Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
[FCC] Core Set - O que é NECESSÁRIO em um Core Set?
 [FCC] Core Set - O que é NECESSÁRIO em um Core Set?
Monshoon

Fractius
0 Referências
Posts: 670
Registro: 16/09/05

Postado em: 13/06/13 16:52
Boa tarde rapaziada!

Para quem não me conhece, sou Rodrigo "Monshoon" Perez de Andrade, fui jogador de Magic: the Gathering e frequentador assíduo do fórum da Ligamagic entre os anos de 2004 e 2008 (mesmo me registrando posteriormente, sempre passei no site para acompanhar spoilers e as notícias de grande relevância), e sou fã da arte de criar cards, participando de várias discussões envolvendo o tema na época já citada.

Tive o privilégio de trocar umas ideias com outros usuários (Vice, Vassourada, Silvergreen, DS-David, Sepulcro, Icy... só para citar alguns), montar um set próprio e até postar algumas coisas dele no fórum, recebendo opiniões, críticas e tudo mais. Parei com o MTG assim que a Dona Realidade me fez ir trabalhar, mas nunca deixei de me manter atualizado com as novas expansões, mesmo com o trabalho detonando com minhas horas vagas enquanto os meus poucos conhecidos iam deixando jogo (ah, Dona Realidade, sua cretina...).

Recentemente retomei as visitas na Liga, acompanhando o desenvolvimento do set do colega Silvergreen e... Bem, me peguei olhando meu antigo projeto. Todo empoeirado. Todo defasado. Todo torto. Depois de um tempo revisando tudo, decidi recomeçar o projeto do zero. Tenho muito o que aprender em quesitos de FCC. Sou uma negação para enxergar os diferente níveis e formatos do jogo (selado, draft, standart, extended, modern, legacy, vintage, commander... fora a questão de flavor - meio abandonado pela WotC, mas ainda importantíssimo na minha opinião - ligação de imagem do card com efeito, balanceamento, otimização, etc...). Enfim, é muita coisa para uma pessoa pensar, pesquisar, elaborar, criar, testar e aprimorar... sozinha.

Recentemente (tá, já tem um tempo) o Silvergreen me deu umas dicas (o cara sabe como persuadir os outros, convenhamos) e decidi fazer algo aqui no fórum. Mas antes de me enveredar no meu projeto (que em um futuro não muito distante estarei postando aqui para que todos os interessados possam ver e participar), gostaria de fazer algo mais... básico. Um Core Set, por assim dizer, para ser jogado junto com o meu projeto (andei até pensando em colocar o projeto do Silvergreen junto, para formar um tipo de ambiente standart aqui da Ligamagic, mas é algo que preciso discutir com ele em uma hora oportuna). E é ai que entra o motivo desse tópico...

Vejam bem, pode parecer fácil mas, na minha opinião, Core Sets são o ápice da complexidade! O número de cards de um Core Set atualmente é limitado a 249 itens (quando eu jogava eram 360, com prós e contras que não discutirei aqui), limitando o ambiente do draft a esses 249 cards, exigindo que todas as opções necessárias para o ambiente saudável do draft no Core Set estejam disponíveis dentro desse número de itens (respostas para um Thundermaw ou Tusk, por exemplo). Fora isso, tem a questão dos cards do Core Set cumprirem a função de complementar as expansões que, juntamente com o Core, formarão o grosso do ambiente do standart (novamente, Thundermaw e Tusk são bons exemplos). E ainda posso citar a questão dos reprints, que podem ser ou não de cards anteriores ao rompimento do elo entre o frame antigo e o novo, e que podem afetar o Modern direta e indiretamente com a habilitação de cards antigos no ambiente atual (exemplo simplório: imaginem habilitar algo como Mother of Runes, Capsize, Diabolic Edict, Blistering Firecat e/ou Priest of Titania para o Standart/Modern através do reprint desses cards em um Core Set).

Na opinião de vocês, quais cards são necessários a um Core Set de forma que ele fique equilibrado? Como vocês montariam um Core Set?

Bom, é isso... O "X" da questão que me incomoda, eu acho. Gostaria de poder elaborar melhor essa questão, mas acredito que com o andar do tópico nós consigamos construir algo.

Fico grato desde já pela atenção daqueles que se dispuserem a ler tudo isso, e mais grato ainda por aqueles que deixarem alguma opinião, crítica, sugestão ou um simples "oi".

A gente se esbarra por ai ;)
 
Blitkun

Urso
0 Referências
Posts: 7154
Registro: 30/10/12

Postado em: 13/06/13 17:26
Eu tenho uma concepção de core set um pouco simples, para entender as cartas.
A meu ver, o principal num core set é afirmar a identidade das cores do Magic. Vermelho precisa de goblins, dano e um ou dois dragões (fora a rara de texto longo); Verde precisa de elfos, ramp, pump e bestas grandonas; Azul precisa de draw, bounce, counter e uma esfinge/leviatã; Branco precisa de prevenção de dano, life gain, combat trick e anjo; Preto precisa de spot removal, discard, graveyard-matters e um demônio.
Partindo dessa base (que é, a grosso modo, a identidade das cores) se distribui nas raridades (não vou fazer a conta aqui agora e.e sry), daí se define a % de cartas "boas" e "ruins" numa avaliação isolada (levando em conta a carta sozinha).
Só depois desse esqueleto pronto (diria que tipo 50% do set) é que dá pra pensar direito em reprint/power print/metacall e etc.

Pelo menos é a percepção que tenho quando penso no assunto... Me pergunto se estou perto de uma explicação plausível.

«Moderador da Seção Casual»
 
Monshoon

Fractius
0 Referências
Posts: 670
Registro: 16/09/05

Postado em: 13/06/13 17:55
Olá, Blitkun!

Você tem uma concepção de Core Set parecida com a minha. Core Set, como o próprio nome diz, tem que ter o básico do Magic: the Gathering. Identidade das cores (algumas já citadas por você). Cards simples e funcionais. Cards para "quase todos os formatos" (eu citei alguns ali em cima). O que pega é essa parte que você citou, de card "bom" e card "ruim", e como escolher esses cards para o Core Set.

Na teoria, todo card tem (ou DEVERIA ter) uma utilidade, nem que seja em um ambiente específico, e é nisso que eu me perco. Muita gente olha um Core Set de cima para baixo, no sentido de buscar apenas o top do top, a cereja do topo do bolo para o formato que ele/ela prefere (a maioria para o standart, diga-se de passagem, mas o pauper e commander também tem ganho um pouco de espaço entre os jogadores casuais, e por ai vai) e depois, só depois, olha o restante. A dúvida que fica, no meu caso, é no que me focar primeiro: nos cards tidos como "bons" ou nos "ruins", e como identificar qual card se enquadraria nessas duas definições.

Quando você tiver um tempo de folga da moderação, dê uma passada por aqui p/ gente trocar mais umas ideias :D
 
ElderDragon

Soldado
32 Referências (100.00% positivas)
Posts: 14084
Registro: 24/11/03

Postado em: 15/06/13 17:39
Esse tópico me deu uma ideia, eu vou postar um Coreset básico segundo a minha concepção.
 
Monshoon

Fractius
0 Referências
Posts: 670
Registro: 16/09/05

Postado em: 15/06/13 17:45
Bacana sua iniciativa, David :D

Vou acompanhar seu tópico, com certeza!

:D:
 
SilverGreen

Ancião
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 13697
Registro: 02/12/03

Postado em: 15/06/13 18:44
Absolutamente todas as séries de Magic atuais são montadas em cima de um "esqueleto" básico (o MaRo usa justamente o termo "skeleton" pra isso). Uma dica que eu dou é: pegue um Core Set e uma expansão atuais (M13 e RTR seriam ótimas escolhas) e tente identificar esse "esqueleto". Carta comum com efeito comum, bichão verde com efeito grande, bichinho vanilla de custo baixo, anulação simples, mágica rápida de dano direto, criatura icônica azul, descarte preto, mana fixer comum, lorde para as criaturas X, carta de clonagem, etc, etc, etc, etc, etc.....

Depois de identificar esse esqueleto, você começa a ir "montando" a série com o que já tem. A partir daí, começarão a aparecer lacunas, muitas delas. Seu trabalho como designer é ir percebendo essas lacunas, e ir usando seu "feeling" pra ir preenchendo-as da melhor maneira possível.

Claro que isso é uma simplificação da simplificação da simplificação. Tem muito, mas MUITO mais coisa envolvida. Mas então a gente vai discutindo essas coisas aos poucos por aqui, enquanto a tua série vai avançando.

Ah, e tente ler TUDO o que o MaRo publica. Quer aprender a criar cartas? Absorva tudo o que ele já disse e ainda tem a dizer. Inclusive para poder distorcer e "perverter" os seus ensinamentos depois: pra desconstruir alguma coisa, você precisa primeiro conhecer a fundo a sua construção. Isso vale pra muitas das nossas áreas de conhecimento, inclusive para o Magic.







Editada em: 15-06-13 18:46:12 por SilverGreen.
(Erros de portugays.)
 
Monshoon

Fractius
0 Referências
Posts: 670
Registro: 16/09/05

Postado em: 17/06/13 21:23
Eae SilverGreen!

Obrigado por responder!

Eu tenho lido os artigos do MaRo seguindo sua sugestão (aliás, bem antes de seu post, quando nos falamos por pmsg meses atrás), tem muita coisa interessante e espero poder aprender bastante sobre o assunto. Acompanhar os artigos dele também me fizeram ver uma coisa: quando alcançamos o ponto de entender um assunto desde o seu âmago para construir e desconstruir as regras, devemos tomar cuidado para não acabarmos fugindo da essência desse assunto - ou acabaremos com um super-ego e bizarrices feito os novos Fractius.