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Guildpact Review - Izzet e Grull
Bem, nessa parte da review eu vou falar sobre as guildas Izzet e Grull, deixando Preto, Branco e Orzhov para a terceira parte. Ela demorou demais porque eu tive que viajar pra SP, jogar o PTQ (1-2 drop), tirar o visto (5 anos :D) e treinar feito um cavalo para o Pro Tour Honolulu (16-0 ;P). Algumas consideraçõe..
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11/03/2006 22:49 - 7.230 visualizações - 17 comentários
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Bem, nessa parte da review eu vou falar sobre as guildas Izzet e Grull, deixando Preto, Branco e Orzhov para a terceira parte. Ela demorou demais porque eu tive que viajar pra SP, jogar o PTQ (1-2 drop), tirar o visto (5 anos :D) e treinar feito um cavalo para o Pro Tour Honolulu (16-0 ;P).

Algumas considerações do artigo anterior:

Leyline of Singularity

Realmente, eu não tinha pensado nesse uso para Limited. Na verdade, nem me passou pela cabeça você botar isso para dentro ele anula Fists of Ironwood, Scatter the Seeds, deixa bem ruim Vitu-Ghazi, Evangel e limita um pouco Selesnya Guildmage. Um ** por ser uma carta de Sideboard.


Bem, vamos ao mesmo sistema de estrelas:

*: Carta horrível, você não deve jogar com ela se puder evitar.
**: Bastante ruim. Você pode usar para preencher um espaço vazio, ou como uma carta de sideboard.
***: Carta razoável. Você provavelmente vai querer usar sempre que poder, ou então uma carta muito boa de side.
****: Carta extremamente boa. Você sempre vai usá-la e as vezes vale a pena splashar uma outra cor para usá-la.
*****: Bomba. Pode fazer a diferença entre você jogar ou não com uma cor.

IZZET:

Cerebral Vortex - 1UR
Instant (R)
Target player draws two cards, then Cerebral Vortex deals damage to that player equal to the number of cards he or she has drawn this turn.
Illus. Jeremy Jarvis
#107/165


Limited: **/*** Em Limited, é estritamente pior do que Consult the Necrosages, mas ainda assim é jogável. Você dificilmente vai usar a habilidade no oponente (ninguém usa Tidings e Greater Good), mas você pode usar para dar três de dano (ou seis, se ele usar uma Compulsive Research). É bem melhor em Boros com Azul, porque boros por natureza é mais agressivo e, além de uma carta extra ser importante a ponto de você usar isso, você pode usar como finisher. Em um baralho dedicado de controle, não é muito bom.
Constructed: É uma compra ruim e um dano ruim. Eu não acredito que vá ser usado contra Tidings e Greater Good porque, se for para isso, Plagiarize é simplesmente melhor. Pode ser usado em um Counter/Burn por servir em ambas as funções, mas, mesmo assim... em múltiplos é bem bom, quatro desses matam um oponente, dá para usar com Twincast... Ah, e eu vi um deck com isso e Sway of the Stars, também.


Electrolyze - 1UR
Instant (U)
Electrolyze deals 2 damage divided as you choose among any number of target creatures and/or players.
Draw a card.
The Izzet learn something from every lesson they teach.
#111/165


Limited: **** Não tem muito o que dizer dessa carta mata uma criatura e se substitui. Raramente vai matar duas criaturas, mas pode acontecer, e pode matar o cara também. Douse in Gloom é bom, e uma carta vale dois de vida. Muito boa.
Constructed: Eu acho que essa carta aparenta ser melhor do que realmente é. Ela é pior do que Fire/Ice. Com Fire/Ice, você podia matar dois Elfos tá, com isso também, mas no turno três, e ficando tapped out... e quem usa Elfos?? Tá, não me levem a mal, é uma carta boa... mas eu não acho lugar para ela no t2 atual! Contra o melhor baralho de criaturas, o Zoo, isso mal mata UM, quem dirá dois! Quando eu usei, na maioria das vezes eu dei dois no cara para comprar uma carta. Ela é excelente, no entanto, contra decks com Dark Confidant e Rato/Grotesque/Shortfang. Eu só NÃO ACHO que seja um automatic 4-of, igual ao Mike Flores.


Gelectrode - 1UR
Creature - Weird (U)
{T}: Gelectrode deals 1 damage to target creature or player.
Whenever you play an instant or sorcery spell, you may untap Gelectrode.
Diametrically opposing energies in self-sealed plasmodermic bubbles make great pets!
-Trivaz, Izzet mage
0/1
Illus. Dan Scott
#113/165


Limited: **** Absurdamente excelente em Limited. Se fosse só 1 de dano, já seria bom, Feiticeiros Pródigos são sempre bons mas ele desvira quando você faz uma instantânea! Izzet tem muitas instantâneas que valem a pena usar (digamos, 6? Isso é praticamente 1/7 do seu deck), e isso comba com Tidewater Minion, Hypervolt Grasp e Viashino Fangtail (e Niv-Mizzet) para tirar criaturas maiores. Um first pick.
Constructed: Eu gosto dele contra certos decks, embora não ache que tenha muito lugar no t2 atual por que a maioria dos decks com criaturas pequenas também usa danos. Eu imagino usando-o no side do Heartbeat, ou então em um deck com Wee Dragonauts eu dei 18 de dano com ele em um jogo com esse deck, contra BW. Ele é bem bom contra esses decks com Dark Confidant e Espectro se eles tirarem as matações de bichos...


Goblin Flectomancer - URR
Creature - Goblin Wizard (U)
Sacrifice Goblin Flectomancer: You may change the targets of target instant or sorcery spell.
2/2
Illus. Matt Cavotta


Limited: **/*** O problema dessa carta é o custo REALMENTE proibitivo. Se você conseguir fazer duas cores, ou tiver muitos Izzet Signets/Boilerworks, provavelmente você deva usar é uma carta bastante boa, anula TODAS as removals do oponente que não sejam Galvanic Arc e Fetters (por que dificilmente ele vai usar alguma com isso em jogo). Não é excelente, mas é bom se você tiver como baixar.
Constructed: Não tem baralho para ele. Se fosse alvo de qualquer coisa, seria bom mas é só Instants e Sorceries, então, na minha opinião, fica limitado demais. E morre pra Pyroclasm.


Invoke the Firemind - XUUR
Sorcery (R)
Choose one - Draw X cards; or Invoke the Firemind deals X damage to target creature or player.
To those in tune with the Firemind, there is no difference between knowledge and flame.
Illus. Zoltan Boros & Gabor Szikszai
#118/165


Limited: **** Essa carta é estritamente pior que Blaze ou Fireball pra limited, mas, também, o que não é estritamente pior que Fireball? Uma carta realmente versátil, não tem muito o que dizer no meio do jogo é boa e no fim do jogo é game-winner.
Constructed: Se fosse XUR, seria MUITO boa. Não é. Você paga muito a mais para ter a opção de comprar cartas, quando você geralmente vai dar Blaze para matar o oponente de qualquer maneira. O fato de ela custar três a torna transmutável por, com o Drift of Phantasms, o que significa que ela vai substituir, inteiramente, a carta horrorosa que é Maga, Traitor to Mortals no Heartbeat. Mas eu não acho que veja jogo fora disso, porque Blaze geralmente é melhor no UR Tron.


Izzet Chronarch - 3UR
Creature - Human Wizard (C)
When Izzet Chronarch comes into play, return target instant or sorcery card from your graveyard to your hand.
He not only assures himself that the lighting will strike twice, but when and how it will.
2/2
Illus. Nick Percival
#119/165


Limited: *** Ele obviamente depende do seu deck. Quanto mais remoções desse tipo você tem, melhor ele fica. Comba com Peel from Reality e, por modestos 11 manas, você compra uma carta por turno com Repeal. Eu ainda não vi um deck Izzet em que eu não fosse usar.
Constructed: Isso está para Eternal Witness como Temporal Cascade está para Timetwister. Talvez naquele deck de Warp World ...


Leap of Flame - UR
Instant (C)
Replicate {U}{R} (When you play this spell, copy it for each time you paid its replicate cost. You may choose new targets for the copies.)
Target creature gets +1/+0 and gains flying and first strike until end of turn.
#121/165


Limited: **/*** O replicate também é meio proibitivo, mas a carta é bastante boa no baralho certo. Se você conseguir usar duas vezes, ela pode ganhar o jogo pode ser usada tanto ofensiva como defensivamente. Eu abri uma no PTQ e não usei, mas eu já tinha dois Wildsize, criaturas bastante grandes e o deck mal suportava o custo, quem dirá o replicate. O problema é que ela é Izzet, justamente a cor que menos se envolve em combate... então, para um deck dedicado Izzet, de "combo", ela não é boa.
Constructed: Bem, err, não tem muito onde usar isso...


Niv-Mizzet the Firemind - 2UURR
Legendary Creature - Dragon Wizard (R)
Flying
Whenever you draw a card, Niv-Mizzet, the Firemind deals 1 damage to target creature or player.
{T}: Draw a card.
(Z-)90° - (E-N²W)90°t=1
4/4
Illus. Todd Lockwood
#123/165


Limited: ***** O-ho! Não tem muito o que dizer sobre ele.... 6 manas 4/4 fly já é bom, ele é excelente. O custo é bastante proibitivo também, mas vale a pena. Geralmente se você baixar e desvirar você ganha o jogo.
Constructed: Não gosto muito dele para constructed. 2 de dano por turno é muito pouco, e se você usar para dar 5, você não compra uma carta e Keiga é estritamente melhor. Dar dano sempre que você compra carta é uma coisa... estranha. Não adianta você montar um combo com isso para comprar muitas cartas oras, se você comprar muitas cartas, não precisa disso! A única aplicação que eu vejo no momento é com Curiosity, no t4.


Schismotivate - 1UR
Instant (U)
Target creature gets +4/+0 until end of turn. Another target creature gets -4/-0 until end of turn.
#129/165


Limited: **/*** Tem o mesmo problema do Leap of Flame é um combat trick Izzet, que é a Guilda mais mana-intensive (dificilmente você vai guardar mana para isso) e a que menos tem interesse em usar combat tricks ofensivamente. Em combate, é efetivamente 4/-4, então é geralmente bom o bastante para ser usado, mesmo em um deck defensivo.
Constructed: Algumas pessoas querem usar isso com Wee Dragonauts. Essas pessoas vão perder miseravelmente.


Stitch in Time - 1UR
Sorcery (R)
Flip a coin. If you win the flip, take an extra turn after this one.
Quyzl was told by his mentor to make more time for his studies.
Illus. Jon Foster
#132/165


Limited: * Um turno extra não é uma coisa pela qual valha-se a pena jogar no Limited. O que você vai fazer?? Baixar mais um terreno??
Constructed: também não gosto, é simplesmente muito... lucky based. Você não pode fazer planos baseados nela, porque não sabe se vai ganhar ou não...


Tibor and Lumia - 2UR
Legendary Creature - Human Wizard (R)
Whenever you play a blue spell, target creature gains flying until end of turn.
Whenever you play a red spell, Tibor and Lumia deals 1 damage to each creature without flying.
3/3
#135/165


Limited: ***** Isso pode não estar exatamente no nível das outras bombas, mas é bastante bombástico. A sinergia com a Guilda é absurda existem os Pingers para matar criaturas maiores, e a maioria dos seus bichos tem resistência grande. E ainda dá fly! Sério, MUITO bom.
Constructed: É uma carta boa contra Glare, eu acho... mas não vale a pena, muito cara e morre para tudo.


Wee Dragonauts - 1UR
Creature - Faerie Wizard (C)
Flying
Whenever you play an instant or sorcery spell, Wee Dragonauts gets +2/+0 until end of turn.
1/3
Illus. Greg Staples
#137/165


Limited: *** Bloqueia a maioria dos 3-drops do oponente, e digamos que ele pode ser um 3/3 a cada três turnos isso dá 5 de dano. Um 5/3 / 3 voar por 3 é bom, certo?
Constructed: Ah, carta estranha. Eu já montei um monte de baralhos com ela, e não fui muito bem sucedido mas também não fui mal sucedido! Eu ainda acredito que, um dia, possa surgir uma espécie de Gro com ele, afinal, dois de dano por mágica não é pouco. Só que eu infelizmente não tenho tempo para ficar testando experimentos, preciso me focar no que eu sei que pode ser bom.


Izzet Signet - 2
Artifact (C)
{1}, {T}: Add {U}{R} to your mana pool.
The Izzet signet is redesigned often, each time becoming closer to a vanity portrait of Niv-Mizzet.
Illus. Luca Zotini?
#152/165


Limited: *** Os Signets são praticamente iguais em Limited, então eu não vou mais escrever sobre eles. O mesmo vale para as Dual Lands e para as Bounce Lands. O valor dos Signets depende única e exclusivamente do seu baralho. Em um baralho muito agressivo, por exemplo, Signets não são bons eles são muito bons em baralhos tipo Izzet, que são pesados e precisam de muitas manas por turno. Também são excelentes mana fixers e ajudam com cartas híbridas ou cartas com habilidades que dependam de outra cor - por exemplo, se você tiver um Lurking Informant e jogar de Verde e Azul, é melhor usar um Golgari Signet do que um Grull Signet, porque o preto pode ajudar. O mesmo vale se você tem um Guildmage de uma cor só mas um Signet da outra.
Constructed: Esse Signet é o mais importante, junto com o Orzhov. Ele ajuda em tantos baralhos, tipo o Eminent Domain e o UR Tron, e é das cores que justamente mais precisam desse tipo de aceleração.


Mizzium Transreliquat - 3
Artifact (R)
{3}: Mizzium Transreliquat becomes a copy of target artifact until end of turn.
{1}{U}{R}: Mizzium Transreliquat becomes a copy of target artifact and gains this ability.
Illus. John Avon
#153/165


Limited: * Eu gosto de Signets, mas não tanto assim...
Constructed: Sculping Steel já era ruim, e, como diz o Corwin, jogou em ambiente favorável.


Izzet Boilerworks
Land (C)
Izzet Boilerworks comes into play tapped.
When Izzet Boilerworks comes into play, return a land you control to its owner`s hand.
{T}: Add {U}{R} to your mana pool.
Illus. John Avon
#159/165


Limited: ***/**** São excelentes! Em selado, quando você abrir, não existem motivos para não usar. Em Draft, pegue cedo. Essas cartas são muito boas porque elas são, essencialmente, um terreno que, quando entra em jogo, deixa você procurar por outro e por na mão, e para isso entra em jogo virado. Deixa você usar menos terrenos e ajuda nos Mulligans.
Constructed: No momento, o ambiente não favorece essas cartas existem muitos LDs, e o problema maior, Annex. Apesar disso, são cartas muito fortes que podem ver jogo. Essa aqui, no momento, não tem baralho, mas eu tenho certeza que é uma carta muito forte para controle. Me lembra Thawing Glaciers.


Nivix Aerie of the Firemind
Land (U)
{T}: Add {1} to your mana pool.
{2}{U}{R},{T}: Remove the top card of your library from the game. Until your next turn, you may play that card if it`s an instant or sorcery.
Niv-Mizzet`s genius and vanity reverberate throughout the mirrored halls of Nivix.
Illus. Martina Pilcerova
#160/165


Limited: * Eu me vejo jogando com isso em um baralho apenas Azul e Vermelho com um monte de instantâneas baratas, tipo quatro Peel From Reality. Como isso nunca aconteceu, acho que não vou jogar nunca com essa carta.
Constructed: Sei lá, custa muito caro... acho que PODE ver jogo, naqueles Counter-Burns com 27 terrenos, para dar Choques se der sorte, mas no momento esse deck não existe. O efeito é MUITO FORTE um terreno que compra carta, mesmo que tenha que usar naquele turno? Mas o custo também é muito alto e proibitivo para uma carta tão situacional.


Steam Vents
Land - Island Mountain (R)
({T}: Add {U} or {R} to your mana pool.)
As Steam Vents comes into play, you may pay 2 life. If you don`t, Steam Vents comes into play tapped instead.
Illus. Rob Alexander
#164/165


Limited: *** Estritamente pior do que as Bounce Lands, não tem razão para não usá-las se você abrir no deck Selado elas ajudam a sua mana e você dificilmente vai ter que pagar 2 de vida.
Constructed: ... Bem, isso acaba a review dos Izzet. Agora vou dar algumas considerações sobre ambos os formatos, Pick Orders e algumas listas das quais eu falei durante o artigo.


LIMITED


Na minha opinião, Izzet é a guilda mais forte a emergir de Guildpact, por ter uma sinergia absurda com as cartas tanto de Guildpact como de Ravnica. O único problema é que ela não ganha muito do Vermelho em Ravnica só Galvanic Arc e Viashino Fangtail de notável, mas mesmo assim eu acho que vale a pena. Você pode fazer Boros Izzet, que fica meio estranho por que as cartas do Boros são geralmente mais ofensivas nesse caso você tenta um "fly approach" ou Dimir Izzet, que tem um "approach" mais controle. Ambos são bons na minha opinião.

Aqui vai o meu Top 5 de comuns para Izzet. Ela é apenas um exemplo, e, é claro, varia com o resto do seu baralho.

1 Steamcore Weird
2 Pyromatics
3 Repeal
4 Izzet Chronarch
5 Ogre Savant

Ainda não sei se deveria ser Train of Thought ou Wee Dragonauts nesse último Slot acho que todas as três são boas para o top 5, mas, ao contrário do que pensa o Livi (que disse "Esse ano nove gauchos vão fazer top8"), só posso por 5 cartas no top5. Ao meu ver, é um "top7" muito forte.

Para constructed, é a Guilda que mais se encaixa no que já existe, e também a que trás mais possibilidades, na minha humilde opinião, apesar dessas possibilidades ainda estarem escondidas. No momento, não forma um deck novo, como o BW control, mas ajuda a muitos que já existem.

Eu falei de alguns baralhos durante o artigo, então vou por uma lista, como ponto de referência, para ilustrar como as cartas Izzet se encaixam no t2 atual. São MINHAS listas, apenas para ponto de referência, e eu as tirei de uma junção do Magic Online, Apprentice e de conversas com pessoas. Não são as melhores listas, as mais eficientes são apenas as que eu uso, ou usei. Não me xinguem por algumas das escolhas, não é esse o objetivo, o objetivo é apenas ilustrar o que eu falei e eu em nenhum momento afirmo que elas são excelentes.

WeeGro (gosto tanto desse baralho, mas ele é TÃO inconsistente...)


1 Meloku the Clouded Mirror
3 Boomerang
3 Telling Time
3 Disrupting Shoal
2 Compulsive Research
4 Dark Confidant
4 Volcanic Hammer
4 Shock
4 Remand
4 Sleight of Hand
3 Gelectrode
4 Wee Dragonauts
4 Shivan Reef
3 Sulfurous Springs
4 Watery Grave
2 Island
2 Tendo Ice Bridge
2 Mountain
4 Steam Vents

Outra versão

3 Gelectrode
4 Izzet Guildmage
4 Wee Dragonauts
4 Electrolyze
4 Glacial Ray
4 Lava Spike
4 Reach Through Mists
3 Remand
4 Volcanic Hammer
4 Sleight of Hand
8 Island
6 Mountain
4 Shivan Reef
4 Steam Vents

U/R Magnivore

3 Magnivore
3 Wildfire
3 Tidings
4 Compulsive Research
4 Sleight of Hand
4 Pyroclasm
4 Eye of Nowhere
4 Mana Leak
4 Demolish
4 Stone Rain
8 Mountain
7 Island
4 Shivan Reef
4 Steam Vents


U/R Eminent Domain


4 Remand
4 Compulsive Research
1 Ryusei the Falling Star
3 Keiga the Tide Star
3 Icy Manipulator
2 Confiscate
3 Boomerang
1 Dream Leash
4 Annex
4 Wildfire
4 Izzet Signet
4 Dimir Signet
1 Oboro Palace in the Clouds
1 Minamo School at Waters E
1 Shinka the Bloodsoaked Kee
2 Miren the Moaning Well
1 Mikokoro Center of the Sea
4 Shivan Reef
4 Steam Vents
2 Mountain
5 Island
2 Tendo Ice Bridge


GRULL


Borborygmos - 3RRGG
Legendary Creature - Cyclops (R)
Trample
Whenever Borborygmos deals combat damage to a player, put a +1/+1 counter on each creature you control.
It`s easy to see why those Gruul dirtbags follow him -- the only orders he gives are `Crush them!` and `We eat!`
-Teysa
6/7
Illus. Todd Lockwood
#103/165


Limited: ***/**** Em Draft ele é meio pesado, mas mesmo assim é bastante usável. Em selado ele é excelente essa edição tem muitas coisas que dão mana, não fica difícil de baixá-lo no meio do jogo, e, quando baixar, geralmente ganha.
Constructed: Não vale a pena.


Burning-Tree Bloodscale - 2RG
Creature - Viashino Berserker (C)
Bloodthirst 1
{2}{R}: Target creature can`t block Burning-Tree Bloodscale this turn.
{2}{G}: Target creature blocks Burning-Tree Bloodscale this turn if able.
2/2
Illus. Kev Walker
#104/165


Limited: *** Acho que vale a pena usar sempre geralmente você consegue que ele caia com Bloodthirst. Ele não tem o problema do Matsu-Tribe de você ter que provocar uma criatura e o cara dar double-block pra matar (o que, vamos e venhamos, não é lá um probleeeema mas pode acontecer). Ele também evita tipo Scatter the Sees e Thunderheads se você tiver mana aberta.
Constructed: Estritamente para Limited.


Burning-Tree Shaman - 1RG
Creature - Centaur Shaman (R)
Whenever a player plays an activated ability that is not a mana ability, Burning-Tree Shaman deals 1 damage to that player.
Gruul shamans are bent on punishing the civilized. Any act more complex than rubbing sticks together or eating with utensils is met with the stinging burn of their magic.
3/4
Illus. Dan Scott
#105/165


Limited: **** A habilidade pode vir a ser boa, principalmente contra Guildmages e Selesnya’s Evangels, mas o bom dessa carta é o corpo, que é maior do que qualquer outra criatura de três manas. Sempre usável, muito boa, mas nada bombástica é só uma criatura grande e barata, não vai ganhar o jogo tipo o Grull Guildmage.
Constructed: Essa carta é a resposta para muitas coisas incomodas no t2 atual Meloku, Glare, Selesnya Guildmage, Vitu-Ghazi, Jitte (embora ela por si só não seja uma resposta suficiente para Jitte), somada a um corpo respeitável. Vai jogar em praticamente qualquer deck que suporte as cores e não tenha uma estratégia diferente da usual (i.e. Wildfire).


Feral Animist - 1RG
Creature - Goblin Shaman (U)
{3}: Feral Animist gets +X/+0 until end of turn, where X is its power.
He chanted over a pot of boiling blood and honey. His brain buzzed like a nest of hornets, and his muscles rippled with the might of a bear.
2/1
Illus. Ron Spencer
#112/165


Limited: *** Esse cara é bom com Moldervine Cloak... mas também (eu acho que eu já disse isso?), o que não é bom com Moldervine Cloak? Se você tiver meios de dar evasão para ele (Flight of Fancy, Infiltrator’s Magemark) é um monstro com seis manas você causa 8 de dano (12 com Magemark). Bom também em baralhos com remoções baratas.
Constructed: Eu juro que eu tentei montar um baralho com isso, Godo, Boros Swiftblade, Blazing Shoal, Furnace of Rath, Giant Growth e Might of Oaks. Imagina, terceiro turno isso, quarto turno Shoal de 6 + Giant Growth (ou Shoal de 8) = oponente morto! Mas quando eu acabei de considerar o que ia no deck minha lista tinha 67 cartas sem terrenos, e eu decidi que era melhor eu esquecer a ideia do que tentar tirar 30 delas.


Killer Instinct - 4RG
Enchantment (R)
At the beginning of your upkeep, reveal the top card of your library. If it`s a creature card, put it into play. That creature gains haste until end of turn. Sacrifice it at end of turn.
#120/165


Limited: * Prefiro uma criatura, que eu sei que vai estar sempre na mesa. Isso é muito errático! Caso venha uma carta que não é criatura ou uma criatura ruim, não faz nada, e caso venha uma criatura boa bem, nesse estágio do jogo você poderia baixá-la!
Constructed: Comba com Sensei’s Divining Top e com Congregation at Dawn mas o ambiente não favorece uma carta de 6 manas que não faz nada por si só e depende de outras cartas para, bem, começar a fazer algo... e que ainda morre para Mortify. Essa carta não é Sneak Attack e eu não sou um Japones, entao eu não acho que ela seja boa.


Rumbling Slum - 1RGG
Creature - Elemental (R)
At the beginning of your upkeep, Rumbling Slum deals 1 damage to each player.
The Orzhov contract the Izzet to animate slum districts and banish them to the wastes. The Gruul adopt them and send them back to the city for vengeance.
5/5
Illus. Carl Critchlow
#126/165


Limited: ***** 5/5 por 4 manas é aproximadamente o melhor que você consegue, e ele ainda dá um de dano para ativar Bloodthirst. Mas ele é só um corpo grande também, e, para mim, não está no nível de outras cartas cinco estrelas mas é melhor que as outras quatro estrelas, logo está aqui. Sempre usaria, mas prefiro, digamos, Savage Twister.
Constructed: Acho que ele é muito superestimado. Tá, é uma carta boa, 6 de dano por turno por 4 manas, sobrevive a Wildfire, mas ele não é TUDO ISSO! Os decks absurdamente agressivos de hoje em dia tem que ser, na minha opinião, mais agressivos do que isso mas eles não são bons! Na verdade, não acho que nenhum tipo de Beatdown enlouquecido seja bom hoje em dia.


Savage Twister - XRG
Sorcery (U)
Savage Twister deals X damage to each creature.
#127/165


Limited: ***** Uma bomba absurda. Melhor que Hour of Reckoning. Remoções em massa são sempre boas, e essa você pode dosar para não matar seus bichões que, por coincidência, são muito comuns na guilda Grull. Vale a pena splashar por ele.
Constructed: É uma carta razoável. Pra mim, é melhor que Pyroclasm no ambiente atual em baralhos que suportem as duas cores Pyroclasm não mata Kird Ape, Wee Dragonauts, Watchwolf, Shaman, Hierarch, ... O Bertu sugeriu isso no side do Critical Mass com Vermelho, do Mike Flores, e eu acho que é bastante bom nesse tipo de baralho.


Scab-Clan Mauler - {R}{G}
Creature - Human Berserker (C)
Bloodthirst 2
Trample
They inflict pain to forget their own and break foes to feel whole.
1/1
Illus. Liam Sharp
#128/165


Limited: *** Na maioria dos casos, esse é um 3 ou 4 drop que é 3/3 Trample e deixa você fazer outra mágica, o que é bastante bom. A maioria das pessoas não gosta de criaturas 1/1 por uma mana nesse formato, e eu não sou muito exceção nessas duas cores, a única que eu gosto é a Rusalka Vermelha que ninguém gosta o que limita a explosividade dele. Eu tinha no PTQ e nunca consegui baixar antes do nono turno, mas não por causa do Bloodthirst e sim por que não tinha manas coloridas :P
Constructed: É bom em um R/G ou em um Zoo muito agressivo, mas eu não acho que um Zoo muito agressivo seja bom nesse ambiente (peguei um ódio súbito do baralho depois de tomar 5 cóleras no turno 3 seguidas). Eu acredito que a Dryad Sophisticated seja melhor que ele, e embora os dois sejam bons no mesmo baralho eu não creio que haja espaço para ambos + Watchwolf no Zoo, pelo menos não quatro de cada.


Skarrgan Skybreaker - 4RRG
Creature - Giant Shaman (U)
Bloodthirst 3
{1}, Sacrifice Skarrgan Skybreaker: Skarrgan Skybreaker deals damage to target creature or player equal to its power.
3/3
#130/165


Limited: *** É um bom "top de curva". Ele é bem melhor do que, por exemplo, Pus Kami e Pus Kami era razoavel. Geralmente pode-se contar que você possa fazer passar um bicho nesse estágio se você estiver disposto a fazer sacrifícios, e um 6/6 que causa 6 de dano é bastante coisa vale a pena fazer sacrifícios. Eu matei gente com ele e o encantamento de +6/+6, também... e eu não preciso nem falar em quão bom ele fica com Wildsize.
Constructed: Sete manas.... ainda precisa que você tenha causado dano??


Streetbreaker Wurm - 3RG
Creature - Wurm (C)
6/4
#133/165


Limited: **** Excelente! Um corpo enorme e um custo pagável, pegue quantos desses você puder, ele é a criatura-base do Grull, digamos assim. Tem resistência suficiente para sobreviver a uma criatura nesse estágio do jogo e poder suficiente para matar dois bloqueadores.
Constructed: Em um ambiente onde 5/5’s por 4 são normais, um 6/4 por 5 não pode ser bom.


Ulasht the Hate Seed - 2RG
Legendary Creature - Hydra (R)
Ulasht, the Hate Seed comes into play with a +1/+1 counter on it for each other red creature you control and a +1/+1 counter on it for each other green creature you control.
{1}, Remove a +1/+1 counter from Ulasht: Choose one - Ulasht deals 1 damage to target creature; or put a 1/1 green Saproling creature token into play.
0/0
Illus. Nottsuo
#136/165


Limited: ****/***** Ela obviamente depende do seu deck. Cartas como Scrab-Clan Maulers fazem essa criatura ser excelente. Se você conseguir baixar ela 3/3, já é melhor do que quase qualquer 4-drop. 4/4 é um monstro. É passível de Splash em um Selesnya com muitos Tokens.
Constructed: Hm, não sei... se você fizer mana Wild Cantor, mana Guildmage mana Scrab-Clan ele vai ser bom... Mas não é bom em um ambiente com Cólera porque valoriza você baixar muitas criatura, e o ambiente atual tem Cólera.


Wreak Havoc - 2RG
Sorcery (U)
Wreak Havoc can`t be countered by spells or abilities.
Destroy target artifact or land.
#139/165


Limited: ** Talvez (e eu disse talvez) eu bote isso para dentro contra um baralho com muitas cores que use muitas Bounce Lands ou algum artefato fortão, mas mesmo assim é uma carta bem fraca. Quem sabe em uma estratégia de destruição de terreno que eu ainda não vi?
Constructed: Eu acho simplesmente pior que o já-ruim Demolish. Não existe terreno ou artefato que justifique o Uncounterable custar uma mana a mais.


Gruul Signet - 2
Artifact (C)
{1}, {T}: Add {R}{G} to your mana pool.
#150/165


Constructed: Esse é o pior Sinete (bem, esse e todos com Verde). O Verde tem simplesmente muitas coisas melhores para acelerar que custem dois Farseek, Sakura, Rampant Growth....


Gruul War Plow - 4
Artifact (R)
Creatures you control have trample.
{1}{R}{G}: Gruul War Plow becomes a 4/4 Juggernaut artifact creature until end of turn.
#151/165


Limited: *** Eu não acho essa carta muito boa. O problema dela é que dar Tranple é meio... estranho. Se o oponente tem criaturas menores, você deve simplesmente atacar e pronto! Não precisa do Trample. Se o oponente tem criaturas maiores, o Trample não adianta nada. Não é um finisher, porque ela não vai ajudar em uma situação de jogo em que você esteja perdendo. Ele custa meio caro para virar uma criatura, e para bloquear você tem que deixar mana em pé... não, não gosto muito. Ele pode vir a ser bom em situações de Race, quando o oponente ataca no ar e baixa Chump Blockers, por isso eu consideraria usar, mas eu consigo me ver não usando.
Constructed: Não vale a pena, simplesmente não vale a pena. Com quatro manas eu prefiro baixar Ernham Djinn do que isso.


Gruul Turf
Land (C)
Gruul Turf comes into play tapped.
When Gruul Turf comes into play, return a land you control to its owner`s hand.
{T}: Add {R}{G} to your mana pool.
Illus. John Avon
#158/165


Constructed: Bem, esse sim é o pior dos Bounce Lands / Karoos. Simplesmente porque Verde e Vermelho é uma combinação agressiva, e isso atrasa. Talvez veja jogo em alguns baralhos com Wildfire.


Skarrg the Rage Pits
Land (U)
{T}: Add {1} to your mana pool.
{R}{G}, {T}: Target creature gets +1/+1 and gains trample until end of turn.
Illus. Martina Pilcerova
#163/165


Limited: **** Esse terreno é excelente para Limited! Por ser um terreno, você não perde espaço usando e a habilidade é muito significativa. É diferente do Grull War Plow, que custa QUATRO e é um artefato ele fica ali na mesa e o oponente tem que contar como se qualquer criatura que você controle tenha Trample! Muito bom.
Constructed: Tem espaço em um baralho R/G (duhh) com criaturas graúdas, tipo a Shaman e o Rumbling Slum.


LIMITED: Na minha opinião, é a Guilda que menos acrescenta alguma coisa ao formato. É simplesmente um monte de bichos grandes. Não tem estratégia, como Selesnya, Dimir ou Izzet. Você pode combinar com Golgari, ganhando mais bichos grandes, ou com Selesnya/Boros, e nesse caso você tem três Guildas para pegar o que torna uma das combinações mais viáveis, junto com Golgari/Selesnya/Orzhov. Eu pessoalmente não gosto da ideia da guilda, e preferiria um booster a mais de Selesnya/Golgari/Boros para qualquer das combinações Tanto Golgari como Selesnya já tem bichões se você quiser. Mas as cartas são bastante boas.

Meu top 5 comuns:

1- Streetbreaker Wurm
2- Ghor-Clan Savage
3- Wildsize
4- Pyromatics
5- Ghor-Clan Bloodscale

São 5 cartas boas e eu, PARTICULARMENTE, prefiro os Izzet. Ghor-Clan Savage pode ser melhor do que o Wurm, dependendo da sua habilidade de ativar o Bloodthirst. Pyromatics é pior aqui do que nos Izzet, pois o objetivo não é sobreviver e matar criaturas e sim matar o oponente com suas criaturas enormes, mas ainda é uma carta excelente.


CONSTRUCTED: Na minha opinião também é a Guilda que menos acrescenta no formato. Não traz nenhum deck novo, apesar de ajudar com a Dual e com a Shaman no Zoo. Talvez um Wildfire, mas no momento eu não vejo vantagens sobre os outros Wildfires existentes. Eu tenho minhas dúvidas quanto ao lugar de Rumbling Slum, e eu acredito que o RG não tem nenhuma vantagem em relação ao Zoo. Aqui vão algumas listas:

Zoo

4 Kird Ape
4 Dryad Sophisticate
4 Savannah Lions
3 Isamaru Hound of Konda
4 Watchwolf
4 Burning-Tree Shaman
2 Rumbling Slum
3 Umezawas Jitte
3 Lightning Helix
4 Char
3 Moldervine Cloak
1 Brushland
2 Karplusan Forest
3 Forest
4 Battlefield Forge
4 Sacred Foundry
4 Temple Garden
4 Stomping Ground


Zoo mais agressivo:

4 Kird Ape
4 Savannah Lions
3 Isamaru, Hound of Konda
4 Watchwolf
4 Scab-Clan Mauler
1 Scorched Rusalka
3 Moldervine Cloak
4 Burning-Tree Shaman
3 Loxodon Hierarch/Rumbling Slum
4 Lightning Helix
4 Char
3 Karplusan Forest
3 Forest
4 Battlefield Forge
4 Sacred Foundry
4 Temple Garden
4 Stomping Ground


RG

4 Llanowar Elves
4 Kird Ape
4 Scab-Clan Mauler
4 Tin Street Hooligan
4 Burning-Tree Shaman
1 Frenzied Goblin
3 Rumbling Slum
4 Shock
4 Char
3 Moldervine Cloak
3 Might of Oaks
7 Forest
7 Mountain
4 Stomping Ground
4 Karplusan Forest


Mono-Red (do Flores :P)

4 Giant Solifuge
3 Zo-Zu the Punisher
4 Gruul Guildmage
4 Hearth Kami
4 Frenzied Goblin
4 Frostling
3 Scorched Rusalka
4 Char
4 Volcanic Hammer
4 Shock
22 Mountain

(Minha opinião: Não tem porque jogar disso ao invés de RG, nem que seja SÓ para Kird Ape)

Bem, acho que é isso... Terça feira eu, o Cenora, o Elton e o Andrey vamos estar em Honolulu, desejem-nos boa sorte =D
( pv)
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 11/03/2006 22:49:19
é um bom artigo , só que eu achei que o izzet foi humilhado xD
zuera , bom artigo , flw
(Quote)
- 08/03/2006 15:44:34
O Flores não pode ser mais fonte pra deck.

Além do cara só ter falado besteira ultimamente, ele foi ownado no último PT.

Flores SUX!

GRULL RULES!

Valeu!
DS! David
(Quote)
- 05/03/2006 11:52:58
Muito bom, gostei mais foi do Grull

Falo
(Quote)
- 03/03/2006 01:25:49

fico feliz que Wee jogue, pq estou com dois foils o/ !!!

Acho um dos melhores desenhos de Guildpact!! Duplo o/ o/

Valeu!
DS! David

(Quote)
- 02/03/2006 21:08:14
Não gostei muito.. me desculpa.. Mas parece comentarista de futebol.. Muito conservador... Não arrisca e não fala nada errado.
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