Em seu artigo de hoje, Sandoiche fala sobre algumas das recentes mudanças do Magic, e como o jogo mudou, principalmente no que tange desenvolvimento de novas cartas e power creep!
Olá! Recentemente, parece que um mar de insatisfação sempre vem à tona na comunidade quando temos um banimento, um formato não-saudável dominado por uma carta, lançamentos de produtos premium, mudanças no jogo organizado, ou, basicamente, qualquer coisa anunciada no Magic: The Gathering.
Embora seja compreensível que algumas dessas reclamações tenham fundamento, a impressão que passa é que esse tom sempre existente de "o Magic vai acabar" ou "no meu tempo era melhor" parece que se intensificou ainda mais recentemente. O objetivo do artigo de hoje é organizar alguns dos pensamentos e idéias que tenho sobre isso, principalmente no que tange os formatos competitivos do jogo e desenvolvimento dos novos cards para tal.
Comecemos pelo tal do "power creep", ou seja, o constante aumento do nível de poder das novas cartas lançadas recentemente. É difícil de acreditar que a equipe de design não conseguiu prever algumas cartas óbvias - Uro, Tita da Ira da Natureza e Era Uma Vez são duas das cartas que claramente seriam quebradas, todo mundo sabia que iriam ser problemáticas no momento que saíram no spoiler, e ainda assim lá estavam elas - e demoraram uma relativa quantidade de tempo para serem banidas nos diversos formatos em que eram válidas.
Ou seja, é bem possível que algumas dessas cartas tenham sido intencionalmente "forçadas" a serem absurdas e definidoras de formato (o próprio Oko, Ladrao de Coroas foi admitido pelos profissionais do design da Wizards que tinha como objetivo ser a carta mais forte, chamariz da coleção de Trono de Eldraine), causando desde a necessidade dos jogadores as adquirirem para jogar Standard, até mesmo a dita "rotação forçada" nos formatos antigos, onde ameaças como Uro, Tita da Ira da Natureza, Gargarote Anciao, Omnath, Locus da Criacao, Tufao de Tubaroes, Companheiros, etc. são tão mais fortes que as cartas pré-existentes, que obrigam os adeptos deles a se atualizarem de forma mais brusca do que estavam acostumados.
Um exemplo bom disso é o Modern, que passou por mudanças abruptas em seus principais decks como nunca antes visto desde Guerra da Centelha e Modern Horizons. O próprio Historic, com frequentes banimentos e lançamentos de coleções Remastered é um exemplo disso: pro formato receber suporte competitivo por parte da Wizards ao invés do Standard (que naturalmente é cíclico, demandando mudanças constantes), ele precisa "valer a pena" comercialmente falando, e nada melhor pra isso acontecer do que os elementos da rotação forçada.
A questão é: se todos reclamam, se o Magic "está ruim", se os jogadores "nunca jogaram formatos tão entediantes/chatos", e coisas assim, porque os números não param de crescer? Em termos de jogadores no Arena, retorno financeiro pra Wizards, e tudo o mais? Cada vez mais produtores de conteúdo streamando o jogo? Circuitos de torneio online oficiais e independentes florescendo em meio a uma situação de pandemia global?
Existe a possibilidade do "ruído" ser amplificado nas redes sociais, e enquanto temos alguns jogadores antigos que estão tendo dificuldades em se adaptar a forma com que as coisas são agora em termos de desenvolvimento de cartas, jogo organizado, comercial, etc., esses jogadores acabam por não ser a maioria, e somente pela sua influência fazem parecer que esse é um problema que preocupa mais jogadores do que realmente preocupa. Outros acabam até "entrando na onda" de reclamação, sem nem jogarem Standard ou MTG Arena.
Tomando como exemplo o Seth Oliver, do MTG Goldfish, que recentemente escreveu um artigo criticando pesadamente várias das recentes decisões da Wizards, dizendo aos jogadores para "falarem com as suas carteiras" caso estejam insatisfeitos, e ainda assim finalizando por dizer que aguardava sua booster box e demais produtos novos chegarem!
Até para os defensores do "jogo jogado", "habilidade importa", e coisas assim, mesmo que o alto power level de algumas cartas crie jogos onde parece que as decisões não importaram, no longo prazo os melhores jogadores continuam ganhando. PVDDR foi campeão do mundo depois do lançamento do Uro, assim como todos os últimos Mythic Invitationals, Championships, Players Tours, Finals, seja lá qual for a nomenclatura do torneio relevante profissional da vez, tiveram múltiplas figurinhas carimbadas nos Top 8s e levantando os troféus. Nenhum turista, ninguém caindo lá por acaso.
Traçando um comparativo com outro jogo, que talvez alguns daqui já tenham ouvido falar em outros tempos, ou até mesmo já tenham jogado: Tibia. Sim, o MMORPG da empresa CipSoft, que existe desde o final dos anos 90, e segue firme e forte até hoje. O jogo certamente não é o mesmo de 20 anos atrás, e embora tenhamos sempre gente chorando nos grupos/redes sociais que o jogo de agora não é mais o mesmo, que hoje em dia é tudo mais fácil e não precisa de habilidade, que nos tempos da brilhantina sim que era bom, que a CipSoft é predatória com a venda de Tibia Coins, criando coisas Pay-to-win/Pay-to-fast, etc., tanto a empresa como o jogo seguem lá, firmes e fortes, com jogadores entrando todos os dias e números de stream na Twitch que por vezes são comparáveis até com os do Magic em um dia normal.
Ou seja: é bem possível que, mesmo que com "tudo isso aí que está acontecendo" na Wizards e no Magic: The Gathering, o jogo continua crescendo, faturando, e essas mudanças aparentam ter vindo para ficar. O Magic mudou, e essa é a realidade que talvez alguns de nós acostumados com os "tempos áureos e gloriosos" tenhamos de nos acostumar.
E quanto a vocês, leitores, quais suas opiniões sobre os tópicos abordados no artigo de hoje? Acreditam que as reclamações dos jogadores atualmente são exageradas? Ou até certo ponto elas fazem sentido? Quais desses problemas incomodam vocês? E em relação a questão do ruído? Deixem suas opiniões nos comentários!
Matheus Akio Yanagiura, mais conhecido como Sandoiche, é jogador profissional, escritor e streamer de Magic: the Gathering, produzindo conteúdo com foco para o competitivo do jogo desde 2012. Membro da equipe de e-Sports LigaMagic Bolts desde sua formação inicial, dentre seus resultados destacam-se a classificação para o Neon Dynasty Championship, o título do ManaTraders Series Legacy, o vice-campeonato da Twitch Rivals e o Top 8 do Magic LATAM Challenge, além do bi-campeonato do Circuito LigaMagic Modern e Top 16 Grand Prix São Paulo 2018 no Magic Tabletop.
Olha! Honestamente eu estou adorando a nova receita da Wizards. Quem reclama tanto não sabe o que é uma edição como dragon's maze em que tinha apenas 2 cartas para o T2 ou máscaras de mercadia ou homelands se quiser algo moderninho pode pegar Born of Gods. As edições estão vindo ótimas os banimentos estão num ritmo que não torna o jogo enfadonho dando falsas rotações durante a rotação principal, já tivemos duas! As coleções estão vindo recheadas de bombas para todos os formatos. Sobrevive quem melhor se adapta!
Trollada boa, 7/10.
[quote=Great_Rusher=quote]Olha! Honestamente eu estou adorando a nova receita da Wizards. Quem reclama tanto não sabe o que é uma edição como dragon's maze em que tinha apenas 2 cartas para o T2 ou máscaras de mercadia ou homelands se quiser algo moderninho pode pegar Born of Gods. As edições estão vindo ótimas os banimentos estão num ritmo que não torna o jogo enfadonho dando falsas rotações durante a rotação principal, já tivemos duas! As coleções estão vindo recheadas de bombas para todos os formatos. Sobrevive quem melhor se adapta![/quote]Trollada boa, 7/10.
As críticas vem de quem AMA o jogo e sabe que todo feedback dos players é importante pra saúde do jogo .Então não é ilógico vc criticar aspectos negativos e "esperar a sua booster box" ."Ain, nao ta gostando , pára de jogar " é o "arjumento " típico de quem tem rabo preso e não quer perder seguidores/patrocínio.Amamos o jogo mas está ruim e exigimos mudanças , como consumidores .Simples assim
As críticas vem de quem AMA o jogo e sabe que todo feedback dos players é importante pra saúde do jogo .Então não é ilógico vc criticar aspectos negativos e "esperar a sua booster box" ."Ain, nao ta gostando , pára de jogar " é o "arjumento " típico de quem tem rabo preso e não quer perder seguidores/patrocínio.Amamos o jogo mas está ruim e exigimos mudanças , como consumidores .Simples assim
Muito bem, vamos por partes.O artigo do Seth é uma reflexão dele sobre o que vem acontecendo com o Magic e a postura dos jogadores (incluindo ele próprio). É um artigo para os jogadores lerem e refletirem, pois suas atitudes não estão em sintonia com a insatisfação que têm demonstrado nos diversos canais de discussões e redes sociais. Isso não tem nada a ver com "O Magic mudou, mas vcs não querem/conseguem se adaptar", tem a ver com "A qualidade do jogo foi deixada de lado em prol dos lucros, e se isso fez com que vc perdesse o interesse e/ou a vontade de jogar, não compre". Não é à toa que o título do artigo é "If You Are Not Happy with the State of Magic, Stop Giving Wizards Your Money".Seth fez muitas críticas (acertadas, na minha opinião) no artigo, mas ele termina dizendo que está "aguardando sua box chegar" pq ele é viciado no jogo e ama o que faz, e por isso ele continua alimentando com seu dinheiro esse "monstro", mesmo sabendo que sua atitude só tem contribuído para piorá-lo. Afinal, se a Wizards/Hasbro toma decisões que supostamente tornam o jogo pior, mas as vendas crescem, pq eles deveriam mudar de estratégia? Se analisar bem, foi um desfecho triste e até deprimente para o artigo, principalmente quando vc realiza que muitos continuam gastando com Magic pelo mesmo motivo: Vício.Mas a parte mais incisiva do artigo do Seth é seu último parágrafo, colocado estrategicamente após o vídeo da última live da Wizards sobre a polêmica do SL do Walking Dead, onde o vice-presidente da empresa diz, com todas as letras, que "se vc acreditou que o secret lair era só para lançar artes alternativas é pq vc não entendeu a nossa visão do produto" (ou seja, te chamou de idiota por acreditar na empresa). O texto diz, em resumo, que a única forma de enviar a Wizards uma mensagem de insatisfação efetiva que eles realmente escutem, é não dar mais seu dinheiro para a empresa. Suas palavras, tweets, vídeos e posts no reddit não significam muito para Wizards e menos ainda para a Hasbro. Ele termina com uma frase zombeteira de que essas coisas "não passam de um barulho insignificante perdido em meio aos ruídos deles enquanto nadam em nosso dinheiro". Isso é um tapa na cara, mas que não surte efeito se dado no rosto de um "viciado" pelo jogo.Pq fiz questão de citar tanto sobre o artigo do Seth? Pq ele, mesmo sendo produtor de conteúdo do jogo, fez suas críticas mas foi honesto em se colocar como parte do problema, ao invés de dizer que "O Magic mudou e os jogadores não estão conseguindo se adaptar", que é quase "passar o pano" sobre as merdas que a Wizards faz, encorajando-os a continuar fazendo a mesma coisa. Os jogadores gostam de Magic e não querem que o jogo acabe, por isso que as reclamações dos erros da empresa tem se tornado tão fortes e incisivas. Nenhum jogador "saudável" quer que o jogo fique estagnado, mudanças são bem-vindas, desde que elas acrescentem ao meta não o DESTRUAM! Só que na opinião do Seth, essas reclamações de nada adiantam se vc continua gastando dinheiro com o jogo. Agora, dizer que "o Magic agora é assim, acostume-se com isso" das duas uma: Ou a situação atual do jogo te agrada e comprar cartas quebradas inflacionadas pra depois perder dinheiro com bans é ok pra vc (sei lá, né) ou é só conformismo. Pq não é possível que alguém ache NORMAL ter 10 cartas banidas no standard de 2019-2020 (podia ser 11, se o Uro tivesse sido banido, pois ele já causava problemas há tempos) e mais 3-4 nos demais formatos "eternos". Teve banimento até no VINTAGE!!! A mecânica de companions sofreu ERRATA de tão malfeita, e aí vem dizer que o Magic "agora é assim, acostume-se"?!?Até alguns meses atrás eu ainda estava na torcida de que as coisas melhorariam, é difícil aceitar que uma empresa fique cometendo os mesmos "erros" continuamente de propósito, a tal da "incompetência" da equipe de design e tals... Só que nesta última edição, Zendikar rising, eu senti o peso do desânimo... boa parte da coleção parecia com powerlevel justo (até criticado, pois os jogadores meio que acostumaram com o PL descontrolado das anteriores) mas aí veio o spoiler da Lotus Cobra e do Omnath, locus of creation... e qualquer jogador com um mínimo de visão percebeu que aquilo daria merda, não só no Standard. Aí vem o SL do TWD, introduzindo cartas de impressão ultralimitada (que obviamente não incluiu o Brasil nos locais de venda) válidas em torneios, abrindo um precedente para a Wizards, a qualquer momento, tornar qualquer formato P2W. O comitê de regras de Commander, apesar da pressão, decidiu por não banir as cartas pq, em resumo, eles acreditam que estarão remando contra a maré, pois a Wizards continuará imprimindo SL como este. Essas coisas terminaram por enterrar de vez minhas esperanças por tempos melhores no Magic. Atualmente eu logo no Arena para jogar, e eu simplesmente não me divirto mais, é como se eu estivesse fazendo uma "obrigação" para não perder as missões que dão moedas de ouro, para que minha pool de F2P não fique defasada. Minha esposa me viu esses dias jogar com cara de desânimo e me perguntou: "Pq vc faz isso?" E eu estou pensando nessa pergunta até agora.
Apenas quero acrescentar ao comentário do CarlosKissX que o autor do texto só me faz lembrar o quanto o brasileiro não tem percepção da realidade (isso é fato comprovado em pesquisa, segue link https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/12/1941021-brasil-e-2-pais-com-menos-nocao-da-propria-realidade-aponta-pesquisa.shtml). Não é o primeiro artigo que algum escritor da liga dá uma viajada (quem leu o do unban do twin sabe o que estou falando....) e agora vem esse, um artigo em total desarmonia com a realidade. Precisam ter um pouco mais de responsabilidade com o que publicam, vocês influenciam uma comunidade enorme de jogadores.A Manager da comunidade BR não faz nada e eu jogo magic competitivo desde innistrad-ravnica e até a kaladesh não tinha presenciado bans em massa no T2, é simplesmente surreal, toda edição lançada tem que ter um ban. O time de design está completamente sem noção e isso não parece que vai melhorar. #RIPMTG
Aí comparar com a gringa já é desleal. Lá a galera sabe usar a vírgula. Por que eu tô dizendo isso? Porque existe uma escada pra escrever. Aprender a língua, a fazer pesquisa, a ordenar ideias, a descartar ideias, etc. Não duvido nada se esse artigo tiver sido inteiro transcrito de uma conversa de bar. Na bar papo sem embasamento é legal. Aqui a coisa destoa, porque quem lê tem horas pra refletir. Inclusive pode ter lido mais sobre o assunto até. Brasileiro é meio preguiçoso. Só olhar a falta de revisão e já dá pra notar isso. Ou eu sou muito crítico. Mas pelo visto não tô sozinho.
edrd Concordo, o pessoal não sabe nem escrever direito.
[quote=edrd=quote][quote=Walter_Makoto=quote][quote=CarlosKissX=quote]Muito bem, vamos por partes.O artigo do Seth é uma reflexão dele sobre o que vem acontecendo com o Magic e a postura dos jogadores (incluindo ele próprio). É um artigo para os jogadores lerem e refletirem, pois suas atitudes não estão em sintonia com a insatisfação que têm demonstrado nos diversos canais de discussões e redes sociais. Isso não tem nada a ver com "O Magic mudou, mas vcs não querem/conseguem se adaptar", tem a ver com "A qualidade do jogo foi deixada de lado em prol dos lucros, e se isso fez com que vc perdesse o interesse e/ou a vontade de jogar, não compre". Não é à toa que o título do artigo é "If You Are Not Happy with the State of Magic, Stop Giving Wizards Your Money".Seth fez muitas críticas (acertadas, na minha opinião) no artigo, mas ele termina dizendo que está "aguardando sua box chegar" pq ele é viciado no jogo e ama o que faz, e por isso ele continua alimentando com seu dinheiro esse "monstro", mesmo sabendo que sua atitude só tem contribuído para piorá-lo. Afinal, se a Wizards/Hasbro toma decisões que supostamente tornam o jogo pior, mas as vendas crescem, pq eles deveriam mudar de estratégia? Se analisar bem, foi um desfecho triste e até deprimente para o artigo, principalmente quando vc realiza que muitos continuam gastando com Magic pelo mesmo motivo: Vício.Mas a parte mais incisiva do artigo do Seth é seu último parágrafo, colocado estrategicamente após o vídeo da última live da Wizards sobre a polêmica do SL do Walking Dead, onde o vice-presidente da empresa diz, com todas as letras, que "se vc acreditou que o secret lair era só para lançar artes alternativas é pq vc não entendeu a nossa visão do produto" (ou seja, te chamou de idiota por acreditar na empresa). O texto diz, em resumo, que a única forma de enviar a Wizards uma mensagem de insatisfação efetiva que eles realmente escutem, é não dar mais seu dinheiro para a empresa. Suas palavras, tweets, vídeos e posts no reddit não significam muito para Wizards e menos ainda para a Hasbro. Ele termina com uma frase zombeteira de que essas coisas "não passam de um barulho insignificante perdido em meio aos ruídos deles enquanto nadam em nosso dinheiro". Isso é um tapa na cara, mas que não surte efeito se dado no rosto de um "viciado" pelo jogo.Pq fiz questão de citar tanto sobre o artigo do Seth? Pq ele, mesmo sendo produtor de conteúdo do jogo, fez suas críticas mas foi honesto em se colocar como parte do problema, ao invés de dizer que "O Magic mudou e os jogadores não estão conseguindo se adaptar", que é quase "passar o pano" sobre as merdas que a Wizards faz, encorajando-os a continuar fazendo a mesma coisa. Os jogadores gostam de Magic e não querem que o jogo acabe, por isso que as reclamações dos erros da empresa tem se tornado tão fortes e incisivas. Nenhum jogador "saudável" quer que o jogo fique estagnado, mudanças são bem-vindas, desde que elas acrescentem ao meta não o DESTRUAM! Só que na opinião do Seth, essas reclamações de nada adiantam se vc continua gastando dinheiro com o jogo. Agora, dizer que "o Magic agora é assim, acostume-se com isso" das duas uma: Ou a situação atual do jogo te agrada e comprar cartas quebradas inflacionadas pra depois perder dinheiro com bans é ok pra vc (sei lá, né) ou é só conformismo. Pq não é possível que alguém ache NORMAL ter 10 cartas banidas no standard de 2019-2020 (podia ser 11, se o Uro tivesse sido banido, pois ele já causava problemas há tempos) e mais 3-4 nos demais formatos "eternos". Teve banimento até no VINTAGE!!! A mecânica de companions sofreu ERRATA de tão malfeita, e aí vem dizer que o Magic "agora é assim, acostume-se"?!?Até alguns meses atrás eu ainda estava na torcida de que as coisas melhorariam, é difícil aceitar que uma empresa fique cometendo os mesmos "erros" continuamente de propósito, a tal da "incompetência" da equipe de design e tals... Só que nesta última edição, Zendikar rising, eu senti o peso do desânimo... boa parte da coleção parecia com powerlevel justo (até criticado, pois os jogadores meio que acostumaram com o PL descontrolado das anteriores) mas aí veio o spoiler da Lotus Cobra e do Omnath, locus of creation... e qualquer jogador com um mínimo de visão percebeu que aquilo daria merda, não só no Standard. Aí vem o SL do TWD, introduzindo cartas de impressão ultralimitada (que obviamente não incluiu o Brasil nos locais de venda) válidas em torneios, abrindo um precedente para a Wizards, a qualquer momento, tornar qualquer formato P2W. O comitê de regras de Commander, apesar da pressão, decidiu por não banir as cartas pq, em resumo, eles acreditam que estarão remando contra a maré, pois a Wizards continuará imprimindo SL como este. Essas coisas terminaram por enterrar de vez minhas esperanças por tempos melhores no Magic. Atualmente eu logo no Arena para jogar, e eu simplesmente não me divirto mais, é como se eu estivesse fazendo uma "obrigação" para não perder as missões que dão moedas de ouro, para que minha pool de F2P não fique defasada. Minha esposa me viu esses dias jogar com cara de desânimo e me perguntou: "Pq vc faz isso?" E eu estou pensando nessa pergunta até agora.[/quote]Apenas quero acrescentar ao comentário do CarlosKissX que o autor do texto só me faz lembrar o quanto o brasileiro não tem percepção da realidade (isso é fato comprovado em pesquisa, segue link https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/12/1941021-brasil-e-2-pais-com-menos-nocao-da-propria-realidade-aponta-pesquisa.shtml). Não é o primeiro artigo que algum escritor da liga dá uma viajada (quem leu o do unban do twin sabe o que estou falando....) e agora vem esse, um artigo em total desarmonia com a realidade. Precisam ter um pouco mais de responsabilidade com o que publicam, vocês influenciam uma comunidade enorme de jogadores.A Manager da comunidade BR não faz nada e eu jogo magic competitivo desde innistrad-ravnica e até a kaladesh não tinha presenciado bans em massa no T2, é simplesmente surreal, toda edição lançada tem que ter um ban. O time de design está completamente sem noção e isso não parece que vai melhorar. #RIPMTG [/quote]Aí comparar com a gringa já é desleal. Lá a galera sabe usar a vírgula. Por que eu tô dizendo isso? Porque existe uma escada pra escrever. Aprender a língua, a fazer pesquisa, a ordenar ideias, a descartar ideias, etc. Não duvido nada se esse artigo tiver sido inteiro transcrito de uma conversa de bar. Na bar papo sem embasamento é legal. Aqui a coisa destoa, porque quem lê tem horas pra refletir. Inclusive pode ter lido mais sobre o assunto até. Brasileiro é meio preguiçoso. Só olhar a falta de revisão e já dá pra notar isso. Ou eu sou muito crítico. Mas pelo visto não tô sozinho.[/quote]edrd Concordo, o pessoal não sabe nem escrever direito.
Olha! Honestamente eu estou adorando a nova receita da Wizards. Quem reclama tanto não sabe o que é uma edição como dragon's maze em que tinha apenas 2 cartas para o T2 ou máscaras de mercadia ou homelands se quiser algo moderninho pode pegar Born of Gods. As edições estão vindo ótimas os banimentos estão num ritmo que não torna o jogo enfadonho dando falsas rotações durante a rotação principal, já tivemos duas! As coleções estão vindo recheadas de bombas para todos os formatos. Sobrevive quem melhor se adapta!
Ah, a falsa dicotomia em sugerir que só há dois cenários possíveis: sets lixo por serem fracos demais, ou sets lixo por serem fortes demais...
Não é como se durante toda a história do Magic houvessem muito mais sets equilibrados do que cagados, né?? Nahh...
Essa "lógica" de 8 ou 80 me faz ter é pena de quem não tem vergonha de falar isso num fórum público...
[quote=Great_Rusher=quote]Olha! Honestamente eu estou adorando a nova receita da Wizards. Quem reclama tanto não sabe o que é uma edição como dragon's maze em que tinha apenas 2 cartas para o T2 ou máscaras de mercadia ou homelands se quiser algo moderninho pode pegar Born of Gods. As edições estão vindo ótimas os banimentos estão num ritmo que não torna o jogo enfadonho dando falsas rotações durante a rotação principal, já tivemos duas! As coleções estão vindo recheadas de bombas para todos os formatos. Sobrevive quem melhor se adapta![/quote]Ah, a falsa dicotomia em sugerir que só há dois cenários possíveis: sets lixo por serem fracos demais, ou sets lixo por serem fortes demais...Não é como se durante toda a história do Magic houvessem muito mais sets equilibrados do que cagados, né?? Nahh...Essa "lógica" de 8 ou 80 me faz ter é pena de quem não tem vergonha de falar isso num fórum público...
Caretaker's Talent segue uma das formas mais absurdas de gerar valor no Standard, e em seu artigo de hoje na LigaMagic Sandoiche compartilha sua lista de Orzhov Tokens, dicas ..
Caretaker's Talent segue uma das formas mais absurdas de gerar valor no Standard, e em seu artigo de hoje na LigaMagic Sandoiche compartilha sua lista de Orzhov Tokens, dicas ..