Report DDFT - top32 no Nacional Legacy + LQ2012
 Report DDFT - top32 no Nacional Legacy + LQ2012
Potira

Ancião
0 Referências
Posts: 8060
Registro: 27/01/06

Postado em: 28/11/11 03:25
Eu estava escrevendo um report lindo, mas perdi tudo num chilique do meu computador. Vai a versão in media res.

Eu fiz um 7-3-2 no fim de semana, que era pra ter sido provavelmente um 8-2-2 se eu estiver acordado na penúltima rodada do domingo, jogando com a lista abaixo baseada na do Christoph Alsheimer (Nemavera), que terminou em 28º no GP Amsterdam:

Artifacts (12)
4 Lion's Eye Diamond
4 Lotus Petal
4 Sensei's Divining Top

Instants (15)
4 Dark Ritual
4 Brainstorm
1 Ad Nauseam
2 Silence
4 Orim's Chant

Sorceries (16)
4 Burning Wish
3 Doomsday
4 Gitaxian Probe
1 Ideas Unbound
3 Ponder
1 Tendrils of Agony

Basic Lands (2)
1 Plains
1 Island

Lands (15)
2 Volcanic Island
4 Flooded Strand
2 Polluted Delta
2 Underground Sea
2 Scalding Tarn
1 Badlands
1 Tundra
1 Scrubland

Sideboard (15)
1 Shelldock Isle
1 Chain of Vapor
1 Doomsday
1 Tendrils of Agony
1 Laboratory Maniac
1 Empty the Warrens
1 Pulverize
1 Duress
1 Emrakul, the Aeons Torn
1 Time Spiral
1 Echoing Truth
1 Deathmark
1 Flusterstorm
1 Wipe Away
1 Infest (Grand Abolisher no sábado)

Apesar de estar enferrujado do Magic, optei por jogar de DDFT porque o match contra Spell Snare é bom e eu não estava com saco de jogar 10.000 mirrors de blue tempo. Além disso, (esse?) combo é bom contra GW ursos não-tão carinhosos e Cantos são geralmente fortes contra combos.

A carta mais estranha da lista certamente é Ad Nauseam. Segundo o Nemavera, o intuito é ter um oitavo "business" e uma saída adicional para Aven Mindcensor protegido por madre. Diz ele que não dá pra combar de AN sem ter ao menos BR na reserva, e mesmo assim é esquisito, então a recomendação é usar no final do turno do oponente, como setup, para desvirar e combar. Para tanto, aproveitar o chantwalk é a boa. Raramente alguém vai desconfiar que seu Silence na manutenção tem a intenção de proteger um AN na etapa de fim de turno. Eu não consegui fazer isso funcionar nenhuma vez, mas descobri uma utilidade terciária para Ad Nauseam no deck, que conto mais pra frente. Dito isso, não estou convencido de que o slot é importante ou recomendável.

Como todo mundo sempre diz que seu deck ganha de tudo, vamos à lista de coisas que são chatas de se ver do outro lado da mesa: Descarte (especialmente se pareado com anulação), Counterbalance, Stax e Burn. Sim, Burn é um inferno quando você usa duals infinitas, paga metade da sua vida pra combar e geralmente não o faz antes do turno 3.

O primeiro torneio foi no sábado valendo vaga para 2012. Eu perdi minhas anotações, então vou inventar um pouco mais do que de costume.

Rodada 1: vs High Tide

Ele abre de Ilha, Ponder. Eu assumo Aggro control, e jogo de acordo - sacrificando uma fetch, jogando Ponder e guardando Tampo para não chupar Daze - até que ele faz a segunda ilha e mais um par de Cantrips. Eu faço o Tampo e deixo mana Branco aberto pro Chant, pro caso de ele tentar combar. Ele faz um Pergaminho para High Tide. Eu acho um segundo Canto, e minha mão tem quase o suficiente para combar.

Ele faz Ilha e devolve o jogo, e então eu vou pra garganta. Chant é respondido Force. Eu deixo anular e faço outro, que é respondido com Wish pra Spell Pierce. Eu deixo anular e prossigo com Dark Ritual, LED, Probe, Wish - Tendrils.

Ele reclama que deveria ter tentado combar com Time Spiral ou que deveria ter buscado outra Force com o Pergaminho, mas logo comenta que seria parado pelos Cantos e que ia dar na mesma.

Eu coloco Flusterstorm e Grand Abolisher no lugar de Ponder e uma Petal. Essa lista é uma merda de fazer sideboard porque tudo do MD é importante. Nunca tem nada pra sair.

Jogo 2: O jogo vai sem muita emoção até o turno 4. Neste momento, eu já juntei todos os Chants do mundo e Tampo continua embelezando minha mão. Ele faz High Tide. Resolve. Ele tenta sacrificar uma Fetchland. Eu faço Silence em resposta, virando uma Tundra. Ele dá Spell Pierce, que eu pago usado o Azul adicional e uma Volcanic. Ele passa o turno. O mana excedente convenientemente ativa o Tampo sem que eu precise sacrificar uma de minhas duas fetchs pra isso. Eu faço um par de Chants e continuo de Dark Ritual, Doomsday para a pilha básica com Tampo + Probe

1. [LED, IU, LED, LED, Wish]

que faz 8 Tendrils pela bagatela de zero manas iniciais.

1-0

Rodada 2: Daniel de WGR Punishing Fire

Eu começo tomando um Game Loss por ter listado 2 Praia Inundada usando 4 no deck. \o/

Faço Probe de primeiro turno para ver qual é a do oponente, e ele tem uma mão completamente inadequada, com uns terrenos, Thrun, um par de Punishing Fires e acho que uma Birds. Ele assume o plano correto de tentar colocar pressão, mas uns 3 turnos depois eu faço Doomsday pra [Ideas Unbound, LED, Probe, LED, Wish] com um tampo na mesa.

Ele faz o sideboard mostrando que tem umas 3 cartas contra mim. Normalmente quem usa Mindbreak Trap, usa 4. Isso me permitiu tirar com confiança os Silences, e alguns dos Cantos de Orim por bounces e Maniac. Ele provavelmente traria Hatebears protegidos por Madre

Ele abre de Birds, e eu logo vejo que a mão dele contem Zênite para buscar o Teeg, mas não o terceiro terreno. Então ele faz Madre e Zênite pra Dríade no turno 2, e traz o Pedro de Lara no 3. Tudo na conta. Enquanto ele fecha o castelo, eu junto manas e transformo a partida em paciência: LED, LED, LED, Wish-Doomsday.

2. [Ideas Unbound, Probe, Probe, Tampo, Maniac] + 4UUU = Maniac protegido por 2 Tampos.

2-0

Sobre Maníaco do Laboratório

Maníaco tem uma fragilidade óbvia por ser uma criatura 2/2. A outra desvantagem da carta é que, ao contrário do resto do deck, ele é absolutamente inútil antes de Doomsday. Por outro lado, é um slot só no sideboard que permite anular diversos recursos do oponente - meio que nem aquele Show And Tell que o Reanimator usava antigamente para inutilizar as Tormod's Crypts dos oponentes. Estive testando e ele parece ter mais utilidade nessas bandas - ao menos neste momento - do que Emrakul, que é outra carta contingente a resolver um Doomsday.

A pilha básica de Maníaco é assim:
Cantrip + custo da cantrip + 1UU
3. [IU, LED, Probe, Tampo (ou Probe se você já tiver o Tampo), Maniac]

Ela é relevante contra Batterskull e naturalmente você tentaria resolver um Chant contra UW Stoneforge de qualquer jeito, então remoção não é uma preocução tão grande - ainda mais no jogo 2.

Como o oponente estava com tudo virado, eu nem precisava me preocupar com remoção. De mais a mais, essa pilha que montei obriga o oponente a ter 3 remoções na mão para ganhar de você. Você pode simplesmente passar o turno e, se o Maniaco não for removido, a vitória vem naturalmente na próxima etapa de compra. Se o cara tentar remover, você compra com o(s) tampo(s) em resposta.

A mesma pilha pode ser feita com 4 incolores se você tiver Probe + Tampo ou 3, se tiver duas Probes.

4. [LED, Ideas Unbound, Tampo, Probe, Maniac]

Além de ser interessante para driblar Teegs, Leylines e montes de pontos de vida, Maniac permite algumas das pilhas de passar o turno mais baratas do jogo pois você não mais precisa se preocupar com Storm. Se você tiver um tampo, por exemplo, pode ter toda sua mão descartada, todos os seus terrenos destruídos, desvirar e ganhar do mesmo jeito. A pilha com 1x Probe é quase tão barata quanto.

5. [LED, IU, LED, Probe, Maniac] - zero manas + Tampo (passa o turno)
6. [LED, IU, Ritual, Probe, Maniac] - B + Probe (passa o turno)

É possível ainda fazer pilhas com Pacto da Negação, mas elas custam um mana a mais ou dois de vida a menos que pilhas com Probe como segunda cantrip, então não são um ganho muito grande.

Rodada 3 - Maurício, de Dredge

Ele faz um outlet de primeiro turno, e no segundo tenta uma Terapia da Cabala para LED. Eu não tenho. Eu desviro, compro um LED e jogo. Ele ri. Na verdade, se eu tivesse um LED na mão, teria jogado antes do turno 2 dele. Enquanto tirar um LED da mão é MUITO forte, eu não nomearia isso exceto no primeiro turno. Eu combo no turno seguinte com uma pilha padrão.

O sideboard é -1 Ponder -2 Silence +1 Chain of Vapor + 1 Echoing Truth + 1 Maniac.

Ele vai como uma mão lenta, mas cheia de ódio. Faz Terapias no primeiro e segundo turno. Probe mostra 2 Ancient Grudges na mão dele. Isso me faz não poder baixar o LED, que turnos depois é descartado por uma Terapia recapitulada.

Eu busco com Tampo por uma maneira de ganhar, mas preciso levar em conta que cards na mão e artefatos na mesa não estão protegidos. Ele tem 6 zumbis, um Ancestors Chosen e 43 pontos de vida. Dada essa montanha de vida, o meu plano mais provável seria Maniac.

Em determinado momento, eu acho Wish, Ritual e Echoing Truth no topo com um Brainstorm, devolvendo as duas últimas. A jogada correta envolvia passar o turno de volta com Ritual ou Wish na mão, não perder cartas para as duas Terapias no cemitério dele, desvirar e tentar ganhar através das Grudges. Por algum motivo, eu me destraio e anuncio Burning Wish sacrificando um LED para BBB com uma única dual desvirada- então olho para a mesa e percebo imediatamente que não vou conseguir fazer nada com um Doomsday e esses recursos. Pego Deathmark, mato o Chosen, então viro o tampo e removo os 8 zumbis com a Truth, ganhando algum tempo. (Achievement Unlocked - Um com o Nada)

A julgar pelo cemitério do oponente, ele deve ter movido os Icorídeos para o sideboard, e demora a voltar a por pressão. Neste meio tempo, eu junto um monte de terrenos e manas e, quando estou a 9 de vida, faço um burning wish para Time Spiral, deixando meu oponente com apenas 2 Zumbis e um par de terrenos na mesa, com 34 pontos de vida devido aos bolts de uma Tarnished Citadel e sem cemitério. Eu compro 2x Dark Ritual, Burning Wish, Canto de Orim e 3 terrenos. Não era exatamente o que eu queria, mas serve.

Faço BW - Doomsday - [IU, Top, Top, Probe, Maniac], indo a 4 pontos de vida e encarando 2 zumbis. Então passo o turno e anuncio um Chant kickado na manutenção do oponente.

- Perai - diz ele. - No final do seu turno, Firestorm de 4.

O tempo foi chamado, e nem começamos o jogo 3.

2-0-1 (sempre tenho problemas com essa notação. Empates deveria ser listados antes de derrotas...)

Rodada 4: Koala, de Canadian

Entre uma e outra cantrip, ele faz um Delver cedo que se no turno seguinte transforma, e adiciona um Goyf na mesa. Eu driblo a wasteland dele, segurando as duals na mão. Probe vê que ele não tem nada para me parar e combo com uma pilha básica. Ele reclama que mesmo com vários Ponders e Brainstorms não conseguiu counterspells.

Troco Ad Nauseam e Ponder por Flusterstorm e Grand Abolisher.

Eu não faço idéia do que aconteceu no jogo 2, ou se esse jogo um contado acima foi o jogo 2 e eu não lembro do jogo 1, mas foi rápido, e foi 2-0.

3-0-1

Rodada 5: Ramon, de Canadian

Eu tenho um empate devido ao Um com o Nada, e não posso dar id. É provável que se eu ganhar, eu e o Ramon ganhemos as vagas, mas não dá pra confiar, então jogamos.

Ele começa fazendo uma Mosca. Eu tenho uma mão com Petal, Ritual, LED, Tampo, Probe, Wish e Terreno. Canadian é muito fraco contra a turba corinthiana. Eu decido fazer a Probe pra ver qual que é. Ele não tem a Force, nem um Daze (que eu provavelmente conseguiria driblar fazendo o Ritual com a pétala), então eu faço 14 Goblins e devolvo. O jogo acaba rápido. Caso ele tivesse a Force, eu faria o Tampo e procuraria por um DD ou proteção, e pegaria o elemento restante com o Wish.

Eu não lembro o que fiz no sideboard, mas provavelmente foi -1 Ad Nauseam, -1 Ponder, +1 Flusterstorm, +1 Grand Abolisher (que foi tão ruim que eu tirei da lista por um Infest no lugar).
No jogo 2, ele anula agressivamente minhas cantrips com Spell Pierces e Snapcasters. Apesar de ter um tampo, eu não acho terrenos, e os que tenho são agredidos por Wasteland. Eu não consigo juntar manas iniciais o suficiente para combar antes de ser espancado até a morte.

Eu começo o jogo 3 mulligando a 5, e mantendo 4 terrenos e 1 Lotus Petal. Para delírio da galera, no segundo turno eu compro um Tampo, que faço protegido de Spell Pierce. Dai em diante, quase dá jogo, mas ele faz 2 Wastelands e 2 Stifles. Apesar do meu flood inicial, eu acabo perdendo o jogo alguns turnos depois por falta de mana preto para combar em cima de uma mão sem mais anulação do outro lado.

3-1-1

Termino o torneio em terceiro. O Ramon e o Irineu ganham as duas vagas.

Eu gostei do deck e me senti jogando decentemente com ele.

A carta que menos me agradou foi o Grand Abolisher, que não só nunca resolveu, como também ficou morto na mão várias vezes em que eu não tive acesso a WW quando enfrentando Wastelands. Eu entendo a vantagem de ter um “chant” que pára Madre das Runas e Vial e Tampo + Counterbalance, e pretendo reconsiderar minha avaliação, mas não estava afim de jogar com isso no Nacional, então troquei no dia seguinte por um Infest.

Domingo, Nacional Legacy

Rodada 1 - Guilherme, de Canadian

Conversamos brevemente sobre o UFC138. Ele comenta que é catarinense e que este deve ser o quarto torneio Legacy da vida dele, e abre o jogo com um Delver. Eu aproveito para buscar Ilha e Ponderar. No turno seguinte, o Delver vira Mosca, e coloca pressão. Eu continuo baixando terrenos e esculpindo a mão. Com 9 pontos de vida e uns 4 terrenos, eu tento um Silence que é anulado. Prossigo o turno fazendo um Wish que também é anulado. Calculo que agora a coisa está livre do outro lado. Ele desvira, adiciona Tarmogoyf na mesa, destrói uma de minhas duals e me leva a 6 pontos de vida. Eu começo meu turno com Chant. Resolve. Eu tenho na mão Dark Ritual, 2x Doomsday, Gitaxian Probe, e um terreno excedente, e 3 terrenos desvirados. Anuncio Doomsday, que ele pega pra ler, e tão logo pego o deck para montar a pilha percebo que o padrão

7. [IU, LED, LED, Probe, Wish]

me levaria a -1 de vida. Reparo que ainda tenho duas cartas na mão e que, portanto, Brainstorm é Ancestral Recall. [BS, LED, LED, Ponder, Wish] 20 de dano.

Troco Ponder por Flusterstorm e vamos pro jogo 2.

Ele abre de Delver no #1, Delver no #2, transforma ambos e me atrasa com Wasteland. Meio boa essa mosca ai. Eu nunca estive no jogo.

No terceiro jogo, eu vejo uma mão com um monte de counters condicionais (Spell Snare, Stifle, REB, Spell Pierce). Ele faz um Delver e um de Goyf 3/4, sempre mantendo mana aberto, enquanto meu Tampo cava o que preciso, com ajuda de Brainstorms e fetchlands. Eu tomo cuidado de sempre buscar duals com preto, para fazer BBB no braço se for o caso. E vem a ser. Depois de trocar um Ponder pelo Pierce no turno 2 - que eu considerei bem jogado da parte dele -, no meu turno 4, eu resolvo um Silence, viro três pântanos para pagar pelo Dia do Juízo Final e faço uma pilha padrão de Tampo + Probe. Pilha #1. 20 de dano.

1-0
Rodada 2 – Gustavo, de GW Aggro

Eu abro uma mão com Tampo, Planície, Fetchland, Probe, Burning Wish, LED e Doomsday. Eu preciso achar logo um Dark Ritual para ganhar, ou um par de terrenos que me dêem mana preto ou ainda Petals. Ele tem criaturas e equipamentos na mão, e abre de Madre, seguida de Jitte.

Eu ativo tampo e não vejo nada que possa fazer para acelerar minha vida. Enquanto isso, Jitte acumula marcadores de “precisa mais storm, e logo”. Eu até tinha como fazer um Burning Wish para Deathmark, mas eu sabia que ele tinha outras criaturas na mão, e que eu não ia ganhar nada com isso que não um mísero ponto de vida. Eu compro, ativo o tampo e vejo mais coisas que não consigo jogar, e então recolho.

Troco 2 Silence e 3 Chants por Maniac, 3 Bounces e Deathmark. O motivo de trazer Deathmark e deixar Infest no side é que Deathmark atrapalha menos se você usar durante os turnos de setup (pra matar uma Madre, ou mesmo um Goyf, por exemplo) e cabe em pilhas de Doomsday por 2UUB com Tampo (#8), por 1UUB com Probe (#8) ou por 1B com Tampo e Probe (#9).

8. *[IU, Probe, Deathmark, LED, Tendrils]
9. **[LED, IU, Deathmark, LED, Tendrils]

Similarmente, estas pilhas podem ser construídas com Chain of Vapor, por -B +U.

Chain of Vapor permite ainda alguns truques para aumentar storm dentro da pilha e ainda dar bounce no hate do oponente. Exemplo:

O oponente controla Gaddock Teeg ou Meddling Mage, ou Leyline, ou Nevermore ou alguma outra entre uma série de possíveis peças permanentes que atrapalhe sua Tendrils.

Você controla Tampo e tem acesso a 2UUU e controla 2 ou mais terrenos. Pode fazer a seguinte pilha:

10. [IU, LED, Chain of Vapor, LED, Wish]

Compra e joga IU (Tampo, LED, CoV), joga o Tampo e o LED, depois vira o Tampo, retendo a prioridade e joga CoV no Tampo. Na resolução, sacrifica um terreno e copia a CoV no LED. Sacrifica outro terreno e copia na permanente controlada pelo oponente. A compra do tampo resolve, comprando o segundo LED. LED, LED, Tampo - Wish - Tendrils.

Storm da pilha 9, com um bounce.

Por fim, Chain of Vapor serve como segunda cantrip para iniciar a pilha se você tiver o tampo na mesa.

11. [LED, IU, LED, LED, Wish] + 1U + Tampo + CoV (mão) = 9 storms pós DD + bounce "grátis".

O jogo começa muito lento. Ele busca Canonista com Enlightned Tutor, mas falha em colocar pressão. Tenho 2 Burning Wish na mão, mas não posso pegar e usar a carta no mesmo turno, e não quero indicar a jogada um turno antes, porque sei que o oponente vai jogar de acordo com o que eu mostrar com o Wish. Se eu pego um spot removal, ele baixa a Madre. Se eu pegar Pulverize, ele usa sua Wasteland na minha única montanha exposta para fazer o Wish. Se eu pego Infest, ele pode atacar minha única fonte de preto e/ou jogar de modo a equipar logo a Canonista com alguma Espada ou Batterskull.

Aproveito para baixar terrenos e remover sua criatura-artefato com Deathmark enquanto ela não tem acesso à proteção contra Preto. Ele ri e comenta "Essas porcarias não adiantam mesmo, né?", mas não pára de acrescentar criaturas 2/2, 1/2 e 1/1 à mesa. Mesmo não tendo como fechar o jogo ainda, não posso mais esperar. Desviro e faço Silence. Ele responde colocando Batterskull em jogo e depois dando Espadas em Arados no Germe para ganhar 4 pontos de vida (efetivamente 2, por ter aumentado em um a rajada). Eu aproveito os diversos terrenos acumulados e faço uma série de mágicas da mão. Em determinado momento, ele usa sua Wasteland e seu Pridemage para tentar me atrapalhar, mas acaba diminuindo a própria pressão no processo (com 3 terrenos, Batterskull sem germe ia efetivamente demorar uns 3 turnos até me atacar). Eu levo o que sobrou da mesa do oponente com Burning Wish para Infest e termino o turno anunciando uma Gavinhas do topo para 18, encontrada com Tampo e paga com LED.

Neste momento, o placar é 19 a 6, e mantenho um Tampo no topo e uns 5 terrenos na mesa. Assim que achar uma aceleração no topo, posso ganhar o jogo desejando a Tendrils para a pouca vida que ele ainda tem. Exceto que o deck decide cuspir em mim. Por uns 3 ou 4 turnos, o meu topo consiste de Chants e terrenos.

Como deveria ter sido:
Por dois turnos, eu compro terreno. No turno seguinte, eu faço o truque do "bounce" no tampo - viro o tampo na manutenção, comprando Wish e, logo em seguida, compro o Tampo de volta - jogo Tampo, Wish, Tendrils e vamos para o jogo 3.

Como foi:
Eu passo turnos comprando Chants e terrenos. O oponente tenta mandar meu tampo embora sacrificando um Pridemage em resposta a uma fetch. Eu viro o tampo e dou Chain of Vapor nele, sacrifico um terreno e mando o bounce em alguma criatura dele pra "ganhar" uns pontos de vida. Quando acho um Wish, faço para Time Spiral com oito terrenos na mesa (e só não tinha todos porque sacrifiquei um pro Chain of Vapor...). O deck me pune com uma mão torta contendo 3 terrenos, Silence, Canto, um Ponder e Probe. Ponder embaralha e no turno seguinte aparece um Wish. O oponente baixa uma criatura qualquer, equipa Batterskull. Me acerta indo a 11 de vida. Nos turnos seguintes, uso chants e bounces para aparar as pancadas. No último turno de vida e quarto turno do tempo, eu tenho 8 terrenos. Compro Brainstorm e faço o truque do tampo. BS acha o último wish. Wish, Pulverize sacrificando 2 montanhas, Tampo, Wish, baixo e sacrifico uma fetch para achar o último terreno do deck e jogo Tendrils pra 12.

E foi assim que eu arranquei um empate no último turno contra um matchup supostamente tranquilo. \o/

1-0-1

Round 3 - João, de Bant

Começo dizendo que o João foi muito firmeza. Eu estava jogando desleixadamente e, em vários pontos, ele poderia ter fincado o pé e me ganhado. Ao contrário, ele manteve o jogo leve.

No jogo 1, eu estou prestes a combar no 3 quando tomo Vendilion. Eu já meio que estava esperando. Tinha uma mão com um monte de manas, probe e wish. Ele tira corretamente o Wish. Eu uso a probe. Se achar, ganho. Ativo o tampo e só vejo mais manas. No turno seguinte, ele faz um Noble e Snapcaster para Brainstorm, aumentando consideravelmente o relógio. Eu acho a Tendrils, e faço tudo que posso quando estou a 5 de vida esperando que as storms dele ajudem, mas não adianta. Dreno 14 e passo de volta 17 a 4, mas não consigo fazer mais nada antes de apanhar até morrer. Se fadas não voassem, esse jogo seria provavelmente ganho por Empty the Warrens pra 14 ronaldos.

Troco Flusterstorm e Infest por Ponder e uma Petal. O deck dele não tem proteção para suas criaturas, e Infest parece um modo decente de atrasar a pancadaria.

Não anotei o que houve em cada um dos jogos seguintes, mas minha memória e contagens de vida me dizem que foram jogos "padrão". Por isso, quero dizer que baixei terrenos e fui esculpindo a mão até estar em condições de exaurir os manas/anulações do oponente trocando mágicas de 0 ou 1 por mágicas opostas mais caras, e depois executei pilhas padrão de Doomsday com Tampo. O jogo 3, em especial, ressalta o poder da informação para o jogador de combo. Uma Probe revelou que eu tinha o suficiente para ignorar a mão do adversário, e combei com confortáveis 17 pontos de vida.

Minha impressão sobre Snapcaster Mage contra combo é que a melhor coisa a fazer é o que o João fez: usar logo, reciclando um Brainstorm ou Spell Pierce e usar o corpo pra colocar pressão. Não tem valor segurar o suposto 2:1 na mão se, quando importar, ele vai te custar 3+ manas pra fazer qualquer coisa. Usado assim, , Snapcaster é Cancel.

2-0-1

Rodada 4 - Marcelo, de Esperblade.

Eu ganho a rolagem de dados e tenho uma fetch, um Underground Sea, Ritual, Doomsday, Ponder, Probe, Wish. Eu não faço ideia do que ele está jogando, mas essa mão é forte contra um monte de coisa. Ter dois business é bom porque se ele tiver descarte, eu ainda tenho jogo, e se ele tiver counters, eu posso achar Duress com o Wish. Eu faço a Probe e vejo dois terrenos, Thoughtseize, Stoneforge Mystic, Batterskull, Brainstorm e Force of Will. Boa, universo!

DDFT tem um plano contra counters: você guarda tudo na mão e, ao atingir massa crítica, chove na cara do oponente. Suas cartas estão a salvo na sua mão.

DDFT tem um plano contra descarte: você baixa seus artefatos, vai baixando terrenos até achar DD ou Wish ou Ad Nauseam do topo e dai ganha. Suas cartas estão a salvo na mesa.

Se você reparar, ambos os planos são opostos. Contra decks com counters E descartes, a vida é um inferno. É por isso que Team America e Esperblade são matchups horrendos pra combo. Eu vi Force, Seize, Inquisition of Kosilek, Spell Pierce, Spell Snare, Wasteland, Snapcaster Mage, Vendilion Clique, Surgical Extraction e Jaces. Muito ódio vindo de uma pessoa só.

Conforme previsto, ele tira DD com o Seize, coloca pressão com Batterskull enquanto tem um Force para se proteger. Eu até comprei bem, mas nem assim deu jogo.

-1 Ponder, -1 Lotus Petal +1 Flusterstorm +1 Laboratory Maniac

Maniac entrou aqui por dois motivos:
1- Batterskull pode deixar os oponente com quantidades complicadas de vida e...
2- Contra descarte, gerar storm pode ser um problema. Maniac dribla essa limitação e permite pilhas muito baratas para passar o turno.

Enquanto meu deck me atrapalhou com um mulligan, o dele se esforçou para me ajudar. Ele fez uma Mox de Cromo acelerando o Bob, que machucou com Force e com Batterskull. Eu ia desvirar, fazer um par de Chants, outro de acelerações e ganhar com Wish pra Tendrils. No turno dele, Bob revela uma Vendilion, que tira meu wish e anula meu plano todo. Dois turnos depois, eu concedo após um Brainstorm feio de doer. Muito ódio. \o/

2-1-1

Rodada 5 - Luiz de Bant

Ele me conhece e sabe do que estou jogando. Eu imagino que o deck dele tem Forces. Costuma ter. Ele comenta que não entende como estou jogando de DDFT num ambiente de Canadians. Não só o match contra Canadian me parece bem positivo como eu me divirto jogando contra azul.

Eu abro mão com terrenos, chants e cantrips. Alguns turnos depois ele faz uma Vendilion, vê dois de cada coisa que eu preciso e tira um Chant. Eu tento Chant. Ele anula e bate me levando a 13 na volta. Eu busco um terreno e acho uma terceira proteção. A segunda resolve, e eu combo com Tampo e Probe. (Pilha #1)

-1 Ponder, -1 Petal, +1 Flusterstorm, +1 Deathmark

O deck dele usa Zênite, então deve ter Gaddock Teeg no side. Deathmark também é bom contra Cavaleiros do relicário e Goyfs, comprando tempo.

Ele abre o jogo com um par de goyfs 1/2, enquanto abro com Petal para proteger meu Tampo de Spell Pierce. Eventualmente, ele faz um brainstorm, duplicando a pressão. Antes que eu consiga arrumar a mão (apesar de várias fetchlands), ele faz um Pridemage e destrói minha Pétala, duplicando novamente a pancadaria. Eu desviro, faço um monte de storm, sacrifico uma fetch e não acho nada pra continuar no jogo.

Durante alguns turnos, ele me ataca com um Goyf ou Relicário, me levando a 7 pontos de vida. Eventualmente, eu decido descarregar. Ele anula um Canto com Force, eu faço outro, precisando que ele tente anular pra somar storm, mas ele deixa. No fim das contas, eu resolvo um Burning Wish como oitava mágica do turno, e insuficiente para tirar 19 pontos de vida do Luiz. Pego então Empty the Warrens e coloco 18 fichas na mesa. Ele consulta o próprio sideboard. Eu nem imagino o que ele poderia ter (Tabernáculo?), mas dou risada e digo que "não adianta olhar. Você sabe que está fora". Ele comenta que tirou Natural Order pro sideboard, caso contrário seria capaz de ganhar a corrida com Progenitus, e mostra ainda três ou quatro Arenas de Duelos. Eu bato 15, deixando 3 bloqueadores para a única criatura dele, e ganho no turno seguinte.
3-1-1

Rodada 6 - Tiago, de Canadian

Ele abre o jogo com um Delver que logo se transforma. Eu faço Ponder, que acha um Tampo e terrenos, e com o artefato começo a esculpir a mão para o matchup, com aceleração, Doomsday e Chants. Delver continua mastigando, e quando tenho 11 de vida, Tiago adiciona um Tarmogoyf à mesa. Trocamos mais um Chant por uma Force, e chegamos numa situação onde eu tenho Doomsday, Dark Ritual, um LED, um terreno na mão e Ilha, Volcanic Island e dois Underground Sea desvirados, enquanto ele tem uma última carta na mão, uma Volcanic Island desvirada e 17 pontos de vida. Anuncio Doomsday, indo a 5 de vida e começo a tentar formular na hora uma maneira de driblar as três principais coisas que ele poderia ter: Stifle, Spell Snare e Lightning Bolt - se fosse um Daze ou Pierce, ele teria provavelmente usado antes. Uma das limitações era não ter acesso a mana branco. Eu consigo pilhas para contornar uma e/ou outra carta na mão do oponente, mas não as três.

12. [IU, LED, Chant, Ponder, Tendrils] - dribla Stifle* e Ligthning Bolt

13. [BS, LED, Ponder, Ponder, Tendrils] - dribla Spell Snare e Ligthning Bolt

Enquanto estou com o deck na mão, montando a pilha acima, vejo Ad Nauseam.

14. [Ad Nauseam, LED, LED, Petal, Tendrils] - dribla Spell Snare e Bolt

Nisso eu já tinha passado um bom tempo revolvendo o Doomsday, e então começo a tentar uma pilha baseada em Ad Nauseam onde caiba um Chant ou Burning Wish para Duress. Se tivesse um descarte no Maindeck, seria possível:
15. [Ad Nauseam, Dark Ritual, LED, Duress, Tendrils] - dribla Stifle* e Spell Snare

Passam-se mais alguns minutos. Meu oponente (coberto de razão) reclama da demora. Eu fico nervoso e decido montar a pilha #12 e assumir a derrota se ele mostrar Snare. Só que cometo não só um, mas dois erros de procedimento, e monto [IU, LED, Wish, Tendrils, Ponder]. Na hora de executar, eu acabo descartando o BW inútil e comprando Tendrils antes de comprar Ponder com 6 na pool e uma storm a menos do que preciso para matar o oponente, entregando um jogo ganho. Ah, ele tinha Bolt.

Acho que a pilha correta nesse jogo era a #13. Se fosse o jogo 2, a pilha correta seria #14. A chance de ele ter REB na mão num jogo onde teve poucos alvos válidos seria muito mais relevante do que a de ter Spell Pierce ou Daze tardios. O meu grande erro de avaliação aqui, que me consumiu tempo e capacidade de processamento acima do que eu deveria ter gasto foi o seguinte:

* Considerando que ele guarde Stifle para a Tendrils. Se ele der no Tampo, estou na merda de qualquer jeito.

Se eu tivesse percebido esse detalhe óbvio logo de cara, não teria perdido tempo tentando jogar ao redor de algo impossível, teria montado a pilha logo, sem pressão e possivelmente levado esse jogo. :/

Eu troco novamente o Ponder coitado pelo Flusterstorm e vamos pro jogo 2.
Eu abro um Tampo e ele não tem ou decide não usar Force. Ele mulliga e tem um Delver de segundo turno, que dessa vez demora alguns turnos para virar a tormenta do Egito. Eu faço terrenos enquanto construo a mão com tampo. Quando tenho 8 pontos de vida, faço Wish com intenção de pegar Duress. Ele anula antes disso. Desviro e jogo um Canto de Orim. Ele responde com Brainstorm, seguido de Spell Pierce. Eu reajo com Dark Ritual, com intenção de usar dois dos manas para pagar o Pierce. Ele tenta Force of Will no Ritual. Flusterstorm garante não só meu Chant, como os manas do Ritual. Doomsday pra pilha #7.

O jogo 3 começa com uns 7 minutos no relógio. Ambos jogamos bastante rápido, dado que o empate não é de interesse de ninguém. Ele faz um Delver no turno 2, que turnos depois revela REB. Trocamos cantrips minhas por Spell Pierces, enquanto construo a mão com Tampo e apanho da Mosca. Eu tenho o suficiente para combar durante vários turnos, exceto que ele tem uma única carta na mão desde sempre: REB. Todas as pilhas naquele ponto perderiam para REB no Brainstorm ou na Ideas Unbound. O jogo vira uma corrida entre meu Tampo (procurando Wish pra Duress ou Chant) e a Aberração Insetídea dele (me fazendo de janta). O tempo é chamado. Eu acho um Brainstorm no topo, compro, sacrifico uma fetch reclamando da zica, e a jogo, querendo MUITO que ele jogue a REB no Brainstorm, mas ele deixa resolver... Eu não sei muito bem o que fazer. Passo o turno de volta, apanho mais 3, e desviro com Doomsday no topo que eu deveria ter deixado na segunda posição. Tento uma GItaxian Probe. Agora ele anula... Nada. Eu compro o Doomsday que não deveria (porque precisava de LED pra pagar BBB devido ao ataque de Wastelands nas minhas duals com preto), e vejo que a única carta na mão dele é, na verdade, um terreno. WTF!! Eu ainda tento fazer storm com um par de Tampos, sacrificar uma fetch e ver se acho a Tendrils no topo, mas eu não merecia, então o deck não deixou.

O jogo, que estava ganho havia vários turnos, terminou empatado, e eu acabo concedendo porque, entre outras coisas, ele pode fazer top8, enquanto eu preciso jogar a última rodada por um playmat de um jeito ou de outro. Eu assino a slip e pegunto onde foi parar a REB. "Ah, acho que anulei alguma cantrip com ela logo no começo do jogo". Boooooa, Potira. Coloca mais essa na conta do cacique.

3-2-1, que deveria ter sido 4-1-1, mas na verdade foi 3-1-2

Rodada 7 - Rodrigo, de WG Maverick

Eu abro uma mão meio besta - terrenos, Ponder, LED, Probe, Ritual e BW. Faço Ponder no turno 1, vejo uma Savannah do outro lado e faço 12 Goblins no turno 2. Ele enche a mesa de bloqueadores, mas não dá pra estabilizar.

Eu coloco Chains, Truth, Maniac, Wipe away e Deathmark pra dentro, no lugar de Silences e Chants.

Ele tem todo o ódio do mundo. Canonista, Nevermore pra Wish, Madre e Pridemage depois, se machucando com um par de Horizon Canopies enquanto isso. Eu tenho um Tampo e terrenos. Ele adiciona SFM pegando Batterskull e Aura of Silence à festa do eu-te-odeio, e comenta "-Acho que fechou, né?". "-Perai". Ativo o Tampo, compro minha carta, desço terreno e devolvo o jogo. Ele bate, me levando a 11 de vida. No final do turno dele, eu faço Wipe Away na Canonista. Oops.

Desviro com Tampo, um monte de terrenos, enfrentando Nevermore pra Wish, Aura of Silence e Pridemage. Ele tem 14, e responde ao Doomsday mandando meu Tampo embora.
16. [IU, LED, Probe, Chain of Vapor, Tendrils] + 2UUU

Essa pilha tem a propriedade de funcionar com ou sem o Tampo na mesa (eu tinha Probe na mão), bem como com ou sem Aura of Silence do outro lado. Se ele deixa o Tampo na mesa, eu compro Tampo, LED e Probe. A Probe compra Chain, que devolve Aura of Silence, permitindo LED e Tampo pra Tendrils. Se ele não deixa, IU compra Probe, LED e Chain. Bounce na Aura e Probe compra Tendrils.

Pensando bem, é possível que a Aura of Silence tenha sido na segunda rodada, ou que nem tenha existido. Vai saber. Alternativamente, o que pode ter acontecido é o seguinte:

Eu desviro após dar Wipe Away na Canonista com um monte de terrenos. Dou Chain of Vapor no Nevermore, faço Probe, dois Dark Rituals e Wish pra Time Spiral. Ele responde com Pridemage levando o Tampo. Time Spiral me dá uma mão decente, e duas mágicas depois, eu faço Tendrils pra mais do que 14.

4-2-1


Fiquei feliz de conseguir jogar 10 de 12 rodadas decentemente - ainda mais considerando minha ausência nos últimos meses. Eu não ganhei nada (ok, um playmat), mas fiz o que deveria ter sido ao menos 8-2-2 se eu não estivesse dormindo na penúltima rodada. O deck, como previsto, foi bem forte contra "Azul com Daze" e Doomsday continua permitindo jogar ao redor de um monte de ódio com relativamente pouco contra-ódio. Mesmo que tivesse ganhado do Tiago (o deck quis ganhar, mas o piloto não deixou) não faria top8 com 5-1-1 devido à quantidade justa no corte de rodadas. Tiago fez 5-0-2 e passou em oitavo.

Canadian é um match seguro. Tem gente que desacredita quando eu falo, mas o deck não é capaz de lidar com o segundo Chant por nada no mundo. Mudando o Ideas Unbound de volta pra Meditate, fica mais tranquilo ainda, porque suas pilhas ignoram Spell Snare.

Tenho a impressão que esse monte de "Thresh" vai eventualmente permitir a volta de CB. Quando/se for o caso, Chants voltam a ser inadequados.

A base de mana não é tão triste quando parece, ainda que Praia não pegar Badlands tenha sido uma fonte recorrente de dor e sofrimento. Em vários momento eu quis a Rain of Filth, mas não sei qual carta cortar. O maindeck está muito compacto.

Emrakul e Shelldock Isle nunca foram usadas, mas isso foi mais decorrência dos matchups com montes de Wastelands do que do potencial desses cards. Eu acho que os manteria na lista. Curti muito Maniac. Devo continuar usando.

Faço questão de agradecer enormemente ao Other e à organização do Nacional Legacy pela oportunidade de jogar um evento de alto nível sem precisar de passaporte. Espero que as coisas só melhorem.

Abraço pro pessoal que se interessou no deck e pediu lista e report.

Cacete, esse ficou comprido.





Editada em: 28-11-11 11:54:43 por Potira.
 
Curingao

Esquilo
0 Referências
Posts: 1013
Registro: 01/06/07

Postado em: 28/11/11 05:07
Parabéns pelo resultado. Gosto mt desse deck!

Reportes e DDFT são interessantes apenas para quem conhece o deck :(

É uma pena...

Editada em: 28-11-11 06:41:15 por Curingao.
 
GAROTOTIC

Lenda
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 5497
Registro: 09/08/06

Postado em: 28/11/11 06:34
Bem legal o report, parabéns pelo resultado.



Moderador Seção de Fotologs, Reports e Torneios


 
Ovenmaster

Goblin
37 Referências (100.00% positivas)
Posts: 760
Registro: 16/03/09

Postado em: 28/11/11 09:13
Esse lindo joga MUITO 3
 
_Ramon

Esquilo
0 Referências
Posts: 1195
Registro: 28/08/09

Postado em: 28/11/11 10:18
Aaaah ;D

Eu tenho muita vontade de jogar com esse deck! Eu não gostei do Ad Nauseam , parece ser bem meh.. bom report cara, ta salvo nos favoritos aki!
 
Dragonhaque

Esquilo
0 Referências
Posts: 2583
Registro: 18/01/08

Postado em: 28/11/11 11:30
Parabéns pelo resultado e por ser um dos únicos q qdo diz q vai fazer um report, realmente faz.
já q a maioria se resume ao nome do oponente, deck enfrentado e resultado.
o seu faz uma análise do jogo, do q seria o correto fazer, oq ensina inclusive a jogar com e contra o deck.
 
aluoto

Tritão
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1569
Registro: 19/01/09

Postado em: 28/11/11 11:50
Parabens Potira, queria ter podido acompanhar os matchs , mas a juizada num deixava chegar perto :

Pode ser birra minha, mas não gosto de time spiral/diminishing....
 
Colecionador

Demônio
0 Referências
Posts: 5074
Registro: 01/04/03

Postado em: 28/11/11 13:37
Boa potira, tenho um amigo que ama esse deck, vai curtir ler o teu report...

Agora, cadê o Thoughtseize? não aguento mais falar pra vc usar isso haha.

abs
 
Danee

Esquilo
15 Referências (100.00% positivas)
Posts: 68
Registro: 29/08/09

Postado em: 28/11/11 13:46
Parabens mulekao, bom report.

Nao eh atoua que a carta que eh mais odeio nesse champs eh o DD. Depois da uma olhada na minha entrevista do top 8. Soh nao coloquei que era a DD do Potira pq ia ficar feio pra mim. xD

Pode me esperar nos regionais 2012 de DD pq o deck eh muito legal. Acho que foi o unico jogo que perdi feliz.



 
Other

Fênix
0 Referências
Posts: 18145
Registro: 04/02/08

Postado em: 28/11/11 14:43

Trabalhando pra que melhorem! E fazer algo MUITO maior ano que vem! =)

DDFT é um deck de combo de empate Potira?! rs

Parabéns pelo saldo positivo mesmo batendo na trave nos dois torneios.

 
Mojeh

Mago
3 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2255
Registro: 08/08/07

Postado em: 28/11/11 15:17
Opa, eu que joguei com vc no LQ 2012, de Dredge.
Sei lá, não vejo aquela Terapia de turno 2 para LED tão errada assim... pelo menos nos poucos matchs contra Storm que eu testei, não era incomum o cara segurar o LED enquanto eu não tenho acesso a 2 Terapias. Me lembro também de ter errado, quando recapitulei um Grudge em resposta ao tap do Tampo, quando deveria tê-lo deixado comprar e guardar o Grudge pro primeiro LED. O Ancestor's Chosen foi meio duvidoso também, mas era melhor do que um Icorídio, e ainda te deixa dependente do Maniac, que pode ser morto na Firestorm, e muitas vezes não pode esperar para ganhar na volta.

De qualquer forma, foi um prazer jogar com vc, parabéns pelo Report e pelo top 32. Vou dar uma treinada e quero revanche ano que vem =)
 
ArKHaN

Assassino
0 Referências
Posts: 10885
Registro: 04/03/03

Postado em: 28/11/11 15:30
to meio q sem tempo, e soh consegui ler a primeira parte (primeiro champs).
eu tenho la minhas duvidas tb.
eu tenho o deck, mas to meio q sem tempo pra treinar, ano kivem eu volto ao normal.
eu NUNCA gostei de enrakul + shelldock. praticamente TODO mundo tem wasteland =(
prefiro deixar 2 slots pra qlqr outra coisa. bounce e/ou afins.
agora, algumas duvidas:

1) o motivo do infest ao inves de pyroclasm? unico prob q eu vejo na pyro é custar R e nao conseguir matar o gaddoc/canonista por causa da madre. é isto msm certo?

2) achas q compensa usar meditate no lugar da Ideias, ja q ta cheio de snare no ambiente? em virtude do jackie? a ideias é 1 mana a menos e 1 storm a mais.

3) pq nao 4 delta? ja q ela busca td.

4) Sem iggy msm? Iggy loop é taooooo nice!

de resto, parabens pelo resultado e report =P

ps2: compro coisas do ddft em idioma ORIENTAL



Editada em: 28-11-11 17:49:36 por ArKHaN.
 
Shimi

Esquilo
0 Referências
Posts: 1410
Registro: 28/10/08

Postado em: 28/11/11 16:24
Good Job potira! Só fiquei triste pq presenciei seu "erro" ali no round6 que custou uma chance de top8.

Essa lista realmente é mto boa num blue tempo field, é bem semelhante a que joguei no ultimo regional da UP, exceto por -1Adn -1Petal +1Ponder +1Land +1Rain of Filth(61cartas).E um SB com Wheels mas sem Spiral.

Se alguem quer testar/jogar de DDFT recomendo partir de algo semelhante.
 
Fereshteye

Esquilo
0 Referências
Posts: 561
Registro: 27/02/09

Postado em: 28/11/11 19:24
Parabéns man, é bom ver que os juízes de alto nível do Brasil jogam bem, eu sempre tive a ideia de que juiz não joga bem magic, bom que você provou o contrário.
 
Ovenmaster

Goblin
37 Referências (100.00% positivas)
Posts: 760
Registro: 16/03/09

Postado em: 28/11/11 19:48
Castando os LEDs você protege eles contra descarte (Capitão Óbvio aqui). É mais fácil você morrer sem manas do que sem um business.
 
Vinnie

Lenda
0 Referências
Posts: 5488
Registro: 16/05/09

Postado em: 28/11/11 20:01
Potira,primeiramente prabés pelo resultado,afinal,é um deck dificílimo de jogar.

tenho uma pergunta:porque não usa massacre ao invés de infest?

ja que é pra matar abolisher,gaddock e nanonista,massacre é melhor pq é freecast,ja que esses decks usam plains.Posso estar falando bobagem,mas me parece bem melhor.Corrijam-me se estiver errado.
 
Other

Fênix
0 Referências
Posts: 18145
Registro: 04/02/08

Postado em: 28/11/11 20:01
Tava aqui pensando, eu ia falar que eu estava na torcida pra que você fizesse TOP8 ou que ganhasse... Mas eu estava na torcida por tanta gente, que acho que eu teria de formar um "TOP8 de 16 ou 32" amigos e premiar igual.

Eu tentei possibilidades de jogada, mas nunca me esforcei pra entender todas as opções desse deck.
 
GAROTOTIC

Lenda
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 5497
Registro: 09/08/06

Postado em: 28/11/11 20:10

massacre custo 4
com gaddock na mesa nao da p faze-lo.



Moderador Seção de Fotologs, Reports e Torneios


 
Vinnie

Lenda
0 Referências
Posts: 5488
Registro: 16/05/09

Postado em: 28/11/11 20:22

meh,caguei pela boca.

ignorem-me ):

 
Potira

Ancião
0 Referências
Posts: 8060
Registro: 27/01/06

Postado em: 28/11/11 21:01
Grato pelos cumprimentos. :)

Eu vi essa entrevista e achei estranho que alguém se deu ao trabalho de odiar uma carta que ninguém usa. Hahaha. :)


Cara, eu acho que Ancestor's Chosen foi uma decisão boa. Eu não teria tirado os Icorídeos, no entanto. O truque para ganhar de combo é atrasar com Terapias e Grudges e bater enquanto isso. Tirando os Icorídeos você perdeu muita pressão, e acabou me dando vários turnos que eu não deveria ter tido.

Firestorm ganho um jogo bastante inusitadamente, mas não acho um card muito adequado contra combo. Até te dá um pouco de alcance, e pode vir a remover um Maniac, mas parece bem pior que os Icorídeos, por exemplo. Remover o Maniac não é trivial, porque basta fazer um Chant antes ou uma cantrip adicional para exigir duas remoções.


O ponto de discussão mais interessante aqui, no entanto, é a Terapia para LED. Minha perspectiva é que contra Dredge e no jogo 1, a jogada correta na imensa maioria das vezes é baixar o LED assim que possível. No caso específico do DDFT, 3 manas a mais na hora de combar é equivalente a ao menos 2 storms adicionais. No caso de decks com Ad Nauseam, muito raramente storm é relevante. Outros pilotos de storm podem atestar sobre quantos jogos tem problemas de mana e quantos tem problema de rajada insuficiente. Em geral, o limitante é mana, e não contagem de rajada. Se você tem o hábito de dar Terapia para LED mesmo após o primeiro turno e acerta, isso me soa como se seus oponentes estivessem jogando um Magic alternativo. Uma carta análoga e que eu nomearia sem sofrer muito é Dark Ritual. É importante para combo como um LED, só que não dá pra guardar na mesa nem se eu quiser.

Abraço e desempatamos na próxima. :)

Editada em: 28-11-11 21:05:40 por Potira.