro Goblin, você fará bloques para segurar o Goblin Piledriver.

PI = Primeval Titan: Você poderá buscar Wasteland para quebrar os Cloudpost.

PI = Dark Confidant: Será interessante para você realizar Draws adicionais.

PI = Griselbrand: Poderá comprar 7 cartas.

PI = Craterhoof Behemoth: É meio improvável, porém uma vez consegui segurar o dano dos Elfos copiando o Craterhoof Behemoth pelo AEther Vial e logo depois vencer o jogo, faça as contas.

PI = Elesh Norn, Grand Cenobite: Se este monstro caiu em jogo, a saída é copiá-lo com o Phantasmal Image, para conseguir que seus tritões fiquem em jogo novamente.

PI = Marit Lage: Segure o Phantasmal Image contra um Deck Lands, você poderá copiar o Marit Lage 20/20 indestrutível, bloquear o golpe e depois finalizar o jogo.

Estas são as criaturas mais interessantes para serem copiadas, no mais sempre será interessante copiar criaturas de poderoso corpo quando você não possuir tritões, e sempre guardar o Phantasmal Image deixando o AEther Vial no 2, para copiar as criaturas dos combos Show and Tell, Reanimate, Cloudpost, etc..

6.0 Análise de partidas.


Tropas by GNemesis Merfolk, no Flickr

Neste capítulo falarei sobre como melhorar o nível de jogo contra certos Matchs utilizando estratégias específicas que normalmente serão bem aproveitadas, e também darei algumas dicas sobre os Sideboards mais eficazes contra cada Deck Tier do cenário atual.

Irei separar os Matchs em três níveis de dificuldade: Favorável, Justo e Desfavorável.

UR Delver

Favorável.

Na época em que o Treasure Cruise era válido, o Match entre o Merfolk e o Ur Delver era pau a pau, porém já que o Treasure foi banido, o Match ficou facílimo, por este motivo falarei sobre a lista BUR Delver, que é a modificação que mais tem aparecido atualmente com splash para o preto, chamada Grixis.

O Match contra este Deck é bem tranquilo, normalmente o Deck não tem gás o suficiente para aguentar a agressividade do tritão com travessia de iha.

Sides interessantes: Cálice do Vácuo, Jitte, Calafrio, Hydroblast, Dismember, Echoing Truth.

RUG Delver

Favorável.

Assim como todos os outros Delvers Decks, o Merfolk costuma levar uma boa vantagem por motivo da travessia de ilha e criaturas corpulentas que muitas vezes deixam a race mais rápida do que a do oponente.

Se o True-Name Nemesis cair na mesa, o adversário não terá como tirá-lo. As Dazes e os Cálices são cartas muito forte contra este Deck.

Sides interessantes: Cálice do Vácuo, Jitte, Submerge, Relic of Progenitus, Dismember.

Death and Taxes

Justo.

Este Match costuma ser difícil no G1, já que o adversário utilizará de cartas como Thalia e AEther Vial para atrapalhar os anulas mágica e descerá a Stoneforge, e uma vez que a Fire and Ice cair na mesa o jogo estará praticamente perdido. Por outro lado, se você vier com muitos lordes ou muitos True-Name Nemesis rapidamente, dificilmente o oponente conseguirá segurá-lo.

O Phantasmal Image é uma ótima carta neste combate, pois além dele copiar o True-Name Nemesis, se for interessante você poderá copiar a Stoneforge e buscar a Jitte, ou qualquer outro Equipamento, além de poder copiar outras criaturas com efeitos interessantes, procure ler as jogadas futuras.

Com a entrada do Sideboard o Match ficará muito mais fácil, pois você terá outras formas de travar os equipamentos ou as criaturas além dos anulas. O Agroo do tritão é bem mais forte pois as criaturas incham, mas não dê mole pois qualquer erro poderá custar o jogo.

As Dazes também costumam ser muito boas neste Match.

Procure nomear a Fogo e Gelo com a Agulha Medular, não nomeie AEther Vial, pois o Deck utiliza 23 lands e nomeando Vial você perderá a chance de nomear o Equipamento que vence o jogo.

Sides interessantes: Jitte, Manriki-Gusari, Dismember, Echoing Truth, Agulha Medular, Cursed Totem.

Berserk Poison

Justo.

Teoricamente no G1 o Infect levará bastante vantagem contra o Merfolk, por ser mais rápido e por possuir criaturas imbloqueáveis. O interessante é focar os anulas mágica nas criaturas e se o oponente atacar, jogar os tritões em cima da criatura bloqueando-a para não correr o risco de perder o jogo. A Jitte entrando rapidamente equipada com Cursecatcher vencerá o jogo.

Já no G2 a história mudará pois entraram removes como Dismember e Submerge que deixarão o Match bem mais fácil, se você não possuir Wasteland no Deck, será interessante colocar Agulha Medular para nomear o terreno Inkmoth Nexus se não você poderá morrer pelo ar.

O True-Name Nemesis é a pior carta neste Match, então não se importe em tirá-lo. As Dazes serão muito boas neste Match, os cálices serão razoáveis.

Sides interessantes: Submerge, Dismember, Jitte, Echoing Truth, Agulha Medular.

UWR Delver

Favorável.

Este deck normalmente não utiliza a Fire and Ice, por este motivo o máximo que poderá cair em jogo será a Batterskull e a Jitte que o True-Name Nemesis segura no peito. O interessante deste jogo é você jogar para a race, não é bom deixar o Delver cair cedo de mais neste match.
Os cálices e as Dazes serão ótimos neste Match.

Pode ser interessante que você nomeie a Stoneforge com a Agulha Medular, para que ela não possa descer a Batterskull. Você poderá copiar a Stoneforge com o Phantasmal Image para buscar algum equipamento no Deck. Se o oponente estiver vencendo a race com o True-Name Nemesis, você poderá apelar devolvendo o seu True-Name Nemesis com Echoing Truth para a mão, fazendo com que o dele também volte.

Sides interessantes: Agulha Medular, Jitte, Manriki-Gusari, Dismember, Echoing Truth.

Merfolk

Justo.

Este match dependerá de quem possuir a mão mais rápida e tiver o maior conhecimento sobre o Deck.

Tome cuidado em baixar os Lord of Atlantis, pois pumparão os tritões do oponente também.

Se você não vier com AEther Vial inicialmente, use a Agulha sem dó, pois provavelmente o seu oponente estará com o AEther Vial.

Sides interessantes: Agulha Medular, Jitte, Dismember, Echoing Truth.

MUD

Justo.

O MUD é bem situacional na verdade, ele poderá vir bombante fortíssimo como também poderá vir fraquíssimo, o segredo para vencer este match é anular ou destruir o Metalworker, fazendo isso você atrasará infinitamente o adversário, além da utilização de Wasteland e Daze.

Cálice do Vácuo é muito ruim neste match, pois o oponente também o utiliza com a mesma intenção.

A Jaula dos Escavador de Túmulos servirá para segurar o Kuldotha Forgemaster. Você poderá nomear com a Agulha Medular a Staff of Domination, e também tome muito cuidado com o Planinalta Ugin pois ele entrará destruindo todos os tritões de uma só vez.

Sides interessantes: Dismember, Echoing Truth, Back to Basics, Null Rod, Jaula dos Escavador de Túmulos, Cursed Totem.

Burn

Desfavorável.

Uma das cartas que mais te causará dano é o Goblin Guide, então pode ser bem interessante que você o anule, normalmente nunca tive muitos problemas com o Burn, mas já percebi que tem vezes que ele poderá vir explosivo e te destruirá quando você menos esperar.

Os Cálices do Vácuo e as Dazes são muito fortes contra o Burn. True-Name Nemesis mais Jitte é a combinação da vitória. Lembre-se de utilizar Echoing Truth no sideboard pois com certeza o Burn vai voltar de Ponte Traiçoeira.

Procure deixar suas Wasteland desviradas para responder o Price of Progress destruindo seus próprios terrenos não básicos. Saiba que você poderá destruir sua Wasteland dando alvo nela mesma.

Sides interessantes: Cálice do Vácuo, Calafrio, Hydroblast, Echoing Truth, Jitte.

Goblin

Desfavorável.

Este match realmente é um dos piores, já que os Goblins descem em montes com ímpeto, e para piorar um deles tem proteção conta o azul e fica gigante quando ataca junto com os companheiros.

Para que você tenha a possibilidade de vencer, você deverá tentar segurá-lo inicialmente anulando o AEther Vial ou o Lacaio, e se caso o Lacaio entrar no primeiro turno, você deverá descer o Cursecatcher para bloqueá-lo. O Bate-Estaca poderá ser bloqueá-do com o Mutavault, ou com o Phantasmal Image copiando algum Goblin.

Com o Sideboard, os Dismember serão eficazes contra o Bate-Estaca. Você poderá nomear inicialmente o AEther Vial com a Agulha Medular, ou o Gempalm Incinerator ou o Krenko ao longo do jogo.

True-Name Nemesis mais Jitte te darão uma grande chance de vitória, assim como uma mão rápida carregada de Tritões.

Sides interessantes: Agulha Medular, Dismember, Echoing Truth, Calafrio, Hydroblast, Cursed Totem.

Jund

Desfavorável.

Este é outro dos piores matchs possíveis para o tritão. O Deck é completamente feito para massacrar bichinhos por este motivo ele arrebenta o tritão.

Para que você vença este match, deverá crescer o mais rápido possível batendo com os tritões, antes que ele consiga controlar o jogo, uma vez controlado já era merfolk.

Os cálices, as Dazes e as Jittes não são boas contra este Match. Será interessante você guardar as Wastelands para a Grove of the Burnwillows.

Com o Sideboard poderá facilitar um pouco mais o jogo, pois praticamente todos os Sides servem contra este Deck, mas não coloque montes de sides e tire as criaturas se não faltará o gás para a sua vitória. E deixe algumas FoWs no Main Deck também pois poderão aparecer bizarrices como Praga Fabricada.

Se vier com a Agulha Medular na mão inicial nomeie Shaman para atrasar o jogo do adversário, se a Agulha vier logo depois nomeie Liliana, pois ela será a carta que tirará seu True-Name Nemesis.

Sides interessantes: Relíquia de Progenitus, Agulha Medular, Dismember, Submerge, Back to Basics, Misdirection, Calafrio, Hydroblast, Jaula do Escavador de Túmulos, Echoing Truth.

UW Miracles

Favorável.

Os Cálices para 1 protegerão suas criaturas contra qualquer remove, e suas criaturas não serão anuladas graças ao AEther Vial e as Cavernas das Almas. Isto torna o Match muito fácil normalmente, porém você deverá tomar o cuidado de jogar corretamente contra ele, se não você perderá da mesma forma que perderá contra qualquer outro Deck que não prestar a devida atenção.

Você deverá jogar sempre duas criaturas e deixá-las batendo, e sempre que ele arrancar uma de jogo, você desce outra, devagar e sempre você acabará vencendo, só tome cuidado para ele do nada baixar um monte de anjos e você estar devagar de mais para acabar o jogo antes dele.

Procure guardar o True-Name Nemesis como a ultima opção de criatura para entrar em campo. Se você possuir dois AEther Vial em campo, um com dois marcadores e outro com 3 e um True-Name Nemesis na mão, ative o de dois marcadores primeiramente pois se caso ele for fazer um Vendilion Clique em resposta para ver sua mão, você desce o TNN pelo Vial com 3 Marcadores.

Não deixe duas Jittes no Main Deck, uma será o suficiente, a segunda te será um Draw ruim.

Sides interessantes: Echoing Truth, Cálice do Vácuo, Agulha Medular, Calafrio.

Stoneblade

Favorável.

O Merfolk possuí uma grande vantagem contra este Deck, pelo mesmo motivo da travessia e da Caverna das Almas + AEther Vial, porém tome cuidado pois o oponente possui Supreme Verdict que limpará sua mesa inteira antes que você o vença. Tome cuidado para não deixar o jogo durar muito tempo, pois o Lategame é do Stoneblade.

O Cálice do Vácuo e a Agulha Medular são cartas muito fortes contra este Deck. Procure utilizar o Echoing Truth pare salvar seus tritões de remoções globais. A Agulha Medular servirá para nomear a Stoneforge e os Engineered Explosives normalmente.

Sides interessantes: Echoing Truth, Cálice do Vácuo, Agulha Medular, Dismember.

Sneak Show

Favorável.

Procure deixar o AEther Vial com dois marcadores para caso você comprar um Phantasmal Image, poder jogá-lo copiando a criatura que o oponente descer com o Show and Tell. Wasteland é uma carta muito forte neste match combinada com Dazes e outros anulas.

A Agulha Medular entrará nomeando o Sneak Atack, e os Cálices poderão entrar inicialmente com 0 marcadores para atrapalhar as Pétalas de Lotus atrasando o adversário. No mais, este combate é uma briga de Counters, onde a travessia de ilha muitas vezes vencerá o jogo logo depois dele ter baixado a criatura.

Sides interessantes: Flusterstorm, Calafrio, Agulha Medular, Echoing Truth, Cálice do Vácuo.

Omni Show

Favorável.

Este combate é um pouco mais difícil que contra o Sneak Show, neste você não terá a vantagem de copiar o Emrakul com o Phantasmal Image, uma vez que o oponente conseguir realizar o Show and Tell, na maioria das vezes é GG.

Contra este Deck, procure acelerar o jogo atacando rapidamente, normalmente o Omni Show é mais lento que o Sneak Show, mas não deixe de possuir anulas mágica na mão, pois serão muito necessários.

O Cálice deverá entrar para 1, no G2 algumas listas utilizam Pact of Negation, por isto o Cálice do Vácuo também pode ser interessante com zero marcadores.

Segure sua Wasteland para o Boseiju, Who Shelters All, se não você não terá como anular o Show and Tell, se o oponente estiver com poucas cartas na mão poderá ser interessante que você anule o Dig Through Time. Copie os Cursecatcher com o Phantasmal Image para dificultar mais o lado do oponente.

Neste combo tanto como na maioria dos outros, True-Name Nemesis e Jitte serão cartas ruins.

Sides interessantes: Flusterstorm, Cálice do Vácuo, Anulas Mágica em geral.

Elfos

Desfavorável.

Este é outro dos matchs mais difíceis do tritão, o Deck Elfo leva uma grande vantagem pois consegue encher a mesa de criaturas rapidamente e bloquear os tritões sem receber dano quando possui o inseto.

Para que você tenha a possibilidade de vencer este combate, deverá tentar segurar inicialmente o Deck do oponente atrasando-o para que você consiga encher a mesa de criaturas, utilizando Cálice do Vácuo, Jaula do Escavador de Túmulos, Submerge.

A Jaula do Escavador não deixará que mágicas como Green Sun's Zenith e Natural Order tragam criaturas para o jogo, lembre-se de que ele também não poderá buscar a Dryad Arbor. Procure guardar a Force of Will para a Natural Order.

A Jitte descendo inicialmente também será uma carta muito interessante, pois destruirá elfo por elfo, principalmente se equipada no True-Name Nemesis.

Sides interessantes: Jaula do Escavador de Túmulos, Cálice do Vácuo, Jitte, Submerge, Dismember, Agulha Medular, Cursed Totem, Standstill, Anulas em geral.

Storm

Favorável.

Este match é bem favorável para quem utiliza Cálice do Vácuo, os anulas mágica já quebram totalmente o Ant ou Tess, somados com o Cálice do Vácuo para 0 ou 1, fica ainda mais fácil.

Você poderá utilizar Jaula do Escavador de Túmulos ou Relíquia de Progenitus para atrapalhar o Cabal Ritual e inutilizar o Past in Flames.

Se você não possuir nenhum destes artefatos, procure anular o primeiro Ritual Sombrio, ficaria surpreso em saber quantas vezes o oponente falha sem o primeiro Ritual.

Normalmente o oponente voltará com o Xantid Swarm de Sideboard, se você não possuir Cálices no Deck poderá ser interessante que você utilize alguma remoção como Echoing Truth ou Submerge.

Sides interessantes: Cálice do Vácuo, Flusterstorm, Relíquia de Progenitus, Jaula do Escavador de Túmulos, anulas em geral.

BUG Delver

Justo.

De todos os Delvers Decks este é o mais problemático, da mesma forma que você poderá sair com muitos tritões e arrebentar o Deck com travessia de Ilha, ele também poderá vir com Delvers, Tarmogoyfs te acertando um Hymn to Tourach e tirando seus tritões.

A estratégia para jogar contra este Deck é manter a pressão sempre e saber que a qualquer momento você poderá sofrer -X-X por causa do Toxic Deluge e do Golgari Charm, por este motivo guarde anulas.

Cartas como Submerge e Relíquia de Progenitus são fortíssimas contra este Match, procure nomear Shaman com a Agulha Medular inicialmente pois nem sempre ele possuirá Liliana.

Sides interessantes: Submerge, Relíquia de Progenitus, Agulha Medular, Dismember, Cálice do Vácuo.

BUG Shardless

Justo.

Na verdade é bem situacional podendo ser Justo ou desfavorável, estas novas listas utilizando Dig Through Time e Toxic Deluge de Main Deck estão ficando muito perigosas. O segredo de vencer este Deck é encher a mesa de Lordes com travessia e guardar uma FoW na mão já esperando o Toxic Deluge ou qualquer outra remoção que virá.

Você poderá utilizar o Cálice do Vácuo para 0 para anular a Ancestral Vision. Os Sides mais interessantes assim como contra o BUG Delver são Relíquia de Progenitus e Submerge.

Não tente zicar este Deck pois você dificilmente conseguirá já que ele utiliza 22 a 23 lands, e as Dazes normalmente não serão eficazes por causa dos Shamans. Contra este Deck você deverá nomear Liliana com a Agulha Medular.

Sides interessantes: Back to Basics, Submerge, Relíquia de Progenitus, Dismember, Agulha Medular.


7.0 Considerações finais:


Espero que tenham gostado das dicas e dos Reports, infelizmente não tenho certeza se poderei participar do Nacional Legacy em 2016 por motivo de minhas férias serem em épocas diferentes, mas de qualquer forma estarei a disposição para qualquer jogador que queira treinar e tirar o máximo aproveitamento do Deck.

Aí vai um site interessante para que possam assistir vídeos de jogos do Merfolk Legacy e Modern.

Vídeos de jogos do Merfolk Legacy e Modern

Neste ano chegamos mais perto do Topo, espero que possamos continuar elevando ao máximo o potencial do Merfolk, e que em 2016 venham novos tritões para fortalecer nossa armada!



Lordes by GNemesis Merfolk, no Flickr

Editada em: 26-02-17 12:31:45 por GNemesis.
 
rmiyashrio

Esquilo
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Postado em: 30/11/14 12:38
Unica bola fora foi mencionar o Joshua Cho e nao o Saito Tomoharu. Eu jogava legacy nessa epoca e foi ele q trasformou um deck q era considerado budget em tier1
 
GNemesis

Tritão
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Postado em: 30/11/14 12:52
Realmente, eu ainda não havia ouvido falar desse Saito, mudei aqui. ^^

Editada em: 30-11-14 13:03:11 por GNemesis.
 
felipecoelho_rs

Cavaleiro
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Postado em: 30/11/14 12:59
Muito bom o artigo...

fazia tempo que não parava pra ler algo do início ao fim...


Sempre gostei do deck, de todas cartas em geral... e passei a me interessar mais justamente por causa do Tomoharu Saito, que em 2010 ganhou o GP Columbus, com uma lista U/B...


Também vale lembrar de Alex Bertoncini, um dos melhores players da SCG que frequentemente fazia top (e até levou alguns SCG's Open com o deck)

Tem diversos vídeos dele na internet, vale a pena assistir...


=)


 
GNemesis

Tritão
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Registro: 24/09/13

Postado em: 30/11/14 14:22
Muito obrigado Felipe!

Assistirei os videos de Alex Bertoncini com certeza. =D
 
Jocast

Esquilo
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Registro: 04/06/13

Postado em: 30/11/14 16:22
Boa tarde galera, estou postando aqui meu Report da oitava rodada da liga legacy do rio de janeiro
Este é o meu report do torneio que eu tive a felicidade de vencer jogando mais uma vez de merfolk. Acabei o torneio fazendo 5-0 e perdendo somente um game durante essas 5 rodadas. Já tinha decidido que ia jogar com o deck, só não sabia direito que lista ia usar. Fui jogar contra um amigo e perdi feio pra ele, depois joguei contra pessoas aleatórias no cockatrice e perdi também. Me deu um desânimo, mas eu estava decidido a jogar com meu deck preferido mesmo assim. Acordei atrasado e percebi que o deck estava metade fora do shield, sai colocando tudo nos Shields e nem pensei muito bem num side. A minha lista acabou sendo a seguinte:
4 mutavaults
4 wastelands
12 ilhas
4 frasco do éter
4 force of Will
3 daze
2 spell pierce
1 umezawa’s jitte
4 lord of atlantis
4 true name nemesis
4 silvergill adept
4 mestre do tridente perolado
4 cursecatcher
3 phantasmal image
3 merrow reejerey
Sideboard:
1 grafdiggers Cage
2 pithing needle
2 echoing truth
2 cálice do vácuo
2 divert
2 relic of progenitus
2 swan song
1 flusterstorm
1 null rod
1a rodada- Leonardo (goblins)
G1-Não sabia do que ele estava jogando, keepei uma mão com 2 ilhas 1 cursecatcher, 1 tnn, 1 daze, 1 lord e 1 phantasmal image. Mão genéricamente razoável. Ele muliga pra 6 e começa o jogo com uma fetch com vermelho e passa. Nessa hora pensei que ele estava de burn. Faço cursecatcher e passo. Ele faz o draw e faz uma careta que parecia que não estava gostando nada da mão dele, faz uma wasteland e passa. Eu vou cuspindo minha mão fazendo lords e TNN e imagem copiando lord. Ele só faz um goblin que da bounce e uma matrona e mais nada. Zicou com 2 wastelands e 1 montanha só. 1-0
G2- Sabia que o match era muito desfavorável pra mim, pois eu não poderia anular nada por conta das 4 cavernas e 4 vials. Tirei 2 dazes e 2 spell pierces, porém não tinha nada demuito relevante pra colocar no match, só coloquei pithing needle e echoing truth pra dentro. Uma das melhores cartas nesse match eh dismember, pois consegue matar o goblin piledriver que tem pro blue e me mata em um ataque só, porém eu não estava usando no meu side. Ele começa e abre justamente de carverna pra goblins e de vial. Eu na draw, abro minha mão com uns 2 TNN e uma imagem, adepto, vial e ilhas. Faço vial e passo, ele faz outra caverna e passa. Começo a baixar meus tnn e lords e ele so consegue fazer bichos de põe fichas e matrona que busca um krenko que nem chega a dar tempo dele baixar. Detalhe que ele perdeu um goblin chieftrain quando eu ataquei com um lord 2-2 e ele pensou em trocar cmg, eu ativei o vial com outro lord e só ele perdeu o bicho dele. 2-0 pra mim
Round 2- Fel (jund)
G1-Pior match possível pra tritão, na verdade eu nunca tinha ganho que jund jogando de merfolk. A quantidade de removal e de respostas pro TNN é absurda, nem side específico contra o match eu coloco mais pq normalmente não adianta muito. Ele ganha no dado e começa, muliga a 6 e abre de fetch buscando pântano e castando deathrite. Eu tenho na minha mão 1 tnn 1 imagem 2 wastelands 1 ilha, lords e cursecatcher. Eu nesse jogo fiz ao todo 3 wastelands que o deixaram sem recursos, ele gastou todos os removal possíveis usando apenas o deathrite e o pântano. Pelas minha anotações só recebi 2 de dano de uma ativação do shaman no jogo todo. O Tnn copiado pela imagem bateram muito, até que ele faz um toxic deluge pra 1 ficando com 1 de vida, e com apenas um pântano e 1 shaman, nem fetch poderia usar. Eu eventualmente comprei 2 bichos e bati. 1-0 pra mim
G2- Pus pra dentro as relíquias, 2 pithing needle, 2 divert. Abri a minha mão com 1 TNN, 1 ilha, 1mutavault, 1 reliquia, 2 divert e 1 cursecatcher. Mão arriscada, mas mto boa, pois eu tinha a relíquia que segura bem o jogo, possibilidades de tnn e 2 divert pra atrapalhar ele. No meu turno 3 eu ataco com cursecatcher e mutavault ele tem na mesa 3 terrenos desvirados e um ooze. Sabia que ele ia usar alguma removal na minha land, dito e feito, fez raio no mutavault, eu sacrifico o cursecatcher pra anular a menos que ele pagasse 1, ele ficou assim com apenas 1 land desvirado e eu uso o divert que muda o alvo pro ooze dele. Ótima troca pra mim, pois ele perdeu uma ameaça e um removal no mesmo turno. Algum momento ele faz Liliana que é respondida no turno seguinte por uma needle. Seguro 2 TNN na mão pra quando acabarem meus lords. Jogo 1 Tnn de isca pra golgari charm, que ele usa de fato. Quando ele fica sem recursos eu faço outro e ele já está com 6 de vida e um bob na mesa. Questão de tempo pra ele perder. O grande risco era ele comprar 1 removal pra needle e por isso eu sempre mantinha 1 land em pé pra ativar o mutavault em caso dele remover o que estava travando a Liliana e me mandar sacrificar alguma coisa. Ele n encontra nada e eu venço com 21 de vida. 2-0 pra mim.
Round 3- Gabriel Braga (reanimator)
G1- Enfrentar amigo de time no round 3 não é muito legal, porém da última vez que nos enfrentamos na terceira rodada eu acabei terminando em primeiro e ele em segundo. Reanimator normalmente é a match mais fácil pro merfolk dentre todos os decks tier do nosso Field. Ainda mais com o Braga pilotando, que já está acostumado em perder esse match. Seria a chance de eu me vingar das surras no cockatrice da noite anterior. Eu fico com uma mão muito forte, com 2 cursecatcher, 1 daze, 1 fow, 2 ilhas e 1 lord. Mão perfeita! Ele tenta resolver o combo umas 2x e falha, gastando toda sua mão, só cheguei a bater com os cursecatcher e ele sem nada já concede pra não perder tempo. 1-0 pra mim.
G2- Ponho pra dentro 2cálices, 2 reliquias, 1 cage, 2 swan song e 1 flusterstorm. Tiro os TNN e reejerey que são péssimos nesse match. Keepo uma mão com 2 spell Pierce bichos de custo 2, 1 ilha e vial. Ele abre de seize e eu já revelo minha mão. Ele diz que fez nele mesmo descartando griselbrand, não sei se ele chegou a ver minha mão, mas o erro foi meu por não esperar a mágica resolver e ele dar o alvo. Sei que no turno seguinte só tenho 1 fonte de mana azul e ele reanima o grisel após anular meu Pierce. Como eu não tenho imagem phantasmal na mão concedo após ele me atacar a primeira vez e comprar 14 cartas. 1-1.
G3- Só me lembro que eu abro com 3 ilhas 1 mutavault 1 cursecatcher 1 daze e 1 lord. Mão bastante arriscada, porém eu keepo mesmo assim, abro de cursecatcher e passo. Ele faz seize de novo, de novo em si mesmo. Eu compro uma swan song na volta e fico mais tranqüilo. No turno seguinte ele tenta resolver um exume que toma daze e ele n gasta mais nada pra n perder pro cursecatcher. Eu não sabia, mas a mão dele tinha 1 fow e 1 reanimar cadáver, mas sem carta azul pra fow. Na volta eu topdecko uma Cage que resolve e ele concede, pois tirou os show and tell do deck (WHAT?). Vitória suada, 2-1 pra mim.
Round 4- Patrick da SX (jeskai stoneblade)
G1- já sabia que ele estava de jeskai, deck que é uma match chata, pq ele tem lands básicos pra contornar wastelands, stoneforge pra tutorar os equipamentos, montes de removal, e o muitas cartas que dão card advantage pra ele em possíveis trocas 1 por 1. Minhas únicas vantagens é ser um deck mto mais rápido e ter travessia de ilha. Sei que ele faz uma probe na minha mão e vê que só tenho 2 lands, e somente um deles gera azul. Portanto os lords e o Tnn não poderiam ser baixados. Eu abro de cursecatcher e compro uma jitte que eu faço no turno 2 e resolve, no 3 eu compro a ilha que precisava e faço Tnn. Ele já tinha feito stoneforge buscando jitte. Eu equipo a minha jitte no tnn e começo a bater, ele faz o tnn dele e um turno depois ele já concede, pois n tem respostas pra minha jitte. 1-0 pra mim.
G2- coloco pra dentro 2 divert, 2 pithing needle, 2 echoing truth, 1 null Rod. Tiro os dazes, spell pierces 1 vial e 1 fow. Ele parece meio zicado de land, faz brainstorm e não acha o land que precisa. Eu abro uma mão cheia de lords e vou colocando na mesa. Ele faz outra Bs que acha a land, ai ele começa a jogar. Porém já estou com 3 lords 4-4 na mesa e 2 fow com 2 cartas azuis de backup. Nessa hora parece que todos os draws dele são lands e ele concede. 2-0 pra mim. Finalmente consegui vencer o Patrick kkkk
Round 5- Gustavo Pacheco (death and taxes)
G1- match no meu ponto de vista mais favorável a ele. Porém eu tenho jogado bastante de death and taxes e já estou sabendo melhor como contorná-lo jogando de merfolk. Não me lembro muito dos jogos, mas ele abre de madre e eu vou fazendo lords e TNN e ele pára na segunda land e não dá tempo dele fazer nada.
G2- pus pra dentro 2 pithing needle, 1 null rod, 2 echoing truth. Tirei dazes e spell pierces. Eu tenho 2 vials na mão, 1 echoing, 2 lands e dois bichos. Ele abre de madre e eu de vial. Ele volta pithing needle pra vial. No turno seguinte meu draw é justamente outro vial. Vou baixando meus bichos ele ele só faz outra madre e uma thalia. Quando o vial está pra 3 eu dou bounce na agulha e faço uma reejerey do vial, depois faço uma imagem copiando ele. Com 2 reejerey eu faço mais um merfolk qualquer que vira 2 criaturas dele. Ele faz um jitte e equipa na thalia, eu faço uma imagem copiando um flickerwisp dele e exilo e jitte e ataco com tudo e ele concede. 2-0 pra mim e a vitória no campeonato.
Props
- mais uma dobradinha do PPK team comigo e com o Braga.
- mais uma vez conseguir um excelente resultado com meu deck preferido
- novos players estarem participando da liga
Slops
- pro Rafael Reis que ficou em último perdendo até pra afinitty jogando de reanimator
- pro número de players: 20
 
GNemesis

Tritão
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Postado em: 30/11/14 18:52
Éee Jocast este foi seu dia, conseguiu muitos feitos louváveis.

Venceu Jund, Goblins que com certeza são os piores matchs de Tritão. E ainda venceu o Patrick da SX, ta de parabéns! haha

Zicou todos os Decks que enfrentou, é isso mesmo que eu entendi? kkk

Sobre suas cartas, você tirou Spell Pierce e Daze em quase todos os Matchs, será que compensa mesmo usar de Main, talvez não seja mais interessante arrumar outra carta para por no lugar?

Qual foi sua premiação?

Parabéns!



Editada em: 30-11-14 18:57:37 por GNemesis.
 
Jocast

Esquilo
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Registro: 04/06/13

Postado em: 30/11/14 19:11
Eu acho os dazes e spell pierces muito bons pq me dão maior segurança contra combos no g1. Tirei os daze em quase todos os matchs pq peguei 4 fair decks e venci o g1 em todos, ai na draw n vale a pena manter os dazes. Se eu tivesse na play provavel que eu nao tirasse em todos os jogos. O spell pierce e dazes jogam bem junto de wasteland, que mantém a conta de lands do oponente baixo. Fora que mesmo eu tirando os spell pierce no g2, os oponentes podem jogar em volta dele pensando que ainda estao no deck. Jogo com 4 wastelands em vez das cavernas justamente pra tentar zicar os oponentes por falta de mana, fora que sabendo que eu tenho wasteland eles buscam os lands básicos e limitam suas diversidades de mana. A partida contra o jund eu fiz 3 wastelands e tirei o oponente do jogo.fora que ele só ficou com pantano, se ele tivesse com uma bayou ele poderia ficar com mais vida por causa do deathrite. A premiação foi um flusterstorm.
 
PedroAmaro

Esquilo
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Postado em: 30/11/14 19:22
Eu jogo de Tritão no Modern. E digo que é ótimo o custo benefício dele.
Já ganhei game day e etc. E olha que nem jogo com 4 Mutavault.
É um deck bem interessante.
 
GNemesis

Tritão
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Registro: 24/09/13

Postado em: 30/11/14 23:15
Muito boa a resposta Jocast, realmente você começando o jogo as Dazes são muito mais fortes, o que não muda o fato de que se você perder o segundo jogo, poderia voltar com elas para o Main no G3. Elas combinadas com AEther Vial e Wasteland funcionam como um ótimo controle, além de ser uma carta chave contra Delvers Decks. E certamente a Spell Pierce servirá como blefe.


Pedro, o Tritão é muito forte no formato Modern, pela experiência que tenho o único Bad Match do Tritão Modern é o Affinity, que desce a mão rapidamente e o Tritão dificilmente consegue controlar.

Fiquei em Quinto lugar no Modern 5K paralelo ao Nacional Legacy.

Usei esta lista:

// Lands
4 [AVR] Cavern of Souls
4 [MOR] Mutavault
1 [SOK] Oboro, Palace in the Clouds
1 [CHK] Minamo, School at Water's Edge
10 [LRW] Island (4)

// Creatures
4 [LRW] Silvergill Adept
4 [A] Lord of Atlantis
4 [LRW] Merrow Reejerey
4 [M13] Master of the Pearl Trident
4 [SHM] Cursecatcher
3 [THS] Master of Waves
3 [M12] Phantasmal Image
2 [BOK] Kira, Great Glass-Spinner

// Spells
4 [DS] AEther Vial
4 [ZEN] Spreading Seas
1 [DDF] Echoing Truth
3 [MR] Chalice of the Void

// Sideboard
SB: 2 [DDF] Echoing Truth
SB: 1 [MR] Chalice of the Void
SB: 3 [DKA] Grafdigger's Cage
SB: 2 [5E] Hurkyl's Recall
SB: 2 [M14] Tidebinder Mage
SB: 2 [THS] Swan Song
SB: 2 [NPH] Spellskite
SB: 1 [ALA] Relic of Progenitus

Jogo 1: Soul Sister 2 X 0

Jogo 2: Soul Sister 2 X 0

Cálice para 1 venceu sozinho os dois jogos.

Jogo 3: Junk 2 X 1

Jogo 4: Zoo 2 X 0

Jogo 5: Tritão 2 X 0

Jogo 6: Scapeshift 1 X 1

Já havia passado, nem cheguei a jogar contra o Scapeshift.

Top 8: Jogo 1 - Affinity 1 X 2

G1: o cara desceu a mão toda, e transformou o Vault Skirge em 5/5, não teve como jogar.

G2: joguei cálice para 0 e desci alguns tritões, depois voltei os artefatos com Hurkyl Recall em resposta ao Thoughtseize que ele jogou, e depois bati 15 de dano.

G3: Novamente veio com a mão muito rápida e me venceu.

http://www.ligamagic.com/?view=fotolog/view&nick=GNemesis&fid=307540

Editada em: 30-11-14 23:28:25 por GNemesis.

 
AKAvg

Esquilo
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Postado em: 30/11/14 23:47

Sim...
Malditos peixes.

 
GNemesis

Tritão
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Postado em: 02/12/14 14:30
Neste final de semana dia 30/11/2014, apareceu uma nova lista de Merfolk na Legacy Open - Atlanta, GA, ficou em 11º Lugar com 240 jogadores.

Main Deck:

3 Merrow Reejerey
4 Cursecatcher
4 Lord of Atlantis
4 Master of the Pearl Trident
4 Phantasmal Image
4 Silvergill Adept
4 True-Name Nemesis

3 Daze
3 Vapor Snag
4 Force of Will
3 Aether Vial

3 Cavern of Souls
4 Mutavault
13 Island

Sideboard:

1 Grafdigger's Cage
2 Relic of Progenitus
2 Back to Basics
2 Chill
2 Hurkyl's Recall
2 Hydroblast
2 Spell Pierce
1 Vendilion Clique

A ideia da lista utilizando os Vapor Snag de Main ao meu entender é combinar com o Sideboard jogando Chill ou Back to Basics e depois voltando para a mão as criaturas que já desceram, para que sejam travadas na mão. Além de Vapor Snag ser muito forte contra Reanimate e Delvers Decks, pode ser uma escolha interessante.
 
le_siqueira

Esquilo
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Postado em: 02/12/14 16:16
Tenho visto algumas listas com 1 MIRROR ENTITY no main, o que acham da utilização dele?
e o cálice do vácuo, qual a melhor quantidade de marcadores para serem colocados? acredito que 1, certo???
 
Baldim

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Postado em: 02/12/14 16:57

Amigo, acredito que seja desnecessáio a utilização de Mirror no Maindeck.

Os lords fazem o papel de +1/+1, sem falar que o splash não compensa.

Em relação ao Cotv, na maioria dos jogos será para 1 mesmo (Elves, Burn, U/R Delver).

Mas sempre haverá exceções, e depende do que queira "travar" se tratando de seu oponente.


Editada em: 02-12-14 16:58:55 por Baldim.

 
GNemesis

Tritão
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Postado em: 02/12/14 17:14
Acredito que tenha o visto em Decks Merfolk Modern, porquê no Tritão Legacy ele nunca jogará, é muito lento e frágil, e como o Baldim disse, os Lordes fazem um papel muito mais forte e rápido do que este Metamorfo, tanto no Modern quanto no Legacy.

No Modern que é um formato um pouco mais lento, o Cálice poderá ir aumentando gradativamente, o interessante é faze-lo para 1 depois para 2 e aí vai. Se caso for usá-lo, use Caverna das Almas também para que ele não te atrapalhe.

Em um jogo contra Soul Sister no Modern 5K de Campinas eu já havia feito um Cálice para um, e depois fiz um Cálice para três, para anular o Spectral Procession e eu poder jogar o Echoing Truth livremente. Quer dizer, vai depender de sua interpretação de jogo, nos dois formatos.
 
le_siqueira

Esquilo
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Postado em: 02/12/14 18:03
eu pensei em usá-lo no modern mesmo, e descer com frasco e/ou central de vinherrante, vou testar e ver no que dá hehehe.

muito obrigado pela ajuda =D
 
Patrik

Lenda
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Postado em: 03/12/14 11:55
Aee!! Estávamos precisando de um Primer sobre os Peixinhos :)
 
Baldim

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Postado em: 03/12/14 12:34
Jogava com este deck antes de migrar para DnT.

[DECK 91040 NOT FOUND]

Desanimei por que não conseguia achar aquela lista "ideal", fazia e fazia modificações e o baralho não respondia.

Deixei aqui num tópico sobre Merfolk, que o baralho precisa de algo relevante na curva 2.

Ainda cheguei a falar que o baralho apresenta slots para serem gastos.

Se quiserem opinar, estarei ai mais tarde para discutir.

Abraços.

Editada em: 16-12-14 09:41:31 por Baldim.
 
GNemesis

Tritão
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Postado em: 03/12/14 15:29
Resumindo, o Deck não pode ser completamente dependente do TNN e parece que seu objetivo com as Ponder foi encontra-lo, se o Deck rodava antes batendo com Lordes, vai funcionar da mesma forma agora. Cantrips no Deck não é uma boa escolha, no primeiro turno você quer fazer Cursecatcher ou Aether vial para acelerar o jogo e não procurar. O Deck não foi feito para zicar, se está zicando tem algo errado.

Muita gente fala, não gosto do Merrow Reejerey, só que ele é o tritão que vai tirar as criaturas do oponente da frente, ou acelerar seu jogo se caso o AEther Vial não venha, desvirando seus lands para castar outros Lordes. Após você jogar seu AEther Vial para três para o True-Name, ele ficará inutilizado? Com o Merrow Reejerey no Deck, mais cedo ou mais tarde seu Vial ativado poderá pumpar seus tritões novamente.

Infelizmente realmente não existe nada melhor que ele ao meu ver, o ideal seria se existisse um Lorde de custo 1 aí sim o Deck iria ganhar na race facilmente. Alguns jogadores estão jogando 2 Vendilion Clique mais 2 Sygg no lugar deles, ainda não testei mas pode ser interessante.

A Caverna das Almas pode fazer um papel parecido com o AEther Vial, não deixando o oponente anular suas criaturas, só o Jocast mesmo que sempre vence sem elas, nem eu sei como.. kkk Sobre as Kiras, percebo que elas estão muito lentas no formato, Cálice do Vácuo é mais interessante pq além de te proteger contra removes do oponente atrapalha o deck do oponente, porém você teria que tirar as Ponder.

Porque você acha que o Death and Taxes pode ser melhor que o Merfolk? Meus confrontos contra o Deck são sempre tão faceis. Se o oponente vier com Stoneforge rapidamente no G1 fica difícil, mas o G2 é facilmente contornado com Agulha Medular , Echoing Truth e Manriki-Gusari.




 
Baldim

Esquilo
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Postado em: 03/12/14 16:48
A lista ta ai em cima para ser discutida.

1) O cantrip no deck não teve a intenção de achar TNN, ou corrigir possíveis zicas, pelo contrário, é pra procurar respostas mesmo, e por falta de opção.

- Já li vários artigos dizendo que a força do baralho esta no conjunto de criaturas, "lords", e o TNN parece mais um solo (carrier).

- Estava rodando com os Reejerey, e acredito que vou acabar retornando 4 e deixando uma menor quantidade de TNN.

- Mas sinto que o deck perde o gás as vezes, e precisa de algo que o retorne ao jogo: DRAW.

2) Acredite, já joguei com Vendillion.

- Não agradou muito não, ela se torna totalmente "roubada" à depender do karakas.

3) E acredite, já joguei com Sygg, funciona mesmo como 5º Silverggyl, que pode ser ativado todo turno.

- Das opções que testei foi a que mais me agradou quando usei.

4) Caverna das almas é bom sim, não discordo, protege muito, mas ficar sem wasteland ???

___

Agora, finalizando.

Acho Death and Taxes superior ao Merfolk por que ele "abrange" mais o formato.

Mas acredito, assim como você, quando lançarem um card curva 1/2 que pumpe ou de draw ou de evasão para os merfolk, vai fortalecer muito.
____

Vou modificar o deck, problema que estou tendo dificuldades com o side.

Abraços.