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Ajuda com Deck Dimir preto e azul
 Ajuda com Deck Dimir preto e azul
NandoWeib

Esquilo
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Posts: 5
Registro: 05/10/16

Postado em: 05/10/16 17:36
Tenho um deck dos longínquos tempos de Ravnica e acho ele meio lento, já mexi muito porém não consigo dar um jeito nele. Sou um jogador casual e sem muito conhecimento avançado, queria algumas dicas para melhorar o deck.

1x Szadek, Senhor dos Segredos
1x mago da Guilda Dimir
3x Encantador Vedalkeano
2x Esfinge do Campanário
1x Doppelganger Renegado
2x Infiltrador Dimir
3x Hedron Crab

1x Sinete Dimir
1x Haunting Echoes
1x Traumatize
2x Último Suspiro
2x Estripar
2x Dreno Psíquico
4x Tome Scour
3x Consulta aos Necrosábios
1x Fitas da Noite
2x Induzir Paranóia
2x Jace's Erasure
1x Correia dos Sonhos
1x Maldição do Tomo Sangrento

11x Ilha
10x Pantano
1x Templo do Engano
1x Aqueduto Dimir
1x Penhasco Marinho Altivo
 
Blitkun

Urso
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Posts: 7156
Registro: 30/10/12

Postado em: 05/10/16 23:34

Opa, e aí?

Cara, bem-vindo - vou começar te dando umas dicas simples e sinceras aqui. Meu intuito não é ofender nem incomodar, só te apresentar algumas noções e cartas para UB mill, pode ser?

Primeiro, sobre seu deck ser lento - isso geralmente é sinal de uma dessas duas coisas (às vezes as duas):
- Sua win condition não é conclusiva o suficiente, e precisa ser mais eficiente;
- Um ou mais dos seus planos de jogo estão em conflito, te deixando sem recursos ao longo do jogo.

O que quero dizer com isso:
Um deck cujo foco seja prolongar a partida e controlar o ritmo do oponente precisa desenvolver ferramentas para se manter abastecido de cartas/removals/anulações/descartes até encontrar o modo como vai fechar a partida. Uma vez encontrado, o objetivo passa a ser proteger a win condition pelo tempo X, sendo X o "clock" necessário para vencer.
Por meio de redundância nas win conditions você pode prolongar a partida ainda mais caso perca uma;
Por meio de resiliência ou recursão nas win conditions você pode exigir que o oponente responda à sua threat mais uma vez.

Alternativamente, um deck cujo objetivo seja atingir um objetivo específico (causar 20 de dano, zerar o grimório, combar cartas A e B) precisa desenvolver ferramentas para atingir esse obetivo o mais rápido possível e com a maior consistência possível. Torna-se uma corrida para minimizar as chances do oponente contornar o que você fez, ou para que - caso algo dê errado - você ainda consiga fôlego o suficiente para chegar na reta final.

Uma das maiores dificuldades com mill sempre é a seguinte noção:

"Eu preciso controlar o jogo para poder ganhar."

Isso não necessariamente é verdade, mas a primeira pergunta fica sendo: "Seu deck é um deck de controle que eventualmente ganha de mill ou um deck que ganha de mill?"

Note que isso é uma escolha sua, que você deve fazer conscientemente tendo em vista o modo como você gosta de jogar!

Basicamente, acho que fica aqui essa primeira reflexão. Avalie o que você quer que seu deck faça, e em que cartas "melhoram com o andar do jogo" e quais cartas não - ou seja, o que é uma "fonte constante de mill" versus um "efeito único de mill".

Definido o rumo, fica bem mais tranquilo conversarmos sobre idéias, cartas e abordagens ^^

PS: Szadek, Lord of Secrets - RESPECT, muito flavor. Demais *-*

«Moderador da Seção Casual»

 
sirfabius

Esquilo
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Posts: 157
Registro: 10/09/14

Postado em: 06/10/16 10:04

Cara! Muito legal a sua explicação e o seu auxílio ao colega.

Quem dera todos pudessem auxiliar com tanto conhecimento.

Parabéns!


 
MandarK

Fractius
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Posts: 5342
Registro: 12/06/08

Postado em: 06/10/16 20:00

O Blit é foda

 
NandoWeib

Esquilo
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Posts: 5
Registro: 05/10/16

Postado em: 06/10/16 20:25

Cara, primeiramente muito obrigado pela explicação. Isso já ajudou bastante....

Segundamente (rsrs') a intenção é transformar este deck em um que " ganhe de mill", porém meu pouco investimento em conhecer mais o jogo no passado nunca me permitiu aperfeiçoar o deck de um jeito que me agradasse.

Queria muito algumas dicas para "secar" um grimório adversário de maneira mais efetiva.

 
Blitkun

Urso
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Posts: 7156
Registro: 30/10/12

Postado em: 07/10/16 12:09

Obrigado! :D
Acho que todo mundo é capaz de ajudar um pouco se quiser - só prestar atenção para aprender por experiência, e ter a boa vontade para compartilhá-la ^^
Ninguém é especialista em tudo, e cada pouquinho de experiência/insight/idéia/conhecimento pode ajudar!
Agradeço a gentileza, melhora meu dia xD

Oh, you!
Chega mais, ajuda os bróde ;D

OHOHOHOHOHO beleza, então :D

Vou começar a listar algumas cartas aqui, de mill. Algumas são grandes clássicos, outras são mais heterodoxas e por fim algumas cartas de mill que sugerem decks construídos em torno de si.

Archive Trap - linda demais, pqp amo essa
Glimpse the Unthinkable
Mind Funeral
Mind Sculpt
Dream Twist
Vessel of Paramnesia
Breaking (Breaking/Entering)
Mesmeric Orb
Brain Freeze
Memory Sluice
Pilfered Plans
Psychic Strike

Sphinx's Tutelage
Manic Scribe
Jace, Memory Adept
Memory Erosion
Ashiok, Nightmare Weaver
Oona, Queen of the Fae
Doorkeeper
Fleeting Memories
Sanity Grinding
Sword of Body and Mind

Nephalia Drownyard

--

Note que se o objetivo do deck for zerar o grimório alheio o mais rápido possível, a abordagem é relativamente similar a montar um deck de Burn. Alternativamente, você pode tentar algo mais voltado a uma sinergia específica ou combo - ou um deck que trava a mesa e vai exaurindo os decks alheios.

Existem algumas cartas que listei que se encaixam em mais de um desses planos, sendo bem versáteis ou te ganhando tempo. Um exemplo de carta que ganha um absurdo de tempo contra criaturas é Crypt Incursion - uma carta que por si faz muito pouco, mas aliada ao tema de mill rápido pode te ganhar mais de 30 de vida em instant speed.

Exemplos de cartas versáteis seriam Mesmeric Orb e Ashiok, Nightmare Weaver. A Orb vai ficando cada vez mais absurda com o avançar da partida, e entra cedo o suficiente para encher o saco do oponente e gerar muito mill value. Ashiok pode encaixar como top-end de um deck rápido ou como wincon de um deck control. O fato de "millar" E poder gerar criaturas para você se defender ainda é um bônus absurdo, por exemplo.

Se a proposta inicial é millar rápido, a princípio imagino da seguinte forma o plano de jogo:
1- Millar forte desde cedo;
2- Ter algum elemento de disruption leve que faça o oponente tropeçar e perder ritmo;
3- Maximizar o impacto do mill e ganhar a "race".

Das cartas que sugeri (fora as suas), quais te interessaram mais?

«Moderador da Seção Casual»

 
NandoWeib

Esquilo
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Posts: 5
Registro: 05/10/16

Postado em: 07/10/16 18:00


Cara, mais tarde vou dar uma olhada nas cartas com mais calma e te respondo. Vendo por cima deu pra perceber que tenho algumas (poucas) dessas cartas na minha "coleção" como Glimpse the Unthinkable e Dream Twist...