Standard e o Pro Tour
01/11/2017 10:00 / 3,773 visualizações / 6 comentários

 

Nessa sexta começa o último grande torneio da temporada, o Pro Tour Ixalan, em Albuquerque, EUA. Hora de especular, olhar Magic Online e SCG Open, finalmente as melhores equipes de jogadores darão seu veredito sobre o Standard.

 

Desde os Nacionais, o formato mudou bastante, o Magic Online teve 2 MOCS e vários PTQs, todos apontando para uma tendência: O aumento dos Mono Reds.

 

Mono Red, por sandydogmtg - Standard
2017-10-31

Jogador

Ruda

Visitas

3805

Código Fórum

[deck=719815]

 

sandydogmtg, ou Brandon Burton, é um dos mais famosos grinders de baralhos agressivos do Magic Online, e venceu um PTQ esse fim de semana jogando com essa lista. Além da agressividade, que garantiu a volta do baralho em um ambiente que estava se tornando cada vez mais control, a lista do sandydog tem duas cartas que atacam o meta, Mentor Austero​ e Ferocidonte Enfurecido​, ambas cartas que fazem pressão no Temur (Olá, Virtuose dos Turbilinos​!) e atrasam o oponente, algo que o Mono Red pune muito bem.

 

Falando em Temur, ele é o grande rival do Mono Red atualmente:

 

Temur, por hieraru - Standard
2017-10-31

Jogador

Ruda

Visitas

3792

Código Fórum

[deck=719882]

 

Outra lista de PTQ do Magic Online, essa mostra bem como a lista pura do temur funciona, boas ameças, difíceis de lidar no duelo de midrange (onde mais se rouba ameaça, do que se mata) e um deck bem linear com boas respostas. O baralho é simples, mas sua eficiência faz dele um dos melhores decks desse formato.

 

 

Ok, sabemos que Mono Red vem forte e que Temur continua sua trajetória. Esses dois baralhos são meus pilares para pensar o Pro Tour, controles foram lockados pela velocidade dos baralhos aggros (BR, Mardu e Mono Red), assim como o tokens, que era pra ser o deck que ganharia do Temur. Isso significa que não teremos esses decks no Pro Tour? Não necessariamente. O UW me parece um deck mais fácil de incomodar que o UB, ele tem uma linha mais fácil de impedir, Coagir e um batalhão de counters já fazem muito coisa, o UB, no entanto, é o draw go tardicional, mais complicado de segurar e mais fácil de transformar, então eu ainda teria esperanças em um baralho como esse, com Empurrao Fatal como grande carta vs Mono Red. O Tokens precisa aprender a responder Ferocidonte Enfurecido, o fato é que esse drop3 com resistência três se colocou em uma posição difícil de lidar sem o vermelho, você precisa forçar um Revolta do Empurrao Fatal ou usar remoções de custo maior que 3, te fazendo perder no tempo, ou seja, ou o Tokens aprende a lidar com esse dinossauro, ou quem fica extinto é ele. 

 

Ainda correndo por fora tem dois decks que eu queria destacar:

 

Esper Gifts - Standard
2017-11-01

Jogador

Ruda

Visitas

3802

Código Fórum

[deck=720323]

 

Deck que roda completamente fora do radar, mas que cresce sempre que Abrasao diminui no ambiente. Se O Deus Escaravelho é forte, ter efeitos parecidos com o dele todo turno, não me parece algo leve. Ixalan trouxe Busca por AzcantaTracar uma Rota e Tomadora de Refens, todas cartas com bom power level e que vencem partidas baseadas em criar vantagens. No Magic Online esse deck ganhou algum destaque na última semana e é uma das minahs apostas para o Pro Tour.

 

Sultai Red - Standard
2017-11-01

Jogador

Ruda

Visitas

3797

Código Fórum

[deck=720324]

 

Batutinha foi o primeiro que vi jogando com uma versão 100% midrange do temur, usando mais cartas pretas e apostando mais em jogos longos. Essa lista segue essa mesma linha de pensamento, mas aplicada ao Sultai, que tem na Sifonadora Bracoluz um dos seus pilares, além de ser um baralho que aproveita muito bem a Tomadora de Refens e O Deus Escaravelho.

 

Variações de Temur e Sultai, tentando forçar a mana para isar as melhores cartas de ambas as combinações também é algo que tem se tornado comum no MOL e que pode muito bem aparecer na mão de diversos grinders estrangeiros.

 

 

Todas as listas que mostrei tem que passar por dois testes, o teste do Mono Red, vulgo, como você vai responder ao baralho mais agressivo e consistente após o side, já que G1 costuma ser favorável à maré vermelha, e o outro teste é o da consistência, de aguentar o jogo do Temur de card advantage e que prova que energia é uma mecânica quebrada. 

 

Para esse Pro Tour eu espero metade do metagame em Temur e RDW, opções fáceis e confortáveis, e a outra metade tentando atacar esses decks. Me arriscando mais, eu colocaria que a taxa de conversão de Day 2 dos dois principais decks será próximo aos 50%, mais pelo grande número jogadores que estarão nela, do que necessariamente porque os decks sejam ruins. Na bola de cristal, 2 RDW, 3 Temur, 1 UB e 2 midranges coloridos farão o top8.

 

Acima de tudo, fica minha torcida para os brasileiros que estarão no evento, VAI BRASIL!

 

 

Ruda

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Rudá Andrade dos Reis (VIP STAFF Ruda)
Aficionado por decks azuis agressivos, mas que não dispensa um bom Siege Rhino nas horas vagas, está no Magic desde 2003, em Flagelo. Em 2012 começou escrever sobre Magic e não parou mais, sendo que em 2015 se tornou Editor da Ligamagic.
Redes Sociais: Facebook, Twitter

ARTIGOS RELACIONADOS

Sem energia de gatos em Albuquerque

Jogando o PT Ixalan com o 4c Energy Cubeless


Também erram no Olimpo

Comentando as partidas do Pro Tour.


O Enigma Temur

"Vamos ver se o Temur é tudo isso!"


Decks da Semana #7 do CLM10: UW Tokens

Standard: UW Tokens, por Irwind Rudwick.


Temur Primer

Tudo o que você precisa saber sobre o principal deck do Standard.

MTG Cards



Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

VIP STAFF Ruda (02/11/2017 01:40:23)

Último, se pensando no ano.

julliosdebiasi (01/11/2017 17:31:41)

o ultimo torneio da temporada?!?! na verdade é o primeiro torneio da season 2017-18 ! =P

LinkES (01/11/2017 17:18:19)

Rapaz, acho que gideon of the trials pode surgir nesse protour...

chandler (01/11/2017 14:55:47)

Uhul!

VIP STAFF Ruda (01/11/2017 13:36:05)

Na sexta crio um post para todo mundo acompanhar com links e horários.

4lex (01/11/2017 13:13:18)

Muito boa a análise, vou acompanhar o ProTour.
Se puder postar o link do evento