Olá!
O 13º Circuito LigaMagic Central continua com força total, eventos toda semana em vários formatos (Duel Commander, Pauper, Pioneer, Duel Commander 500, Legacy, Modern, Standard e Limitado) e uma Grande Final.
Você ainda não está participando das etapas? Procure pelas lojas participantes no site do CLM, ou entre em contato com o nosso suporte para quaisquer dúvidas em [email protected]
Lembrando que a Final do CLM acontece dentro do LigaFest, evento com diversos torneios e atrações para todos os públicos do Magic e diversos Card Games.
Hoje eu vou falar das listas de Commander Duel 500, com ênfase no “Duel”, nenhuma das finais de Commander do 13º Circuito LigaMagic Central é “mesão”, seja a Duel 500, seja a Duel, e ambas seguem a lista de banidas e as regras do Comitê do Duel Commander.
As listas que abordarei para a coluna desta semana são todas de campeões de top8, ou seja, jogadores que conseguiram sua vaga para a Grande Final. Sempre bom ressaltar que você pode se classificar jogando as cinco etapas e ficando em primeiro no Ranking, ou vencendo o top8, após as cinco etapas.
Começamos com a lista do André Laraia, que venceu na Lord of the Cards, de Jacareí/SP:
Death and Taxes é um arquétipo que existe a muito tempo no Magic e não seria diferente no Cmd Duel 500. Com a Phelia, Pastora Exuberante você ganha muitas possibilidades, porque a versatilidade dela é muito forte.
Phelia, Pastora Exuberante se difere de outros comandantes de blink porque ela blinka coisas suas e do oponente e permanentes não-terreno. Então seu arco de possibilidades é bem maior. Ela vai abusar de todo ETB possível, e até por isso esse deck usa mais de um efeito de Dianteiro, e Carcereiro do Palacio, que é uma carta com Monarca absurda, ainda mais no x1. Mas também o quanto ela atrapalha o oponente blinkando coisas do outro lado, ou até algo simples, como blinkar A Princesa Alca Voo, para exilar pra sempre. Não é a toa que ela é uma das comandantes mais populares do Duel Cmd 500, vendo as etapas do CLM, a carta vai ganhar jogos sozinha se ficar na mesa, vale muito a pena protegê-la, porque a recompensa é muito alta.
Por sinal, Phelia, Pastora Exuberante dando alvo em criaturas do oponente e Sacerdotisa do Confinamento na mesa, é uma das combinações mais chatas que o deck faz.
A próxima é do Filipe Hespanhol Maffei, que venceu o top8 da CheckPoint, de Macatuba/SP:
O Voltron mais popular do CMD Duel 500 do CLM, costuma ser Patas Leves, Voz da Imperatriz, que é basicamente um auras com acesso a um dos melhores payoffs do arquétipo. Comparando ambos, a vantagem de Patas Leves é ser bem mais rápido e com a cor Branca e a interação com auras você consegue proteger bem melhor e o clock sai do controle bem mais rápido. Mas Thrun, o Ultimo Trol também tem suas vantagens. Ele é mais lento, mas precisa de respostas mais específicas para lidar com ele, então em um ambiente onde não esperam ele o tempo todo e as respostas sejam mais genéricas, Thrun é uma ameaça bem real.
Thrun, o Ultimo Trol é um Juggernaut, é algo grande e difícil de lidar, e é engraçado focar tanto em resiliência quando falamos de Voltrons, onde vários são canhões de vidro. Mas é a vantagem do Thrun. Na Game Play você prepara sua mesa com os mana dorks e então terá mana para Thrun, o Ultimo Trol e suas primeiras ações preparando o Voltron. De novo, o deck não vai ser tão rápido quanto outros Voltrons, mas saber que o oponente vai precisar isolar o Thrun para dar édito, ou exilar tudo, ou Fenda Ciclonica, dá uma segurança bem legal.
A última do dia é do Rodrigo Rubio Canejo, que venceu o top8 da Supernova Hobby Store, de Maringá/PR:
Rodrigo escolheu jogar com Ardoz, Cobbler of War, que é um comandante muito agressivo e que sugere listas onde bloquear não é uma opção. O ponto sobre Ardoz é que seu bônus é até o final do turno e é dado a criaturas que acabaram de entrar, então ele quase te empurra parauma massa de criaturas com Ímpeto.
Normalmente quando falamos sobre vários comandantes do formato, o jogo começa com fazer set up e então desenvolver a mesa, e Ardoz, Cobbler of War pune isso. Tal qual toda a escola do Red Deck Wins sempre aplicou no Magic, ele é explosivo onde outros ainda estão preparando seu jogo. Você joga bem agressivo os primeiros turnos até chegar em Enduring Courage, que é o power spike dos ataques, com ele e Ardoz na mesa são quatro de bônus de ataque e Ímpeto, tornando boa parte das nossas criaturas grandes demais para o oponente ignorar. O engraçado é pensar como Ogro Guia de Batalha ficou alguns anos nessa posição de ser o power spike desse tipo de estartégia, mas Enduring Courage é mais difícil de lidar (ou mais fácil, se o deck do seu oponente quiser muito lidar com encantamentos).
Ardoz, Cobbler of War é o esteriótipo do Mono Red que pode jogar ignorando tudo que o oponente está fazendo, atacando em todos os turnos possíveis e depois fechando o jogo com burns, antes do adversário saber o que está acontecendo.
-
Essas foram as listas dessa semana, na próxima voltamos Duel Commander tradicional, até mais!
Instagram da Lord of Cards https://www.instagram.com/lordofcardsbrasiloficial
Lista do laraia estava super bem construída e bem difícil de jogar contra. |
Embutir na Liga
DECK ID
-
Paisagem -
Retrato