Ganhar vida é uma vantagem interessante quando falamos das opções que temos no Magic, para um jogador iniciante, o simples fato de mudar seus pontos de vida para cima já é incrivelmente vantajoso. Conforme o tempo passa, esse mesmo jogador descobre que somente subir não é o suficiente, é preciso ter algo a mais, porque pouco adianta ter mais tempo de jogo se você não tiver o que fazer com esse tempo.
Nesse novo mundo de Arena, muita gente aprendeu que aliar ganho de vida e clock no oponente é bem forte, principalmente por conta desse cara.
Companheiro do Bando de Ajani não é uma carta nova, mas tem ganhado seu destaque por conta de cartas como Ajani's Welcome, Healer's Hawk e Leonin Vanguard, cartas que ajudam o gato a entrar em campo já como 3/3, u até mesmo mais, fazendo assim com que no seu primeiro ataque ele já seja uma preocupação para o oponente. De fato, durante o Pro Tour Guilds of Ravnica o drop2 chegou ao seu momento de glória, graças à segunda colocação de Luis Scott-Vargas.
Aqui o Companheiro não é exatamente a estrela, mas com 8 fontes de vida ele é uma das ameaças a ser respeitadas pelo seu oponente.
Pensando nisso…
Eu gosto quando posso abusar de uma interação ao máximo e o nossa nova versão do Ajani, que sairá em Core 2020, nos ajuda muito nisso. Com ele, eu ganho uma fábrica de 2/2 que gostam de ganho de vida e abusar dessa interação fica interessante, sendo que ainda é a base de um WW agressivo e rápido.
19 Plains
4 Aspirante a Marchadora Celeste
4 Companheiro de Bando de Ajani
4 Falcao do Curandeiro
4 Guarda-costas Destemida
4 Marechal de Benalia
2 Vanguarda de Adanto
4 Vanguardeira Leonina
4 Desembarque da Legiao
2 Ajani, Strenght of the Pride
3 Angel of Vitality
2 Pride of Conquerors
A primeira habilidade do novo Ajani também se aplica bem nessa lista, conseguindo facilmente 5 ou mais, e gosto dela principalmente para gerar múltiplos triggers dos meus payoffs que se aproveitam disso, caso dos Pridemates e do Angel of Vitality, que quando “liga”, é um monstro razoável na mesa. Por fim, a terceira habilidade do nosso gato é uma ótima fonte de remoções, e te garanto que 35 de vida não é tanto assim.
Como estamos falando de uma estratégia que basicamente tenta ser o mais rápida possível, eu procurei fazer com que a lista mantivesse sua pressão e ainda dar uma base para testar as novas cartas. Talvez com essa quantidade de drops baixos seja melhor usar vermelho e Heroic Reinforcements, ou mesmo mais cópias de Pride, e nesses casos eu usaria o novo Ajani e mais um terreno no side, usando assim uma estratégia onde posso jogar maior no segundo jogo, mas em um mundo com mais remoções eu ainda prefiro o plaeswalker de main, lembrando que nesse mundo onde jogo com vermelho também posso usar Frenzy, que ama essa quantidade baixa de terrenos e alta de drops 1. Angel no lugar de História é para dar mais opções que aproveitam o ganho de vida, mas claro que talvez nosso novo amigo com asas seja melhor com seus iguais em uma volta do Boros Angels, já que Lyra garante que teremos muitos pontos de vida e nosso drop3 cresça.
Gideon Blackblade é outra carta que eu quero tentar nessa estratégia, seja porque diversos decks não conseguem lidar com ele na mesa, logo podemos manter pressão todo turno, seja porque ela é mais uma fonte de ganho de vida que tem alguma utilidade extra, ou mesmo porque deixar nossos Companheiro de Bando de Ajani indestrutível durante o combate é mais do que interessante, então é uma abordagem interessante.
O mais importante é começar já a forças as novas estr atégias com essas cartas, porque em um Standard que muda toda hora, eu acho extremamente importante conhecer o potencial de cada nova carta, tentar deixou de ser uma alternativa e se tornou o essencial para sobreviver.
Até mais,
Ruda
Quando comecei a jogar magic na real eu tinha um deck de ganhar vida que tinha esses ajanis, tinha um clerigo que virava e ganhava vida, tinha as soulsister e cheguei a pegar duas daquele "serra alguma coisa" que se tu tivesse 30 ou mais de vida ele ganhava +5/+5 e vinculo com a vida... eu gostava demais kkkk