Fala Galera! Bem vindos a mais um Deck Standard da Semana. O deck escolhido para essa semana foi o Pluma Heroic. Logo que A Guerra da Centelha foi lançada começaram a aparecer diversas maneiras de se montar decks em volta de Pluma, a Redimida eu como bom amante da guilda Boros sempre acompanhei bem de perto a evolução desse deck.
O PRIMEIRO RASCUNHO
É importante entender que o Standard muda muito de semana em semana, principalmente quando lança uma coleção nova com tanto Valor como é A Guerra da Centelha. O primeiro rascunho foi muito importante para entender o quanto Furia Temeraria, Legionaria do Decimo Distrito e Arcanista da Horda Medonha eram cartas muito bons para estratégias focadas em Pluma, a Redimida, segue a lista:
Eu tive boas experiências com esse deck, principalmente porque os oponentes não sabiam direito o que esperar do deck, já que se tratava de um deck completamente novo. Esse sucesso foi diminuindo gradativamente assim que o deck foi ficando popular e as pessoas entendiam onde elas deveriam direcionar as suas remoçoes e começaram a jogar de forma mais cautelosa para não sererem surpreendidos por Luz Acolhedora, eu confesso que deixei esse deck completamente de lado nesse momento e o sentimento que eu tinha era: o deck tinha muito potencial mas não estava prontou ou bem posicionado para o metagame atual, talvez depois da rotação, quem sabe? Bem, eu estava enganado.
MAGIC CHAMPIONSHIP QUALIFIER
O primeiro MCQ da temporada foi disputado na cidade de São Paulo, e a minha participação foi mediocre, eu decidi disputar o torneio com o Bant Midrange mesmo sabendo que eu tinha um péssimo jogo contra o 4color Dreadhorde, a versão curta é que eu enfrentei 2 desses e fui eliminado da disputa mas o que aconteceu de mais importante nesse dia foi que, Gabriel Gomes venceu o torneio e adivinhem! Com um deck de Pluma, a Redimida, segue a lista:
A idéia de usar Teferi, Time Raveler foi sensacional, saber que o seu oponente não iria interagir com as suas criaturas crescendo no seu turno era perfeito para o deck, de brinde você ainda ganha aqui o upgrade de Mergulhar no lugar de Luz Acolhedora e a possibilidade de usar counters no side como Veto de Dovin. Eu achei a lista um tanto quanto fraca contra Monored mas Gabriel venceu um na final e provavelmente outros durante o torneio, muito por conta de Clarim Ensurdecedor e Lyra Dawnbringer que dão uma equilibrada boa no jogo pós sideboard. mas lembrem o que disse no início do texto sobre o standard estar sempre mudando? Pois é! Gabriel certamente teve méritos na sua vitória mas rapidamente o que era bom para aquela semana na seguinte não era tão bom mais, pegando carona nas idéias de Gabriel eu resolvi trabalhar na minha lista de Jeskai Pluma, segue a lista:
Eu estava em uma fase BO1(melhor de 1), quando trabalhei nesse deck, e tive ótimos resultados, o MTG Arena estava infestado de decks de "explorar" e os 4 Guarda de Honra do Tocatli estavam desempenhando muito bem, eu troquei as Rekindling Phoenix por Aurelia, Exemplo da Justica pois Lava Coil era uma carta muito usada no momento, o "kit de planeswalkers" passou a ser composto por 4 cópias do teferi pois eu estava realmente impressionado com essa carta, no entando eu voltei ao mesmo sentimento de que era um deck para um metagame bem específico e voltei a deixar a minha querida Pluma de lado mais uma vez, até que...
A LUZ NO FIM DO TÚNEL
Quando eu já estava quase esquecendo da existência da Pluma, O Hall of Famer Paulo Vitor Damo da Rosa, o PV! Postou em seu twitter e jogou na sua stream com uma versão parecida com a inicial que parecia muito interessante, antes de falar sobre o deck, segue a lista:
Adanto Vanguard é uma carta que eu certamente não gosto nesse deck, PV não usa! Aurelia, Exemplo da Justica é uma carta que eu adorei usar nesse deck, PV usa! Legion Warboss é uma carta que está muito bem posicionado no momento, com a infestção dos planeswalkers no metagame uma simples criatura como o Warboss realmente causa um estrago, gostei da idéia de usar a Profeta Incandescente também. O Kit Tibalt, Instigador Dissoluto + Tocatli Honor Guard certamente é tudo que um Aggro precisa para vencer o temido 4Color Dreadhorde, acredito que PV acertou em todos os detalhes aqui, e jogando com o deck realmente tive a sensação de estar jogando com o melhor deck de Pluma, a Redimida possível, se isso vai ser bom o suficiente só o tempo dirá.
Vou ficando por aqui galera, deixo vocês com a Gameplay que eu gravei com esse deck, até semana que vem!
Sera que sem as fundição sagrada e as retiro da falésia o deck roda? Tennho ele inteiro so falta isso.
roda bem, o problema é que a falta de land pode atrasar teu jogo.
[quote=eight_one=quote]Sera que sem as fundição sagrada e as retiro da falésia o deck roda? Tennho ele inteiro so falta isso.[/quote]roda bem, o problema é que a falta de land pode atrasar teu jogo.
@Taillung, perdendo o reckless, shock, indestrutivel e retiro, duvido muito. na verdade os outros tem chance de relançar ou algo parecido, mas reckless, é a maquina do deck, remove quase tudo do meta por uma mana, uma criatura por turno, efeito semelhante iria ter no Thrash que serviria nesse deck, mas são 2 manas coloridas e isso faz muita diferença.
@Taillung, perdendo o reckless, shock, indestrutivel e retiro, duvido muito. na verdade os outros tem chance de relançar ou algo parecido, mas reckless, é a maquina do deck, remove quase tudo do meta por uma mana, uma criatura por turno, efeito semelhante iria ter no Thrash que serviria nesse deck, mas são 2 manas coloridas e isso faz muita diferença.