Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Blood Moon vs Crumble to Dust
 Blood Moon vs Crumble to Dust
Verdant

Esquilo
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 175
Registro: 09/08/15

Postado em: 08/11/17 18:16
Fala galera,

No cenário atual é melhor usar Blood Moon ou Crumble to Dust no side? Qual o motivo de usar uma em relação a outra? Estou jogando com Grixis Delver e verificando várias listas, as mesmas variavam o uso dos dois cards no side.

Desde já obrigado.

 
rafaelhva

Esquilo
0 Referências
Posts: 83
Registro: 10/03/17

Postado em: 08/11/17 22:44
Na minha opinião, a razão pela qual alguns decks jogam com crumble é porque precisam lidar permanentemente com terrenos específicos e tem um jogo mais lento. Usualmente, blood moon é muito melhor. Atrasa bastante o jogo do oponente, quando usada na curva certa, e em alguns casos, contra decks com base de mana muito complicada, inviabiliza quase que completamente o jogo do oponente. Basta ver essa lista de humanos que tá jogando muito. Se levar uma Moon é GG.

Outra grande diferença é o preço, uma custa R$ 80 e a outra R$ 0,80 :/

Abraço
 
Hollow

Esquilo
0 Referências
Posts: 4610
Registro: 14/01/15

Postado em: 09/11/17 14:36
Pra mim, ambas fazem coisas bem diferentes. A CtD é um blow-out contra decks que joguem baseados em terrenos (de mais relevante no formato atualmente, Trons e Valakuts). É o tipo de carta que nesse tipo de match, se usada no momento correto, simplesmente ganha o jogo. Importante frisar, no entanto, que contra Eldrazi Tron, essa carta não é tão poderosa assim, já que eles ainda usam Eldrazi Temples e também têm mágicas mais leves relevantes. O blow-out nervoso mesmo é contra Gx Trons. O principal contra dela, é o fato de custar 3R, que é um custo bem alto pra combater esse tipo de deck. O Tron mesmo já pode ter jogado um Karn, por exemplo no turno 3. Aí você privá-lo do Tron pode nem ser tão impactante assim. Por isso, acho que pra ela ser eficaz contra Tron, você precisa interagir com seu oponente antes de jogá-la, seja com descartes, seja com counterspells. Uma grande vantagem da CtD é o fato dela ser uma carta bem simples de usar. Ela custa só uma mana vermelha, e afeta apenas o oponente.

Já a Blood Moon, me parece teoricamente mais fraca que a CtD contra esses decks em específico, porque ela não "ganha o jogo". Você apenas trava o jogo deles. Então, pra funcionar contra eles, você precisa vencer o jogo relativamente rápido depois de jogar a Blood Moon, porque o Valakut vai destruí-la com Nature's Claim ou algo que o valha, e o Tron vai usar também ou Nature's Claim ou a velha Oblivion Stone. Se o jogo se arrastar, o Tron ainda vai conseguir jogar as bombas dele, eventualmente, já que são incolores. Então, só jogar a Blood Moon não destrói o jogo deles. Você precisa agredir e não dar muito tempo pra eles, depois de jogar a Blood Moon. Ela ainda tem a grande desvantagem de afetar seus terrenos junto, o que faz com que ela não entre bem em qualquer deck, e que ainda exija uma base de mana mais bem trabalhada caso seu deck tenha várias cores. O principal atrativo dela, no entanto, é que ela não é boa apenas contra os "Big Mana decks", como a CtD. Ela é fortíssima contra a maioria dos decks que usem múltiplas cores no Modern, como Grixis, Jund, Jeskai, Esper, etc. Contra muitos desses decks, resolver uma Blood Moon pode ser o suficiente pra vencer o jogo.

EDIT: Na minha opinião:

1 - CtD: Melhor contra Valakut e Tron, porém será bem menos útil em outros matches. Dá até pra pensar em usar contra UWs e Jeskais pra pegar Colonnades, mas aí já não é lá essas coisas. Contra alguns rogues pode ser boa, como contra Emeria Control, etc.;

2 - Blood Moon: Menos potente contra Valakut e Tron do que CtD (ainda assim, é boa), porém muito mais forte em outros matches podendo inclusive arrancar free wins do nada.

Editada em: 09-11-17 14:40:27 por Hollow.
 
LeoSperandio

Soldado
18 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2515
Registro: 23/03/13

Postado em: 09/11/17 16:30
Além de tudo o que falaram, se você está jogando de Grixis, não sei se eu usaria a Lua, porque em geral ela te atrapalha bem também, não? Por outro lado, Ruir em Pó é CMC 4, o que contra Tron provavelmente é tarde demais. Contra Valakut sim é bem forte, mas desde que o oponente jogue o Valakut na mesa. Caso contrário não acho que é das melhores, você em geral tem zero aceleração nesse deck.
Eu apostaria ou em Molten Rain ou em Fulminator, principalmente o Fulminator pois tem um custo mais acessível e pode ser usado no ataque/chump block. Se realmente estes decks forem um grande problema, experimente Extração Cirúrgica no side e garanta que o prego seja batido no caixão (zueira, ainda é possível morrer pro titã, para algum bicho grande do tron feito no braço, etc... mas vc entendeu ahuhuahua).
 
Verdant

Esquilo
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 175
Registro: 09/08/15

Postado em: 09/11/17 18:19
Obrigado galera,

Deu uma boa esclarecida.

@ Hollow: explanação perfeita, esclareceu muito bem os fortes e fracos de cada uma das cartas.

@ LeoSperandio: pois é, o grixis normalmente usa 4 basic lands ( 2 ilhas, 1 pântano e uma montanha). Para usar o Blood Moon tenho que usar mais fatchs na base de mana para preparar os primeiros turnos, pois a mesma pode acabar "estragando" o meu jogo caso for jogada sem planejamento.

Abraço
 
Hollow

Esquilo
0 Referências
Posts: 4610
Registro: 14/01/15

Postado em: 10/11/17 09:17

Concordo plenamente. Porém, gostaria de ressaltar duas coisinhas:

1 - CtD pode atrapalhar bem um Valakut ainda que você pegue uma shock land ou tango land. Claro... idealmente, deve-se atacar as Valakuts. Mas se o cara não tiver jogado nenhuma, por exemplo, jogar um CtD numa Stomping Ground ou numa Cinder Glade vai atrasar o cara, por tirar um terreno, e potencialmente até impedir uma kill por Scapeshift. Apesar de eles terem uma grande quantidade de montanhas no deck, limar 1 da mesa e mais 3 do deck dá uma atrapalhada bacaninha. Não é auto-win como seria se você pegasse a Valakut, mas sem dúvida vai ganhar um tempo precioso;

2 - Além dos atrativos ressaltados em relação ao Fulminator Mage, deve-se ressaltar que ele é uma CRIATURA. Ou seja... com Kolaghan's Command ou Liliana, the Last Hope, pode-se voltá-lo com alguma facilidade pra mão, e destruir outro terreno. A Molten Rain e demais Sorcerys, por outro lado, podem ser reaproveitadas por um Snapcaster Mage.