Laboratório de Commander – Ep LIV
29/09/2017 10:00 / 4,247 visualizações / 6 comentários

 

 
Aloha, cremosos! Sejam muito bem vindos ao Laboratório de Commander - Ep LIV, hoje com uma companhia bastante especial, uma das maiores lendas da saga do Legado, a maior felina guerreira que Dominaria já conheceu: Mirri, Duelista do Bons Ventos. Ela veio como general alternativa no Commander 2017 de Felinos, mas eu a considero bem melhor do que o Arahbo, Rugido do Mundo, tanto que nem coloquei ele na lista de hoje. Resolvi trazê-la, mesmo com várias cartas que já vem no pré-montado, para dar algumas dicas de melhorias no deck, e também para sugerir essa mudança de comandante, já que ela me parece bem mais adequada às necessidades do Mesão.
 
Mirri foi uma felina rejeitada por sua própria espécie por conta da cor de seus olhos. Condenada ao isolamento por, segundo as lendas, trazer mau presságio, ela encontrou o significado de amizade e companheirismo ao tornar-se aprendiz do feiticeiro Multani, Feiticeiro-Maro, época em que conheceu Rofellos, Emissario de Llanowar e Gerrard Capasheno. Ao lado deles, lutou bravamente contra os phyrexianos, sob os comandos de Crovax, o Amaldicoado e do Comandante Greven il-Vec. Como parte da tripulação da Nau Voadora Bons Ventos, Mirri foi responsável por livrar Dominária da dominação phyrexiana, e morreu bravamente, ao sacrificar-se para derrotar Crovax e impedir que ele sabotasse a Nau. Por seus esforços, Mirri merece todo nosso reconhecimento.
 
Você pode encontrar mais detalhes sobre esses acontecimentos nas narrativas Arconte, que é quinzenal.
 
Para os novatos, desavisados, ou esquecidos, quero lembrá-los que o Laboratório de Commander surgiu como a proposta de trazer listas divertidas e com preços justos para o Mesão do Amor. Levando em consideração o preço mínimo das cartas na Liga, o valor total dos decks que trago não ultrapassam o valor de R$200,00, sendo que o deck de hoje está cotado em R$196,43. E, assim, vamos dar uma olhada na lista.
 
[BUDGET] Mirri, Weatherlight Duelist - Commander
2017-09-28

Jogador

loterio

Visitas

4374

Código Fórum

[deck=690654]
Main deck (99 cartas)

35 terrenos

26 criaturas

38 outras mágicas

Sideboard (15 cartas)

1 criaturas

  • Menor Preço

    R$ 4,99

  • Preço Médio

    R$ 255,73

  • Maior Preço

    R$ 1.095,31

 
 
Começando pela nossa general, Mirri é uma criatura 3/2 com Iniciativa, que custa 1GW. Suas habilidades são excelentes para garantir proteção e força de combate durante o jogo, que é algo essencial, principalmente em uma mesa com vários oponentes. Ao atacar, nenhum oponente pode bloquear com mais de uma criatura, e enquanto estiver virada, nenhum oponente pode te atacar com mais de uma criatura por combate. Isso facilita que suas criaturas fiquem protegidas, e também garante que boa parte do dano que você quer causar nos oponentes realmente os atinja. Mirri, na nossa lista de hoje, comanda um tribal de Felinos, mas ela poderia, facilmente, comandar um deck de fichas, um pillowfort, ou até mesmo estar entre as 99 de um Voltron.
 
Mesmo com a habilidade desencadeada da Mirri, que muitas vezes vai fazer com que o oponente bloqueie nossa maior criatura, ao invés de bloquear a ela, é importante tentar maneiras de garantir que ela permaneça em jogo, e uma delas é equipando-a, evitando que morra para alguns problemas como Toque Mortífero ou criaturas grandes. A lista tem alguns Equipamentos: Espada da Vinganca, Manto de Seda Ruflante e Martelo Behemoth são alguns exemplos. Além da general, você também pode equipar esses artefatos em outras criaturas, tirando proveito delas também, como Raksha, Filhote Dourado ou Kemba, Regente Kha. Para ajudar na ativação da habilidade, Sipai Leonina.
 
 
Felinos, em geral, trabalham sozinhos e, sendo assim, é mais raro encontrar os famosos "compartilhadores de habilidades" nessa tribo, mas os existentes já devem dar uma mãozinha: Caracal Regio e Raksha, Filhote Dourado são suficientes para aumentar consideravelmente o poder dos gatos, com +3/+3, Vínculo com a Vida e Golpe Duplo. Combinando os dois com Soberano do Bando, teremos uma criatura grande, robusta e extremamente forte, capaz de causar grandes quantidades de dano, e ainda parar criaturas ameaçadoras. Minha sugestão é utilizar a Espada da Vinganca no Soberano, ou em alguma outra criatura bem grande, para que ela fique em pé enquanto ataca, podendo defender seus pontos de vida na volta (principalmente se Mirri não estiver em jogo). Cruzada dos Cataros ainda dá um ânimo a mais para os bichos, possibilitando que eles cresçam continuamente.
 
Como a habilidade da nossa general limita a quantidade de criaturas bloqueadoras, podemos utilizar clássicos finishers do verde para encerrar a partida, ao termos uma grande quantidade de criaturas em jogo (seis ou mais). Estouro Esmagador e Triunfo das Hordas são excelentes, e você ainda pode combiná-los com a habilidade ativada de Jazal Goldmane, causando uma quantidade de dano absurda e dizimando os oponentes. Essa, muito provavelmente, será sua estratégia na maioria dos jogos, então você pode inserir mais cartas nesse estilo, se estiver com dificuldade de encontrá-las: Ultrapassar e Superar são as primeiras que me vem à cabeça. Para garantir maior força de impacto, você pode fazer um turno final logo após um Proteger os Ermos ou um Zenite do Sol Branco feito no passe, que deverão povoar sua mesa antes do golpe derradeiro.
 
 
Como nem só de pancadaria vive o Magic (e a junção do verde com o branco nos lembra isso), a lista também tem meios de proteger suas criaturas, deixando-as indestrutíveis, ou as retornando para a mão, por exemplo,Acompanhante Destemido, Dente-de-sabre Temur, Defensores Radiconatos. Em algum momento, inclusive, pode ser que nós mesmos queiramos destruir tudo, então a lista tem Fumigar e Derrotar, para os momentos em que precisarmos de um fôlego na partida. Contra decks controle, podemos utilizar Serpopardo Espreitador, ótimo lançamento de Amonkhet, e Fundeiros Qasali contra aqueles pillowfort que te impedem de tomar muitas ações.
 
Tanto verde quanto branco tem dificuldades em buscar recursos no deck, então coloquei vários ramps, para evitar o flood de terrenos no late game (Cultivar, Anciao da Tribo Sakura, Carametra, Deusa da Colheita, Estacao da Colheita), e visando deixar o campo abastecido de terrenos, até mesmo para utilizar cartas e habilidades com X à vontade. Busquei colocar alguns reaproveitadores de recurso no deck, como Antifona do Marechal e Tita de Sol, além do que foi possível no quesito compra de cartas, investindo na capacidade dos Felinos de ficarem grandes (Especialidade de Rishkar, Majestade da Alma). Invocacoes da Estirpe e Salto Evolutivo são os tutores de criatura presentes na lista, que devem favorecer o caminhar do jogo.
 
 
Para encerrarmos, vou fazer uma listinha de cartas que podem ser colocadas no deck, caso decidamos investir um pouco mais de dinheiro nele. Começando pelos tutores, dos quais falamos no último parágrafo, Unhas e Dentes, Chamado de Eladamri e Tutor Proficiente. Alguns felinos precisaram ficar de fora, por conta de seu preço, mas ficam como sugestão de melhoria no deck: Brimaz, Rei de Oreskos, Bando de Guerra Nacatl e os planinautas Ajani, Convocador do Bando e Ajani, o Inabalavel. Duplicadores de fichas, como Procissao dos Ungidos e Vidas Paralelas também podem ser úteis, principalmente se você colocar mais criadores de fichas na lista. Sugiro também alguns equipamentos mais legais, como Colar de Basilisco, Espada de Banquete e Fome  e Estandarte de Konda. Intervencao Heroica também pode ser bastante útil. Se você quiser adicionar o Arahbo, Rugido do Mundo em sua lista, fique à vontade; mesmo eu não o tendo utilizado aqui, para fugir um pouco do tradicional, ele é bastante conveniente no tribal e pode ser útil no deck.
 
E nós vamos ficando por aqui, cremosos. Textos a cada quinze dias me deixam com saudades, mas eu espero que vocês aproveitem o conteúdo do Laboratório de Commander ao máximo. Como já sabem, sempre que precisarem me procurem por pmsg ou no facebook. Espero que tenham curtido nossa general de hoje.
 
Obrigado por ficarem comigo até aqui.
 
See ya!
 

Lucas dos Santos Loterio (VIP STAFF loterio)
Depois de um hiato de oito anos, voltou a jogar Magic em 2014, e foi conquistado pelo Commander. Esboça escritos desde a adolescência e decidiu unir suas paixões trabalhando como redator. Adora criar listas de decks que sabe que nunca vai montar, sua combinação de cores favorita é Orzhov, tem xodó por sua Kaalia e está sempre pronto para um Mesão do Amor.
Redes Sociais: Facebook, Instagram

ARTIGOS RELACIONADOS

Decks da Semana #9 do CLM10: Meren of Clan Nel Toth

Commander: Meren of Clan Nel Toth, por Thiago Felipe.


Deck do leitor - Brago, do mupexx.

Roupa nova para o rei.


Decks da Semana #7 do CLM10: UW Tokens

Standard: UW Tokens, por Irwind Rudwick.


Deck do Leitor - Dragonlord Silumgar, de Hadespower   

Dragão Ladrão tem 100 anos de perdão.


Ixalan e o Duel

A nova edição e o Duel Commander.

MTG Cards



Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

VIP STAFF loterio (06/10/2017 00:35:12)

<3

Obgdo! :D

Que bom que você curtiu, cremosa! Pense, sim, em trazer os gatíneos para o Mesão. O caos vai gostar :D E boa sorte com o Hidetsugo :3

Cara, faz o Karadão antes, de verdade! hahaha eu tenho ele, e to com o Mimeo aqui tb (o general) pedindo pra ser montado. veremos quando sai do papel...
Vou anotar sua sugestão, nos mesmos esquemas da Kaalia, já que o Mimeo é uns 25 reais (mas talvez ainda seja possivel encaixar ele nos 200 msm)
Enfim, sobre seu deck de zumbis, continue dando chance pra ele, ou pelo menos, se montar o Mimeo, não passe a base. Acho zumbis muito legais. Se for passar, só passe pra mim :3
abraço, cremoso!

Arahbo pode ser massa, sim, de fato, mas Mirri é mais amor :D ou melhor, mais ódio (stax feelings) hahahah
abraço!

salu (30/09/2017 13:28:19)

Cara, artigo legal, mas o Arahbo nesse deck é absurdo de comandante.Essa habilidade de eminência dele é muito forte e quando você está com Desperta de Mirrara ou Zendikar Ressurgida, a segunda habilidade do Arahbo é absolutamente forte, porque você pode paga para cada atacante. Em um mesão aqui, causei 34 de dano em um amigo com uma criatura utilizando o Arahbo, deixei ele com 1 de vida. Até hoje, esse amigo, fica me marcando no mesão...muito triste isso.

PauloOCruz (30/09/2017 01:51:13)

Bom artigo, Lotério. Pessoalmente, acho que a Mirri combina totalmente com um stax ou death and taxes, mas acredito que sugerir isso iria contra a base da coluna que é fazer um deck de até 200 reais :P Gostei bastante dela pra deck focado em tokens também.

Aproveitando que há algum tempo eu já havia dado uma sugestão de baralho (acredita que eu ainda não montei o Karador? Algum dia eu monto o baralho :P ) to aqui pra, mais uma vez, pedir outro deck reanimate. Depois que meu tribal de zumbis (o qual já passou por uns 3 comandantes diferentes... Começou como um grimgrin, baseado no artigo que o Saddy fez sobre os irmãos necromantes, passou pra gisa e geralf e, agora, é encabeçado pelo rei dos zumbis, Scarab God) começou a me entediar um pouco, andei pensando em alguns decks interessantes pra montar e o Mimeoplasma me chamou bastante atenção. Sei que já rolou general Sultai aqui na coluna, e sei que o preço do mimeoplasma é um tanto restritivo (Nem tanto assim, já que tivemos uma kaalia aqui na coluna né :P ) mas acho que seria uma ideia legal pra coluna. E fora que eu to sem ideia de como começar a lista também... :P

HinaLyka (29/09/2017 13:37:01)

Mirriiii!!!! Que materia excelente, até a lore dela nos traz!! Muito obrigada por isso - ainda tenho as versões antigas dela! <3
Admito q comprei mas nem mexi no Commander de felinos ainda, pq tenho outro bem mais destruidor de amizades pro mesao: Hidetsugu Impiedoso ;)
Por isso estava pensando em deixar os gatos pro X1, e me deparo com a sua matéria super bacana!!! Agora vou pesar os prós de trazer a Mirri pra zona de comando e fazer outro deck pro x1 =D

tsuno (29/09/2017 12:55:13)

Mirri S2!!!
Mais uma coluna ótima!!!

Man-o-War (29/09/2017 11:09:36)

Mirri S2