Yoshimaru & Bruse Primer - Duel Commander
Um dos grandes decks consagrados do formato
15/10/2024 14:05 - 4.722 visualizações - 12 comentários

Salve galera, beleza? 

 

Com uma crescente constante do Duel Commander, muita gente acaba caindo de paraquedas no formato e não sabe por onde começar. Por isso, vamos trazer por aqui alguns decks já consagrados que podem servir de referência pra você! 

 

E o deck escolhido de hoje já é um dos grandes consagrados do formato, e que já vem fazendo resultados expressivos em vários eventos, inclusive no próprio Circuito LigaMagic: Yoshimaru, Ever Faithful & Bruse Tarl, Boorish Herder

 

E para me ajudar nessa missão de trazer um conteúdo de qualidade, eu quis chamar pra me auxiliar nessa tarefa um brother que além de ser um veterano do formato, também é um grande piloto dessa lista, o Bruno Peres, ou Sesshoumaru3000 aqui na LigaMagic! 

 

Dito isso, vou usar aqui a lista cedida por ele como base para o nosso artigo, como também muitas das referências citadas aqui que foram de grande ajuda! 

 

Então sem mais enrolação, vamos ao que interessa! 

 


Yoshimaru, Ever Faithful & Bruse Tarl, Boorish Herder


  


Antes de ir direto pra lista, vamos falar um pouco dos Comandantes

 

Primeiramente é muito importante lembrar que no Duel Commander a regra de Partner tem uma aplicação completamente diferente do tradicional Commander, o que muda muito as dinâmicas dos decks que utilizam essa mecânica. 

 


Em resumo, como podemos ver acima, caso um jogador tenha conjurado um de seus comandantes da Zona de Comando, caso ainda haja outro por lá, ele não poderá ser conjurado nesse jogo. 


Isso implica que a maioria dos decks que utilizam da mecânica de Partner acaba optando por um deles como estratégia principal, e o segundo como um enabler de cor que complementa a pool disponível para a construção do deck. 


Claro que salvo algumas exceções onde alguns decks podem optar por utilizar Command Beacon para ter acesso ao segundo comandante, na grande maioria dos casos, os jogos são realizados com apenas um deles. 

 

No caso do deck de hoje, o comandante principal é o nosso cachorro, Yoshimaru, Ever Faithful

 

Essa escolha se deve ao fato de que além de ser uma criatura de fácil acesso, já que custa apenas 1 mana branco, ele também tem a capacidade de ganhar poder e resistência ao longo da partida. 


Isso, de maneira geral, acaba sendo uma grande vantagem nos jogos de duelo onde o tempo advantage é algo que anda lado a lado com a vitória. 


Bruse Tarl, Boorish Herder, por sua vez, é um comandante suporte que fornece a cor vermelha à lista, abrindo espaço para que diversas staples estejam ao alcance do deck. E fora isso ele acaba fazendo apenas um papel de coadjuvante. 

 

Então bora conhecer a lista

Yoshi & Bruse - Duel Commander
Por D3AD
 
10/10/2024
R$ 4.328,05
R$ 8.621,74
R$ 69.201,94
 
10/10/2024
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Comandante (2)
   
16,99
Criaturas (43)
 
29,75
 
0,67
 
54,90
 
18,39
  
122,58
  
1,61
1  
  
0,55
  
26,01
  
0,10
  
0,98
  
23,93
  
0,67
  
66,00
  
127,50
  
1,89
  
11,99
  
0,22
  
5,99
  
9,99
  
2,90
   
33,72
   
5,98
   
5,00
  
10,50
  
82,90
  
26,91
   
2,24
  
2,00
   
31,95
  
2,50
   
1,94
   
214,84
  
5,40
   
0,32
  
12,60
   
5,50
  
8,40
  
27,90
  
42,70
1  
  
47,49
   
31,34
1  
   
38,90
1  
   
170,00
Mágicas (8)
 
0,50
1  
 
5,00
 
3,00
 
95,99
 
3,15
   
79,95
  
30,71
   
20,00
Artefatos (5)
 
16,40
 
51,99
  
13,80
  
6,39
   
17,00
Encantamentos (5)
269,90
 
12,74
 
0,39
  
28,20
   
62,36
Terrenos (37)
36,75
1,79
35,91
179,99
48,18
25,93
44,90
39,51
5,40
50,99
1  
45,00
118,99
24,00
44,80
109,24
21,50
6,68
1  
0,00
33,24
4  
0,00
76,44
1  
900,00
28,88
7,79
50,83
3,80
62,90
43,91
23,49
0,90
27,00
35,70
7,00
133,20
100 cards total

Como o efeito do comandante já sugere, estamos tratando aqui de um deck Boros Aggro que vai tentar tirar o máximo de vantagem possível da velocidade de uma curva leve, somada à uma boa quantidade de cartas lendárias. 


Um fator destaque do Yoshimaru é que por natureza ele se beneficia do fato de que muitas cartas importantes do Duel Commander são lendárias, o que permite que seus slots sejam muito melhor aproveitados, tirando a necessidade de alocar cartas que só serviriam para aquela estratégia. E por mais que o incentivo de utilizar cartas lendárias faça com que nomes diferentes apareçam na lista, eles sempre terão 100% de aproveitamento dando um boost no comandante além de seus efeitos padrão. 

 

 

● Plano de jogo

 

    

 

Seu plano de jogo é bem claro, e como tratamos de um deck aggro é de se esperar que ele tente preencher toda a curva de mana de seus turnos com criaturas que fazem pressão na mesa, criando um impacto gigantesco no early game


Como o deck possui uma curva de mana bem definida, seu comandante desde o início vai ser beneficiado pela entrada de permanentes lendárias no campo, e isso vai se estender por toda duração do jogo. 


Vamos supor que você faça planície + Yoshimaru no seu turno 1, e no turno dois você consiga seu segundo drop de land + um de seus drop 2 lendários quaisquer, você estará conseguindo bater 2 e ainda terá outra criatura na mesa. 


Sem contar todos os efeitos dessas criaturas, isso já garante um crescimento exponencial para o comandante. 


Se formos mais realistas e considerarmos a quantidade de criaturas com boas keywords, podemos imaginar um Feldon, Escavador de Ronom na 2 totalizando 4 de dano neste turno. 


E se formos ainda mais otimistas e imaginarmos que na 2 podemos baixar da mão uma Mines of Moria que irá entrar em campo de pé e dando um marcador para o comandante, depois usar essa mana para conjurar uma segunda criatura lendária que também vai dar um boost para o comandante, e que existe uma chance dessa criatura ter haste, como Ardoz, Cobbler of War, teremos incríveis 6 de dano logo no segundo turno com apenas duas criaturas. 

 

Com esse exemplo é possível ter uma noção de que mesmo nas situações menos favoráveis, esse deck consegue garantir uma pressão inicial muito boa. 


Essa postura agressiva é equilibrada perfeitamente com a presença de cartas mais impeditivas que vão distanciando cada vez mais a sua vantagem do possível alcance dos seus oponentes. 

 

  


Um exemplo disso é a Thalia, Guardia de Thraben, uma drop 2 que além de garantir o +1+1 do cachorro e bater 2 com iniciativa, ainda aumenta o custo das mágicas de não criatura que poderiam ser usadas para atrapalhar o seu jogo. 


Drannith Magistrate também consegue desempenhar um papel excelente, e apesar de não ser lendário, se usado logo no início do jogo pode acabar travando o comandante dos seus oponentes por tempo indeterminado, principalmente se for bem protegido.


Com o seu jogo acelerando a cada turno e o do seu oponente sendo cada vez mais limitado, fica visível o quanto esse é um deck perigoso desde o início. 


Destaque para o fato de que os turnos mais críticos do deck são os turnos 4-5, que geralmente conseguem já contar com um jogo já muito encaminhado.

 


Não posso deixar passar em branco que Phelia, Exuberant Shepherd sinergiza muito bem com toda idéia do deck, blinkando suas permanentes e ganhando marcadores que a tornam uma ameaça iminente. 


Esse blink ainda possibilita que cards lendários desencadeiam o efeito do comandante de ganhar marcadores novamente. 


E esse efeito não se limita às suas próprias cartas, o que te permite exilar possíveis blockers ou cartas de controle do seu oponente até a end step, abrindo caminho em situações de desespero. 


Por fim, o mais importante. Gosto do fato dela ser um cachorro que sinergiza com outro cachorro. 

 

“Yoshimaru, Ever Faithful" é uma escolha para aqueles que querem ganhar rápido, trazendo uma proposta de jogo rápida e interativa, especialmente em relação a permanentes lendárias. “ - Bruno

 

 

● A Shell

 

 

 

Agora vamos falar da estrutura de apoio que esse deck possui, e o quanto cada slot é importante para o desenvolvimento do seu jogo. 

 

“Criaturas como Thalia, Guardian of Thraben e Mother of Runes não apenas fornecem suporte, mas também contribuem para a agressividade do jogo.”


Claro que quando vamos construir uma lista, seja ela de qualquer formato, é imprescindível que você consiga definir quais serão seus maiores pontos fracos e saber como lidar com possíveis situações desfavoráveis, e é aí que entram as cartas de proteção! 

 

Como já deu pra ver desde o início, o deck se baseia inteiramente na presença rápida e permanente de seu comandante na mesa. Isso faz com que Yoshimaru se torne um alvo frequente de remoções por parte de seus oponentes para garantir que você não irá conseguir ter o tão almejado e explosivo early game. E de fato, o cachorro ser removido é um dos grandes problemas do qual precisaremos lidar, e para isso além dos já citados hatebears, teremos cartas para ajudar. 

 

    


Começando pelas que não são criaturas, temos Galadriel's Dismissal, Reverent Mantra em forma de respostas instantâneas que não exigem um gasto expressivo de mana e que conseguem te proteger de eventuais remoções. 


Também temos uma carta muito boa nos nossos encantamentos, que é o Florescimento da Arvore Branca, que por apenas duas manas, além de ajudar no crescimento de poder e resistência do Yoshimaru, também garante ward 1, que faz MUITA diferença como carta de proteção. 


Já nas criaturas temos o pacote completo com Mother of Runes e Giver of Runes, que além de estarem na curva 1 e protegerem o comandante em instant speed, ainda garantem uma passagem grátis por possíveis blockers no campo, já que oferecem proteção à uma cor à sua escolha, e no caso da Giver, também à incolor. 


Mas devo dar um destaque especial ao Skrelv, Acaro Desertor, que além de ser drop 1, proteger sua criatura com resistência a magia da cor escolhida e a proteger de bloqueadores, ainda é uma criatura lendária que pode fazer isso por mana phyrexiana.

 

Com esse pacote de proteções e hatebears, podemos agora citar um dos grandes problemas intrínseco aos deck Boros, mas que aqui consegue ser contornado.

 

“Temos também diversas cartas lendárias que nos permitem não perder o gás, cartas as quais como merry, inti e laelia, que nos permitem card advantage no jogo.”

 

 

● Card advantage

 


É importantíssimo que em decks de magic de modo geral, mas especialmente em decks Aggro, haja uma quantidade de card advantage suficiente para te mandar sempre abastecido de recursos. 


Num deck com curva de mana baixa, como o caso do Yoshimaru, conforme os turnos passam o consumo de recursos também fica maior, já que como o objetivo é fazer peso no board através de números, é inevitável que cheguem momentos onde você irá ficar com falta de cartas na mão. 

 

Por isso, nessa lista temos algumas cartas que servem com esse propósito. Parafraseando o Bruno, “pra não deixar o deck perder o gás”, Merry, Escudeiro de Rohan é um grande aliado, fazendo com que você compre cartas nas fases de combate caso esteja atacando junto de outra criatura lendária. E o melhor, é que por possuir ímpeto, é uma ótima fonte de card advantage já a partir do turno em que entra em campo. 


    

 

Kassandra, Eagle Bearer também é um bom exemplo multifuncional para essa lista. 


Além de também possuir ímpeto, ela faz com que quando uma criatura que você controla equipada com um equipamento lendário dê dano de combate a um jogador, você possa comprar uma carta. E como parte de seu efeito de ETB ela te permite buscar pela The Spear of Leonidas, que além de garantir o card advantage de seu trigger, ainda vai te gerar valor de três maneiras diferentes durante o tempo que permanecer na mesa. 


Inti, Senescal do Sol e Laelia, a Lamina Reforjada por sua vez, oferecem o card advantage de outra maneira, exilando o seu top deck para que ele possa ser castado, mas que também funciona como uma ótima maneira de fazer card selection, já que você não é obrigado a jogar o card exilado dessa maneira. 

 

Para não passar em branco, o deck também possui maneiras de dar dano global que são muito eficientes contra vários decks, mas que por possuir uma estratégia centralizada não sofre de tabela. 


Ele também tem ótimos finisher como Winota, Joiner of Forces, que por conta do snowball que consegue fazer com tanta facilidade, é quase uma garantia de vitória. 

 

    


Outras cartas como Eowyn, Cavaleira Destemida, Avante, Eorlingas!! e Headliner Scarlett também são grandes enablers para que seus ataques sejam bem sucedidos, principalmente em matches onde seus oponentes conseguem gerar defesas suficientes na mesma velocidade. 


E reforçando o que foi dito no início, esse é um deck que consegue se aproveitar muito bem de terrenos lendários, que além de sua função principal de gerar mana, consegue ainda utilizá-los como fonte de poder para o comandante que enxerga todos os tipos de permanentes lendárias que entram em jogo.

 

“O deck de Yoshimaru no Duel Commander combina a rapidez de um jogo agressivo com a profundidade estratégica das permanentes lendárias. A capacidade de construir uma mesa ameaçadora rapidamente, junto com a sinergia entre cartas lendárias, torna esse comandante uma opção poderosa e divertida. Jogadores que buscam uma experiência dinâmica e desafiadora encontrarão no Yoshimaru, a escolha certa.”

 


Antes de encerrar esse texto, quero deixar aqui algo bem legal que o Bruno me passou, que é a existência de uma versão do deck que escolhe Tana, a Semeadora de Sangue como partner no lugar de Bruse Tarl, Boorish Herder


Nessa variante Naya ganhamos acesso ao verde e a cartas como Minsc & Boo, Timeless Heroes, além de outras staples importantes para o formato. 


Quem sabe não traremos uma análise desta lista em futuros textos aqui da LigaMagic! 

 

E com isso chegamos ao final deste artigo. 


Confesso que estou gostando muito de entrar mais a fundo no Duel Commander, e tenho gostado muito da recepção e disposição da comunidade em ajudar novos jogadores. 


Agradeço novamente ao Bruno Peres que se dispôs a me ajudar a entender melhor o deck de forma sensacional! 

 

Muito obrigado também a você que leu até aqui. Espero que tenha gostado desse formato de texto, e se você tem alguma sugestão de comandante do Duel que quer ver por aqui, deixa aí nos comentários pra gente providenciar! 

 

Um grande abraço, e até o próximo. Valeu!

 

Jefferson C Faria Barbosa ( D3AD)
Jefferson Barbosa, mais conhecido como Jeff, conheceu Magic em Lorwyn e desde então vem aprofundando seu amor por card games. Desde sempre se considerando um amante do competitivo, participou da criação do grupo cEDH Brasil e vem criando conteúdo sobre formatos multiplayer em projetos conjuntos e independentes!
Redes Sociais: Twitch, Facebook, Instagram
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 17/10/2024 16:17:22
Massa o artigo!
(Quote)
- 17/10/2024 16:12:43
Ficou da hora!
Parabéns pelo artigo.
(Quote)
- 17/10/2024 15:07:22
Artigo top!
Parabéns, Jeff!
(Quote)
- 17/10/2024 10:06:38

Não vê jogo, mas nada impede de vc testar. Nessa linha GW Auras oq mais vê jogo é a Sithys, e beeeem por fora o Gylwain. Não sei se pode mencionar aqui, mas vc pode encontrar muitas listas no moxfield filtrando pelo Duel Commander. Aqui na liga também dá pra pesquisar varios decks nos filtros avançados, mas mistura com o duel 500.

(Quote)
- 17/10/2024 09:59:39

Ela aparece em listas da Sythis, mas é muito lenta, não se protege, exige mais peças pra funcionar... então não é um deck que você vai ver no meta não.

Últimos artigos de Jefferson C Faria Barbosa
Slimefoot & Squee Primer - Duel Commander
Um deck que é agressivo e versátil ao mesmo tempo!
2.516 views
Slimefoot & Squee Primer - Duel Commander
Um deck que é agressivo e versátil ao mesmo tempo!
2.516 views
Há 4 dias — Por Jefferson C Faria Barbosa
12 listas Conquest para começar no formato!
Um pequeno resumo e dicas de como iniciar nessa variação do Commander
4.050 views
12 listas Conquest para começar no formato!
Um pequeno resumo e dicas de como iniciar nessa variação do Commander
4.050 views
Há 10 dias — Por Jefferson C Faria Barbosa
A Marvel chegou no Commander!
Entre Vingadores e Mutantes, conheçam os novos comandantes e algumas ideias de deck!
6.106 views
A Marvel chegou no Commander!
Entre Vingadores e Mutantes, conheçam os novos comandantes e algumas ideias de deck!
6.106 views
Há 16 dias — Por Jefferson C Faria Barbosa
7 Dicas sobre o Duel Commander
Tudo que você precisa saber para se aventurar no Duel Commander!
2.946 views
7 Dicas sobre o Duel Commander
Tudo que você precisa saber para se aventurar no Duel Commander!
2.946 views
Há 21 dias — Por Jefferson C Faria Barbosa
Yisan Primer - Commander 500
Nesse artigo vamos revisitar um grande clássico do Commander, o deck Mono Green Yisan
3.674 views
Yisan Primer - Commander 500
Nesse artigo vamos revisitar um grande clássico do Commander, o deck Mono Green Yisan
3.674 views
Há 30 dias — Por Jefferson C Faria Barbosa