O mistério está no ar e com esse artigo vou investigar quais vão ser as melhores casas para as cartas que mais me chamaram a atenção com a nova edição ( a maioria desses decks foi montado em live Twitch.tv/LigaMagic.
Sem mais delongas vamos lá!!!
Com a adição de Novice Inspector podemos montar um baralho bem similar a sua versão Pioneer:
Já que não temos acesso ao Venerated Loxodon no Standard nosso outro payoff para fazer uma mesa grande com Warleader's Call. Elas funcionam muito bem em múltiplas cópias e tem uma sinergia insana com Anim Pakal, Milesima Lua e Gleeful Demolition.
Vejo bastante potencial nessa lista já que tem uma base forte e vai ser capaz de tanto ter começos bem agressivos como ter um bom late game com @Knight-Errant of Eos.
O ponto fraco do Boros no momento é a base de mana contando com apenas uma dual desvirada nos primeiros turnos do jogo, então acabamos usando alguns terrenos virados para aumentar a consistência nas cores.
Outras cartas que talvez sejam boas nessa estratégia são Delney, Sentinela das Ruas já que a evasão é relevante e conseguimos abusar razoavelmente bem dos triggers dobrados e Heroina do Decimo Distrito como um drop 2 que funciona melhor sozinho que Regal Bunnicorn.
No sideboard essas cores estão bem servidas com opções como Lithomantic Barrage, Wedding Announcement, etc.
Dando sequência temos o grande “vilão” do formato e o deck que estou mais ansioso para testar com as novas cartas : O Domain Ramp!
O grande diferencial aqui é Analyze the Pollen, lembrando a saudosa Traverse the Ulvenwald temos um tutor de terrenos básicos que no meio / fim do jogo pode tutorar uma criatura se conseguirmos coletar a evidência. Coletar evidência 8 é bastante coisa, porém a grande sacada dela no Domain é que frequentemente vamos estar descartando Herd Migration para encontrar terrenos no começo do jogo.
Para garantir que vou ter acesso ao Tutor consistentemente adicionei algumas cartas de suporte como Greater Tanuki e Blossoming Tortoise, no fim elas podem não ser necessárias mas parece um bom começo.
Inicialmente tentei pensar em alvos para o Tutor de alto impacto ou que tenham funções únicas:
• Tranquil Frillback: Bom para lidar com encantamentos no mirror e no geral todos os modos podem ser relevantes.
• Aurelia's Vindicator: Funciona como criatura defensiva e no late game sua habilidade de Disguise é bem interessante já que você pode utilizar para gerar card advantage exilando criaturas do seu grave e também como interação com o oponente.
• Izoni, Center of the Web: Minha ideia aqui foi ter uma opção de jogada bem impactante quando eu ainda não tiver as 7 manas para Atraxa, Grand Unifier, ou fazer vários corpos com alcance também for relevante. Acredito que a Izoni vai jogar bastante no Golgari Midrange.
• Colossal Skyturtle: Poder tutorar um bounce ou um Regrowth pode ser bem legal para recomprar um Sunfall etc.
• Living Conundrum: Um grande problema desse deck hoje é enfrentar Jace, the Perfected Mind, essa carta é minha tentativa de resolver esse plano de ataque utilizado por muitos decks (inclusive na mirror).
• Melira, the Living Cure: O tóxico é um dos predadores do domain que voltaram a jogar recentemente, ter acesso consistente a Melira pode ser uma grande ajuda na matchup.
O interessante é que vários dos seus alvos também vão para o cemitério naturalmente, como a Colossal Skyturtle e Trumpeting Carnosaur.
Acredito muito no potencial do tutor e vejo ele entrando em outros decks como o BG Midrange.
O próximo na fila é o Mono Red.
Acho que esse deck ganhou bastante em qualidade com essa edição! A principal delas é Fugitive Codebreaker, substituindo aqui o Feldon, Escavador de Ronom como uma melhor criatura com ímpeto para o turno 2 que também pode repor nossos recursos.
Como meu segundo teste mais relevante temos Case of the Crimson Pulse, que parece bem interessante para um deck que está tentando ser extremamente agressivo e que vai acabar com a mão rápido e geralmente é um problema do Mono Red.
Também gosto bastante da nossa cabra simpática: Frantic Scapegoat. Funciona bem para causar dano no começo carregando marcadores de Kumano Enfrenta Kakkazan e Inti, Senescal do Sol e mais tarde pode tornar outra criatura mais relevante em suspeita.
Seguindo temos o Azorius Control, algo que não podia faltar em um artigo meu.
O nível de anulações voltou a subir nos últimos anos com Make Disappear e agora temos uma nova opção em No More Lies. Basicamente aqui temos um Mana Leak melhorado que vai ajudar bastante esse tipo de estratégia.
Minhas outras adições de cartas novas aqui são Meticulous Archive e Intrude on the Mind, ainda não tenho uma opinião formada sobre Intrude já que ela envolve muitas coisas, então pode ser uma carta que saia da lista se não se mostrar tão boa.
Como estou usando Confinamento Temporario optei por não usar Deduce, mas ela também é bem interessante para controles.
E por último temos um deck vem sendo um dos meus favoritos:
Aqui a principal adição foi o novo terreno Shadowy Backstreet que melhora nosso acesso a cor preto e também é uma planície algo muito relevante por esse ser um deck de Lay Down Arms.
Unyielding Gatekeeper e Novice Inspector também são interessantes por melhorarem o early game do baralho e serem ótimos com Serra Paragon.
E por fim coloquei 4 cópias de Soul Search, que vai ajudar a lidar com cartas problemáticas como Atraxa e afins (exilar aqui é um bom bônus já que atrapalha a coleta de evidência).
O formato vai ser bem impactado pela nova coleção e acho que aqui consegui dar um bom gostinho disso, mas muitas coisas legais acabaram ficando de fora como Reenact the Crime, Anzrag, the Quake-Mole.
Me digam ai nos comentários o que vocês estão armando para o Standard.
Até a próxima!
A tishana é uma boa resposta para os decks com caverna das almas, então eu usaria pelo menos no sideboard.