As “Não-Partidas” de Magic
22/05/2017 10:00 / 10,025 visualizações / 26 comentários

 

Olá! Hoje pretendo mostrar a minha visão e maneira de encarar um assunto “polêmico” no meio das competições de Magic, e que está presente em maior ou menor escala em todos os níveis de competitividade em torneios, desde ID e Split de meia dúzia de boosters na primeira mesa dos FNMs, até concessões nas rodadas finais de GPs/PTs – à assinatura de uma slip de resultados sem que tenha acontecido uma partida de Magic.
 

Para os que não estão por dentro da terminologia, contextualizarei as situações mais comuns em que essas “não-partidas” de Magic acontecem. Em todos os casos, um ou ambos os jogadores envolvidos são beneficiados. Porém, as “não-partidas” acarretam consequências implícitas aos demais, à esportividade do Magic e aos espectadores das partidas (seja presencialmente ou em stream). 

 

Pela recorrência dessas situações em torneios de alto cacife, por exemplo, a WOTC realizou a mudança na fórmula do chaveamento do Top 8 do Pro Tour (onde o 1° e o 2° começam nas semifinais, o 3° e 4° nas quartas-de-finais, e do 5° ao 8° nas oitavas-de-finais), adotada mais recentemente aqui  no Circuito Ligamagic para os Torneios Top 8 das lojas participantes. Curiosamente, a Wizards voltou a usar o sistema antigo depois de testes feitos em Pro Tour.


Antes de tudo, gostaria de dizer que apenas estou apontando a forma como eu, Matheus Akio Yanagiura / sandoiche_13, encaro a questão. Não pretendo apontar dedos e condenar o que é uma convenção social da maioria dos participantes assíduos de torneios. Afinal, eu mesmo já fiz/faço ou incentivei múltiplas vezes tais práticas. Por fim, gostaria de salientar também que em nenhuma das situações mencionadas abordarei aspectos de violações nas regras do jogo (como suborno ou métodos aleatórios de definição de resultado), sempre partindo da premissa que as concessões estão ocorrendo dentro das regras.

 

O ID+Split de Premiação

 

Essa é provavelmente o tipo de “não-partida” mais corriqueira e que qualquer frequentador de torneios em lojas locais já presenciou, ou até mesmo praticou. Quatro ou cinco rodadas de suíço, e na última rodada apenas os dois jogadores da mesa 1 estão X-0. Com isso, ambos empatam de forma intencional e dividem a premiação do 1° e 2° somada de forma igualitária (desde que utilizem a sequência de palavras corretas, aprovadas pelos juízes. para que não caracterize suborno).


Apesar de certa forma “inocente” e envolvendo valores baixos, esse tipo de ID silenciosamente incomoda muitos jogadores. Mesmo entre os diretamente envolvidos com a partida, alguns só querem ir para jogar e se divertir jogando o máximo de rodadas de Magic, correr atrás de Planeswalker Points para conseguir BYEs, ou até mesmo sentem que estão em um dia bom ou com um matchup favorável, e querem jogar para tentar a vitória. Mas, compelidos pela “pressão social” de estar X-0 na última mesa podendo dar ID, acabam pendendo para o empate para não “desagradar” o adversário, ou ficar conhecido como o “vacilão” da loja.

 


Afora os jogadores envolvidos, caso na última rodada os demais já saibam que na primeira mesa os jogadores vão empatar todos que abriram X-1 e têm chances de premiação acabam participando da última rodada “desestimulados”, sabendo que dificilmente alcançarão premiações boas. Afinal, caso essa mesa jogasse, alguém das mesas de trás poderia subir com uma combinação favorável nos tiebreakers.


Esse é provavelmente o maior tipo de “não-partida” que já cometi em números absolutos. Sempre gostei de participar em torneios regulares de lojas locais, chegando muitas vezes nessa situação – inclusive já oferecendo o empate antes mesmo de cumprimentar oponentes que algumas vezes nem entendiam muito bem esse conceito de “ID+split”. Enxergo que para alguns, pode até ser um pouco deselegante se formos pareados com alguém que não conhecemos tão proximamente. Por vários motivos, tanto pessoais na forma de refletir o assunto, quanto por parte de patrocínio, não pratico mais o “ID+split” nos torneios que disputo.
 

Em lojas onde o “ID+split” gerava grande incômodo para a comunidade, o sistema de premiação foi alterado – ao invés de premiar pela colocação final, foi inserida quantidade fixa de rodadas e premiação de acordo com o número de vitórias. Em casos mais extremos, a premiação dos jogadores X-1 e X-0-1 é a mesma, desincentivando o empate intencional. O “bônus” por parte dessa fórmula é que fica mais fácil de controlar o número de rodadas e consequentemente o horário em que o torneio começa e acaba.


A Concessão (por qualquer que seja o motivo)

 

Nesse cenário, algo interessa muito a um jogador e não ao outro, ou um dos jogadores com chances matemáticas de alcançar algo é paired down contra um oponente com pouca ou nenhuma ambição no torneio. É comum quando um jogador que está X-1 é paired down contra um X-2, quando os jogadores estão em um torneio que dá BYEs/Vaga (como um GPT para uma cidade que somente um jogador vai viajar ou PPTQ em cidades longínquas), um dos jogadores pode premiar e o outro não, e em níveis mais altos quando ambos estão X-5 em um Grand Prix, e os Pro Points não fazem diferença para um jogador fora do circuito enquanto que são preciosos para alguém correndo atrás de níveis Pro.


Novamente: desde que não haja nenhum tipo de suborno envolvido e seja uma concessão de boa vontade, não há nada de errado em termos de regras. A “etiqueta” nesse aspecto seria de que as concessões partam por iniciativa do oponente que entenda o que está em jogo ou que o jogador interessado em conseguir a vitória peça somente uma vez e não insista em caso de negativa.

 


 

Porém, assim como no cenário do “ID+split”, a refuta da concessão nos cenários em que ela é “esperada” pode gerar consequências implícitas para o jogador que quis jogar a partida, quando esse jogador simplesmente optou pelo “esporte” e pelo Magic na forma como ele deveria ser – jogado. Um exemplo dessa situação foi a não-concessão de Mark Jacobson quando este era o único X-0 e foi paired down contra o Hall of Fame, Eric Froehlic,h no Grand Prix Houston 2016 No caso, EFro estaria garantido no Top 8 com uma concessão, podendo dar ID na rodada seguinte, enquanto que o Jacobson já estava “lockado” mesmo se perdesse as duas rodadas seguintes. 
 

Jacobson quis jogar a partida e venceu, fazendo com que EFro tivesse que jogar a última rodada, onde ele ocasionalmente perdeu, ficando de fora do Top 8 e comentando o ocorrido em seu Report na CFB. No report, ele apontou que em não conceder seu oponente estaria perdendo “equidade”, e que por isso não poderia exigir o mesmo “favor” futuramente – o que de certa forma chega a ser uma “covardia” com Jacobson, que teve sua atitude reprovada e foi “queimado” em artigo escrito por um Pro Hall of Fame num dos sites de maior influência, em termos de conteúdo de Magic no mundo, quando o mesmo só estava exercendo seu direito de jogar a partida de forma justa e limpa, de maneira alguma sequer importando seus motivos para tal.
 

Outro “problema” da concessão, é que um jogador agraciado com uma, invariavelmente acaba ficando com a vaga de outro jogador que efetivamente jogou sua partida e venceu, mas dependia de um resultado específico do jogo onde houve a concessão. Um argumento citado pela comunidade na discussão Jacobson/EFro em Houston é o de que, caso Jacobson tivesse concedido, algum jogador das mesas posteriores que jogou e ganhou seu jogo não teria passado para o Top 8, enquanto que o EFro sem ter jogado, mas por ter dado a conveniência de enfrentar alguém que concedeu, passaria.
 

A ressalva para as concessões reside na “armadilha” de expectativa de recompensa por parte de quem concede. Existem vários “bons samaritanos” que mesmo sem ter nada conversado na hora, pelo óbvio motivo de ser contra as regras, concedem quando a vitória importa muito para o oponente já que esperam que o mesmo venha conversar “em off” depois para acertar valores, ou mesmo aqueles “boosters simbólicos” depois do torneio, quando em eventos menores.
 

Em ambos os lados do espectro, se eu concedo para alguém interessado em vaga/pontos/premiação, em nenhum momento vou atrás da pessoa cobrar algo, e recuso caso ela venha oferecer. Se for meu oponente que concede para mim por qualquer que seja o motivo, em nenhum momento vou atrás dele para oferecer valores ou premiação, já que vou sempre presumir que a concessão dele foi “de boa fé” e dentro das regras do jogo.


Empate não-intencional valendo Top 8

 

De tempos em tempos, esse cenário se repete em torneios por aí. Uma das mesas em que os envolvidos têm chances altas de Top 8, porém, um, ou ambos, não podem dar ID para se garantir, o que faz com que a partida seja jogada para decidir. Entretando, o tempo acaba, e o jogo está empatado. Nesses casos, quase sempre fica aquela resenha de “concede-pra-lá-concede-pra-cá”. Como proceder nesses casos?


Geralmente os jogadores envolvidos ficam tentando chegar a um consenso de qual deles “merece” passar para o Top 8. A resposta, na imensa maioria dos casos, é “nenhum deles”. É claro que se eles tivessem tempo infinito para jogar a partida e definir o vencedor, chegaríamos ao resultado “justo”. Mas o tempo da rodada também é um fator a ser considerado na hora de definir a estratégia para o torneio, tanto na escolha do deck, durante as partidas jogadas, ou mesmo na sua possibilidade de chamar o juiz caso ache que o oponente está jogando demasiadamente devagar. Portanto, um dos “merecimentos” para chegar até a vitória envolve ser capaz de consegui-la dentro dos 50 minutos+5 turnos estipulados para a rodada – afinal, todos os outros participantes do torneio também tiveram esse exato mesmo tempo.
 

 

E, se nenhum dos jogadores conseguiu alcançar tal feito dentro do tempo, o mais justo mesmo é que alguém que efetivamente venceu seu jogo (e dependia de um empate dessa mesa) acabe passando para o Top 8 – afinal, nenhum dos envolvidos no jogo “merece mais” do que qualquer outro competidor no torneio apenas porque estão em uma partida em que caso esgotado o tempo da rodada com um vencedor, matematicamente um deles passaria.


Empate Intencional (ID) para passar para o Top 8

 

Última ou penúltima rodada de suíço. Ambos os jogadores se enfrentam em uma situação em que o empate os classifica, enquanto que a derrota possivelmente, ou com certeza, elimina um. Esse é o único cenário das “não-partidas” em que nenhum dos jogadores está perdendo a tal da “equidade” citada pelo EFro – já que ao empatar, ambos estão atuando em benefício próprio sem um resultado “estranho” que prejudica a si próprio ou beneficia apenas ao oponente.


Mesmo nesses casos, alguns jogadores optam por jogar pelo Seed para obter a vantagem de começar as partidas, ou no caso dos Torneios Top 8 da Ligamagic, de poder jogar menos partidas até a final. Outros consideram que um ID para passar em 6°, 7° ou 8° dificilmente os dará chances de vitória, ou enxergam que a possibilidade de eliminar um matchup difícil do Top 8 na última rodada de suíço vale mais a pena que “se garantir” com o ID. Na maioria dos torneios que valem vagas/BYEs, a premiação é dada pelo Suíço, e uma recompensa grande para o 1° colocado também estimula jogar as últimas rodadas para tentar consegui-la.

 

-
Não espero que ninguém tome minha abordagem como convite para foices e ancinhos a essas práticas, tampouco incentivar os jogadores a realizá-las a esmo. O que busco é trazer a reflexão sobre um assunto que chega a ser tabu no meio competitivo do Magic, e que episódios como o do EFro em Houston trazem oportunidades para o debate que interessa à toda a comunidade, de jogadores de torneios locais à grinders, de juízes a espectadores dos eventos.
 

Como você, leitor, encara cada um dos tópicos abordados nos torneios em que frequenta? Você já foi presenciou ou foi parte de alguma(s) dessa(s) situação(ões)? O quanto vocês julgam que a existência das “não-partidas” influenciam a esportividade das competições de Magic? Compartilhem suas opiniões e experiências nos comentários!


Abraços e até a próxima!

 

 


Matheus Akio Yanagiura (VIP STAFF sandoiche_13)
Matheus Akio Yanagiura, mais conhecido como "Sandoiche", começou a jogar em 2003, em Flagelo. Está constantemente grindando torneios na Grande São Paulo e em Santos, onde é parte do Team House of Cards TCG. Como grande entusiasta do Magic, principalmente do competitivo, Sandoiche está sempre acompanhando todo o tipo de conteúdo publicado, buscando aprender e evoluir o quanto puder. Começou a publicar artigos sobre Magic periodicamente em 2012, colaborando para o Blog da Ligamagic desde 2015.
Redes Sociais: Facebook, Twitter

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Comentários

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VIP OURO ThiefSlayer (24/05/2017 01:54:09)

Pessoal, pra quem não conhece o LeoKula sempre sai fazendo comentário pra gerar intriga, nem ele deve acreditar no que ele falou :P

Quanto ao assunto, realmente é uma pena que tenha pressão social pra algumas situações de não-jogo, mas a existência dessas situações já vejo como algo normal. Pra ser sincero, lá em 2013 quando comecei a jogar legacy em campeonatos eu até tomei um susto quando o pessoal do meu grupo comentou no final do suíço, e falando sobre standings, pairings, ID, etc. Mas é algo que faz sentido e se tornou praticamente a cultura do jogo, essa POSSIBILIDADE.

Agora a questão de gerar pressão pra isso já é sacanagem, e pq não dizer, falta de caráter. Geralmente eu pergunto, e sempre só uma vez. Se a pessoa quiser jogar, vamos jogar ué. Aquele episódio do Froehlich só mostrou o quanto as pessoas podem se tornar cegas pro que é certo. Foi total falta de respeito e caráter, ainda mais criar um POST pra defender uma atitude totalmente equivocada dele. Mas isso acho que todo mundo já sabe.

Se ambos querem, beleza. Agora, essa pressãozinha é ridícula.

laern (23/05/2017 22:05:50)

Eu ultimamente tenho concordado que ID e split e bem anti-jogo, mas por outro lado, é uma opcao que so quem ta invicto ou quase tem, entao eh como se fosse um premio por bom aproveitamento.
Pedir ID e ser negado é o toco do nerds tetudos... kkkkk

aravb (23/05/2017 20:01:52)

dou id, splito, concedo... acha ruin? ganha p n depender do meu resultado!!!
;*

ravisor (23/05/2017 18:06:49)

Gostaria de conhecer o segredo do LeoKula para jogar seis rodadas de 50 minutos , e depois três partidas de um top 8 sem limite de tempo e não se desgastar fisicamente e psicológicamente, e de ter nascido antes da década de 80.
Querer que uma pessoa que está passando mal ou nitidamente desgastada continue jogando contra a vontade é nó mínimo um absurdo.
Agora conceder pro coleguinha de treino(equipe) é ,na minha opinião, mau caratismo. O jogo é 1x1. Magic de equipe só entra na minha cabeça se eu estiver jogando 2HG.

Dragonhaque (23/05/2017 17:05:36)

Dahora galera q é contra por N motivos diferentes, é pq deve jogar só o fnm de 4 rodadas, e ñ entende oq é desgaste, pois qualquer torneio com 6+ rodadas e top8 já se torna um pé no saco de ficar jogando, ñ importa o qto vc ame o jogo.

Hollow (23/05/2017 17:05:15)

Não dá muito pra controlar isso. Se você impõe uma regra que impeça os caras de concederem, o que eles vão fazer é jogar e perder de propósito.

Hollow (23/05/2017 17:03:38)

Opa! Se eu não tiver entendido errado, acho que o cara quis dizer que ele concede porque ele mesmo está cansado, e não que ele concederia se o oponente dele estivesse cansado. Ao menos foi isso que eu entendi.

Hollow (23/05/2017 17:02:20)

Acho que você nunca deve ter jogado um torneio grande então. Eu amo jogar Magic. Me divirto muito jogando. Mas nossa... me lembro quando fui jogar o GP aqui em São Paulo em 2014. Fiz um Jeskai Control Standard. Joguei uma, duas, três, quatro, cinco rodadas... na sexta eu já estava meio cansado. Na sétima já tava exausto, cometendo erros, contando errado, etc.

pedrofausto (23/05/2017 16:02:59)

Qualquer atividade física e mental dá desgaste. Uns com mais tempo e outros com menos.
Se você nunca se desgastou jogando Magic é porque você não chegou no seu limite.

pedrofausto (23/05/2017 16:01:57)

O que tem a ver suborno com jogo em equipe?
Suborno é crime. Uso de informação vazada é crime.
Se eu e meu amigo somos um time que age dentro do legal, ele tem chance de vencer e eu não...cedo meu lugar para ele ter reais chances de ganhar.
Simples assim.

Se eu treinei com um grupo, a vitória que eu obtiver não é minha mas do grupo. Quem está vencendo é o grupo, não eu. Então penso no melhor para o grupo que eu represento.
Veja que eu falei "colega de equipe". O termo "amiguinho" foi você quem usou.

VIP STAFF sandoiche_13 (23/05/2017 15:10:45)

O ponto que mais reforcei no tópico é o ID/concessão quando só um dos envolvidos se beneficia. No caso do ID quando ambos os jogadores acabam passando, e se perderem podem/vão com certeza ficar de fora, é uma situação em que ambos se favorecem, o tal "jogo de compadres" do futebol. Nesse caso, acaba sendo para que ambos sigam com chances no torneio de ir pelo prêmio maior (normalmente um BYE ou uma vaga). Já em torneios pequenos em que na última rodada ambos estão X-0, mesmo a premiação sendo um pouco maior com o ID, é um valor que tenho considerado irrisório para ir tão no "play safe". Mas, novamente, não condeno os que o fazem.

Quanto ao desgaste, fator levantado por mais de uma pessoa no tópico, o problema é que ele acaba sendo um tópico bem subjetivo. Como você define o quão desgastado o jogador precisa estar para que o split seja aceitável? E nesse caso, um jogador que tenha uma estamina boa para chegar inteiro no final, não leva desvantagem nessa situação? E por qual motivo esse critério "desgaste" conta, e outros como "conveniência", "garantia de premiação", "hábito", "pressão social", não contariam?

Essa situação do recusar o ID+split é um senso comum forte na comunidade, que é difícil desvencilhar. Muitos que começaram a jogar torneios sempre tiveram isso como o padrão para as finais.


A questão das equipes existe até o lado contrário. No caso do último Pro Tour, o Chris Fennel de B/W Zombies já estava "lockado" no Top 8 faziam muitas rodadas, e poderia dar ID pela conveniência. Mas preferiu tentar jogar e ganhar para ajudar os colegas de equipe, o que acabou dando certo. Como ID, e concessão, são permitidos pelas regras, caso ele julgasse que o contrário fosse interessante para o time (por exemplo, conceder uma partida para dar mais pontos para um colega) ele talvez optasse pela rota. O que acontece é que não existe como PROIBIR ID e concessão, já que nada impede que os jogadores fiquem lá jogando fazendo terreno vai até o final dos cinco turnos, da mesma forma que nada impede um jogador de mulligar a 0 ou cometer um erro e perder uma partida de forma intencional.

O delicado dessa questão de "não-partidas" é que não existe um "certo" ou "errado", mas é interessante de ver onde a opinião da maioria flutua.

LeoKula (23/05/2017 14:27:22)

Engraçado nas respostas todo mundo se explicado do pq que faz isso rsrsrs

Resumindo, cada um só acha justo quando faz, e quando o outro faz é injusto rsrsrs brasil sendo brasil.

Outra coisa, desgaste físico e emocional jogando Magic? rsrsrsrsrs bando de nutela criado a leite com pêra mesmo rsrsrs

clebergreen (23/05/2017 03:44:55)

Eu acho injusto,e quanto ao split no top 8 que seja,só é válido quando TODOS concordam,tem que perguntar pra cada um,no lance de conceder,deveria ter regras quanto a "não poder conceder sem motivos,por exemplo,vc ainda ter chances de ficar no top,pra favorecer um amigo ou colega de equipe ou que façam coleção juntos)pq isso acaba desestimulando jogadores que estão aprendendo ou tentando melhorar seu nivel de jogo,ai os "coleguinhas" fazem um esquema pra se dar bem,o que acho ridículo,mas enfim,essa é minha opinião,sei que a maioria só se importa com seus beneficios,ou beneficios dos amiguinhos!!!

clebergreen (23/05/2017 03:35:13)


Pois é cara,mas aí está o problema,tu n acha injusto,tu conceder pro amiguinho?? beneficia teu amiguinho e prejudica outros jogadores,pega como exemplo a lava jato,que os caras subornam quem escolhe a empresa pra fazer tais obram e são beneficiados,acha isso justo??claro,a comparação não é tão grave,mas é errado no meu ponto de vista!!!

clebergreen (23/05/2017 03:29:30)




Pois é cara,aqui por exemplo tinha grupos de jogadores que tinham "sociedade de cartas juntos" e nos torneios faziam isso,eu achava ridiculo,mas ninguém fazia nada a respeito!!!

sanase (22/05/2017 23:06:23)

acho muito tosco vc acompanhar um tornei e quando chega no top8 rola o split e ninguem joga, muito broxante pra quem esta acompanhando

BrunnoSantos (22/05/2017 15:59:22)

no magic nâo existe merecimento, só existe slip :P

Figs (22/05/2017 14:51:51)

O engraçado é que as pessoas têm suas justificativas para fazer isso. No fim, a grande maioria corrobora para que o "não-jogo" continue acontecendo.

aravb (22/05/2017 14:44:58)

no caso do mimimi do efro, se eu to lockado e tenho a chance de eliminar um op hof q com certeza joga em altissimo nivel sem ter q arriscar nada, eu jogo!!! ainda mais pq a vitoria me garante ficar numa posição vantajosa no top! passando em 1ro eu poderia começar todas as partidas por exemplo! eu so concederia se fosse um match mto favoravel, oq poderia aumentar minhas chances no top, se eu tivesse muito cansado ou se fosse um amigo!

pedrofausto (22/05/2017 14:00:41)

Eu só concedo em caso de desgaste ou se eu estiver jogando contra um colega de equipe e eu sei que ele tem mais chances do que eu ou precisa disso para se classificar.

O resto se resolve no match.

ravisor (22/05/2017 13:10:19)

Eu não gosto quando me concedem o jogo..nem quando pego bye.. gosto de jogar todos os matchs . Eu saio da minha casa pra JOGAR magic, eu gosto de JOGAR. Na minha opinião todas as práticas exemplificadas, mesmo sendo sancionadas pela WoC ,são anti-desportivas e devem ser condenadas. Se estiver passando mal ou desgastado simplesmente peço para me tirarem do torneio e vou embora, para não atrapalhar as outras partidas.

Figs (22/05/2017 12:55:03)

Muito bom o tópico! Esse assunto merece muita reflexão e não pode passar despercebido.

Eu já cheguei muitas vezes às mesas finais de campeonato, o adversário perguntou se eu queria dar ID split e eu falei que não. Algumas vezes eu ganhei, em outras eu perdi. Quando perdi, entendi que fazia parte do jogo. Quando o adversário perdeu, percebi que ele ficou irritado. Mas, oras, não faz parte do jogo?

Com certeza muitos aqui já perderam aquela vaga no Top 8 porque alguém deixou de jogar ou porque empataram antes de o jogo começar. Pois é, é aquela questão da moral: quando é para me favorecer, tudo bem, quando não, é um absurdo.

Os torneios devem ser pensados para evitar os desgastes como passar 8 horas seguidas jogando, mas muito tem a ver com os jogadores.

RenanLouys (22/05/2017 12:12:31)

@mthheitor aconteceu uma situação parecida em um torneio que joguei. A quantidade de players era em torno de 24 e no corte para o top 8 meu primeiro oponente concedeu por que estava cansado de mais e foi embora. Ele me disse que estava jogando de controle e não teve tempo nenhum para descansar entre as partidas. Acabava um jogo e já saía a rodada.

Realmente é bem desgastante.

edutsubaza (22/05/2017 12:00:14)

Sou a favor de Split e concessão em caso de desgaste (fisico ou emocional)

Fora disso é pilantragem com quem veio pra jogar. É o caso das "equipes" se dividem em deck tobeat e anti bad match, os que levam decks anti bad-match pra esculachar com todos os badmatchs da outra metade da equipe, depois concede pro "parça" com o tier1 e o cara vai avançando pareado pra cima muitas vezes só pegando goodmatch,no final Splitam a premiação.
Muito sórdido quem manipula pra ganhar.

abakte (22/05/2017 11:52:21)

Agora imagina!!! Eu jogo de Storm... 4 partidas, já nem consigo mais contar as mana e turnos...aisjaisjajis. sem contar esposa ligando....

mthheitor (22/05/2017 11:23:15)

Boa reflexão. Eu não frequento ambientes mais competitivos, então não sei ao certo como é o ambiente "in loco".

Só gostaria de acrescentar mais uma informação que para mim é relevante: é a questão do tempo. Muitas vezes optamos por dar ID para não ter que jogar duas ou três partidas a mais. Ontem mesmo joguei um torneio local com 22 players e premiação para o top 4 em dinheiro. Eram 4 rodadas e corte para top 8.

O torneio começou às 14:30 (eu saí de casa às 13:20), e quando ganhei minha partida do top 8 já era mais de 19:00. Magic é um jogo cansativo, se eu fosse jogar mais as partidas da semifinal e final eu chegaria em casa após as 23:00.

Junte ao fato de eu estar jogando com deck controle. Mesmo as partidas do top 4 serem good match para mim, eu estava morto de cansaço e nem queria ver mais jogar Magic naquele momento. Preferi o split.

Magic tem essa questão: é muito tempo seguido jogando. Muitas vezes jogar muito tempo seguido acaba gerando mais um desprazer do que estar se divertindo, que para mim é o principal.

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