Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Sugestões para deck rogue BG - Agent of the Fates
 Sugestões para deck rogue BG - Agent of the Fates
airon_mb

Esquilo
11 Referências (100.00% positivas)
Posts: 407
Registro: 21/01/15

Postado em: 25/05/15 16:49
Fala pessoal, boa tarde.

A alguns meses criei um deck baseado no Agent of the Fates, explorando a mecânica de forçar o oponente a sacrificar suas criaturas, ao passo que Auras deixam as minhas fortes e ativam o heroico do Agente. O deck conta com Tornar-se Imenso para ser o finisher, ou fazer o Asa-Veloz Gurmag bater forte e de surpresa no early game, aproveitando o ímpeto dele.

O apelo do deck obviamente não é ser competitivo a ponto de ser tier e ganhar campeonatos, e sim, poder jogar nas FNM, trazendo um elemento surpresa para os oponentes, explorar novas mecânicas e testar novas interações. Segue o deck e um breve resumo das principais cartas com suas respectivas funções.

Eu gostaria de sugestões para o deck, tanto para cards semelhantes que executem funções parecidas dentro do "esquema tático" proposto (em substituição simples), como para idéias de cards diferentes que tragam alguma mecânica nova ou combinação interessante para o deck (nova inclusão). E principalmente gostaria de sugestões para sideboard.

[DECK 155820 NOT FOUND]

Base de mana - Nada a dizer aqui, simplesmente mana para fazer o deck funcionar. Fetchs são para alimentar o grave.

Agent of the Fates - Carta que dá nome ao deck. É a principal. Quando ele cai na mesa, começa a matança. Com 4 cópias, basta uma aura para você poder atacar com ele sem medo de perdê-lo. Seu toque mortífero vai levar pelo menos uma criatura do oponente embora, além do sacrifício que triga com o heroico. E se o dano passar, ele bate forte.

Arquidemônio da Depravação - Corpo consistente, não morre pra qualquer remoção. Caso os Agentes não tenham conseguido controlar a quantidade de criaturas do oponente no early game, ele chega resetar tudo e devolver ao agente a licença para matar. Voa, e quando bate, dói.

Asa-veloz Gurmag - Esse morceguinho é o terror! Sua melhor jogada é descê-lo junto com "Tornar-se Imenso" e dar um porradão supresa. Mas ele também fica muito bom encantando com "Sede Eterna", pois vai ganhando marcadores a cada sacrifício causado pelo agente, e adquire vínculo com a vida.

Escorpião da Grama / Ratos Tifoides - Funcionam como minas terrestres. Se o cara atacar, você tem essas criaturinhas com toque mortífero desde o primeiro turno para defender e destruir o atacante. Em alguns casos, encantados, podem bater legalzinho também. O cara tem que escolher tomar o dano do rato encantando ou bloquear e perder o bloqueador. E assim, os ratos tifoidem.

Rakshasa Deathdealer - Tá aí só porque é da cor do deck. Pode sair para a inclusão de algo melhor.

Comungar com os Deuses - Essa é a verdadeira carta principal do deck. Primeiro que alimenta tranquilamente o grave para "Tornar-se Imenso/Talho Assassino ". Segundo que, nas primeiras versões do deck, quando eu não usava essa carta, eu sofria bastante com a falta de aceleração no deck. As partidas eram bem difíceis se as cartas-chave não viessem na não. Então testei vários draws diferentes: Assinar com Sangue, Ler os Ossos, Abzam Beastmaster, etc... Mas nada parecia funcionar legal. Até que incluí este card com a intenção apenas de aumentar o grave. Eis que descobri o draw perfeito para o deck. Pelo fato de a maioria das cartas do deck serem criaturas ou encantamentos, esse card acaba tendo efeito de um "revirar o tempo". É praticamente um tutor. 4 cópias sem pestanejar.

Serpentídeo em Muda - Uma aura +2/+0 que custa um mana preto, com regenerar ativável por 3 manas. No agente, é uma remoção por um mana. Vai bem em qualquer criatura no deck. 4 cópias.

Sede Eterna - Essa carta à primeira vista não parece nada de mais. E de fato não é. Mas nesse deck roda legal. Se encanta o assassino, remove uma criatura, pumpa ele e ainda dá vínculo com a vida. Se o Agente já está em campo, é legal direcioná-la para o Gurmarg, para fazê-lo crescer e ganhar uns pontinho de vida a cada vez que ele bater.

Trepadeira Protetora - Essa carta é fraca. Tá no deck apenas por ser uma remoção de custo um, caso seja jogada no Agente. No mais, é um pump que não faz muita diferença. Gostaria de trocá-la.

Marca Rúnica Sultai - Essa também eu gostaria de trocar. Seu pump de +2/+2 é ótimo e deixa qualquer criatura do deck bem forte, e se for jogada no Gurmag, vai dar toque mortífero pra ele. Mas seu custo 3 é bem problemático. Deve haver uma alternativa melhor.

Tornar-se Imenso - É o finisher do deck. Jogada em qualquer criatura não defendida pelo oponente vai fazer um grande estrago. E, como explicado antes, cai muito bem também no Gurmag no early game, devido ao ímpeto dele. Com 4 "Comungar com o Deuses" e as fetchs no deck, não é preciso se preocupar o seu custo de esquadrinhar, e é possível conjurá-la já no terceiro turno.

Talho Assassino - Remoção que dispensa comentários.

Capturar Pensamento - Remoção que dispensa comentários.

__________________________________________________________________________________

Grato aos bravos duelistas que puderem ajudar, e um abraço a todos da Liga. Que a Madre das Runas proteja vocês.

Airon



Editada em: 25-05-15 17:13:12 por airon_mb.
 
IanMackrodt

Lenda
0 Referências
Posts: 2053
Registro: 16/04/14

Postado em: 25/05/15 17:08
A ideia é interessante, amigo.

Eu inclusive montei como primeiro deck pra minha namorada um deck baseado em controle com auras e o Agent of the Fates.
Ele era BW e tinha além do Agent, Ethereal Armor como carta importante, já que o deck tinha muitos encantamentos como Banishing Light. Na epoca, ravnica ainda estava valendo no standard.

Creio que a ideia de Commune with the Gods é interessante pro deck. Principalmente pra achar o agente.

Sobre as criaturas, acho que essas criaturas com death touch não são tão viaveis. Acho que seria mais bacana se você colocasse o Elvish Mystic pra tentar baixar o Agent no turno 2 ou turno 3 com encantamento.

O demonio cai como uma luva no deck, realmente vale a pena.

Acho que a principal interação de Eternal thirsty é justamente com o Agent, não com o morcego. Afinal, você vai encantar o Agent e já vai fazer o cara sacrificar uma criatura, logo, ganhará o marcador no Agent. Anexando a outra criatura, você precisará usar um segundo encantamento pra dar trigger e ganhar marcador.

Sobre os encantamentos, acho que Sultai Rune Mark não é bom pra esse deck, pois alem de tudo é pesado. O certo seriam encantamentos rápidos ou mesmo mágicas instantaneas. Acho que Ranger's Guile seria uma carta boa de se avaliar, uma vez que talvez tentem eliminar o Agent.

Outra opção bacana pro deck é adicionar um splash branco pra contar com suas cantrips ou remoções como banishing light, além de ter Dromoka's Command que, com o Agente, da double Trigger e faz a limpa lindamente.

Vou bolar uma lista e logo posto aqui.

Precisa de alguma coisa? Clique aqui e confira o meu bazar!
 
Marcos36

Soldado
3 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1359
Registro: 28/03/14

Postado em: 25/05/15 17:54
Fala amigo, beleza?

Gostei muito da sua lista e, como eu tinha tentado montar algo parecido a algum tempo atrás, resolvi postar pra ver se podia ser de alguma ajuda.

Primeiro, gostaria de sugerir uma carta que eu acho interessante: Boon of Erebos

Por um custo aceitável de vida, você pode salvar seu Agent of the Fates de uma remoção inesperada, pode dar um +2/+0 para ele (que ajuda a causar dano) e ativar o efeito dele. Acho uma carta muito forte e já que você estava procurando opções para tirar a Sultai Runemark, talvez essa seja uma boa pedida!

Agora, eu não sei bem se você quer o deck feito só pelas edições recentes.... Por que se for, não tenho tanto conhecimento, mas caso possa ter cartas mais "antigas", posso recomendar algumas coisas, como Virulent Swipe, que eu acho simplesmente FANTÁSTICA.

Enfim, leia meu tópico. Quem sabe te ajude.

http://ligamagic.com.br/?view=forum/mensagem&id=124106

Att,
 
IanMackrodt

Lenda
0 Referências
Posts: 2053
Registro: 16/04/14

Postado em: 25/05/15 17:58
Então, fiz o primeiro rabisco do deck.

Coloquei todas as cartas que achei mais essenciais pro deck e deixei 12 espaços vazios, que preenchi com Aldeia de An-Havva só pra poder postar o deck.

[DECK 158229 NOT FOUND]

Acho que pro Agent, é mais efetivo colocar instants do que encantamentos, pois você pode se proteger melhor, além de usar o fator surpresa. Vou listar as cartas e o porque de eu tê-las escolhido:

Archfiend e Agent são básicos e tem a função de controlar a mesa.

Commune With the Gods é a ferramenta que vai buscar o que precisamos.

Abzan Charm é uma carta muito versátil. Pode servir tanto de removal, como draw ou até mesmo ativar a habilidade do Agent e dando pump nele.

Dromoka's Command é talvez a maior sacada do deck. Você pode com ele chegar a remover até 3 criaturas da mesa. Isso mesmo, 3 criaturas. Significa virar o jogo em algumas situações. Você usa Dromoka's dando alvo no Agent colocando o marcador +1/+1, depois você da alvo nele escolhendo ele pra lutar e, pra fechar, coloca ele pra lutar com uma criatura. Então o adversário sacrifica 2 criaturas e você com o Death touch elimina a terceira.

God's Willing é uma carta de custo baixo, que da alvo nele e ainda da proteção, fugindo de removals.

Valorous Stance é uma carta polivalente que pode tanto protegê-lo e dar alvo, como pode servir de removal.

Hero's Downfall entrou no deck porque você já elimina muitas criaturas. A utilidade do Hero's é tirar planeswalkers.

Murderous Cut apenas um, pois você já remove muitas criaturas, hero's downfall acaba sendo mais util.

Become Immense coloquei um a principio, temos que ver como vai rodar.

Thoughtseize é Thoughtseize. A principio dois, podendo adicionar mais.


Precisa de alguma coisa? Clique aqui e confira o meu bazar!
 
airon_mb

Esquilo
11 Referências (100.00% positivas)
Posts: 407
Registro: 21/01/15

Postado em: 26/05/15 13:09

Olá amigo, blz?

Cara, estou muito grato pelo nível de elaboração da tua resposta. Só tenho a agradecer o tempo, dedicação e trabalho criativo que você despendeu no meu tópico. Realmente, são users assim que fazem esses fóruns valerem a pena. Grato mesmo.

Gostei da lista! Ficou um Q de profissional e tudo. Remover as criaturinhas coadjuvantes para deixar só as principais, e investir mais no controle pode ser mesmo o caminho para melhorar os resultados do deck. A princípio minha ideia não era abrir mãos das auras, pois elas poderiam ser buscadas com o Comungar. Mas faz realmente sentido optar por mágicas instantâneas funcionais, e é até mais seguro, pois não vou correr o risco de perder várias cartas juntas tomando uma remoção, além dos custos serem menores. E legal tb que a inclusão do branco no deck não torna sua montagem difícil, visto que temos abundância de Abzans atualmente, ou seja, a base de mana para essas cores já foi bastante testada e todos sabemos que dá certo. Dessa maneira o Comando de Dromoka vai realmente ganhar uma importância enorme. Eu já cheguei a remover 3 criaturas de uma vez quando usava uma cópia de "Crescimento Incremental" no deck, e calhou de ter 3 Agentes na mesa. Foi uma jogadassa, mas bem eventual pq esse feitiço custa 5 e ter 3 Agentes na mesa não é fácil. Poder causar o mesmo estrago com um só agente e pagando o baixo custo do Comando é de dar até água na boca hahahaha. Bela sacada!

Entendo o seguinte, incluindo o branco é perfeitamente possível abrir mão das auras, pq Vontade dos Deuses e Postura Valente cumprem bem o papel de ativar o heroico e protegem os agentes. Vontade dos Deuses ainda tem a vantagem de deixá-lo imbloqueável no turno. Minha cabeça tá fervilhando de ideias agora. Vou até dar uma estudadas nas listas RW Heroic que caíram de moda, mas podem trazer ideias de mais instants legais.
Contudo, mantendo as cores originais, talvez seja melhor continuar as auras pq não conheço mágicas pretas ou verdes que cumpram essa função de proteção, apenas de pump (com execeção do ranger´s guile que você citou, que aliás é uma boa sugestão tb) . Nesse caso então, melhor que o pump seja permanente em forma de aura. Só para fazer um link com sua primeira resposta, a Sede Eterna é prioritariamente direcionada ao agente. Só vai no Gurmag se eu tiver na mão outras auras para o agente. Assim o marcador e o lifelink vai pra criatura que voa e o cara vai ter duas criaturas perigosíssimas para se preocupar em dar removal.

Parabéns pelo entendimento do jogo, e mais uma vez, obrigado.



Editada em: 26-05-15 13:24:26 por airon_mb.

 
airon_mb

Esquilo
11 Referências (100.00% positivas)
Posts: 407
Registro: 21/01/15

Postado em: 26/05/15 13:14

Fala parceiro, blz?

Boa sugestão essa do Boon of Erebos. Eu já tinha pensando em testar essa carta, mas acabei não o fazendo. Já mais uma pessoa pensou nisso tb, concordamos então que é uma idéia. Vou dar uma testada nela. Realmente, reponder uma remoção do Agente regenerando-o e ainda ativando seu heroico é de fazer o oponente se morder de raiva. Ah, e Virulente Swipe é excelente, mas meu deck é standart. Mesmo assim, tenho aqui umas cartas já pré-selecionadas para incluir no deck quando a o formato rotacionar e ele virar modern. Virulent Swipe é uma delas. Rancor e Trapadeira de Matavasta também. Grato pelas sugestões, grande abraço.

 
Marcos36

Soldado
3 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1359
Registro: 28/03/14

Postado em: 26/05/15 13:41
Boa sorte, amigo! E se eu pensar em mais alguma coisa, te dou ideia!

No mais, fico sempre feliz em ajudar!!!
 
Teros

Esquilo
0 Referências
Posts: 138
Registro: 31/12/06

Postado em: 26/05/15 14:01
Legal a ideia, gostei da combinação Agent of the Fates + Dromoka's Command.
Tive uma ideia um pouco diferente, substituir o azul do Bant Heroic por preto, focando mais em descartes do que em draw. Como a base é de um deck que já está estabelecido e tem uma shell pronta, acho que vale a pena o teste.

[DECK 158674 NOT FOUND]

Ainda falta bolar o side
 
IanMackrodt

Lenda
0 Referências
Posts: 2053
Registro: 16/04/14

Postado em: 26/05/15 22:02

Agradeço as palavras amigo, estou sempre aqui pra tentar contribuir com a galera.

Sobre a interação de Commune e Auras, é legal sim. Você não precisa necessariamente excluir as auras e a cor branca, inclusive, ajuda bastante nesse quesito. Glaring Aegis é uma carta legal que, ao mesmo tempo que da um pump defensivo, que é bom pra criaturas com Deathtouch, ajuda tirando um blocker. Gift of Imortality também é boa opção pra proteger as criaturas. Eu deixei 12 espaços em branco no deck, coloquei só o que eu acho mais essencial. Da uma testada com mais auras e outras criaturas como o morceguinho e passa a experiencia pra gente.



Precisa de alguma coisa? Clique aqui e confira o meu bazar!